O que é Black Friday: Data do evento e dicas para vender na melhor época do varejo!

Black Friday é um evento anual, que acontece em novembro e promove descontos em diversos tipos de produtos e serviços. Sua origem é americana, mas logo a ideia se espalhou pelo mundo. No Brasil a data movimenta bilhões em vendas todos os anos.

Com certeza você já deve ter ouvido falar na Black Friday, uma data específica do ano onde diversas lojas, principalmente as virtuais, anunciam promoções únicas.

Essa data, já entrou no imaginário popular e desperta um misto de sentimentos. Tendo desde os seus mais ferrenhos entusiastas até aqueles mais desconfiados.

No Brasil não é tão diferente, tendo começado a ser promovida no Brasil em 2010, a data tem ganhado cada vez mais espaço na cultura brasileira.

Diversas famílias já se preparam para as compras nessa época do ano; entretanto, ainda existem muitas pessoas que se perguntam: o que é Black Friday?

Por isso, decidimos montar esse texto para você, explicando como surgiu, o que é, e quando ocorre esse evento tão famoso!

Ficou curioso? Então siga com a gente para descobrir tudo sobre a Black Friday!

O que é Black Friday?

A Black Friday (ou Sexta-Feira Negra, em português) é um evento anual do varejo caracterizado por oferecer grandes descontos aos clientes, tanto no ambiente físico como online.

A tradição começou nos Estados Unidos, porém logo a ideia se espalhou pelo mundo inteiro. O evento ocorre tradicionalmente toda 4ª sexta-feira do mês de novembro.

A data foi escolhida para acontecer sempre após o Dia da Ação de Graças (Thanksgiving, em inglês).

Black Friday no Brasil

A Black Friday começou a ser promovida no Brasil no ano de 2010 e seu resultado foi surpreendente.

O faturamento da data no seu ano de estreia trouxe para o varejo, quase R$ 3 milhões para os varejistas que participaram.

Como em toda novidade, houve estranheza das pessoas no primeiro momento e poucos lojistas participaram naquele ano.

Porém, com resultados tão satisfatórios, em 2011 a segunda Black Friday brasileira mostrou seu potencial de vendas.

Com mais lojistas e consumidores engajados, a data trouxe quase R$ 100 milhões de faturamento, e um número bem maior de participantes em relação ao primeiro ano do evento.

Mas como nem tudo são flores, houve também problemas com a data no Brasil. A maior polêmica acerca da Black Friday, foi que as empresas estavam enganando os consumidores.

Infelizmente muitas marcas aumentam os preços de seus itens, dias antes do evento e depois baixavam para o valor inicial sem dar descontos reais aos clientes.

O que levou a data a ter uma má fama no país e ser apelidade de “Black Fraude”.

Claro que os anos se passaram e muitas empresas pararam com essas práticas enganosas.

Inclusive, com o fácil acesso a informação, os clientes também estão atentos e pesquisando o preço de seus itens de interesse muito antes da data.

Caso alguma empresa faça essa prática enganosa nos dias atuais, pode dar adeus a sua reputação e corre o risco de responder judicialmente por isso.

Quando é a Black Friday? 

Como mencionamos anteriormente, a data tem origem americana e sempre acontece na 4ª sexta-feira do mês de novembro.

Portanto, a data não possui um dia fixo. A cada ano ela tem uma pequena variação.

Em 2022, por exemplo, ela ocorrerá no dia 25 de novembro.

Parece cedo para falar sobre Black Friday, mas todo lojista sabe que para ter sucesso na data e vender muito, é necessário se preparar muito antes do dia de fato chegar.

Por falar em vendas, separamos algumas dicas para você não deixar a data passar em branco este ano e aproveitar o dia de maneira estratégica. Vamos lá?

5 dicas para vender na Black Friday

A Black Friday é sempre uma grande data para os lojistas, trazendo para eles uma série de vantagens e oportunidades.

Entretanto, é muito importante estar bem preparado para a data.

Com a alta demanda, é muito comum que alguns comércios sejam pegos desprevenidos e não tenham estoques, ou até mesmo capacidade para atender a essa demanda.

Outras dificuldades relacionadas ao planejamento das promoções também são comuns, por isso decidimos separar 5 dicas para ajudar você a se preparar para a tão conhecida data!

1. Nada de “Black Fraude”

Como mencionamos antes, a Black Friday desenvolveu uma fama não muito boa nos seus primeiros anos no Brasil.

Dar continuidade nessa fama pode ser uma péssima estratégia.

Afinal, hoje em dia existem diversos aplicativos gratuitos que verificam o preço médio dos produtos ao longo do ano, sendo possível para o usuário conferir se essa promoção é de fato verdadeira ou não.

Você não quer ter essa fama entre os clientes, não é mesmo?

Por isso, faça promoções reais, selecione previamente os produtos que receberão o desconto e faça tudo, claro, pensando dentro da margem de lucro para não ter prejuízos futuros.

2. Tenha um controle de estoque

Que a Black Friday é uma ótima oportunidade de vendas já sabemos.

Mas uma dica crucial para tudo dar certo nos dias do evento. Sim, as vendas podem ser antecipadas ou estendidas conforme o seu sucesso, e para isso você precisa ter um controle de estoque muito grande.

Não ter produtos suficientes ou exagerar na compra de itens e não ter saída depois, são erros comuns que podem ocorrer.

Portanto garanta uma organização nessa parte.

3. Planeje bem a divulgação da sua campanha de Black Friday

Outro ponto de extrema importância é a divulgação da sua campanha.

Você precisa conhecer os canais que seus clientes mais usam e claro, personalizar sua loja virtual para a data.

Aposte em banners, boas fotos de produto e descrições que seja encantadoras.

O importante é fazer que seu cliente entenda que você está participando da promoção e receba as melhores ofertas. Seja por Whatsapp ou e-mail marketing escolha a melhor forma de encantá-lo.

4. Tenha um site seguro e otimizado

Não é novidade para ninguém que a maioria dos comércios possui um grande aumento de procura durante a Black Friday. Por mais que isso seja ótimo, é necessário ter um site que aguente toda essa demanda.

Páginas lentas ou que caem no momento de finalizar uma compra, são as grandes culpadas pelas desistências dos compradores.

Caso isso ocorra, tenha certeza que o consumidor irá para concorrência e você perderá sua venda e credibilidade.

Na hora do pagamento também é crucial oferecer um checkout transparente e várias opções aos clientes.

É importante também oferecer um site que possa ser acessado de forma mobile.

5. Tenha um ótimo serviço de logística

Por fim lembre-se, quem compra quer receber seu produto rápido e em ótimas condições. Por isso contratar o melhor serviço de entrega é essencial.

Cumpra seus prazos e em caso de problemas dê todo apoio ao cliente. Ofereça um bom atendimento e conquiste esse novo cliente para que ele faça novas compras e não apenas passe por sua loja no dia da promoção.

Deixe uma boa impressão!

O que achou do artigo? Conseguiu esclarecer suas dúvidas? Continue sua jornada de aprendizagem e confira também:

como vender na Black Friday

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário