Mobile Commerce – Sua loja virtual nas mãos dos clientes 24 horas por dia
Como melhorar o faturamento de sua loja virtual na pratica

O que é inbound marketing ? Veja como aplicar em sua loja virtual

Publicado em: • Última Atualização:

Inboud marketing, mais uma palavra “americanizada” em nosso vocabulário que se junta a tantas outras. Proprietários de lojas virtuais vem ouvindo e lendo muito sobre esse assunto. Que ele faz milagres, que o custo de aquisição do cliente é bem menor em relação as mídias tradicionais, enfim que é a solução de seus problemas.

Mas será que é tudo isso mesmo? É lindo aplicado em outros lugares, mas será que em minha loja vou conseguir aplicar?

Em média no Brasil a cada 100 pessoas que entram em sua loja 1,65 compram, eis que surge uma dúvida: O que acontece com as outras 98,35 pessoas?

Nesse texto vamos tentar responder essa dúvida e dar algumas sugestões de como colocar em pratica algumas ações de Inbound marketing, de uma forma simples que todos consigam fazer.

#partiuinboundmarketing

O que é?

É qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de compra-lo.

Vamos dividir em quatro etapas, falaremos a seguir:

img-blog-tray-inbound-marketing

Conhecer e aplicar os quatro pilares

Antes de falarmos sobre como fazer os quatro passos é importante utilizar uma técnica que falamos no post anterior (Como melhorar o faturamento em sua loja virtual na pratica), de captar e clusterizar (saber exatamente o que se interessam e as preferencias) e-mails dos potenciais clientes, onde vamos entender as frequências de envios.

Atrair:

Para ficar mais fácil o entendimento vamos dividir em 4 passos:

  1. Personas
  2. Produzir conteúdo
  3. Distribuir o conteúdo
  4. SEO

Personas: antes de produzir conteúdo é preciso conhecer profundamente quem vai ler esse conteúdo. Para isso é preciso definir quem são as personas, segue abaixo um passo a passo para montar as personas, (falaremos mais em outro post)

  1. Nome da Persona
  1. Profissional

Onde trabalha, Segmento

  1. Demográfico

Sexo, idade, renda, quantos filhos

  1. Como consome conteúdo

E-mail, celular, mídias sociais

  1. Objetivos em relação a seu produto ou serviço

Sonho principal

Sonho secundário

  1. Dificuldades (barreiras e objeções para comprar ou usar seu produto)

Dificuldade principal

Dificuldade secundária

  1. O que podemos fazer

Para ajudar a alcançar seu objetivo?

Para superar a dificuldade

Produzir o conteúdo: para atrair novos clientes para sua loja temos que focar em produzir conteúdo, significa que vamos falar sobre temas que envolvem o produto ou serviço que comercializa, com intuído de agregar valor ao comprador.

Exemplo: se possui um e-commerce de suplementos alimentares, fara conteúdos de como utilizar o suplemento e os benefícios que podem causar na vida da pessoa que está lendo.

É muito importante que o conteúdo seja original, totalmente gratuito, que você não tente vender nada apenas oferecer algo que vai agregar e mudar a vida da pessoa que está lendo.

Distribuir o conteúdo:

Podemos usar muitos canais de distribuição, porém o que mais indicamos é blog e e-mail marketing que atualmente são o que mais convertem, abaixo segue algumas sugestões

É muito importante você fazer seu conteúdo em uma plataforma responsiva que o leitor poderá consumir em qualquer dispositivo (mobile, desktop, tablet)

  • Publicação de post blogs
  • E-mail marketing
  • Ebooks
  • Webinar
  • Podcast (está crescendo muito atenção nesse canal)
  • Fóruns online
  • Midas socias ( facebook,linkedin,twitter etc..)
  • Videos online
  • E-mail marketing
  • Sinal de fumaça

Temos outros canais, o importante é testar e colocar no máximo possível, foque nos que mais convertem.

SEO:

O que é?

É a otimização de uma página (ou site inteiro) para ser melhor compreendida pelas ferramentas de busca. A consequência de uma aplicação das técnicas bem feitas é o melhor posicionamento nas buscas orgânicas ou seja sem pagar nada pelo clique.

img-blog-tray-inbound-marketing-seo

Como melhorar

Segue algumas dicas de como podemos melhorar o SEO (vamos nos aprofundar nesse assunto em outro post, mas não espere o post pesquise no Google e comece a praticar).

Para fazer essas alterações é importante saber como funciona sua plataforma e aonde pode realizar essas melhorias, ou seja cada plataforma tem uma configuração diferente, porém tem que ser de fácil acesso.

Escolha as palavras chaves corretas

  • Primeiramente você tem que saber quais as palavras chaves as pessoas usam para buscar seu produto ou serviço, o planejador de palavras chaves do Google vai te ajudar (pesquise e entenda como funciona), com base nas palavras-chaves faça a arquitetura de seu site, conteúdos, áreas uteis, educativas.

Descreva o Titulo,URL e descrição do título de forma objetiva e clara

Título:  Com certeza é o item que mais influencia o posicionamento do Google, mais uma vez a escolha da palavra chave é fundamental.

URL: é o caminho que a pessoa vai seguir ao clicar, procure colocar nome intuitivos, compreensíveis usando novamente a palavra chave objetivo.

Descrição: Esse item não influencia o posicionamento da página, não é necessário repetir as palavras chaves, porém é importante deixar a claro e objetiva a solução apresentada, tornando assim atrativa.

Converter

Chegamos em uma etapa importante nesse ciclo, nesse momento que já possui o volume de visitantes o foco passa a ser que esse visitante se torne um lead (Um Lead é uma oportunidade de negócio para a empresa. De forma mais concreta, Lead é alguém que forneceu suas informações de contato (nome, email, tel., etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta, avaliação, pedidos sobre produto/serviço, etc.).

Você deve captar o máximo de informações sobre os visitantes sempre oferecendo algo em troca como: ebook, manuais (o seu conteúdo personalizado).

Como fazer isso na prática

Calls –to-Action: São botões que incentivam os visitantes a clicar e tomarem decisões, poderia ser uma botão de download de ebook ou ter acesso a conteúdo exclusivos por exemplo. É muito importante esse botão e o conteúdo ser atrativo, o sumome é uma ótima ferramenta que pode te auxiliar nas capturas de e-mail.

Landing Pages: São páginas de destino para onde o visitante vai após o clique, nesta página é importante deixar claro o tipo de conteúdo e aonde o formulário de preenchimento dos dados deve estar.

Formulário: Nesse momento é muito importante ter foco em conhecer a necessidade do cliente, segue alguns exemplos de perguntas, que devem ser feitas de acordo com que você oferece.

  • Se é pessoa física ou jurídica
  • Se já comprou algum produto parecido
  • Qual categoria (do seu e Commerce) ele quer receber promoções e conteúdos
  • A periodicidade que deseja receber (15,30,45 dias)
  • Se possui site
  • Cargo
  • E-mail, nome

Fechamento

Ufa, estamos chegando no final, conseguimos converter os visitantes em futuro compradores, agora é a hora do fechamento onde os futuros compradores irão virar compradores no presente.

Nessa etapa você já estará enviando conteúdo ou ele acessando em seu blog ou site, portanto você já será uma autoridade no assunto e terá a confiança.

Vamos a prática:

Ciclo de e-mails e automação: Com qualquer ferramenta de e-mail marketing, você terá a visualização de qual e quando o cliente clicou no conteúdo, através desta ferramenta você conseguira automatizar para que esses clientes recebam alguma oferta especifica de acordo com o perfil do cliente, se está indo fundo nesse assunto é um cliente em potencial e está na hora de oferecer algo especifico e personalizado, não é um processo fácil porém é importante realizar testes e focar o que está convertendo mais.

img-blog-tray-inbound-marketing-resultados

Encantar

Essa etapa é que diferencia sua empresa das demais, ele é esta muito relacionado a retenção de clientes (assunto que falamos por aqui)

Nessa etapa temos dois objetivos fazer o cliente comprar novamente(fidelizar) e o cliente nos indicar (viralizar).

Como Fazer?

Entregue mais do que prometeu:  além de entregar o produto ou conteúdo que se comprometeu (isso é nossa obrigação e o mínimo que podemos fazer), devemos entregar algo a mais.

Exemplo:  Uma loja de informática vendeu um mouse, além entregar o mouse junto na caixa vai um mousepad ortopédico, com essa ação inesperada o comprador será surpreendido positivamente e com certeza será um “vendedor” de sua loja e se comprar informática adivinha aonde vai comprar.

Atenção, não estou falando para colocar um” brinde” chaveiro, caneta, etc…. Tem que ser algo que agregue valor ao produto e será útil ao comprador.

Mas e o custo?

Tem que estar na margem do produto, ou pode utilizar como investimento assim como fazemos com qualquer mídia

Tenho certeza que será um investimento com retorno garantido.

Nossa intenção com esse texto é que você comece a entender e como funciona o inbound marketing e como colocar em prática no e Commerce sem ter que gastar com agência ou consultores espertalhões, pesquise muito antes de começar temos muito conteúdo de forma gratuita na internet.

Se trata de uma prática eficiente e em relação as mídia tradicionais de geração de leads 47% mais barata (dados do hubspot)

Lembrem- se a dica boa é a que converte mais! 

Abraços e até a próxima! 😉

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

O que é inbound marketing ? Veja como aplicar em sua loja virtual
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *