Você sabe o que é CRO? Saiba agora como fazer no e-commerce

Se a sua empresa utiliza como estratégia o marketing digital, provavelmente ela tem um site onde a conversão de vendas ocorre. Você […]

Se a sua empresa utiliza como estratégia o marketing digital, provavelmente ela tem um site onde a conversão de vendas ocorre. Você não está sozinho: 57% das empresas brasileiras seguem esse mesmo caminho. Por depender muito dessa plataforma, é importante utilizar o CRO no e-commerce.

Mas você sabe o que é CRO? É a sigla para Conversion Rate Optimization — em português, Otimização da Taxa de Conversão. É uma estratégia focada na otimização constante de diversos aspectos do seu site, aproveitando melhor o fluxo de visitas.

Para saber mais sobre o potencial do seu site no e-commerce, continue a leitura!

Importância do CRO

A ideia básica do CRO é tornar mais eficiente o seu site para conseguir um retorno em forma de uma taxa de conversão maior. Essa estratégia visa incrementar o site com mudanças que tragam maior autoridade e destaque em meio à concorrência. Em um ambiente digital cada vez mais disputado, é necessário estar em constante aprimoramento e evolução.

Evoluir seu site exige extrair o melhor dos recursos que estão à disposição, e é nisso que o CRO auxilia. Com essas práticas, você aumenta o ticket médio ao estruturar seu site para convencer o usuário daquela última compra antes de ir embora, por exemplo. Assim, cada venda pode ser vista como propulsor para outro objetivo, cada clique contém muito potencial a ser explorado.

É com o CRO que o seu e-commerce lucra e economiza gastos. Essa ferramenta é importante para diminuir o seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes), afinal, otimizar a plataforma que já existe pede um investimento bem menor. Você consegue extrair mais com o mesmo custo, sem desperdiçar nenhuma oportunidade.

Como aplicar o CRO

Antes de aplicar o CRO, é importante você compreender qual a taxa de conversão que você quer melhorar, afinal existem muitas. Para o e-commerce, por exemplo, o objetivo geralmente é aumentar as taxas de vendas no site. Confira algumas dicas para essa estratégia a seguir.

Aposte na segmentação

Oferecer uma experiência segmentada e personalizada é sempre uma ótima ideia para criar uma relação forte com o cliente. É um meio de mostrar que ele não é só mais um para a sua marca. Com o CRO, você pode otimizar seu site para oferecer uma experiência atenciosa para as dores da sua persona. Ir além da venda de serviços e informar sobre um assunto que interesse seu público é uma forma de manter ele na sua plataforma por mais tempo, aumentando a chance de conversão.

Faça pesquisas

Pedir feedback do usuário é uma forma de mostrar que você não só se importa com a opinião dele, como também está interessado em evoluir e melhorar a sua experiência. Com essa tática, você constrói uma relação de troca e aproveita para descobrir possíveis gargalos no seu site.

Utilize chatbots

Sabe aquela janela de chat que aparece em muitos sites perguntando se você precisa de ajuda? Esses são os chatbots, assistentes virtuais em que o cliente pode se comunicar com o suporte da empresa. Além de facilitar a comunicação, você disponibiliza essa opção 24 horas com um custo bem menor para a sua empresa.

Faça testes A/B

Testes A/B significam disponibilizar duas versões semelhantes do seu site, alterando uma variante específica para localizar onde estão os gargalos na sua página. Com esses testes, a própria resposta do público ocorre com o aumento na taxa de conversão, mostrando se é necessário alterar determinado aspecto.

Automatize os fluxos

Utilizar ferramentas de automação para a jornada do cliente no seu site é um método importante para engajar o usuário com a sua marca. Ao enviar e-mails automáticos com confirmação de compra ou pedir feedback, você leva o relacionamento com o público para além do site.

Dessa forma, você mantém o contato mesmo após a compra, aumentando as chances de retorno. Tudo isso de forma automática, evitando erros na transmissão de informação e facilitando a segmentação personalizada.

Organize o seu site

Pode parecer óbvio, mas o CRO ajuda muito na manutenção de uma página limpa e organizada. A tentação para colocar botões piscando, anúncios diversos e pop-ups é grande, mas o efeito pode ser negativo. Em termos da experiência do usuário, o CRO é uma prática importante para equilibrar as informações do seu site de maneira bonita e agradável.

Entenda a experiência do usuário

Através de testes, você consegue coletar dados sobre o usuário do seu site e, assim, construir a persona. Ao estudar essa persona, você entende os pontos de interesse dela em seu site e mapeia o caminho que seu cliente trilha.

Existem, inclusive, ferramentas que auxiliam nesse processo de mapeamento de calor, como Hotjar e Crazy Egg. Sabendo o que chama atenção no seu site e o que dificulta a experiência do usuário, você otimiza sua página com mais embasamento.

Saiba para onde está indo seu tráfego

Monitorando o tráfego do seu site, você descobre quais elementos estão chamando a atenção do público. Mesmo sem entender o motivo, você pode aproveitar esse aumento otimizando seu site para aproveitar aquela página ou post e gerar conversão. Trata-se de sempre gerar algo a mais a partir de um lugar que já está trazendo benefícios.

Pronto para investir no CRO?

Como você viu, otimizar o seu site é o fator principal para entender o que é CRO.

Outra técnica interessante para aplicar na sua estratégia de marketing é a qualificação de leads. Trata-se de agir proativamente para investigar, dentre os leads, quais têm maior potencial de conversão de vendas. Focar especificamente neles ajuda a sua empresa a direcionar recursos para onde as chances de retorno são maiores.

Também é interessante trabalhar a velocidade do seu site, ou seja, o tempo que as páginas levam para carregar. Hoje em dia, a rotina dos seus clientes é bastante corrida e qualquer atualização em termos de maior velocidade ajuda na experiência dele em seu site, aumentando suas chances de venda.

Por último, pense na possibilidade de aplicar o remarketing no seu e-commerce, que significa se reconectar com um usuário que já foi acessado antes pela sua marca. Literalmente, fazer marketing mais de uma vez com uma mesma pessoa. É uma tática que aproveita um cliente que já demonstrou interesse no seu serviço e está mais disposto a utilizar novamente.

Achou esse conteúdo útil para a sua empresa e deseja se aprofundar mais no assunto? Aproveite para aprender como melhorar sua taxa de conversão!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário