O Que é CTA e Como Escolher o Melhor para Um E-mail Marketing?
Como Ativar e Utilizar o Tray Frete Fácil em Sua Loja

O Que é Branded Content e Por Que Usá-lo em Um E-commerce?

Publicado em: • Última Atualização:

De acordo com uma pesquisa encomendada pelo PayPal, o e-commerce brasileiro conta com mais de 450 mil lojas virtuais, sendo que 85% delas existem única e exclusivamente no universo on-line. Sim, a concorrência é grande! Por isso, para fazer com que seu e-commerce se destaque em meio a tantos outros, é não só possível como preciso lançar mão de diversas estratégias de marketing digital. Aí é que entra o branded content! Quer saber o que é branded content e por que essa estratégia não pode faltar no mix de marketing do seu e-commerce? Então acompanhe nosso post!

O que é branded content?

A internet é movida basicamente por conteúdo: existe sempre alguém procurando e outro alguém oferecendo determinado conteúdo. Mais recentemente, os próprios usuários que somente procuravam por conteúdo passaram a também produzir. Com isso, as relações on-line se tornaram bem mais complexas e proporcionalmente mais interessantes. E se todo mundo produz e consome conteúdo, tem destaque aquele que se diferencia pela relevância e pela utilidade do material que produz e compartilha, não concorda? Aí entra o branded content!

O branded content é uma estratégia de geração e compartilhamento de conteúdo de alta qualidade, focado no público que você deseja atender e preparado para ir além do básico, realmente surpreendendo. Assim, o conteúdo usado no branded content não é qualquer conteúdo. Nesse caso, o material deve não só ser útil e interessante para seus clientes, mas também refletir a personalidade do seu e-commerce.

Transmitindo seus valores, sua cultura organizacional e sua visão de negócio, o branded content tem como objetivo principal criar conexões emocionais com sua audiência, transformando-a em mais que uma carteira de clientes, mas sim em verdadeiros defensores de sua marca. Principalmente por esse motivo, o branded content se utiliza muito do storytelling, ou seja, da contação de histórias. Com essa estratégia, em vez de criar conteúdos corporativos e impessoais, você narra histórias envolventes, que podem ter uma moral no fim e que são mais fáceis de serem lembradas por seus consumidores.

Por que fazer branded content?

Como temos consciência de que simplesmente saber o que é branded content não é suficiente para que você efetivamente adote a estratégia, resolvemos também selecionar algumas das vantagens já percebidas por algumas empresas. Veja só:

Maior participação na jornada do consumidor

Se o consumidor chega até o checkout do seu e-commerce sem entrar em contato com absolutamente ninguém, como você vai convencê-lo de que sua loja virtual é melhor que a da concorrência? Usando branded content, é claro! Criando conteúdo de valor para todos os estágios do funil de vendas, você atrai a atenção dos internautas e acompanha sua jornada de compra passo a passo. Com isso, consegue descobrir qual é a real necessidade desses consumidores e como você pode ajudá-los a se decidir. Acredite: ao final da jornada, o movimento natural do consumidor será escolher quem sempre esteve a seu lado e deu subsídios para que ele pudesse tomar uma boa decisão.

Mais confiança para sua marca

Quando você cria conteúdo de qualidade, alinhado aos valores do e-commerce, atrai as pessoas pela identificação. Assim, se você tem uma loja virtual de equipamentos para esportes radicais e reflete valores como superação de desafios em cada peça de conteúdo que produz, chamará a atenção de quem também tem esses valores. Criada a sinergia, basta manter o relacionamento com essa audiência qualificada para mostrar sua autoridade no assunto. Você vai ver como o papo fluirá naturalmente, as visitas a seu site serão mais frequentes e você conquistará mais confiança do público na hora da compra.

Maior identificação com sua audiência

O monitoramento constante das ações de branded content trará informações preciosas sobre o perfil do seu público, auxiliando na criação e na manutenção de suas buyer personas. Ao compreender melhor quem são seus clientes, quais são suas necessidades e motivações, como se comportam na internet e como interagem com sua loja virtual, ficará bem mais fácil desenvolver estratégias de marketing direcionadas e segmentadas, a fim de obter melhores resultados nas conversões de vendas.

Mais vendas

Com o branded content, além de fortalecer sua reputação do mercado (o que já conta bastante na tomada de decisão de um potencial cliente), você também atrai um número maior de leads qualificados pelo simples fato de criar conteúdo direcionado para solucionar as necessidades e os desejos da sua audiência. Ao fazer uma busca na internet, o usuário ficará satisfeito em encontrar a solução rapidamente, o que aumenta as chances de que ele opte por fechar negócio já no primeiro acesso a seu e-commerce. Caso isso não ocorra de imediato, certamente sua marca ficará na memória do consumidor — ainda mais se você trabalhar com a nutrição de leads para melhorar a proximidade e estabelecer um relacionamento de longo prazo. Ao final, a única medida a tomar será comemorar mais uma venda e mais um cliente satisfeito com seu trabalho!

Como aplicar essa estratégia?

  1. Faça pesquisas aprofundadas sobre seu público-alvo e crie suas personas, fazendo com que toda a equipe saiba quem elas são.
  2. Entenda seu funil de vendas para saber quais são os estágios pelos quais suas personas passam, a fim de identificar que tipo de conteúdo é válido em cada fase da jornada de compra. Lembre-se, porém, de que nem todo consumidor entra no topo do funil. Muitos já estão lá pelo meio ou mesmo no final. Por isso é importante mapear em quais momentos as pessoas costumam chegar até você.
  3. Produza o conteúdo segmentando-o por estágios do funil de vendas e diversifique os formatos para aumentar a abrangência de pessoas interessadas. Não se esqueça de contar histórias reais e inspiradoras, que tenham a ver com sua marca e seu nicho de mercado.
  4. Defina os canais de distribuição do conteúdo, considerando o perfil das personas e as plataformas que elas costumam usar on-line. Lembre-se, afinal, de que cada plataforma possui suas peculiaridades. Então as respeite e se mantenha ativo na atualização das que o interessam.
  5. Monitore as reações da sua audiência para aprender mais sobre seus clientes e melhorar sua abordagem nos próximos conteúdos. Use os dados coletados para fortalecer o perfil de suas personas e realizar as atualizações necessárias.

O que é branded content você já sabe, assim como qual é sua importância e como implementá-lo no seu e-commerce, certo? Mas se ainda tiver ainda alguma dúvida a respeito do assunto, não hesite em deixar seu comentário!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

O Que é Branded Content e Por Que Usá-lo em Um E-commerce?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *