Novo recurso permite Pagamento Via WhatsApp

Nesta segunda-feira (15), o aplicativo WhatsApp liberou no Brasil a função para pagamento diretamente dentro do aplicativo. Função incrível em meio ao momento que o mundo está vivendo! Agora qualquer usuário poderá fazer comprar ou transferir dinheiro realizando um pagamento via WhatsApp.

E o Brasil foi o país escolhido para o lançamento. Depois de muitos anos de testes na índia, a nova funcionalidade chega ao Brasil nos moldes corretos. Além disso, o WhatsApp deixa claro que o foco é o empreendedor.

“O Brasil é um país mais importante para o WhatsApp. Temos milhões de pessoas usando regularmente o aplicativo. Além disso, centenas de milhares de pequenos negócios estão usando o WhatsApp para interagir com seus clientes”, disse Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, em entrevista à EXAME.

Foto: Divulgação WhatsApp

Quem poderá usar o pagamento via WhatsApp?

Todo mundo poderá utilizar! Seja usuário tradicional ou contas business

Inicialmente, a ideia é que os usuários façam transferências entre amigos e também para realizar compra seguras com empresas.

Entretanto, apenas as contas tradicionais poderão utilizar o serviço totalmente gratuitamente. As empresas que utilizam o WhatsApp Business pagarão uma pequena taxa, segundo Matt Idema.

As pessoas poderão transferir até R$ 1.000 por vez e receber até 20 transações por dia com um limite de R$ 5.000 por mês. Apenas transações dentro do Brasil e na moeda local são autorizadas.

Pagamento via WhatsApp veio para ajudar quem está começando a vender online

Certamente, o lançamento desta funcionalidade foi acelerada devido à pandemia.

Desta maneira, os lojistas que estão começando a vender online poderão ter maior segurança na hora de vender pelo WhatsApp. Sem falar na vantagem de não precisar de nenhum contato físico.

Transferências bancárias tradicionais já faziam isso? Sim! Mas dependendo do banco, as taxas são exorbitantes e o pagamento demora para ser realizado.

Com o pagamento via WhatsApp, a compra e pagamento é feita dentro do mesmo aplicativo, facilitando para quem comprará e para quem realizará a venda.

E este pensamento vai de acordo com o que disse David Vélez, fundador e presidente do Nubank, a novidade está alinhada com a missão da empresa: reduzir a complexidade na vida das pessoas.

“Com uso de tecnologia, nós encurtamos a distância física que deixava milhões de brasileiros sem acesso a serviços financeiros. Agora, nossos clientes poderão fazer pagamentos no WhatsApp com a mesma facilidade com que conversam com os amigos e sem pagar nada a mais por isso. Com a parceria, tornaremos a experiência dos nossos clientes ainda mais completa, simples e conveniente”, completou Velez.

A facilidade do online veio para ficar!

Quem sabe os pagamentos via WhatsApp não seja o início para empreendedores que desejam ter sucesso em grande operação de uma loja virtual? É uma grande oportunidade de testar o mercado!

Qualquer banco aceitará o pagamento via WhatsApp?

Nesta primeira fase de uso, apenas usuários com contas Banco do Brasil, Nubank e Sicredi poderão utilizar a nova funcionalidade, seja para crédito ou débito. A responsável pelo processamento de pagamentos será a Cielo.

Como fazer o pagamento via WhatsApp?

Para não restar nenhuma dúvida, o WhatsApp disponibilizou vídeos de tutoriais, tanto para contas comuns, como a configuração para WhatsApp Business.

Pagamento em contas comuns

Pagamento para WhatsApp Business

Taxa salgada para comerciantes

Após levantamento, a taxa cobrada dos pagamentos em débito via WhatsApp dos comerciantes é de 3,99% por transação.

É importante lembrar que na função débito, as taxas de outras empresas são:  Cielo, (parceira do WhatsApp na novidade) conta com taxa de 2,39% a cada transação no débito. A GetNet cobra 2%; Mercado Pago, Rede, Ton e PagSeguro, 1,99%; SafraPay, 1,88%; e C6 Pay, 1,85%.

Lembrando que as taxas valem para WhatsApp Business, ou seja, para conta comerciais. Transações entre amigos não contarão com cobrança de taxas.

E aí, curtiu a novidade?

Para mais novidades sobre e-commerce, acompanhe nosso blog, curta nossa fã page no Facebook e nos siga no Instagram: @escoladeecommerce.