Saiba como fazer a integração da sua loja virtual com o mercado livre
Case: Não é apenas uma loja de persianas: Conheça o Grupo Tahiti!

O guia completo para montar uma loja virtual de cosméticos diferenciada

Publicado em: • Última Atualização:

O mercado da beleza dificilmente entra em crise, pois mesmo em tempos de recessão, os cuidados com a aparência nunca são deixados de lado. Por isso, se você pensa em abrir uma loja de cosméticos, tem grandes chances de obter sucesso. Mas isso depende de diversos fatores, como o seu esforço para fazer o negócio crescer.

E, se a sua intenção é abrir uma loja virtual, as suas chances de sucesso são maiores ainda. Isso porque, com o crescimento da internet, as pessoas estão cada vez mais habituadas a fazer duas compras online. E não é para menos, pois não há nada mais prático do que adquirir um produto depois de alguns meros cliques e recebê-los em casa alguns dias depois.

Mas como já citamos no início do artigo, é preciso ter muita organização, muita persistência e muito foco para que o seu negócio dê bons frutos. Se você quer abrir uma loja de cosméticos, mas ainda não sabe por onde começar, continue a leitura deste post. Nele, vamos mostrar a você um guia completo de como montar uma loja virtual de produtos de beleza. Confira!

Elabore um plano de negócios

Um plano de negócios é um documento em que consta todas as características de sua empresa, restringindo desde planos que possam garantir o sucesso de sua empreitada até ações que possam prejudicar o crescimento de sua loja virtual.

Não há como um negócio prosperar sem um bom planejamento. Mesmo que a sua loja virtual seja pequena, é importante fazer um bom plano de negócios antes que ela comece a funcionar. Antes de tudo, você precisa definir quais tipos de cosméticos serão vendidos: cremes anti-idade, cremes hidratantes, protetores solares, batons etc. Também é preciso estabelecer um estoque inicial para que a loja comece a vender.

No planejamento, deve constar o investimento necessário para começar o negócio e o capital de giro para mantê-lo funcionando, além de uma expectativa de crescimento em curto, médio e longo prazo. Lembre-se de que será necessário investir na criação de um site, em propaganda e em questões administrativas antes da loja começar a operar.

Quanto mais completo for feito o plano de negócios, menos riscos você vai correr de ter surpresas desnecessárias no futuro.

Defina o público-alvo a ser impactado

Antes de dar início à sua loja de cosméticos, você precisa definir um público-alvo. Há produtos para todos os gostos: mais baratos, de luxo, sem produtos químicos, com responsabilidade social, ou seja, não foram testados em animais etc. Enfim, há diversos nichos que podem ser explorados em uma loja virtual de cosméticos.

Mas, não adianta atirar para todos os lados, pois é impossível agradar a todos. O mais indicado é escolher apenas um nicho e investir nele. Para definir qual deles é o melhor a ser explorado, faça uma pesquisa para identificar as necessidades do mercado.

Depois, invista apenas naquele segmento. Nem pense em vender produtos com valores mais em conta e produtos de luxo ao mesmo tempo. Essa estratégia não dá certo, pois são dois públicos totalmente diferentes e será necessário um investimento maior para atingi-los.

Você também pode optar por trabalhar somente com produtos femininos e escolher uma linha de mercadorias, como maquiagem ou produtos para cabelo. Abrir uma loja online de cosméticos voltados para o público masculino pode ser considerado, pois esse é um mercado que vem crescendo nos últimos anos.

Selecione um mix de produtos de cosméticos atrativo

Não adianta ter um bom plano de negócios, escolher um nicho específico, ter dinheiro para investir e criar um site super atrativo se você não oferece uma gama de produtos de boa qualidade. Independentemente do segmento que você escolher para trabalhar, é importante manter uma boa variedade de mercadorias.

Se a sua loja virtual vende maquiagem, é preciso manter uma variedade de cores e tons. Isso porque é necessário atender mulheres de todos os tons de pele e ainda oferecer opções para elas na hora da escolha da sombra ou do blush, por exemplo.

Ao oferecer produtos para cabelo, tenha disponíveis shampoos, condicionadores e máscaras para todos os tipos de cabelo. Assim, a sua loja consegue atender um número maior de pessoas e consequentemente, vender mais.

Se forem esmaltes, a loja deve ter o produto de diversas cores. Isso vale para qualquer linha de produtos que forem vendidos. A variedade de marcas também é importante para que o cliente tenha escolha e não precise visitar outra loja para encontrar o que precisa.

Caso a loja não ofereça um mix de produtos interessante, com certeza, vai perder clientes e logo o negócio vai começar a declinar.

Encontre os melhores fornecedores

Para que a sua loja de cosméticos tenha sucesso, é preciso ter sempre os produtos comprados pelo cliente “na mão”, certo? Então, o estoque deve ficar abastecido com todas as mercadorias disponíveis na loja. Claro que é normal, uma vez ou outra, ter um produto em falta, mas isso não deve ser uma regra. Caso isso ocorra com frequência, a sua loja perderá clientes.

E, para manter o seu estoque abastecido, você vai precisar contar com bons fornecedores, que sejam capazes de entregar as mercadorias dentro do prazo. Mais do que entregar as compras nos prazos, os seus parceiros devem garantir que elas não sofram danos durante o transporte.

Além disso, é sempre bom contar com empresas que ofereçam boas condições de pagamento, opções especiais e prazos diferenciados para clientes que compram com frequência.

Para encontrar bons fornecedores, você pode pedir indicação para outras pessoas que trabalham no mesmo segmento de sua loja, olhar a avaliação da empresa no Facebook ou ainda consultar o site Reclama Aqui. Nesse último, é bem comum encontrarmos informações sobre a qualidade dos serviços prestados pelas empresas.

Vale lembrar que boas parcerias são fundamentais para o sucesso de sua loja de cosméticos.

Escolha da plataforma certa para uma loja virtual

Ter uma loja virtual de cosméticos não significa propriamente que seja necessário que você monte o seu próprio site. É claro que essa é a melhor opção. Porém, no início do negócio, você pode optar por outras formas para vender os seus produtos. As redes sociais e os marketplaces são excelentes opções para quem está começando.

Se você não sabe o que é um marketplace, trata-se de uma plataforma desenvolvida para vender produtos pela internet. A diferença dessa ferramenta para o e-commerce é que ela permite que vários lojistas cadastrem os seus produtos para venda e o site fica com uma porcentagem do valor vendido. Além de ter um custo mais baixo do que montar uma loja virtual própria, um marketplace ainda pode gerar mais visibilidade para o seu negócio.

Claro que, se você dispõe de verba para criar o seu próprio site, melhor ainda. Mas, independentemente de qual opção for escolhida, é importante que a plataforma para loja virtual seja de qualidade. Isso significa que o site deve ser adaptado para todos os tipos de dispositivos: computadores, laptops, tablets e celulares.

Além disso, o site deve oferecer uma boa navegabilidade, que facilite a vida do usuário. As páginas devem ser leves para que carreguem rapidamente em todos os dispositivos, principalmente em celulares.

Defina as suas estratégias de marketing

“A propaganda é a alma do negócio”. É um ditado bem clichê, mas é a mais pura realidade. Então, se você deseja uma loja de cosméticos que venda bastante todos os meses, vai precisar investir em campanhas de marketing, pois o seu público-alvo precisa conhecer os seus produtos e a sua empresa.

Nessas horas, vale investir nas redes sociais e em campanhas de links patrocinados. Além de serem canais de comunicação bastante eficientes, essas mídias ainda oferecem o benefício de um bom retorno com um investimento modesto. No caso das redes sociais, campanhas pagas têm um custo bastante atrativo.

O marketing de conteúdo também pode trazer um bom retorno para a sua loja de cosméticos. Então, crie um blog e distribua conteúdo relevante para a sua persona. Por exemplo: se a sua loja atende ao público feminino, podem ser criados conteúdos sobre dicas de moda e beleza.

O blog pode abordar assuntos sobre maquiagens, combinações de cores, dicas de penteados, looks e cuidados com a pele. O importante é que as informações divulgadas sejam úteis para o seu público-alvo. Além de ajudar nas vendas, estratégias de marketing de conteúdo ajudam a empresa a alcançar autoridade na internet e ainda pode se tornar referência no segmento de atuação.

Mas, antes de colocar a mão na massa e iniciar os trabalhos de divulgação, é necessário criar um planejamento e definir o orçamento para as campanhas de marketing. Comece com um valor não muito alto e, quando o retorno começar a chegar, vá aumentando gradativamente o investimento.

Tenha um plano de logística para a loja de cosméticos

O grande diferencial do e-commerce é ter a oportunidade de vender sem fronteiras, ou seja, você pode comercializar os seus produtos para todos os cantos do país e, dependendo do caso, até para outros países. No entanto, a logística de entrega pode ser um ponto complicado, caso não seja bem planejada.

Esse é um processo que pode não ser levado tão a sério, principalmente para pequenos empreendedores. No entanto, a logística é fundamental para o sucesso de sua loja de cosméticos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, manter uma loja virtual demanda bastante trabalho e organização.

Então, para não se perder na hora das compras, é bom manter um bom plano de logística. E não estamos falando somente da entrega, mas também dados — como a compra do cliente realizada no site, as informações sobre cartão de crédito, os boletos que foram pagos e o endereço para entrega — devem ser confirmados.

Ainda é necessário verificar quais produtos foram comprados e se estão disponíveis no estoque na quantidade solicitada. Depois disso, todos os produtos devem ser embalados, etiquetados com o endereço do consumidor para, depois, serem entregues para a transportadora ou para a agência dos correios.

Esse é outro ponto que deve ser definido no planejamento: se os cosméticos serão entregues via transportadora ou correios. Para definir qual opção é melhor para o seu negócio, você deve avaliar o valor de cada serviço e também a qualidade dos serviços ofertados. Vale lembrar que atrasos na entrega podem comprometer a imagem de sua loja, mesmo que a culpa da demora seja de terceiros.

Outro ponto a ser levado em consideração é o valor do frete. Você pode repassar uma parte do valor ou o valor integral da taxa para o cliente. Além disso, oferecer frete gratuito para quem comprar acima de determinado valor pode ajudar nas vendas.

Mas o trabalho não para por aí, pois você deve acompanhar todo o processo de entrega até o cliente receber o produto em sua casa. Somente assim, você vai conseguir ter certeza que as entregas estão sendo realizadas dentro do prazo.

Tenha uma boa gestão de estoque

Mais importante do que ter sempre os produtos em estoque é criar uma boa gestão para esse setor de sua empresa. Os produtos devem ser bem organizados. Como cosméticos são produtos menores e, muitas vezes, até parecidos, fica muito fácil confundi-los. Ademais, alguns produtos naturais têm vida útil menor do que outros e devem ser comprados em menor quantidade para evitar o desperdício.

Já produtos com uma vida útil maior podem ser adquiridos em maior quantidade, mas é preciso ficar atento à data de validade, para não ter um estoque ineficiente e nem correr o risco de enviar para o cliente um produto próximo a vencer.

A rotatividade do estoque é primordial para que a sua loja de cosméticos opere sem problemas. No início, você pode ter um pouco de dificuldade com esse processo, pois ele é um pouco complicado mesmo. No entanto, com uma boa organização e paciência, você consegue manter o seu estoque em ordem. Uma boa opção é criar um sistema para identificar e acessar os produtos estocadas. Nessas horas, até uma planilha do Excel tem grande utilidade.

As mercadorias devem ficar longe do calor, da luz do sol e da umidade, visto que podem derreter ou sofrer algum dano que impeça a sua comercialização.

Crie promoções diferenciadas

As pessoas adoram uma promoção e uma loja de cosméticos diferenciada deve oferecer vantagens para os seus clientes. Existem diversas opções que podem ser exploradas para atrair novos consumidores e fidelizar os atuais. Se você ainda está começando, pode dar um bônus para clientes que indiquem amigos e comprem de sua loja.

Criar combos com diversos produtos por um preço diferenciado também é uma boa estratégia. Inclusive, essa tática é muito utilizada por diversas marcas de produtos de beleza. Então, você pode criar o próprio combo de produtos da sua loja com um valor atrativo. Assim, o ticket médio da loja pode ter um aumento considerável.

Promoções para Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Dia dos Namorados e outras datas também não devem ser esquecidos. Além disso, clientes fiéis devem ter acesso a promoções exclusivas. Para saber quais vantagens oferecer para eles, analise a realidade de sua loja de cosméticos e crie algo que proporcione benefícios para ambas as partes.

Outra estratégia interessante é oferecer amostras grátis de produtos. Se um cliente compra um conjunto de shampoo e condicionador, ofereça uma prova de uma máscara de hidratação. Assim, ele tem a oportunidade de conhecer melhor os produtos oferecidos e posteriormente, consumir mais de sua loja.

Para conseguir amostras, converse com os fornecedores. Muitos deles oferecem sachês com um pouco de produto para teste.

Faça boas fotos dos produtos

A experiência de compra em uma loja online de cosméticos é totalmente diferente do que em uma loja física. No e-commerce, o cliente não tem a oportunidade de tocar o produto antes de efetuar a compra. Então, o que vai induzi-lo a adquirir um produto em sua loja é a qualidade das imagens inseridas nela.

As fotografias devem ser tiradas em um local com boa iluminação para que o cliente consiga visualizar bem o produto que está sendo vendido. A qualidade das fotos em um e-commerce tem o mesmo poder de uma vitrine bem organizada em uma loja.

É aquela imagem que vai despertar, no consumidor, o desejo de adquirir o produto. No caso de maquiagens, as fotos precisam realçar a cor natural de sombras, blushes e bases, o que faz a qualidade das imagens ser ainda mais importante. Lembre-se de que boas fotos valorizam o seu produto diante do seu público.

Preze pelo bom atendimento

Se você pensa que ter uma loja online de cosméticos se resume a apenas colocar os produtos na vitrine, estabelecer os preços e pronto, já está começando o seu negócio de forma errada. O atendimento é peça-chave para o sucesso de seu e-commerce. Então, disponibilize ferramentas de comunicação que facilitem o contato dos seus consumidores com a empresa.

Caso a sua loja tenha o próprio site, um chat online é um canal de relacionamento bastante útil para estabelecer contato com os seus potenciais consumidores. Contudo, é importante que você estabeleça um horário de funcionamento e tenha alguém disponível nos horários em que o chat estiver disponível para atendimento.

Além disso, o site deve ter um número de telefone e um endereço de e-mail de fácil localização para que o cliente não tenha dificuldade em encontrar os contatos da loja. Dúvidas e reclamações devem ser sanadas imediatamente. Caso contrário, o cliente pode entender a demora como falta de compromisso da empresa. Vale lembrar que o consumidor atual não está disposto a esperar dias por uma resposta. Se o atendimento for ruim, ele vai procurar outra loja.

Perguntas de consumidores feitas nas redes sociais também devem ser respondidas imediatamente. Outro ponto importante é sempre ouvir o cliente quando ele fizer uma reclamação de um produto que foi entregue com algum defeito ou quando for enviada uma mercadoria errada. Estabeleça uma política de troca rápida e que não gere custos para o consumidor.

Legalize o seu negócio e organize documentos para a abertura da loja

Uma loja de cosméticos, mesmo que seja virtual, é um negócio como outro qualquer. Por isso, ela precisa ser legalizada. Você precisa pagar os impostos devidos para, somente assim, conseguir emitir nota fiscal aos seus consumidores.

Além disso, há regras específicas para a venda de determinados produtos. Então, você precisa procurar informações sobre quais são as exigências para a venda dos produtos que você escolheu comercializar na sua loja. Vale salientar que alguns produtos são de circulação controlada e, por isso, sofrem fiscalização dos órgãos de saúde.

Estabeleça os preços dos cosméticos

Esse é um ponto muito importante na criação da sua loja de cosméticos. Isso porque o seu negócio precisa dar lucros para continuar funcionando, certo? Para definir um valor competitivo, faça pesquisas de mercado para descobrir quais preços são praticados pela concorrência. Lembre-se de focar a pequisa em um negócio online, ou seja, compare o seu negócio com empresas do mesmo segmento.

Se você analisar os seus custos e perceber que pode oferecer os seus cosméticos com um valor mais competitivo do que o da concorrência, vá em frente. Para quem está começando, esse pode ser um grande diferencial, visto que vai ajudar a atrair mais consumidores para a sua loja.

Como você viu, montar uma loja virtual de cosméticos demanda investimento e paciência como qualquer outro negócio. A grande vantagem é que não será necessário um espaço físico para começar o seu negócio, o que proporciona uma boa economia de recursos. O estoque pode ser armazenado na sua casa mesmo. Enquanto as vendas não decolam, você pode trabalhar sozinho.

Inclusive, o trabalho pode ser realizado em regime Home Office. Isso poupa ainda mais recursos, já que não será necessária a compra de materiais de escritório, o pagamento de aluguel, a reforma de imóvel, entre outros encargos necessários para a abertura de um negócio.

Entretanto, como já dissemos nos tópicos anteriores, é preciso o investimento em uma boa plataforma de vendas, além de um bom planejamento de marketing, um plano financeiro e o planejamento de crescimento da empresa.

Para que a loja consiga cumprir as suas metas de vendas, você precisa estar presente todos os dias, acompanhando todos os processos e suando a camisa para que os seus produtos sejam bem aceitos pelo consumidor. Embora uma loja de cosméticos seja uma boa ideia, ela não vai vender sozinha. Você precisa fazer a sua parte.

Se você está pensando em entrar para o mundo dos negócios e ter a sua própria loja virtual, a Tray Commerce oferece toda a estrutura para a criação da sua loja.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

O guia completo para montar uma loja virtual de cosméticos diferenciada
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.