Como cadastrar produto na sua loja online para que ele se destaque!
Qual a melhor plataforma de e-commerce? O que levar em consideração?

O que é o Google Ads? Aprenda tudo sobre essa ferramenta agora!

Publicado em: • Última Atualização:

Você sabe o que é o Google Ads? Se esse nome soa um pouco familiar, não é à toa, pois apesar de o nome ser novo no mercado, a ferramenta já é bastante antiga e muito utilizada em estratégias de marketing digital.

Isso porque é uma das melhores ferramentas para divulgar empresas na internet. Além da boa visibilidade que proporciona aos anunciantes, ainda é possível ter bons resultados com um orçamento enxuto, desde que as estratégias sejam bem planejadas e executadas.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o Google Ads, como funciona e as vantagens de investir nessa ferramenta?

Entenda o que é o Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, ou seja, é o serviço de Links Patrocinados — tão falado e divulgado por profissionais de marketing. Você com certeza já fez buscas na internet sobre um tema específico e teve diversos resultados, certo?

Então, os Links Patrocinados aparecem sempre no início e no fim da página de pesquisa — são aqueles que exibem a palavra “Anúncio” antes do endereço do site. Se você ainda não percebeu esse detalhe, faça uma pesquisa e observe.

A primeira versão da ferramenta foi criada em 2000 e, desde então, já sofreu diversas melhorias tanto no layout da plataforma quanto no formato de seus anúncios. No entanto, a maior parte das mudanças ocorreu principalmente em relação ao seu motor interno, o que tornou as buscas mais segmentadas.

O nome do serviço também sofreu mudanças ao longo dos anos. Sua primeira versão era comumente chamada de Google AdWords. Agora a designação do serviço ficou mais resumida, mas sua utilidade e eficácia ainda é a mesma.

Veja como funciona o Google Ads

O Google Ads funciona com base em cookies e palavras-chave. Explicando em miúdos: quando uma pessoa entra no site, ela digita uma palavra ou frase sobre o assunto que deseja pesquisar. Então a busca no site é feita com base nos termos utilizados no campo de pesquisa.

Por isso, quando uma empresa cria uma campanha de links patrocinados, é necessário fazer uma pesquisa de palavras-chave para que a propaganda atinja o público-alvo desejado.

A plataforma conta, atualmente, com 4 formas de anúncios. Vamos conhecer um pouco de cada uma delas?

Rede de pesquisa

Esses são aqueles anúncios que aparecem com uma pequena legenda e são exibidos nos resultados de pesquisa. Eles ficam em destaque no início e no fim da página. Nesse formato, o anunciante só paga quando a pessoa clica em seu anúncio.

Rede display

Tipo de campanha exibida em websites, páginas de notícias e blogs, que formam a rede display do Google. Esse formato de anúncio pode ser feito baseado em informações demográficas, palavras-chave e remarketing, e são exibidos em formato de texto, banner, em aplicativos móveis e até mesmo no próprio Gmail.

YouTube

Você já assistiu vídeos no YouTube, os quais apareciam vídeos de anúncios de empresas e serviços? Então… o Google Ads também permite a criação de propagandas para serem exibidas na plataforma. Nesse caso, o anúncio pode ser feito em diferentes formatos, e cada um deles têm uma forma diferente de cobrança.

Aplicativos

Nesse caso, os anúncios são configurados para serem exibidos em aparelhos celulares que utilizam os sistemas operacionais IOS e Android.

Conheça algumas vantagens de investir no Google Ads

Bom, você já sabe o que é o Google Ads, mas ainda tem dúvidas se investir nessa ferramenta trará retorno? Se não conhece a fundo o serviço, é normal ficar um pouco desconfiado, mas, por outro lado, se for dono de um e-commerce e não investe em Links Patrocinados, você pode deixar de fechar boas vendas para seu negócio.

Para tirar todas as suas dúvidas, vamos citar 5 vantagens de investir nessa poderosa ferramenta de marketing digital. Confira!

Criação de anúncios segmentados

Uma das principais vantagens dos Lins Patrocinados é o poder de segmentação que o serviço oferece. É possível escolher o perfil do público que deseja criar seus anúncios, o que gera mais oportunidades de negócio para sua empresa. Até a região a qual você deseja que a propaganda apareça pode ser escolhida.

Sendo assim, se tiver um pequeno e-commerce e quiser atender apenas algumas cidades, basta informar no momento de configurar a campanha. Desse modo, o anúncio só deve aparecer para quem se encontra naquela região.

Flexibilidade no orçamento das campanhas

A primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos em fazer propaganda é que o investimento será alto, certo? Mas no caso dos Links Patrocinados é possível ter bons resultados com um orçamento enxuto, pois você estabelece o limite de gastos diários.

Dessa forma, seus anúncios sempre ficam ativos e você não ultrapassa o orçamento disponível para sua campanha de marketing.

Pagamento por clique

O modelo de pagamento mais utilizado pelo Google é o Pagamento por Clique. Nesse caso, o anunciante só paga quando um usuário clica em sua propaganda e acessa o site da empresa. Além disso, é possível escolher quanto deseja pagar por cada clique, mas o valor pode ser mais alto ou mais baixo, dependendo da concorrência da palavra-chave.

Visibilidade para sua empresa

Embora o principal objetivo dos Links Patrocinados seja gerar negócios para sua empresa, eles não servem apenas para vender. Na realidade, a estratégia é uma excelente ferramenta para aumentar a visibilidade de seu negócio.

Isso porque as campanhas da rede display, que são exibidos em sites parceiros do Google, aparecem de acordo com a relevância e contexto. Sendo assim, se você vende roupas infantis e alguém acessa um site ou blog voltado para mamães, seu anúncio poderá ser exibido nessa página, gerando visibilidade para sua empresa.

Controle sobre os resultados das campanhas

Campanhas impressas são boas alternativas para angariar clientes e fechar vendas, mas como mensurar os resultados das ações? Difícil não é mesmo? A grande vantagem dos Links Patrocinados é o controle sobre os resultados.

Se sua campanha não teve conversões depois de poucos dias do início da ação, você pode simplesmente pausar a campanha — para não continuar pagando algo que ainda não dá retorno — e modificar a estratégia.

O acompanhamento da campanha deve ser feito diariamente, pois assim, você faz os ajustes necessários para que seus anúncios proporcionem bons resultados para seu negócio.

Agora que você já sabe o que é o Google Ads e as vantagens para seu negócio, não perca tempo e comece já a criar seus anúncios. Com paciência, foco e boas estratégias, logo colherá os frutos do seu trabalho.

Gostou do post e precisa de dicas de como aumentar as vendas da sua loja virtual? Então confira o e-book que criamos especialmente para você!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

O que é o Google Ads? Aprenda tudo sobre essa ferramenta agora!
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *