Como funciona o mercado de infoprodutos no Brasil? Entenda aqui!
Buscapé: entenda como começar a vender nesse marketplace

Nova Black Friday: governo planeja criar a semana “Brasil em Verde e Amarelo”

Publicado em: • Última Atualização:

A ideia do governo do Brasil de uma Nova Black Friday nacional pode ser iniciada já neste ano, com o possível nome de “Brasil em verde e amarelo”, conhecida como a semana do Brasil. O plano é unificar a liberação do Saque do FGTS/PIS com uma data para aquecer ainda mais a economia com o incentivo.

Como uma data nacional, a semana seria a de 6 a 15 de setembro, quando se comemora a independência do país, um período de descontos no varejo – no formato de quatro de julho nos EUA.

Por que a liberação neste período?

A unificação da data com o saque do FGTS seria por causa da injeção de até R$ 30 bilhões na economia para este fim, onde um total de 106 milhões de brasileiros poderiam realizar o saque de até R$ 500,00.

Segundo a Caixa Econômica Federal os “varejistas se mostraram otimistas com a proposta, tendo em vista o ritmo de retomada da economia ainda lento e a liberação do FGTS no segundo semestre”.

A data também surge como uma oportunidade para estimular as compras em um mês que, em geral, é morno, entre o Dia Dos Pais e a própria Black Friday. O restante do calendário comemorativo do varejo não sofrerá alterações.

O saque do FGTS seria o único estímulo para a Nova Black Friday?

Para incentivar ainda mais a Nova Black Friday, o governo poderia ir além do saque do FGTS, como  reduzir ou isentar a cobrança de impostos de eletrônicos e eletrodomésticos vendidos no período, para que os descontos possam ser reais. O ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) e o IPI (imposto sobre produtos industrializados) podem ser alterados.

Visando fortalecer outros setores, existe a possibilidade do governo negociar com o setor hoteleiro para promover descontos e aquecer o turismo na semana que é comemorada a independência do país. 

Bancos, concessionárias e fabricantes de automóveis podem participar da ação, visando fortalecer ainda mais a data.

Como o e-commerce será afetado?

Para o viés do e-commerce, a ideia é liquidar os estoques “parados”, visando novos pedidos para aquecer diversos setores do país e internacionais também.

Um outro fator é descolar a data americana do calendário nacional e criar uma nova marca “Brasil em Verde e Amarelo, com diversas ações do governo com parceira com as empresas.

Existem projeções com um crescimento de aproximadamente 66% nas vendas neste mês e inicialmente o planejamento não é afetar a Black Friday.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Nova Black Friday: governo planeja criar a semana “Brasil em Verde e Amarelo”
3 (60%) 2 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *