O que é, vantagens e como ganhar dinheiro com o Google AdSense

O Google AdSense é uma ferramenta do Google com o intuito de realizar a exibição de anúncios em diversos espaços dentro da internet. A Ferramenta funciona como intermediadora, entre o anunciante, e o espaço no qual será realizado o anúncio. Entenda como funciona e quais as vantagens de se trabalhar com o AdSense

A internet conseguiu o grande feito de romper barreiras para aqueles que desejam alcançar os seus sonhos.

Seja se tornar famoso, abrir uma loja, ou possuir um blog, todas essas opções se tornaram muito mais viáveis com a chegada do mundo digital, e a popularização da internet e os seus recursos.

É claro que todas essas opções continuam dando trabalho, e demandando muito esforço, entretanto, não restam dúvidas de que a digitalização tornou tudo mais fácil.

Mesmo assim, para aqueles que ainda estão no começo da busca pelo seu sonho, seja ele um blog ou um e-commerce, obter o retorno esperado pode levar muito tempo, mas talvez haja alguma coisa que possa te ajudar.

O Google AdSense é uma ferramenta extremamente útil, e que pode te ajudar muito na difícil tarefa de monetizar as suas atividades online.

Mas calma, talvez você não faça a mínima ideia do que é essa ferramenta, não é mesmo?

Pode ficar tranquilo que nós preparamos esse texto especialmente para você, e iremos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o Google AdSense!

Ficou curioso?

Então continue com a gente para descobrir mais!

O que é o Google AdSense?

Antes de tudo, nós precisamos começar a entender o que é o tal do Google AdSense para começo de conversa.

Isso pode parecer estranho, mas a verdade é que você muito provavelmente esbarra com essa ferramenta todos os dias quando está usando a internet, seja no YouTube, ou em qualquer outra rede social.

O Google AdSense nada mais é do que uma ferramenta que foi criada pelo próprio Google com o intuito de realizar a exibição de anúncios em diversos espaços dentro da internet.

Sendo mais preciso, é possível dizer que a ferramenta funciona como uma intermediadora, entre o anunciante, e o espaço no qual será realizado o anúncio.

Sabe aquelas propagandas que aparecem no começo do vídeo?

Ou eventualmente no meio também?

Ou então aqueles banners mais para lateral da tela?

Com certeza você já deve ter reparado nesses anúncios, e existe uma grande chance de que você tenha visto o Google AdSense em ação.

Está curioso para entender melhor como isso funciona?

Calma que nós iremos te explicar!

Como ele funciona

Como nós já havíamos comentado, ele funciona como uma espécie de intermediador, alugando um espaço em algum site que será revendido para a promoção de marcas e produtos.

Ou seja, ele liga a empresa que quer anunciar algo, com aquela que tem um espaço disponível para anúncios.

A sua remuneração, assim como a daquele que cede o espaço, advém dos cliques que os anúncios recebem no site.

Sendo assim, imagine que você coloca a sua propaganda no Google AdSense, e ela é anunciada em um blog tal, você só precisará pagar algo, em caso de alguém clicar no seu anúncio.

Sempre que alguém clicar no anúncio, o Google receberá um valor, que terá uma parte repassada para aquele que cedeu o espaço.

Dessa forma, todos saem ganhando, já que blogs ou e-commerces que estão começando, e que poderiam não ser interessantes para empresas que desejam anunciar na internet, conseguem receber alguma atenção, enquanto os anunciantes também conseguem opções que eles terão que pagar apenas se estiverem de fato dando resultado.

Quais as vantagens de exibir anúncios no meu site?

Essa é uma dúvida bem comum, afinal, será que realmente vale a pena disponibilizar o seu site para a exibição de anúncios de outras marcas nele?

Será que realmente há algum benefício para você nessa história?

A resposta é sim!

A grande verdade é que praticamente não há nenhuma desvantagem na realização dos anúncios, enquanto que por sua vez, eles podem trazer retornos bem interessantes para você.

Um dos poucos pontos negativos que algumas pessoas apontam, seria que eventualmente você poderia ter uma marca que você não gosta, ou que possui rejeição do público, vinculada ao seu portal.

Entretanto, mesmo essa questão pode ser facilmente contornada se você utiliza o Google AdSense.

Isso ocorre, pois nele, você é capaz de selecionar o tipo de propaganda que você deseja que seja vinculada ao seu site ou e-commerce, ou escolher um a um quais você não quer que passem de forma alguma.

Com isso, você conseguirá veicular apenas anúncios que fazem algum sentido com o seu conteúdo, além de evitar anúncios que possam gerar problemas com o seu público.

E a principal vantagem disso tudo, é claro, o retorno financeiro que essa atividade oferece.

Basicamente você não tem nada a perder, afinal, a sua empresa não precisa pagar nenhuma taxa para receber os anúncios, entretanto, será remunerada toda vez que alguém clicar em algum deles, será que realmente existe algum motivo para não aderir a isso?

Em tempo: Aprenda como anunciar seus produtos no Google Ads

Quais as maneiras de ganhar dinheiro com o Google AdSense?

E já que estávamos falando das principais vantagens em anunciar nos seus sites, aposto que você ficou ainda mais curioso sobre como fazer para obter um bom retorno financeiro dessa atividade. Nós já imaginávamos que isso poderia acontecer e decidimos separar aqui algumas das principais formas de se ganhar dinheiro utilizando o Google AdSense.

YouTube

Como nós já comentamos antes, o Google AdSense funciona como uma ponte, que liga aquele que deseja anunciar o seu produto, com aquele que está disposto a ceder o espaço.

Dentro dessa proposta, uma das plataformas que mais utiliza esse conceito é o YouTube, com a maior parte dos canais permitindo que seus vídeos sejam utilizados como vitrine para anúncios.

Com certeza você já se deparou com aqueles anúncios de 5 segundos no começo dos vídeos, ou até mesmo aqueles que aparecem no meio do conteúdo.

Nesse caso, nós temos justamente o dono do canal recebendo um determinado valor por apresentar a propaganda da empresa para o seu público.

Entretanto, mesmo dentro do YouTube, a monetização pode ocorrer de mais de uma forma, com algumas das principais sendo:

  • Publicidade: nesse caso estamos falando justamente da receita gerada pelas próprias propagandas veiculadas no canal;
  • YouTube Premium: é a receita gerada quando algum assinante do YouTube premium assiste ao seu conteúdo, uma vez que esse usuário não recebe propagandas, em troca de pagar um valor ao portal;
  • YouTube Shopping: consiste na venda de produtos de produtos oficiais das marcas que divulgam no seu canal;
  • Clube dos canais: os visitantes do canal pagam uma mensalidade em troca de receberem alguns benefícios oferecidos por você.

Sites e blogs

No caso de sites e blogs, a lógica a ser aplicada é praticamente a mesma, sendo possível colocar os anúncios em seu site, para a partir disso receber a sua remuneração.

Entretanto, algo importante de se dizer, e isso vale também para o caso do YouTube, é que para que seja possível ativar o Google AdSense, é necessário atender a alguns critérios básicos.

Esses critérios estão normalmente relacionados ao alcance do seu portal, e a frequência do conteúdo, como forma de garantir que os anúncios chegarão ao público.

Quais os principais formatos de anúncios?

Como você já deve ter notado, o conceito geral do Google AdSense é bem simples de se entender, entretanto, ele possui inúmeras nuances que devem receber a sua atenção.

Uma delas é justamente os diferentes formatos de anúncios que podem ser utilizados pela ferramenta.

Que tal conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas modalidades?

Então continue a leitura!

Anúncios de texto

Sendo uma das modalidades mais comuns, e também mais simples, os anúncios de texto não possuem nenhuma característica muito chamativa.

Esse tipo de anúncio consiste em um título, seguido por poucas linhas de um conteúdo publicitário, terminando em algum link para uma página de destino.

Qualquer semelhança com os links patrocinados que aparecem nas páginas de busca do Google não é mera coincidência.

O formato deles é o mesmo, com a diferença que no nosso caso, esses anúncios aparecerão no próprio portal, em meio ao seu conteúdo.

Anúncios em links

Essa modalidade de anúncio consegue ser ainda mais simples que a anterior, consistindo, basicamente, na apresentação de diversos links do tipo de conteúdo do seu site ou blog.

A grande diferença no funcionamento, é que ao invés de o usuário ser redirecionado para um portal específico a partir do link, ele vai parar em uma página do próprio Google com diversos anúncios.

No caso do usuário interagir com algum anúncio na página, você receberá um valor proporcional dos ganhos por clique.

Anúncios de gráficos

Indo para um tipo de anúncio um pouco mais complexo, nós estamos falando dos tais anúncios gráficos, que correspondem aos banners.

Sendo compostos por imagens estáticas, e sendo exibidos em meio ao conteúdo do seu site, essa modalidade é uma das mais reconhecidas por grande parte dos usuários.

A forma como essas imagens serão distribuídas em sua página também é algo interessante de se atentar, podendo ser feito de diversas formas distintas.

Ao todo, existem 15 tamanhos diferentes para os banners, o que possibilita que sejam colocados em maior evidência no topo da página, ou então espaços menores ao longo do conteúdo, de acordo com o que você julgar melhor.

Anúncios de Rich Media

O modelo de anúncio online Rich Media, é um dos que possui melhor desempenho no que diz respeito a atrair os clientes para o seu portal.

O motivo disso, é porque diferentemente das modalidades anteriores, esse tipo de propaganda pode permitir até mesmo uma interação entre o conteúdo e o usuário por meio do cursor.

Esse modelo se baseia em imagens e vídeos que podem interagir com o cursor do mouse, o que ajuda a proporcionar uma experiência diferenciada.

Com isso, se torna muito mais prático chamar a atenção do potencial cliente, e atraí-lo para o seu portal.

Conteúdo correspondente

Por fim, esse modelo consiste em apresentar, ao final de um determinado conteúdo do seu site, sugestões de páginas que tratem de um tema semelhante, e que, portanto, podem ser do seu interesse.

O exemplo mais comum é no caso dos blogs, onde ao terminar a leitura de um determinado artigo do site, ele já te sugere outros artigos de temas complementares.

Dessa forma, é possível oferecer algo mais próximo do que o cliente deseja consumir.

Como se cadastrar?

Aposto que depois de todo esse conteúdo até aqui, você já entendeu que o Google AdSense é uma grande oportunidade de expandir os negócios da sua empresa, e obter um maior retorno financeiro.

Diante disso, a grande questão que deve estar te assombrando nesse momento, é como realizar o cadastro nessa ferramenta, não é mesmo?

Afinal, será que tem algum pré-requisito? Calma que nós iremos te explicar!

Antes de tudo, é bom saber que não há nenhuma grande exigência para conseguir se cadastrar no Google AdSense.

Tudo que você precisa é possuir uma conta de e-mail do Google, um número de telefone, e um endereço, e então é só criar a conta.

É claro que para começar a pôr os anúncios no ar, é necessário possuir um site também, entretanto, é possível criar a conta sem possuir ainda um portal.

Com isso, você conseguirá gerar receita em seu site, desde que não fira as políticas de programa do Google.

Nesse caso, conteúdos preconceituosos, sexuais, e que incentivem a violência, não são autorizados.

E mais recentemente, em função da guerra da Ucrânia, assuntos ligados a guerra também perderam monetização

Como ativar o AdSense no YouTube? Passo a passo

Agora que você já criou a sua conta, a sua principal preocupação deve ser em como ativá-la justo na principal plataforma para se usar o AdSense, o YouTube.

Esse processo não é difícil, mas como é normal ter algumas dúvidas, nós decidimos explicá-lo para você!

Então siga com a gente para descobrir mais!

O primeiro passo é fazer login no YouTube estúdio e, em seguida, selecionar a opção “monetização”.

Feito isso, você deve clicar no botão Iniciar, que se localiza no card, se inscrever no Google AdSense e então informar a senha da sua conta no YouTube, além de realizar a autenticação, caso seja necessário.

Após passar por todos esses passos, você deverá selecionar a sua conta do Google que você deseja utilizar no AdSense, e por fim, informar os dados solicitados pela plataforma.

Então, é só finalizar a inscrição e tudo estará resolvido.

Por fim, não se esqueça que o conteúdo só será monetizado se estiver livre de direitos autorais.

Ou seja, estamos falando de trechos de outros vídeos, músicas, e qualquer conteúdo produzido por uma outra pessoa.

Como funciona o pagamento do AdSense no YouTube e nos sites?

Após finalmente conseguir criar a sua conta, e conectá-la ao YouTube, a sua mais nova preocupação deve ser como fazer para conseguir sacar o dinheiro, não é mesmo?

Afinal, o motivo disso tudo, é conseguir fazer com que os seus conteúdos gerem uma renda para você, o que só vale a pena se você conseguir pegar o dinheiro.

De forma resumida, existem duas formas de realizar o saque do seu dinheiro, sendo a primeira, a forma convencional pelo próprio AdSense, e a segunda por meio de alguma network.

Um exemplo de network bem conhecida é o próprio PayPal.

A diferença mais significativa entre as duas formas de recebimento, diz respeito ao suporte que você receberá em caso de algum problema.

Suponhamos que você tenha algum problema com direitos autorais, por exemplo, sem uma network você terá que se virar sozinho, enquanto que no segundo caso, a organização te ajudaria a lidar com o problema.

Além disso, também há diferença no valor mínimo para conseguir realizar o saque.

Enquanto pelo AdSense você precisa acumular U$$ 100,00 para poder sacar o seu dinheiro, o que é bastante coisa para quem está começando, pela network o valor mínimo é de apenas U$$ 1,00, o que torna tudo muito mais prático.

Como usar melhor o Google AdSense para potencializar resultados?

Agora que você possui todas as ferramentas para utilizar o Google AdSense ao seu favor, é chegada a hora de aprender como usá-lo.

Para isso, nós separamos algumas dicas que podem ajudar você a descobrir como utilizar o Google AdSense para realmente potencializar o seu e-commerce!

Ficou curioso? Então siga com a gente para descobrir!

Use um layout amigável

A experiência que o usuário terá no seu site, é uma das coisas mais importantes para garantir o bom desempenho de qualquer estratégia.

E boa parte disso, passa necessariamente por ter um layout bem organizado, e que seja amigável para o usuário.

Imagine que o cliente entra em uma página com diversas informações jogadas, onde tudo acaba ficando tão poluído que é até difícil encontrar o que se procura.

Nesse cenário, além da possibilidade de ele desistir da compra, ele ainda pode confundir o anúncio, pensando ser um produto da sua loja, e você pode perder a compra.

Otimize seus canais de anúncios

Mais um ponto importante de se levar em consideração, é a otimização dos canais por onde serão feitos os anúncios.

Elementos como a responsividade são fundamentais para garantir que o usuário consiga acessar o conteúdo da propaganda, independentemente do aparelho que estiver utilizando.

Isso vale desde a propaganda se adequar ao tamanho da tela, garantindo que ela seja agradável para o usuário, até a sua velocidade de carregamento.

Além disso, também pode ser interessante, fazer com que a página aberta ao clicar na propaganda apareça em uma nova aba, e não substituindo aquela onde o usuário já se encontrava.

Defina um nicho e escolha anúncios que combinem com seu público

A segmentação do seu público-alvo, também é algo ao qual você deve prestar bastante atenção.

Com ela, você conseguirá identificar os interesses e desejos das pessoas com mais clareza, além de entender melhor a forma de se comunicar com aquele determinado grupo de indivíduos.

Até mesmo a criação de uma persona pode ser muito útil, te ajudando a entender melhor aquela pessoa, e qual tipo de anúncio vai ser mais eficiente com ela.

Crie conteúdo único e original

Muito do que nós falamos até aqui dizia respeito a forma do seu portal, mas é muito importante não se descuidar do seu conteúdo.

Seja na forma de textos, vídeos, produtos ou serviços, quanto melhor a qualidade do que você estiver oferecendo ao consumidor, maiores as chances dele consumir e ainda por cima ser fidelizado por você.

Além disso, a originalidade também é um grande diferencial que você pode ter, e que deve ser levado em consideração.

Lembre-se de que na internet, para o usuário fechar o seu site, e ir procurar o que precisa em outro lugar bastam pouquíssimos cliques.

Sendo assim, quanto mais único for aquilo que você está oferecendo, menores serão as chances de ele encontrar em outro lugar, mesmo que procure.

O seu foco deve ser em qualidade e originalidade, seja na forma de conteúdo, produtos ou serviços, não se esqueça disso.

Utilize estratégias de marketing para aumentar o tráfego do seu site

Por fim, lembre-se que existem diversas estratégias de marketing, e todas elas podem possuir uma grande utilidade para o seu e-commerce.

Saber utilizá-las da forma adequada, e investir estrategicamente nelas pode trazer resultados realmente surpreendentes para você e a sua empresa.

Utilização adequada de tags, Heading Tags, ou então investir em estratégia de SEO também são opções viáveis que podem impulsionar o seu tráfego.

 

Por meio delas, você pode conseguir um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca, por exemplo, o que obviamente fará com que mais pessoas vejam o seu portal e o acessem.

Entretanto, é muito importante para que isso seja possível, ficar atento a diversas características do seu site, que podem impactar nesse objetivo.

Ter um site responsivo, com baixa taxa de rejeição, otimizado, e que produz conteúdo de qualidade e com frequência, são alguns dos pontos aos quais se deve ficar atento para lidar com tudo isso.

Enfim, o Google AdSense é uma ferramenta extremamente útil e versátil, que oferece uma grande oportunidade tanto para quem deseja anunciar algo, quanto para aqueles que servem de canal.

Apesar de ser necessário atingir alguns parâmetros mínimos para que possa passar os anúncios, essa alternativa é uma ótima forma de aumentar significativamente o faturamento da empresa, e a sua renda.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário