O que é uma loja virtual opencode e quais são suas vantagens?

Você já ouviu falar de loja virtual opencode? Mesmo que você não tenha ouvido falar, esse conceito não é tão novo e já existem plataformas que trabalham nesse formato. É uma tecnologia simples, que oferece aos clientes a possibilidade de customizar seu e-commerce.

Uma loja virtual opencode pode ser utilizada por negócios de qualquer segmento, de diversos portes: pequeno, médio e grande. Por isso, muitas plataformas existentes no mercado já disponibilizam esse tipo de opção para seus clientes.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então confira o post que criamos especialmente para você!

O que é uma loja virtual opencode?

Quando uma loja virtual é opencode, o lojista pode fazer alterações no layout do site. O opencode é uma plataforma pronta, com toda a infraestrutura, servidores e tecnologia. A parte da estrutura do e-commerce, que depende de um conhecimento técnico profundo, fica por conta dos desenvolvedores.

No entanto, a tecnologia opencode oferece ao lojista a possibilidade de edição de front-end. O gestor pode mudar o visual de seu e-commerce com cores, vitrines, características, tamanho de banners e imagens, personalizar textos etc.

Enfim, o lojista pode personalizar sua loja sem mexer no back-end — códigos e arquitetura interna — do site, pois isso pode colocar a segurança do e-commerce em risco.

Como uma loja virtual opencode funciona?

Como já citamos no tópico anterior, uma loja virtual opencode oferece ao lojista a oportunidade de personalizar seu e-commerce. No entanto, fazer as alterações no layout não é tão simples quanto parece.

É necessário que as mudanças sejam realizadas por um desenvolvedor web ou por um profissional com conhecimento em HTML e CSS. Para aumentar tamanhos de box e banners, é indicado ter conhecimento nesse tipo de código.

Isso porque um e-commerce opencode possui uma tecnologia complexa, como qualquer tipo de loja virtual. Então, pessoas sem conhecimento técnico não conseguem realizar as alterações necessárias no site.

Quais são as vantagens de uma loja virtual opencode?

O custo-benefício de uma loja virtual opencode é excelente, pois o lojista já tem um site seguro, o back-end pronto e o front-end que pode ser personalizado. Uma das principais vantagens é a possibilidade de alterar o layout de sua loja de acordo com a necessidade do negócio.

Além disso, quando há promoções, como em períodos sazonais, o lojista tem mais facilidade para colocar banners e informações, já que não depende da equipe de suporte da plataforma.

Outra vantagem é que, se o lojista não possui conhecimento técnico para fazer as alterações no site, ele pode contratar uma agência para realizar o trabalho, o que reduz custos.

No mais, o opencode permite a criação de layouts responsivos, que se adaptam a computadores, tablets e smartphones.

Qual a importância da personalização de loja virtual?

Para se destacar da concorrência, é essencial que um e-commerce tenha sua própria identidade. Então, ter uma característica visual diferenciada pode render bons frutos para o seu negócio, pois esse fator contribui para deixar sua marca fixada na cabeça do consumidor.

Isso porque é comum que as pessoas acessem diversas lojas virtuais antes de efetuarem a compra. Dessa forma, quando o consumidor entra em sua loja e vê uma estratégia visual bacana, seu negócio se destaca.

Além disso, uma loja virtual opencode oferece uma experiência de navegação melhor para o cliente. Isso porque o lojista tem a oportunidade de acompanhar toda jornada de compra do consumidor e mudar as informações para que elas fiquem mais visíveis para o cliente, o que facilita a decisão de compra.

Por meio do acompanhamento do comportamento de compra do cliente, o lojista consegue inserir as CTAs em pontos estratégicos do site, o que facilita a compra e ajuda a aumentar a taxa de conversão.

Quais são as características de uma plataforma opencode?

As características são aquelas citadas ao longo do texto. Uma plataforma opencode é aquela que disponibiliza o fron-end aberto. Algumas plataformas não oferecem essa opção e o lojista deve encomendar o serviço, o que eleva bastante o valor de contratação da plataforma.

Nesses casos, ter uma loja opencode pode ficar inviável para o lojista. Por isso, se você tem o objetivo de mudar o layout de sua loja, o ideal é contratar uma plataforma que já oferece esse benefício aos seus clientes.

Quais os riscos de implantar uma loja virtual opencode?

É importante ressaltar que alterar o front-end vai impactar nas vendas da loja. Se um lojista resolve alterar o layout com o e-commerce já em operação, sem conhecimento nas linguagens necessárias, ele assume o risco de tirar seu site do ar ou de uma página ficar quebrada. Nesses casos, a loja vai perder vendas.

O recomendado para quem vai mexer no código ou layout de um e-commerce que está em funcionamento é analisar os riscos de quebrar uma página. Quando o serviço é realizado por desenvolvedores, essa ameaça é reduzida a quase zero.

Isso porque os profissionais fazem a alteração em um ambiente separado, programam, aplicam, depois realizam testes para verificar se a loja está funcionando corretamente. Caso tenha algo errado, as correções serão feitas em tempo hábil.

Por isso, não aconselhamos a um lojista leigo se “aventurar” em modificar o layout de seu e-commerce. Ele deve terceirizar o serviço ou fazer um curso de HTML e CSS.

Como você viu, uma loja virtual opencode traz diversos benefícios para as suas vendas. Mas é necessário escolher muito bem a plataforma para o seu negócio e ter uma equipe qualificada para fazer a customização de seu e-commerce.

Gostou do post e está à procura de montar sua loja virtual? Fique de olho no blog Escola de E-commerce e não perca nossos conteúdos!