Conheça os novos recursos do WhatsApp para aumentar suas vendas!

O WhatsApp se tornou muito mais que um app de comunicação entre amigos, e se usado da forma correta, ele poderá ser essencial na sua estratégia de vendas. Dessa forma, confira algumas novidades que poderão te ajudar a vender muito e como utilizá-las da forma correta.

Estar por dentro dos novos recursos do WhatsApp é fundamental para expandir o campo de atuação do seu e-commerce. Afinal, com essa ferramenta, o consumidor pode dispor de um canal acessível para esclarecer dúvidas sobre os seus produtos. De outro modo, a sua empresa também ganha a chance de captar mais clientes.

Para ajudar você a aplicar essa estratégia, explicamos neste artigo o panorama das vendas pelo WhatsApp no país. Também vamos apresentar as principais dicas para ter uma implementação eficiente desse recurso no seu negócio. Confira!

Qual a importância do uso do WhatsApp para aumentar as vendas da sua empresa?

O WhatsApp é uma ferramenta presente no dia a dia de muita gente que usa esse aplicativo de mensagens instantâneas tanto para contatos pessoais quanto para assuntos relacionados ao trabalho. Além disso, esse app também é um canal prático para a comunicação entre os consumidores e as empresas.

Só para você ter uma ideia, de acordo com pesquisa da consultoria Accenture, 83% dos brasileiros usam o WhatsApp na hora de comprar. Dessa parcela, 37% são consumidores de produtos de grandes empresas.

De outro modo, o próprio WhatsApp já divulgou que mais de 175 milhões de usuários encaminham diariamente mensagens a contas do WhatsApp Business, aplicativo que é direcionado especialmente ao uso por pequenas empresas.

Assim, sem dispor desse canal de contato, dificilmente o seu e-commerce conseguirá atingir a otimização da performance de vendas. Em contrapartida, ao usar essa ferramenta, a sua loja virtual ganha um recurso que permite captar e recuperar clientes, tal como responder às suas questões sobre os produtos.

Quais são os recursos do WhatsApp que podem ajudar as empresas a vender mais?

Para começar, os catálogos do WhatsApp Business são ferramentas que auxiliam os compradores a localizar produtos e serviços. Atualmente, estão disponíveis mais de 1,75 milhão de catálogos de negócios pelo aplicativo no país.

Os recursos recentes ainda possibilitam criar e gerenciar esses catálogos com o WhatsApp Web, que é usado no desktop, e não somente pelo aplicativo do celular. Dessa forma, as empresas podem realizar a inserção de novos produtos de um jeito mais rápido.

Da mesma forma, as empresas ganharam a opção de ocultar os itens que não estão mais disponíveis no seus estoques. Para isso, é só utilizar a função “esconder” para produtos específicos do catálogo. Por conseguinte, a sua empresa consegue evitar que os seus clientes visualizem itens indisponíveis e ganha tempo no atendimento.

Além do mais, com auxílio de uma plataforma de e-commerce, dá para promover integrações entre o site da sua loja e o aplicativo de mensagens. É possível inserir o WhatsApp e outras opções de chat para ter esse contato direto.

Uma plataforma ainda pode auxiliar o seu e-commerce na hora de gerar um link de orçamento com diversos itens. Consequentemente, a sua empresa consegue otimizar essa tarefa de selecionar produtos e encaminhar a opção para os clientes, com o objetivo de concluir a compra de uma maneira ágil.

Contar com uma plataforma de e-commerce ainda pode ajudar a sua empresa a recuperar oportunidades de vendas com clientes em potencial. Quando o visitante faz pedidos no carrinho e preenche os seus contatos, mas não finaliza a compra, é possível retomar a comunicação por meio do WhatsApp e aumentar as chances de fechar negócio.

Igualmente, é possível utilizar a ferramenta para estabelecer contatos de pós-venda com os consumidores. A solução possibilita que a sua empresa atualize o cliente sobre o status da entrega, além de receber feedbacks sobre a venda. Esse ponto é importante para garantir que o cliente volte a comprar com o seu e-commerce.

Confira também: Guia completo para vender pelo WhatsApp!

5 dicas eficientes no uso do WhatsApp para alavancar vendas

Agora que você já conhece os principais motivos para utilizar o WhatsApp, além dos recursos que a sua empresa pode contar, separamos logo mais 5 estratégias efetivas para aprimorar a utilização dessa ferramenta.

1. Inclua o WhatsApp na estratégia de marketing

Inicialmente, a sua empresa precisa incluir a estratégia de uso do WhatsApp na comunicação com os clientes no planejamento de marketing. Desse modo, é fundamental divulgar o meio de contato por meio do aplicativo nas campanhas, a fim de que os clientes efetivamente usem esse canal. 

2. Treine bem a sua equipe

Não adianta implementar uma campanha de marketing bem estruturada para o uso desse recurso sem que a sua equipe esteja preparada para a demanda de contatos com os clientes. É essencial treinar a sua equipe para atender à procura dos consumidores e encaminhar informações claras para eles.

Nesse sentido, dispor de uma ferramenta que integre o site do seu e-commerce com o seu canal de venda no WhatsApp faz toda a diferença. Isto posto, é possível agilizar o atendimento e concluir um maior número de vendas.

3. Não demore para responder

Será necessário organizar a equipe da sua loja para realizar o atendimento por meio do WhatsApp com rapidez. Afinal, um dos principais erros das empresas é a demora para responder os consumidores, que podem dar preferência para uma loja concorrente diante do atraso.

4. Selecione pontos de contato

Também é interessante que o seu e-commerce evite lotar o canal de contato com os consumidores ao enviar muitas promoções e ofertas de produtos. Assim, o excesso de mensagens pode afugentar os seus clientes.

É preciso analisar a recepção dos clientes em relação ao conteúdo que é enviado por meio da ferramenta. Do mesmo modo que é necessário selecionar os pontos de contato com a clientela, como parte de uma estratégia de marketing bem estruturada do seu negócio.

5. Priorize outros canais para venda

Sem dúvidas, sistematizar bem o atendimento via WhatsApp fará com que a sua empresa desenvolva um canal eficiente para fechar novas compras. No entanto, a sua loja virtual não deve deixar de favorecer outros canais de contato, a exemplo do e-mail e do chat no site, para não depender somente das vendas por meio do aplicativo de mensagens.

Dúvidas sobre atendimento via WhatsApp? Confira esse post: Como utilizar o WhatsApp no pós-venda.

Com base no que foi apresentado, você viu como se inteirar dos novos recursos do WhatsApp pode estender a atuação do seu e-commerce. Essa ferramenta pode ser usada de maneira eficiente para estabelecer pontos de contato com os consumidores, captar e recuperar clientes, além de responder dúvidas sobre os seus produtos.

Gostou de aprender as funções do WhatsApp que podem auxiliar a sua empresa? Aproveite para seguir o nosso perfil nas redes sociais e receber as nossas novidades no seu feed!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário