Como e por que criar Kit de Produto para e-commerce?

Notificações push: entenda o que são e como utilizá-las no e-commerce

Publicado em: • Última Atualização:

Criar engajamento dos clientes é um objetivo constante de quem trabalha com e-commerce. Para alcançar essa meta, uma estratégia tem revolucionado o mercado: as notificações push. Mas afinal, o que elas são?

Sabe quando você baixa um aplicativo para pedir comida, e ele começa a enviar notificações para o seu aparelho com promoções? Pois é, essas são as chamadas notificações push. Resumidamente, são mensagens automáticas enviadas para os clientes, tanto em mobile como nos navegadores, com alguma informação sobre a empresa.

Neste texto, vamos explicar as vantagens dessa comunicação e dar algumas dicas para impulsionar o seu e-commerce. Aproveite a leitura!

Vantagens das notificações Push

O envio de notificações push acontece mesmo quando o usuário está em outras páginas ou outros aplicativos, que não o da empresa remetente, sendo uma espécie de pop-up dentro da aba do navegador ou na tela inicial do mobile. Esses alertas podem conter avisos sobre novos produtos, descontos disponíveis, alertas de proximidade e diversos tipos de mensagens curtas.

O seu foco é criar uma comunicação direta com o cliente, de forma similar ao e-mail e o SMS, porém indo além. Apesar de não substituir esses formatos, as notificações push são mais relevantes para o envio de mensagens curtas em um horário específico, aumentando as interações do usuário com o app em até 88%. Não se trata de trocar um meio por outro, mas de entender como utilizar cada um na sua estratégia.

Como você viu, notificações push conseguem atingir o público-alvo melhor do que o e-mail e SMS, que são considerados formatos já saturados. Listamos aqui algumas vantagens desse tipo de envio.

Atrair atenção

A curiosidade humana e sua obsessão em checar o celular sempre que alguma notificação aparece é um trunfo das notificações push. Por ser mais difícil de ignorá-las, a informação é transmitida de forma rápida e com maior absorção. Valendo-se de conceitos psico e neurológicos, entendemos que, inconscientemente, a leitura rápida de textos curtos que pipocam na tela facilita que o usuário guarde essas informações. Isso faz toda diferença na escolha de uma empresa e seus serviços.

Aumentar o tráfego

Alcançando diretamente o consumidor potencial, você consegue direcionar melhor esse público para a sua plataforma principal, o site do seu e-commerce. Uma pessoa que autorizou a receber notificações push da sua empresa passa a ser constantemente lembrada dos benefícios de utilizar o serviço disponibilizado. Se, em um primeiro contato, o cliente estava em dúvidas ou não tinha condições de realizar a compra, essa comunicação direta lembrará de retornar ao site apenas com um toque.

Melhorar a experiência do usuário

Quando utilizadas na dose certa, as notificações push melhoram a experiência do usuário, ao receber as atualizações do seu negócio. É preciso analisar bem a quantidade de envios e a frequência para não cansar o usuário. Afinal, esse tipo de notificação depende de autorização. Na medida certa, você facilita o acesso às informações do seu produto e mantém contato constante com seu público, que pode acessar com facilidade o conteúdo de interesse.

Personalizar mensagens

Notificações push têm a facilidade de ser personalizadas de acordo com os dados que sua empresa tenha sobre o usuário. É parecido com os e-mails automatizados, nos quais você consegue colocar nome do usuário e outras informações, mas com maior precisão. Você também programa para enviar em um horário em que os clientes estejam mais predispostos a buscar um serviço como o seu, ou até realizar o disparo baseado na geolocalização da pessoa.

Dicas para usar no e-commerce

Se você quer impulsionar suas vendas online, as notificações push são uma ferramenta essencial. Aqui vão algumas dicas para você implementar no seu e-commerce.

Anuncie descontos

Essa é a tática mais usada nesse tipo de mensagem e também uma ótima forma de atrair o interesse do seu cliente. Ao enviar promoções e descontos por meio dessas notificações, você consegue chegar até ele com um investimento bem menor do que se fosse com o uso de mídias tradicionais. Dependendo do seu negócio, é interessante enviar com certa regularidade até como método para não cair em esquecimento.

Teste horários

Você pode testar diferentes horários de envio para determinada mensagem. Assim, é possível descobrir quando a taxa de cliques aumenta, refletindo em maior interesse do público. É uma forma de descobrir, na prática, uma informação mais detalhada sobre o cliente, de modo a focar em mensagens padronizadas.

Ofereça lembretes

Uma ótima forma de uso das notificações no e-commerce é como forma de lembrar o usuário que ele se esqueceu de um item no carrinho. No dia a dia corrido, essa situação é muito comum, especialmente nas plataformas mobile. Dessa forma, você garante que o cliente vá finalizar a compra, se ainda for de interesse dele.

Segmente as mensagens

Quanto melhor você conhecer cada usuário, maior pode ser o foco nos horários e hábitos dele para direcionar à sua marca. Segmentando o envio das notificações conforme essas informações, você tem mais chances de conquistar um cliente fiel. Também, com um envio segmentado, você evita que ele tenha uma imagem ruim da sua marca, porque, dessa forma, sua empresa não exagera na quantidade de notificações.

Anuncie novos produtos

Quando um cliente já está acostumado a comprar certo produto, o trabalho para converter em vendas é menor. Afinal, ele já toma a iniciativa de ir em busca. No caso de novos produtos, ainda desconhecidos pelo público, o uso de notificações é muito importante para introduzir no usuário fiel novas possibilidades. Aliando com promoções, essa técnica costuma dar certo para empresas que estejam expandindo seus horizontes.

Quando o assunto é notificações push para e-commerce, definitivamente, a principal coisa a ter em mente é personalizar as mensagens. Como vimos, você pode testar horários e usar a geolocalização, mas também é interessante pesquisar detalhadamente sobre as suas personas.

Descobrir se o seu público reage melhor com uma linguagem informal, utilizando memes e expressões atuais, ou se ele está mais atento ao celular durante a manhã são alguns exemplos. Outras dicas são lembrar quais são os produtos mais comprados e avisar quando eles estão em promoção, parabenizar o aniversário dele ou simplesmente pedir a opinião sobre o serviço prestado.

As possibilidades para você aplicar as notificações push no seu negócio são infinitas. Para saber mais e trocar dicas, curta nossa página no Facebook!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Notificações push: entenda o que são e como utilizá-las no e-commerce
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *