Pesquisar
Close this search box.

Buy Box: o que é, como funciona e como se destacar nos marketplaces?

Buy Box, ou caixa de compra em português, é uma espaço localizado em um local estratégico da página de vendas de alguns dos maiores marketplaces do mercado como: Amazon, Mercado Livre e Americanas. A intenção é destacar lojistas que tenham boas avaliações e ofertas atrativas.
o que é Buy Box

Principais tópicos

No mundo atual, o mercado digital já é uma realidade, além de ser o primeiro lugar onde as pessoas vão procurar por algum item quando desejam adquiri-lo.

Com muitas opções de e-commerces e diversas lojas digitais, as opções de compra acabam sendo tantas que a concorrência se torna algo realmente bem acirrado.

Para melhorarem as suas vendas, muitos empresários investem no processo de integração com marketplaces, buscando ter uma vitrine melhor para os seus produtos.

De fato, suas vendas tendem a melhorar com a visibilidade que essas plataformas concedem às suas lojas virtuais, entretanto, mesmo dentro dos marketplaces, a concorrência ainda é bem acirrada.

Sendo assim, o que pode ser feito para conseguir levar o seu e-commerce a um local de destaque?

Onde mesmo dentro do marketplace ele consiga se sobressair dentre os concorrentes? A Buy Box pode ser uma ótima resposta para isso!

Não sabe o que é Buy Box? Fique tranquilo que te explicaremos tudo!

O que é Buy Box?

Também conhecida como Seller box, ou em português, caixa de compra, a Buy Box consiste em um local de destaque para alguns vendedores de determinados produtos.

Basicamente, é o espaço mais importante do marketplace, o que chama mais a atenção dos consumidores e, por consequência, costuma gerar mais conversões.

Ou seja, ela é uma caixa que vai se localizar em um ponto estratégico do site, cujo objetivo é ser um catalisador da atenção do cliente.

A ideia é o marketplace apresentar logo de cara para os clientes, as melhores ofertas e possibilidades daquele produto que está sendo buscado pelo consumidor, como forma de agilizar o processo de compra dele.

Obviamente, essa decisão não é tomada totalmente ao acaso. Há uma série de critérios definidos pelo marketplace, e aqueles que apresentarem os melhores indicadores serão escolhidos.

Sendo assim, diferentes marcas e lojas podem aparecer ali, sob o pretexto da plataforma apresentar as melhores opções de consumo para o item pesquisado pelo cliente.

Se a sua intenção é conseguir se destacar dentro do marketplace e assim conseguir alavancar ainda mais as suas vendas, você precisa brigar por um espaço na Buy Box.

Para isso, ainda vamos precisar entender um pouco mais sobre ela, então continue com a gente para descobrir mais!

Para o que serve a Buy Box?

A função principal da Buy Box é evitar que o consumidor fique se deparando constantemente com anúncio de um produto.

Assim, o marketplace seleciona alguns para ficarem em destaque, com o principal deles ocupando um espaço consideravelmente maior.

Ou seja, no fim das contas, a principal função por trás da Buy Box é deixar a melhor oferta em destaque — dentro dos critérios do marketplace, é claro.

Assim, a plataforma consegue evitar que o cliente passe muito tempo procurando diversas opções do mesmo produto, realizando comparações entre eles.

Isso é fundamental, pois atualmente, no mundo digital, o tempo é uma das variáveis mais importantes, com a maior parte das pessoas querendo concluir logo as suas compras.

Ou seja, se a própria plataforma já me apresenta o produto com melhor preço, por exemplo, as coisas ficarão muito mais ágeis para mim.

Quais marketplaces oferecem esse serviço?

Agora que você já entendeu melhor o que é e qual a função de uma Buy Box, você com certeza deseja cativar o seu espaço em uma, não é verdade?

Para que isso seja possível, antes de tudo, você precisará identificar se o marketplace que você e seu e-commerce estão integrados, possuem uma.

Os principais marketplaces que possuem esse recurso são:

  • Amazon;
  • Mercado Livre;
  • B2W (Americanas.com, Shoptime.com e Submarino);
  • Via Varejo (Casa Bahia, Extra.com e Ponto Frio).

E então, você está em algum desses? Se a resposta for sim, é melhor já preparar o seu plano para conseguir arranjar um espaço nesse local de destaque!

Como a Buy Box funciona?

Se chegou até aqui, é porque definitivamente você quer ver os seus produtos aparecendo na Buy Box do marketplace que você está integrado, não é mesmo?

Entretanto, você sabe o que é necessário ser feito para conseguir ocupar esse espaço tão cobiçado por tantos comerciantes? Fique tranquilo, vamos te contar!

Para que você consiga fazer com que algum produto vendido na sua loja apareça na Buy Box, é fundamental que o seu e-commerce, atenda a alguns critérios pré-definidos.

Esses critérios são analisados e ponderados pelo algoritmo do marketplace, que ao fim dessa avaliação escolherá aqueles que parecem oferecer as melhores opções para os consumidores.

Ou seja, ele vai pegar tanto a sua oferta sobre determinado produto, quanto outras características da sua loja, e a partir disso ele avaliará o quão boa a sua oferta é para os clientes.

Depois disso, ele realizará essa comparação com diversas outras lojas e produtos, até chegar na sua conclusão de qual é a melhor opção.

De forma geral, dá pra dizer que a maior parte dos algoritmos avalia principalmente 4 critérios, são eles:

  • preço;
  • avaliações dos compradores;
  • valor do frete;
  • reputação da loja.

Entretanto, é sempre importante dizer que cada marketplace possui o seu próprio algoritmo, portanto, pode possuir critérios diferentes.

Além disso, ainda é possível que o peso de cada critério, também seja diferente, a depender de qual plataforma você está.

Quais são os objetivos da Buy Box?

O principal objetivo da Buy Box, desde que foi criada e mantido até hoje, é conseguir melhorar a experiência do cliente durante a sua compra na plataforma.

Basicamente, ao invés do consumidor ter que pesquisar quem vende o produto mais barato, quem tem o melhor frete, quais são as lojas mais bem avaliadas, mais confiáveis e tantas outras, a Buy Box deve adiantar tudo isso para ele.

Assim, ele não precisa se preocupar com nenhuma dessas questões, e pode realizar sua compra de forma muito mais tranquila, com menos preocupações e menos trabalho também.

Como se destacar na Buy Box?

Como havíamos comentado, para conseguir fazer com que um produto seu seja destacado na Buy Box, é fundamental que você consiga satisfazer a alguns critérios.

Quanto melhor for o seu desempenho nesses itens, maiores as chances dos seus produtos serem destacados, portanto, pode ser uma boa ideia você realmente se dedicar nessa tarefa.

Para tanto, precisamos compreender um pouco mais o que é levado em consideração em cada um desses critérios, para conseguirmos desenvolvê-los bem, não é verdade?

Pensando nisso, decidimos separar alguns deles aqui, para podermos falar com um pouco mais de profundidade sobre cada um!

Ficou curioso? Então continue com a gente para entender melhor tudo isso!

Preço

O primeiro critério que você deve levar em consideração é possivelmente o mesmo que a maior parte dos consumidores costuma olhar primeiro, ou seja: o preço.

Basicamente, o consumidor sempre está buscando preços mais baixos, principalmente quando pensamos comparativamente entre os valores das lojas físicas e o dos e-commerces.

Ou seja, a maior parte dos clientes acredita que terá mais chances de conseguir o melhor preço, se buscar o item que deseja online, em vez de em lojas físicas.

Portanto, praticar preços competitivos é fundamental para conseguir se destacar nesse meio!

Uma boa estratégia que você pode adotar nesse sentido é sempre buscar observar e comparar como estão os preços comparados pelos seus concorrentes com relação a esse produto.

Mas, que fique claro, você não deve sair no prejuízo apenas para conseguir oferecer o menor preço, até porque também existem outros critérios que são avaliados e possuem o seu peso.

Portanto, se o preço do produto estiver dentro do normal que é prática, você conseguirá compensar esse elemento tendo grande destaque em um dos pontos a seguir.

Falando nele, é melhor prosseguirmos, não é mesmo?

Precificação de Produtos: como fazer da maneira correta e obter lucro

Reputação

Desde os primórdios das vendas online, a desconfiança sempre rondou muito dos vendedores nesse meio.

A maior parte das pessoas tinha alguma dúvida sobre como seria a qualidade do produto, se era mesmo aquilo que elas viram online e, até mesmo, se o item algum dia de fato chegaria.

O tempo passou, e hoje a confiança nos e-commerces melhorou consideravelmente. Entretanto, as pessoas seguem atentas a diversos pontos.

Aliado a isso, a maior parte dos marketplaces oferece aos seus consumidores a possibilidade de avaliar a loja onde compraram, falando sobre a qualidade do produto, como ocorreu a entrega, dentre outros fatores.

Ou seja, o cuidado com esses tratos com o público segue fundamental, e será responsável pela construção da sua reputação dentro desse meio.

Portanto, lembre-se sempre de levar esses pontos em consideração, pois o marketplace priorizará aqueles que possuem as melhores avaliações.

Frete

Outro ponto de muito destaque na avaliação da maioria dos marketplaces, é o custo de frete oferecido pelo seu e-commerce para os clientes.

Convenhamos que de nada adianta o preço do produto ser baixo, se o valor do frete estiver nas alturas, não é mesmo?

O custo adicionado do frete também precisa ser algo razoável, para que efetivamente seja possível se destacar nesse critério.

Além disso, prazos muito extensos também perdem espaços para quem consegue realizar a entrega em menos tempo, mas cuidado, se oferecer prazos que não consegue cumprir, isso pode ter um efeito bem negativo.

Estoque

Convenhamos que não é nada interessante para o marketplace realizar grandes anúncios com uma loja em destaque e, na hora que o consumidor for comprar, o produto estar em falta, não é mesmo?

Por isso, na grande maioria das vezes, outro item que também é avaliado na hora de decidir quais lojas vão para a Buy Box, o estoque delas também é avaliado.

Nesse caso, não é como se você precisasse possuir um estoque gigantesco, praticamente infinito para ser competitivo, na verdade, uma boa estratégia já pode ser de grande ajuda.

Intercalar momentos de vendas rápidas seguidas por longos períodos sem estoque é uma péssima opção, e você sinalizará todo o contrário do que deveria para o marketplace.

Foque em manter a constância. Não é preciso vender muito, mas dilua aqueles curtos períodos de muitas vendas em períodos mais longos e constantes.

Com relação ao seu estoque, pode ser interessante dar uma atenção especial para aqueles itens mais populares, que costumam sair com mais frequência, tendo sempre um volume maior deles guardados.

Quais são os critérios da Buy Box em cada marketplace?

Assim como havíamos mencionado, existem diversos critérios avaliados pelos algoritmos dos marketplaces, antes de decidir quais produtos aparecerão na sua Buy Box.

Entretanto, a questão aqui é que, apesar de haver alguns pontos em comum, cada marketplace costuma ter seus próprios critérios.

Sendo assim, decidimos falar de cada um de forma mais individual, para tratarmos dos itens-chave levados em consideração por cada um deles.

Está preparado? Então continue com a gente para descobrir!

Amazon

Tratando primeiro da Amazon, a gigante internacional costuma trabalhar com quatro critérios que devem ser levados em consideração por quem deseja conquistar um espaço na Buy Box. São eles:

  • agilidade na postagem e na entrega dos produtos;
  • taxa de problemas com pedidos inferior a 1%;
  • ser lojista do plano profissional;
  • manter preço e fretes competitivos.

Além disso, existe um último item que a Amazon costuma levar em consideração, que é o tempo de casa de cada um dos comerciantes.

Apesar de ter um peso menor, em uma disputa mais acirrada, quem já está integrado há mais tempo deve levar a melhor.

Mercado Livre

O Buy Box do Mercado Livre funciona da seguinte forma: é necessário ter um produto listado no catálogo e ter uma reputação verde-escuro.

Sim, é necessário apenas esses dois critérios. Se tudo estiver ok, é só criar seu anúncio.

No marketplace, há dois tipos de anúncios possíveis: o Clássico e o Premium.

A principal diferença entre eles é que cada um representa um tipo de oferta, tarifas, descontos e comissionamentos.

O Mercado Livre destaca, portanto, o vendedor que ofereça as melhores condições e que apresente a melhor reputação.

B2W

Por sua vez, a B2W já possui uma lista um pouco maior de critérios que serão levados em consideração. São eles:

  • melhor prazo de entrega;
  • preço de venda mais atrativo;
  • frete mais barato;
  • melhores opções de pagamento;
  • melhor reputação;
  • quantidade de itens em estoque.

Os e-commerces que se saírem melhor nesses 6 critérios terão seus produtos destacados na Buy Box.

Via Varejo

Por fim, o Via Varejo trabalha com 3 critérios que você precisa se destacar para conseguir aparecer em sua Buy Box. São eles:

  • melhor prazo de entrega;
  • preço de venda mais em conta;
  • menor custo de frete.

Dando atenção a esses pontos, a chance de seus itens serem destacados na Buy Box aumenta consideravelmente!

Enfim, a Buy Box nada mais é do que um espaço reservado nos marketplaces para divulgar as melhores opções de compra de determinado item para os seus clientes.

Para conseguir colocar os seus produtos lá, é preciso se destacar em uma série de critérios, o que pode ser trabalhoso, mas com certeza vale a pena!

Esse texto foi útil para você? Então acesse o nosso blog para continuar a sua leitura e conhecer mais conteúdos como esse!

Confira também nossa aula com especialista e aprenda: como vender nos marketplaces todos os dias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Tray tem tudo que você precisa para escalar seu negócio!

Abra sua loja na Tray

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!