Nomes para loja virtual: Como escolher o melhor + ideias de nomes por nicho

Alguns nomes para loja virtual do nicho de alimentação seria: Saudável sabor, Light evolution, Cardápio Fit e Saúde na Mesa. Para loja de roupas femininas temos algumas opções como: Moda mulher virtual, Poder da moda, Bela Fashion e Universo Feminino, por exemplo.

Ao montar um negócio online, um dos primeiros questionamentos que deve ser feito pelos empreendedores é: como escolher um nome para minha loja virtual?

O nome de uma marca deve ser elaborado muito bem, uma vez que ele precisa traduzir a proposta do negócio e os seus produtos, comunicar com o público e estabelecer conexões.

Além disso, o nome funciona como uma identidade, garantindo que a empresa tenha destaque no mercado, seja referência para indicações e, como consequência, chame atenção dos clientes. 

Essa etapa do nome para loja virtual pode ser complexa e requer muito planejamento para que a marca tenha autoridade e importância entre clientes. Por isso, se você está buscando inspiração nesse processo, este artigo foi feito para você. 

Confira nosso guia completo com algumas dicas sobre o que considerar para pensar em nomes para loja virtual, além de ajudar você com algumas ideias. Boa leitura!

O que considerar ao escolher nomes para loja virtual?

Como mencionamos anteriormente, ter boas ideias de nomes para o comércio online e desenvolver uma marca eficiente exige tempo e muito planejamento.

Nesse sentido, quanto mais criativo e inovador for a denominação para o negócio, chamará mais atenção e atrairá novos clientes. 

Então, para escolhê-lo, é preciso criatividade e uma visão estratégica, a fim de que a opção escolhida traga impacto ao público e esteja alinhada aos objetivos do negócio.

Além disso, quando falamos em nomes, é inevitável pensar no branding. 

O branding consiste em criar a identidade visual de uma empresa. A intenção é estabelecer uma imagem positiva ligada ao negócio para o consumidor, utilizando elementos como nome, cores e logotipo. 

Dito isso, veja, a seguir, alguns passos fundamentais para fazer uma boa escolha de nome para a sua loja virtual!

Analise o seu público-alvo

O primeiro passo para escolher o nome para loja virtual é conhecer o público-alvo que você deseja conquistar.

Dessa forma, é possível avaliar que tipo de nome poderá entrar em conexão com o que as pessoas que pretendem alcançar querem.

Entender para quem sua marca atua pode ajudar no processo de definição dos nomes.

No entanto, isso não está relacionado somente aos interesses dos seus clientes, mas também aos conhecimentos e perfis de consumo.

Por isso, uma ótima sugestão é fazer uma análise da concorrência e começar uma pesquisa com potenciais clientes que atendam ao perfil que você deseja alcançar.

É preciso levar em conta o perfil do cliente que você espera atrair, pois o nome da sua empresa e as demais ações feitas por ela precisam proporcionar uma identificação com o público-alvo.

Então, comece procurando algumas informações básicas, como:

  • Local de residência;
  • Idade;
  • Renda Mensal;
  • Cores preferidas (importante para que você também acerte nos materiais criativos);
  • Conhecimento de outras línguas.

Nesse momento, você terá uma imagem clara e objetiva do seu potencial cliente e uma grande quantidade de termos que descrevem a relevância do seu produto para ele.

Defina o nicho de mercado

Ainda que sua loja virtual inclua vários segmentos, é essencial ter foco em um nicho de mercado para não confundir os consumidores e ajudar na criação de uma identidade. 

O nicho de mercado consiste em uma estratégia de segmentação, isto é, uma área específica em que uma organização pode atuar e conquistar alto nível de conhecimento, tornando-se referência na área.

Para definir um nicho do mercado, é preciso garantir que todos os recursos investidos, abrangendo tempo, dinheiro e mão de obra, transformem-se em reconhecimento do público-alvo e sejam refletidos em receita para o negócio.

Vale destacar a importância de respeitar o nicho de mercado, já que não é nada criativo usar um nome que faz referência a outro segmento em sua loja.

Sendo assim, mesmo que o nome não esteja associado à atividade da empresa, é preciso transmitir a mensagem que a marca deseja passar para o cliente. 

Escolha o propósito do negócio

O nome de uma marca deve, basicamente, transmitir os seus valores e propósito, e se comunicar de maneira direta com o público.

Dessa forma, ao iniciar o processo de escolha do nome, você deve ter em mente que precisa comunicar a essência da sua empresa com clareza. 

Um bom exemplo é a Natura, uma empresa que reflete no próprio nome o seu compromisso e harmonia com a natureza.

Mas, lembre-se de que o propósito não serve apenas para criar a marca, ele deverá ser um guia para as decisões futuras do negócio. 

Outro aspecto importante é ter uma visão clara do que a marca será e o que você pretende alcançar com ela.

Afinal, assim como em qualquer outra área, estabelecer o objetivo do negócio garante que você esteja investindo no lugar certo. Além disso, você conseguirá se diferenciar dos seus concorrentes.

Escolha um nome relacionado com o seu negócio

Como mencionamos anteriormente, é essencial que o nome do seu e-commerce tenha relação direta com o segmento dos seus produtos e seu nicho de atuação, principalmente para facilitar a identificação do público com sua marca.

Essa é uma ótima alternativa de expandir o apelo, já que assim que a pessoa visualizar o nome, ela saberá que se trata de um lugar onde pode adquirir um tipo de produto.

Vale destacar que, geralmente, muitas pessoas que estão iniciando no mercado costumam escolher nomes muito específicos.

Com o tempo, isso pode acabar virando um problema se você quiser expandir a sua marca e alcançar novos públicos.

Esse mesmo cuidado deve estar presente no momento de avaliar o significado do termo usado.

Prefira nomes fáceis de serem lembrados

Lojas com grafias simples e fáceis de serem pronunciadas costumam ser uma das mais lembradas pelo cliente quando ele está em busca do produto oferecido por elas.

Por isso, evite nomes difíceis de pronunciar ou escrever. 

Muitas vezes, a tonalidade da palavra pode parecer óbvia para você, mas para aqueles que não conhecem a marca, pode não ser tão simples assim.

Não deixe margem para várias interpretações e erros, nessas horas a simplicidade pode ser uma grande aliada. Além disso, fica mais fácil para o registro do domínio do site. 

Em muitos casos, é comum utilizar o próprio nome do empreendedor para batizar a marca.

Isso funciona caso você tenha vontade de associar a marca aos seus valores, mas é preciso ter cuidado com a escolha e como ela pode refletir.

Da mesma forma, a opção por palavras estrangeiras pode não ser uma boa alternativa, a não ser que o seu público esteja bem preparado para compreender e lembrar facilmente do termo.

Dê preferência para nomes atemporais

Na hora escolher nomes para sua loja virtual, busque palavras atemporais e evite modismos, de modo que eles possam ser atuais em qualquer época, ajudando a marca a manter sua identidade.

Escolher nomes que mencionam memes, piadas ou assuntos específicos, por exemplo, podem gerar bons resultados de imediato.

Porém, com o tempo, eles podem cair no esquecimento, fazendo com que o nome mal faça sentido.

Para evitar este problema, evite modismos e opte por nomes atemporais e que façam sentido em qualquer época.

Tire como exemplo as marcas de sucesso no mercado: elas possuem nomes marcantes, fáceis de lembrar e sem qualquer relação com modismos passageiros.

Faça um brainstorming 

O brainstorming, ou “tempestade de ideias”, em sua tradução livre, consiste em anotar toda e qualquer ideia que surja na sua cabeça, sem filtros ou julgamentos.

Não importa se você acha o nome ruim ou se ele já existe. Nessa hora, o objetivo é apenas anotar tudo.

Passado um tempo, você pode analisar tudo o que foi anotado e descartar o que não tem relação com o mercado que você deseja alcançar.

Lembre-se de separar as palavras utilizadas pelos concorrentes. 

Com o restante das ideias, realize combinações até encontrar as que mais representam seu negócio.

No final, você terá algumas boas opções de nomes para sua loja virtual e poderá melhorá-las até que encontre um nome definitivo.

Elabore uma lista de ideias

Para ajudar no processo de definição do nome, uma alternativa é elaborar uma lista com todas as ideias viáveis, destacando todos os pontos fortes, diferenciais e qualidades que deseja apresentar na sua marca. 

Com uma lista em mãos, você conseguirá visualizar mais facilmente quais palavras apresentam mais afinidade com o seu propósito e como elas podem ajudar na decisão do melhor nome.

O ideal é trabalhar em uma lista reduzida, então remova palavras com o mesmo significado e mantenha os termos que sejam a junção entre cliente, produto e propósito.

Pense em como as palavras podem estar ligadas aos valores da empresa e como isso poderia influenciar ou ser parte do nome dela.

Por fim, combine algumas expressões de formas diferentes para ver o que se encaixa com o que.

Não precisa ser um nome convencional, apenas jogue ideias e veja qual será o resultado.

Analise os concorrentes

Após exercitar a criatividade e ter algumas opções de nome que deseja seguir, faça uma pesquisa aprofundada de nomes dos seus concorrentes e o impacto que essas marcas causam aos consumidores. 

Essas análises são relevantes para que se possa perceber o que tem dado certo para chamar a atenção dos potenciais clientes.

Além disso, evita que você escolha nomes parecidos ou que possam lembrar os de outras empresas, em vez da sua própria marca. 

Dessa maneira, você tem a chance de entender as estratégias de sucesso para um negócio e consegue criar algo totalmente inédito e cheio de personalidade para a sua loja virtual.

Mostre para as pessoas ao seu redor e peça a opinião delas

Estamos quase finalizando, mas que tal validar se o nome é realmente eficaz pedindo opiniões para os amigos mais próximos e o público em geral?

Organize algumas maneiras criativas de conseguir o ponto de vista de seus futuros clientes. 

Você pode usar as ferramentas online como suas aliadas, seja fazendo um formulário simples e enviando pelo WhatsApp, ou entrando em contato com eles pelas redes sociais.

O Google, por exemplo, possibilita que você crie o formulário e compartilhe isso com vários usuários.

As considerações podem ser uma fonte valiosa para validar o nome, além de trazer novos sentidos caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o nome escolhido.

Portanto, se acreditar que uma modificação no nome faz sentido para sua estratégia, não deixe de considerar essa possibilidade.

Verifique a disponibilidade da marca no registro de domínios

Outro passo importante nesse processo é verificar a disponibilidade da marca no registro de domínios para o nome escolhido.

Para isso existem sites que podem ajudar, em que você pode realizar a consulta do domínio, a exemplo do Registro.br e do Internic.

A partir disso, é possível saber se alguém tem o domínio que você gostaria de registrar e se é preciso pensar em outras alternativas.

Não deixe de testar também as possíveis extensões, por exemplo, se o seu domínio termina com “.com.br”, sugerimos analisar se há outros iguais.

Essa observação pode evitar confusão entre os usuários.

Além do registro de domínio, você deve conferir se o nome escolhido pode ser patenteado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Trata-se de uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia que permite a autorização de uso exclusivo de sua marca e garante os direitos relacionados à propriedade intelectual no Brasil.

Lembrando que marcas que já possuem propriedade intelectual protegida podem gerar multas e sanções judiciais se utilizadas indevidamente.

Então, para que tudo ocorra de acordo com as normas, é necessário que o nome esteja disponível nas duas etapas anteriores.

Utilize plataformas para escolher nomes para loja virtual

Como vimos, não há uma fórmula exclusiva para escolher o nome ideal do seu negócio.

Este é um processo que requer planejamento e tempo, podendo surgir muitas dificuldades, dependendo dos empreendedores. 

Mas a boa notícia é que você pode utilizar ferramentas para ajudar a criar esse nome, ou pelo menos para clarear as ideias.

As plataformas geradoras de nomes costumam ser ferramentas intuitivas, que criam nomes diferentes, dependendo do segmento de mercado do seu negócio, assim como permitem que você elabore termos com palavras definidas previamente. 

Por meio dessas plataformas, também é possível personalizar os nomes gerados ou utilizá-los de inspiração para criar os seus próprios termos.

Além disso, você pode contar com sites profissionais para criar o nome de sua loja virtual com domínio próprio.

Assim, não precisará registrar o nome em outro serviço de hospedagem e terá acesso a todos os recursos para colocar sua loja no ar.

Exemplos de nomes para loja virtual dos principais nichos

Sabemos que nem sempre a criatividade está no auge. Por isso, para te ajudar neste processo de escolha do nome da loja virtual, separamos várias referências e sugestões de nomes que chamam atenção. 

Lembre-se que são apenas sugestões, já que você necessita de um nome original e que faça sentido para o seu negócio. A seguir, confira!

Nomes para negócios de alimentação saudável

  • Saúde & sabor;
  • Vegetais Fit;
  • Saudável sabor;
  • Light evolution;
  • Coma bem;
  • Bom alimento;
  • Culinária Saudável Bio;
  • Cardápio Fit;
  • Saúde na Mesa;
  • Cantinho Fit;
  • Delícias Saudáveis;
  • Grão do Bem.

Lojas de roupas femininas

  • Stop girl;
  • Ideal moda;
  • Moda mulher virtual;
  • Poder da moda;
  • Bela Fashion;
  • Universo Feminino
  • Charmosa Store;
  • Diva Moda;
  • Toda bela;
  • Glamour;
  • Divina Elegância;
  • Elegance Modas;
  • Moda para Elas;
  • Cheia de estilo;
  • Bella Boutique;
  • (Seu nome) moda;
  • Cantinho da (seu nome);
  • (Seu nome) confecções.

Nomes para lojas de roupa infantil

  • Baby kids;
  • Kids digital;
  • Futuros kids;
  • Brincando de vestir;
  • Doce infância;
  • Baby fashion;
  • Geração Z on;
  • Pimpolho;
  • Kids Fashion Store;
  • Baby Fashion.

Nomes lojas virtuais de maquiagem

  • Make Up;
  • Bela make;
  • Brilho no olhar;
  • Poderosa Makeup;
  • Pura Beleza;
  • Beauty Bounty;
  • Esmaltaria & Perfumaria;
  • Absoluto Cosméticos;
  • Luz & Beleza;
  • Central da Make Up;
  • Divina Maquiagem;
  • Shopping das make.

Nomes para lojas de Eletrônicos

  • Centro de Eletrônicos;
  • Planeta de eletrônicos.com;
  • Eletrônicos & Cia;
  • Irmãos eletrônicos;
  • Empório dos Eletrônicos;
  • Experience Eletrônicos;
  • Varejo eletrônico;
  • Super Eletrônicos;
  • Point Conserto;
  • Eletrônica Brasil; 
  • Mundial Acessórios.

Nomes para lojas de bijuteria e acessórios

  • My bijous;
  • La donna bijous;
  • Cristal Rosa;
  • Esmeralda Bijuterias;
  • Fino Toque;
  • Bela Prata;
  • Absoluta;
  • (Seu nome) Acessórios;
  • Moda Biju;
  • Acessórios & Cia;
  • Charme;
  • L’acessórios;
  • La Biju;
  • Galeria das Joias;
  • Mundo dos acessórios;
  • Belo Lar.

Nome para lojas virtuais de decoração

  • Decore e viva;
  • Belo decorar;
  • Glamour & Decoração;
  • Casa renovada;
  • Decora & Renova;
  • Redecora;
  • Spazio Decoração;
  • La Casa Decora;
  • Inova House;
  • Art Decor;
  • Belo Lar.

Lojas de variedades

  • Beta Utensílios;
  • Big Variedades;
  • Cenário Variedades;
  • Divina Opção;
  • Hiper Lojão;
  • Ideal Variedades;
  • Magazine Variedades;
  • Mil Coisas;
  • Primordial Variedades;
  • Tudo Lojas. 

Seguindo nossas dicas, você conseguirá encontrar ótimos nomes para sua loja virtual.

Lembre-se de que escolher um bom nome pode ajudar seu negócio a ser identificado, lembrado e adorado por seu público-alvo.

Afinal, assim como escolher os produtos certos para serem comercializados, o termo pode ajudar em seu caminho para o sucesso. 

Uma boa sugestão é contar com uma plataforma que atenda a todas as suas necessidades técnicas e auxilie neste procedimento. Assim, você pode focar na parte mais importante: vendas!

E aí, gostou do nosso post? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este?

Então, não deixe de assinar nossa newsletter para receber as novidades na sua caixa de entrada.

Paleta de cores para loja virtual: como escolher as cores da sua marca?