O que é PAC dos Correios: entenda se essa modalidade de entrega é para você

PAC dos correios é um serviço de entrega considerado não expresso e exclusivo para mercadorias. Seus envios têm um prazo de entrega mais longo, ideais para lojas virtuais, além de custar um pouco mais barato para os lojistas que outras modalidades.

Você sabe o que é PAC dos Correios? Essa modalidade de entrega é uma das mais utilizadas por marketplaces e e-commerces para enviar encomendas.

Por isso, se você trabalha na área, é muito importante entender como tudo funciona, de modo a garantir sempre total segurança para quem compra com você.

Além disso, é interessante ter todos os detalhes em mãos para oferecer mais uma opção de frete ao consumidor.

Assim como organizar ainda melhor a sua logística, especialmente se há planejamento para expandir seus negócios e atender mais regiões brasileiras com qualidade e bom prazo de entrega.

Para completar, vale a pena lembrar que há diferenças entre as formas de envio.

Ou seja, entender por que o PAC é melhor ou menos interessante do que as demais opções ajuda na decisão sobre o que incluir em seu serviço de entregas.

Então, vamos lá? É hora de ampliar seus serviços de entregas de mercadoria e seguir todas as tendências do mercado, para conquistar e fidelizar clientes.

A seguir, você descobre exatamente o que é PAC e tem acesso a todas as informações a respeito do assunto. Não perca tempo e tire suas dúvidas!

O que é PAC dos Correios?

A sigla PAC quer dizer “Prático, Acessível e Confiável”. O termo foi escolhido para deixar claros os objetivos desse sistema simples de encomendas dos Correios, que é o mais simples entre todos os oferecidos.

Sendo assim, o PAC nada mais é do que um tipo de envio não expresso.

É considerado como uma excelente alternativa para ser oferecido por lojas online, mas é importante deixar claro que o serviço é ideal apenas para entregas que não sejam urgentes.

Entre as vantagens do PAC, está o preço.

Uma vez que as encomendas da modalidade não são consideradas prioritárias, os custos passam a ser muito mais em conta do que de os outros envios que tecnicamente chegam muito mais rápido.

A demora significa que o serviço é ruim? De modo algum! Os Correios trabalham para que tudo seja entregue conforme a proposta do PAC.

Entretanto, é preciso lembrar que a depender da localidade da sua loja e do destinatário, a entrega pode passar o período de 15 dias.

Além disso, o PAC, assim como qualquer outro tipo de encomenda, está sujeito a atrasos ou extravios, muito embora isso não aconteça com tanta frequência.

Para tanto, vale a pena ter um segundo plano para colocar em prática de modo a não atrapalhar a experiência do cliente com a sua loja virtual.

Qual é a diferença entre PAC e Sedex?

SEDEX significa Serviço de Encomenda Expressa Nacional.

Suas remessas são sempre priorizadas pelos Correios, sendo entregues de segunda-feira a sábado e com um prazo de envio consideravelmente mais rápido do que o PAC.

Há entregas que podem ser feitas no mesmo dia e até as 10 horas da manhã ou ao meio-dia do dia seguinte em que o produto foi postado.

Contudo, seu custo é elevado — o que não impede de oferecer a modalidade na loja virtual, é claro, porque sempre há quem queira receber a mercadoria com urgência.

Para quem é o PAC dos Correios?

O PAC dos Correios pode ser adotado por qualquer lojista e empreendedor que vendem mercadorias com um valor agregado baixo.

Ou então, itens de tamanho menor e que sejam muito mais leves.

Também é adequado para quem quer disponibilizar um serviço de entrega com fretes baratos.

É sempre coerente ter uma opção como essa, tendo em vista os diferentes perfis de clientes, entre eles, aqueles que preferem esperar mais tempo pela encomenda, mas pagar um preço baixo para recebê-la.

Como funciona o PAC?

Bom, agora que você sabe o que é PAC dos Correios, é hora de entender melhor como o serviço funciona.

Afinal, é indispensável entender minuciosamente as partes do processo.

inclusive para tirar dúvidas de clientes ou desenvolver FAQs e demais páginas que explicitem a maneira de trabalhar da empresa. Confira!

Quais encomendas podem ser enviadas por PAC?

Você pode enviar qualquer tipo de encomenda por PAC, desde que ela obedeça a alguns critérios.

Para começar, para encomendas enviadas dentro de um mesmo estado, o peso é de 50 quilos por pacote. Já para entregas para outros Estados, o peso permitido é de 30 quilos.

Em ambos os casos, porém, a mercadoria lacrada pode ter até 100 centímetros de comprimento.

Ainda há uma exigência específica para o seguro dos Correios, que é preciso declarar em qualquer envio.

Todos os artigos despachados por PAC podem ter um valor segurado de no máximo R$ 3 mil.

Como fazer o cálculo do frete?

O cálculo do frete é feito por meio do site dos Correios ou por ferramentas de calculadoras de frete disponíveis na internet.

Você deve ter em mãos o peso do pacote, a medida e os endereços de origem e de entrega.

Uma boa dica é priorizar embalagens que sejam mais leves e que respeitem as dimensões do item vendido. Do contrário, um valor será acrescido para cobrir o peso da embalagem

Algumas embalagens não apresentam restrições pelos Correios.

Por exemplo, aquelas com altura que variam entre 1 cm a 105 cm, comprimento deve ser entre 15 cm a 105 cm; e a largura, de 10 cm a 105 cm.

Como calcular cubagem para venda online? Aprenda aqui!

O que é PAC mini?

O PAC mini é uma opção destinada a produtos que custam até R$ 100,00, com Ad Valorem de 2%.

A encomenda deve pesar no máximo 300g e estar em embalagens que tenham medidas exatas de 4 cm (altura) x 16 cm (largura) x 24 cm (comprimento).

O PAC mini pode ser entregue em todo o território nacional e leva até 12 dias úteis para chegar nas mãos dos destinatários.

A modalidade é válida exclusivamente para quem tem contrato empresarial com os Correios ou com a utilização de algum intermediador de frete, como o Melhor Envio.

Essa é uma opção muito utilizada para itens como camisetas, acessórios e joias. Entretanto, não precisa ser a sua única modalidade de envio oferecido, e sim uma opção estratégica a mais.

Qual é o prazo de entrega do PAC?

A mesma ferramenta de frete no site dos Correios permite simular preço e prazo do envio de encomendas.

Você precisará apenas digitar data de postagem, seu CEP, CEP do destinatário e selecionar o serviço, para que o cálculo automático seja feito.

Tudo depende também de questões logísticas. Em algumas unidades dos Correios, pedidos que foram pagos até as 16 horas podem ser enviados no mesmo dia.

Caso seja pago depois, ele será postado no dia seguinte. De acordo com os Correios, a entrega é feita normalmente dentro de 10 dias, mas eventualmente algum atraso pode acontecer.

Como fazer um envio via PAC?

Para facilitar o envio do PAC, você pode fazer um contrato de empresário com os Correios.

Assim, terá acesso a um cartão chamado Correios Fácil, e a coleta das encomendas será feita no local de origem.

Dessa maneira, você poupará o trabalho de ter que levar tudo a uma agência. Depois, os passos são os seguintes:

Faça o cálculo do envio

A loja que tem contrato com os Correios pode inserir uma ferramenta de cálculo automático no próprio site, na página do carrinho de compras.

Nela, o cliente insere seu CEP e descobre antes de finalizar a compra quanto vai pagar.

Sem o contrato, o processo deve ser feito manualmente ou com outra ferramenta própria que o negócio tenha. Considere a melhor opção para poupar tempo para o consumidor.

Embale o objeto corretamente

Em seguida, é hora de embalar a mercadoria. Confira as dimensões permitidas para o tipo de produto que você comercializa, assim como o peso e a embalagem.

Leve em conta, ainda, a segurança do objeto. Itens que podem quebrar ou vazar, como é o caso dos perfumes, merecem uma proteção extra.

Vale a pena pensar, também, na estética da embalagem e, sem deixar de respeitar as exigências dos Correios, torná-la mais atrativa.

É bom ter atenção também para itens que possivelmente chacoalhem, façam barulho ou para aqueles objetos que sejam pontiagudos ou cortantes, que devem ser embrulhados em plásticos e outras embalagens.

Essa medida de segurança não serve apenas para evitar furar a embalagem principal, mas também para evitar machucar alguém que possivelmente manuseie o pacote ao longo do processo de entrega.

Produto frágil: 7 dicas para enviar sua encomenda com segurança.

Vá até os Correios

Sem o cartão e o contrato, você precisará se dirigir à agência mais próxima de você.

Pode ser interessante organizar a logística e a rotina para levar o máximo de pacotes possível em um único dia e horário, e economizar uma viagem.

Porém, isso significa que você precisa ser bem claro no tempo de despacho. Deixe a informação visível no site para que o cliente saiba quanto tempo deverá esperar antes da confirmação do envio.

Não se esqueça do código de rastreamento

Sempre que um pacote é enviado, você receberá um papel com o código de rastreamento.

Lembre-se sempre de estar com ele em mãos, tanto para que você acompanhe a entrega quanto para disponibilizá-lo para o cliente.

Caso aconteça algum atraso ou problema, você saberá também por esse número.

Assim, poderá tomar as devidas providências sem prejudicar seu consumidor ou a reputação do seu negócio.

Infelizmente, o rastreamento não é tão detalhado quanto costumava ser antigamente.

Hoje, ele não mostra todas as paradas do produto em centros de distribuição, apenas fornece algumas informações pontuais e avisos de atraso ou extravio, por exemplo.

O que fazer em caso de atraso?

Quando atrasos acontecem, o remetente pode pedir uma indenização parcial, de acordo com o valor cobrado no frete. Atrasos de 1 a 5 dias equivalem a uma indenização de 5% proporcionais ao preço do despacho.

Já atrasos de 6 a 10 dias equivalem a 10% do valor da postagem, e mais de 10 dias de atraso garantem uma indenização de 15%.

O que é PAC reverso?

O PAC reverso é o serviço utilizado quando o consumidor precisa retornar um item ao lojista, sem pagar qualquer valor por isso.

Na verdade, é o próprio lojista o responsável por cobrir esse custo.

Esse é um processo comum em lojas virtuais, mas que não deve se tornar frequente, ou pode prejudicar a sua empresa.

Afinal, ele geralmente é realizado quando uma compra não deixa o cliente satisfeito, foi enviado errado ou está com algum defeito.

O PAC reverso tem, inclusive, respaldo da lei, que assegura 7 dias úteis contados a partir da entrega da mercadoria para que a devolução seja feita.

Para usar o serviço, no entanto, a empresa deve mais uma vez firmar contrato com os Correios.

O processo se inicia com uma solicitação na página de serviços dos Correios, por parte da loja.

É preciso ter um login e uma senha para acessar essa área. Mais uma vez, o prazo do PAC é maior, no entanto, seu valor continua a ser mais barato que o do SEDEX reverso.

Em geral, o vendedor obterá um código de postagem, que será disponibilizado para o cliente.

Com o produto e o código em mãos, o cliente se dirige para uma agência dos Correios, que efetiva o despacho para a loja.

Há, no entanto, outras opções de PAC reverso. Por exemplo, a retirada do pacote e a entrega de uma nova mercadoria é feita diretamente na casa do consumidor, sem que ele tenha que ir a uma agência.

E então, entendeu o que é PAC?

Pronto! Agora você sabe exatamente o que é PAC dos Correios. É importante ressaltar que essa é uma das formas mais baratas de enviar encomendas e, portanto, bastante interessante para seus consumidores.

Sendo assim, não deixe de integrá-la às suas formas de envio e organize-se logisticamente.

O contrato empresarial é uma maneira de facilitar o processo, mas ainda que não seja de seu interesse imediato investir nele, ainda assim é essencial viabilizar a modalidade em sua loja.

Mais tarde, sempre é possível realizar a contratação e aproveitar os demais benefícios oferecidos.

Por fim, de nada adianta saber o que é PAC, mas não saber exatamente como vender online.

Por isso, se você chegou até aqui, não perca tempo e aproveite para conferir nossas dicas essenciais para vender em uma loja virtual.

Com as sugestões em prática e um bom sistema de entregas, não há dúvidas de que seu negócio pode ir muito mais longe!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário