Vender com lucro: o que fazer para vender e ver a cor do dinheiro
Entenda a importância de definir uma boa persona seu para e-commerce

Entenda o que é fulfillment e como otimizar nas vendas online

Publicado em: • Última Atualização:

Se você é um empreendedor digital mas não sabe o que é fulfillment, não se preocupe, pois esse termo ainda é novo no Brasil. O termo significa “cumprimento” e está relacionado a diversas etapas que envolvem o processo de logística de um e-commerce.

O que é fulfillment?

Explicando em poucas palavras, o fulfillment é o processo que cuida da separação dos produtos depois da compra efetuada no e-commerce até a entrega da mercadoria ao cliente. Todas as etapas são realizadas de modo a garantir a satisfação do consumidor e uma boa experiência de compra. Continue a leitura deste post para saber mais sobre o assunto!

 

Aprenda mais com o quadro Escola Responde:

 

Como funciona o fulfillment em um e-commerce?

Como já citamos no início do artigo, o objetivo do fulfillment é garantir a máxima satisfação do cliente. Para que isso aconteça, é preciso que todas as áreas sejam integradas, pois o setor de logística sozinho não consegue garantir que o cliente tenha uma boa experiência de compra na loja.

Dessa forma, todos os setores devem trabalhar em busca de soluções que tenham como objetivo melhorar a qualidade do serviço do e-commerce. Então, a logística deve garantir que a entrega seja feita dentro do prazo e que o produto chegue na casa do consumidor em perfeitas condições.

O atendimento tem um papel essencial no acompanhamento dos pedidos, enquanto o setor de marketing precisa criar estratégias eficientes para fidelização de clientes. Esse é um trabalho em equipe, que só funciona se todas as partes envolvidas cooperarem.

Quais são as etapas do fulfillment?

Agora que você já sabe o que é fulfillment, está na hora de entender mais um pouco sobre seu funcionamento. Na realidade, para aplicar esse conceito no seu e-commerce é preciso entender que ele tem várias etapas. A seguir, vamos explicar cada uma delas.

Estoque

Essa é a primeira etapa do fulfillment, pois todo o processo começa com o armazenamento das mercadorias adquiridas pelo e-commerce. A estocagem pode ser feita em espaços próprios ou alugados. O importante é que as mercadorias fiquem em um local seguro, arejado e que garanta que os produtos não serão danificados enquanto estiverem armazenados.

Também é preciso ser bastante organizado para garantir que os produtos que saem mais na loja estejam sempre disponíveis em estoque.

Separação

Esse é um processo que exige muita organização. Ele acontece logo após o cliente efetuar uma transação na loja. Depois do e-commerce fechar a venda, é preciso localizar os produtos dentro do estoque e separar por cor e tamanho — quando for o caso —, além da quantidade que deve ser enviada para cada cliente.

Nessa etapa é preciso ter cuidado para não separar e enviar o produto errado, pois isso pode afetar a imagem da loja.

Embalagem

Depois que o produto é separado, ele deve ser embalado adequadamente para que não sofra nenhum dano durante o transporte. Esse processo precisa ser ágil e eficiente, e o responsável deve saber exatamente qual é o tipo de embalagem mais adequado — caso ele erre na escolha, o e-commerce terá custos extras com o envio de um novo produto.

Transporte

Depois de todas as etapas citadas acima é hora de enviar o produto para o cliente. Então, o responsável deve levar a mercadoria para a transportadora ou agência dos correios — depende da empresa contratada para o envio.

Vale lembrar que esse processo pede o uso de recursos tecnológicos que permitem que a compra seja rastreada tanto pelo cliente quanto pela loja.

Pós-entrega

É nessa etapa do fulfillment que são coletados feedbacks dos clientes em relação à satisfação com a compra e com os prazos de entrega do produto. Caso haja a necessidade de troca ou de devoluções, o e-commerce deve ter um serviço de logística reversa eficiente, de forma que o consumidor tenha uma visão positiva da empresa, mesmo em casos de imprevistos.

Como otimizar o fulfillment no seu e-commerce?

Empresas de médio e pequeno porte que desejam aplicar o fulfillment no seu negócio podem ter dúvidas de como fazer essa operação funcionar de forma eficiente. Por isso, separamos algumas dicas de como otimizar o fulfillment na sua loja virtual. Veja só!

Terceirize a mão de obra

Hoje em dia, é muito fácil contratar mão de obra terceirizada. Além disso, esse tipo de prática gera menos custos do que contratar novos funcionários. Quando o volume de vendas for maior em períodos sazonais como Natal e Black Friday, seu e-commerce pode optar por contratar uma empresa terceirizada.

Segmente os SKUs

Para não gerar confusão com os SKUs (códigos/referências dos produtos) é preciso separar todos por marca. Esse processo facilita a identificação do produto na hora de montar o pedido feito na loja e ainda reduz custos para a empresa.

Defina os KPIs

Definir métricas é essencial para que você consiga mensurar os resultados da sua estratégia de fulfillment. É importante medir a quantidade de pedidos recebidos pela loja e o número de envios feitos por período, pois somente assim você terá informações válidas sobre o bom funcionamento do seu fulfillment.

No mais, é importante observar o número de pedidos que são devolvidos por insucesso na entrega, erro de envio ou produto com defeito.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia está aí para ajudar a otimizar os processos de qualquer tipo de negócio, e quando falamos de um e-commerce, ela se torna ainda mais importante. Por isso, você deve investir em softwares de gestão como ERP e outros que são essenciais para organizar os pedidos e todos os processos envolvidos, desde o fechamento com fornecedor até a entrega dos pedidos para o cliente final.

Agora que você já sabe o que é fulfillment, quais são as etapas necessárias para colocar essa estratégia em ação e como otimizar o fulfillment no seu e-commerce, está na hora de criar um planejamento e implementar esse conceito no seu negócio. Com o tempo você vai perceber uma melhoria na satisfação dos seus clientes — o que, consequentemente, vai aumentar as vendas do seu e-commerce.

Gostou do artigo e quer ler outros conteúdos interessantes sobre fulfillment e assuntos relacionados a um e-commerce? Então curta a nossa página no Facebook!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Entenda o que é fulfillment e como otimizar nas vendas online
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *