O que é Marketplace? E como ele vai te ajudar a vender mais

Está começando a trabalhar na internet agora e ainda não sabe o que é um marketplace? Nesse artigo vou te explicar tudo que você precisa saber sobre os marketplaces e como você pode utilizar esse recurso para divulgar seus produtos e vender mais.
Marketplaces anuncie para 360 mmilhões de visitantes.

O QUE É MARKETPLACE?

Em poucas palavras Marketplace é um lugar onde você pode vender seus produtos ou serviços, e se tratando de e-commerce em específico os martplaces são os grandes sites que aceitam vender produtos de outras lojas, por exemplo: Submarino, Americanas e Walmart, possuem esse tipo de recurso. Além das lojas existem os sites como o Mercado Livre, que são especializados em vender produtos de outras lojas e até mesmo de pessoas físicas.

Ou seja você consegue expôr seu produto a milhares de pessoas através dos marketplaces já que esses sites possuem um trafego enorme de usuários, anunciar seus produtos nos marketplaces é totalmente grátis e as lojas cobram uma comissão por cada venda gerada, o valor dessa comissão varia, falaremos mais sobre isso abaixo, então continue conosco.

O que é marketplace exemplo

Exemplo produto anunciado na Americanas, e entregue pela loja Mastertronic.

COMO FUNCIONA E QUANTO CUSTA?

Eu sei que vocês devem estar pensando: legal, muitas vantagens, mas quanto custa? Ele é capaz de aumentar meu faturamento e principalmente o lucro? Falando em valores, os produtos que são comercializados em marketplace pagam uma comissão para as lojas virtuais onde são exibidos, esse valor é pago por venda, então você tem um fluxo de exposição alto, sem custos e em caso de venda um percentual é do site em que o produto foi anunciado. Esse valor varia de acordo com o marketplace, sendo que normalmente fica em torno de 15 a 20% do valor da venda. Porém é importante ressaltar que os custos de marketing, gateway + adquirente, anti-fraude e fraude apurada ficam sob sua responsabilidade, já que o pagamento do consumidor é feito ao marketplace e repassado posteriormente, após a conclusão de todo o processo de compra e entrega já descontado a comissão.

MAS AFINAL…COMPENSA?

img_2post_marketplaces_seus_produtos_divulgados

Aliado a uma boa estratégia junto com ações off-line é sim vantajoso, pois ao enviar o pedido ao consumidor você pode colocar um panfleto com um cupom de desconto para uma nova compra em seu site, imagine que você pague 15% de comissão ao utilizar o marketplace, por que não oferecer um desconto de 10% para uma nova compra direto em sua loja virtual? Assim você impulsiona o consumidor a conhecer a sua loja (afinal ele já tem interesse no que você vende) e ainda tem mais 5% de margem se comparado ao anúncio em marketplace. Além disso, sempre que ocorrer uma nova compra nos seus anúncios exibidos nos grandes sites, você ainda recebe as informações de contato desses consumidores (nome, e-mail, telefone,etc) , podendo utiliza-los para engajar e consequentemente conseguir a recompra, dando ponta pé inicial com uma boa (e por que não ótima) experiência de compra neste primeiro pedido.

UM MERCADO DE APROXIMADAMENTE 600 MILHÕES DE VISITAS POR MÊSpreview-marcas

Segundo a Época Negócios, somente em Junho de 2015 as lojas de varejo online foram responsáveis por 515 milhões de visitas. Sendo que deste total, 60% foram em 8 domínios (Mercado Livre, Americanas, Casas Bahia, Submarino, Waltmart, Extra, Ponto Frio e Shoptime), ou seja, funcionam como um canhão de visitas. O diferencial do marketplace atua exatamente aí, a grande maioria das lojas virtuais fica bem longe desse montante de tráfego, que se usado estrategicamente por sua marca, tende a ser excepcional. OBS: Embora seja pouco visualizado dessa forma, o Mercado Livre é o maior exemplo de marketplace, já que nenhum dos produtos que estão anunciados são deles e a força de tráfego no domínio é catastrófica.

A TRAY E OS MARKETPLACE

As lojas virtuais criadas na Tray possuem integração com os principais marketplaces do Brasil (Mercado Livre, Americanas, Casas Bahia, Submarino, Waltmart, Extra, Ponto Frio e Shoptime) sem nenhum custo adicional para ativação. E o melhor é que o seu controle fica ainda mais fácil, tanto quanto ao estoque como a origem dos pedidos, tudo no seu painel administrativo, que agora conta com a atualização de layout e ficou com a mesma interface da Nova Página de Produtos que apresentamos aqui na semana passada. Está esperando o que? Comece agora mesmo a vender mais! Para ativar, entre em contato através de nossa Central de Atendimento, será um prazer te atender!

Curtiu? Compartilhe!

O que é Marketplace? E como ele vai te ajudar a vender mais
5 (100%) 1 voto

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados