Loja de quadros decorativos: saiba como se diferenciar no mercado
Mercado Livre: Veja os Impactos que as Mudanças no Frete podem causar aos Vendedores

Nome para loja virtual: 7 passos para definir estrategicamente

Publicado em: • Última Atualização:

Quem pensa em abrir seu e-commerce provavelmente encara um dos maiores desafios dessa etapa: escolher um bom nome para a loja virtual. E não é por menos. Afinal, como definir um nome que seja memorável? Um nome que as pessoas gostem e que defina (em poucas letras) aquilo que você tanto deseja com o seu negócio?

Pois foi pensando nisso que montamos este guia com 7 passos para você definir estrategicamente o nome que a sua nova empresa terá. Quer saber mais? Então, vamos lá!

1. Tenha a missão, a visão e os valores bem definidos

Antes de pensar em um nome para o seu e-commerce, é preciso definir a missão, a visão e os valores dessa empresa. E o motivo é simples: são esses pontos que definirão a identidade da sua marca, que será transmitida também pelo nome.

A missão é a parte que define o propósito da sua empresa, o que ela faz e para quem ela faz alguma coisa.

A visão diz respeito ao futuro do seu negócio, ou aonde você deseja chegar com ele. Representa a aspiração da sua marca.

Os valores apontam princípios e crenças que guiarão os comportamentos, as atitudes e as decisões. Sua empresa pensa em ser preocupada com o meio ambiente? Do tipo que parte em defesa de causas sociais? Então, tudo isso deve estar nos valores.

2. Faça uma pesquisa

Agora que você já tem em mente porque a sua empresa existe, aonde ela deseja chegar e quais serão suas crenças, é hora de fazer algumas pesquisas atrás do que pode definir tudo isso.

Veja o caso da Amazon, por exemplo: sua missão é a de ser a empresa mais centrada no cliente do mundo. Além de ser um lugar onde as pessoas encontrem e descubram qualquer coisa que queiram comprar online. Pois foi com essa ideia de grandiosidade e pluralidade que Jeff Bezos chegou à Amazon — que nada mais é do que a versão em inglês do nome do maior rio do mundo, o Amazonas.

No entanto, é bom entender que não basta fazer uma pesquisa e pronto. O nome não deverá sair apenas dessa fase. Durante a pesquisa, o importante é coletar ideias que representem a sua empresa e não apenas nomes.

3. Realize um brainstorm

Passado o momento de pesquisa, agora é a hora do brainstorm (algo que o pessoal da área de comunicação social conhece muito bem).

Essa técnica, criada em 1942, consiste em pegar um problema — que, nesse caso, é a elaboração de um nome com base nas pesquisas e nos direcionamentos da empresa —  e encontrar soluções, inclusive debatendo prós e contras de cada ideia, até que se chegue a um resultado final.

É interessante entender aqui que, apesar de ser possível fazer um brainstorm sozinho, colocando no papel os prós e contras de cada ideia, o bom mesmo é contar com, pelo menos, mais 2 ou 3 pessoas para ajudar nessa etapa.

Apesar de, na hora do brainstorm, qualquer ideia ser aceita, o fato é que todas ali devem girar em torno do conceito desejado e esperado. Nunca se esqueça disso.

4. Deixe a ideia maturar

Encontrou um possível nome para loja virtual durante o brainstorm? Ótimo. Agora, deixe a ideia maturar. Não tente resolver tudo no mesmo dia.

Tire alguns dias para pensar melhor sobre o nome, perguntar a respeito para outras pessoas e considerar o feedback recebido.

Leve em conta, nesse período, como seria a aplicação desse nome para o Google e para a otimização de resultados do seu e-commerce na internet — ou seja, nas técnicas de Search Engine Optimization (SEO).

5. Faça um teste de pronúncia

Seu nome é fácil de ser pronunciado? Esse é um ponto que deve ser levado em consideração.

Nomes fáceis de pronunciar tendem a ser mais facilmente memorizados e isso é excelente para o seu negócio. Portanto, evite palavras em inglês que não sejam populares, termos complexos de serem escritos e ditos e até palavras muito extensas.

Na hora de pensar em um bom nome, seja simples. Essa dica é fundamental para você ter uma loja virtual que faça sucesso.

6. Faça um teste de sonoridade

Além de fácil de ser pronunciado, o nome da sua loja também deve ter uma boa sonoridade.

Isso tem a ver com o som que aquele nome produz e entender que ele pode mudar com base nos sotaques e nas pronúncias de determinadas pessoas e até regiões.

Se você quiser saber um pouco mais a respeito de como a sonoridade de um nome pode afetar, até mesmo, a percepção que temos de uma marca, uma dica é conferir o artigo — em inglês — publicado pelo pessoal da Inc Magazine a respeito.

7. Busque por nomes semelhantes

Passado por todas essas etapas, é hora de fazer uma busca para saber se existem outras empresas ou lojas com o mesmo nome que você deseja dar para a sua. Mas como fazer isso?

A primeira forma é a mais fácil: procurando pelo Google. Porém, para facilitar a busca, coloque o nome desejado entre aspas e, até mesmo, os termos “e-commerce” e “loja virtual”. Assim, você melhora a performance dos resultados.

Outra maneira de fazer uma boa busca é acessando o registro.br, o site do departamento do NIC.br — Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — responsável pelas atividades de registro e pela manutenção dos nomes de domínios que usam o .br.

Lá você pode procurar por um determinado site .com.br e, inclusive, descobrir mais informações sobre quem está usando aquela URL.

Como você viu por aqui, para encontrar um bom nome para loja virtual, é preciso definir como você deseja que a sua empresa seja percebida, realizar pesquisas e diversos testes. No entanto, o lado bom é que, seguindo esse passo a passo, fica mais fácil encontrar um nome que realmente fará a diferença para o seu negócio e que durará por muito tempo.

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Nome para loja virtual: 7 passos para definir estrategicamente
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *