Nova greve dos caminhoneiros é descartada após negociação com o governo

A nova greve dos caminhoneiros que estava prevista para o dia 29 deste mês foi descartada após negociação de quase cinco horas […]

A nova greve dos caminhoneiros que estava prevista para o dia 29 deste mês foi descartada após negociação de quase cinco horas com ministério.

Os últimos dias foram marcados por uma tensão entre os caminhoneiros e o governo, pois a categoria estava se movimentando para iniciar uma paralisação a nível nacional, motivados pelo aumento do preço do diesel e a não fiscalização da tabela de frete.

No ano passado, a categoria realizou uma paralisação de 10 dias que rendeu um grande impacto na economia do país e alvoroço na sociedade, pois houve falta de suprimentos em mercados, os postos ficaram sem combustível e até remédios ficaram em falta em algumas localidades.

O e-commerce também sofreu muito com a greve, pois o consumidor não se arriscou a comprar algo sem ter a garantia de que o produto seria entregue.

Tal cenário poderia se repetir ainda neste mês, mas os representantes dos caminhoneiros e o ministério da infraestrutura, após cinco horas de negociações nesta segunda-feira (22), chegaram a um acordo satisfatório para os caminhoneiros.

Nova greve dos caminhoneiros é descartada após negociação com o governo

Reunião entre representantes dos caminhoneiros e integrantes do governo – Foto: Divulgação

 

Em nota, o ministério assumiu a responsabilidade de realizar uma agenda de trabalho a curto prazo a fim de amortecer os impactos da variação do preço do diesel, além de realizar uma fiscalização mais acirrada no cumprimento da tabela de frete; a eliminação de multas desnecessárias aos caminhoneiros; a transferência do custo do diesel para a tabela de frete e a celebração de um termo de compromisso com a categoria.

A negociação contou com a participação de 26 líderes dos caminhoneiros, entre integrantes de 11 entidades da classe e mais um grupo de motoristas autônomos.

Diante do posicionamento do governo, a nova greve dos caminhoneiros que estava prevista para o dia 29 foi descartada, pelo menos por hora, afirma os representantes da categoria.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário