Nichos de mercado para e-commerce: como escolher o segmento para atuar?

Um dos principais desafios dos empresários atualmente é construir uma marca diferenciada em meio a grandes players no meio digital. Para enfrentar esse cenário, […]

Um dos principais desafios dos empresários atualmente é construir uma marca diferenciada em meio a grandes players no meio digital. Para enfrentar esse cenário, é importante identificar o perfil dos consumidores que cada vez mais aderem a serviços e produtos personalizados na internet, de forma que se encaixe em um perfil de consumo.

É nesse contexto que os nichos de mercado para e-commerce se destacam como uma das tendências de mercado mais promissoras para os negócios. Afinal, trata-se de um modelo que abrange lojas virtuais destinadas a grupos de pessoas com interesses de consumo específicos.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o perfil do negócio e a necessidade de ter boas ideias de e-commerce. Por isso, para te ajudar a escolher qual o segmento de vendas online atuar, elaboramos este artigo com algumas dicas importantes sobre os nichos de mercado para e-commerce.

Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é e-commerce de nicho?

Antes de mais nada, é importante que você entenda o que é o nicho de mercado. Trata-se de um segmento que pode ser definido por demandas ou preferências específicas. Em outras palavras, é um recorte do mercado geral, isto é, uma parcela menor do mercado que corresponde a um grupo de pessoas com interesses específicos.

Diferentemente do mercado geral, que é amplo e tenta alcançar gostos e hábitos de todos os consumidores, o nicho de mercado busca especificidade, suprindo as necessidades de modo focado e mais restrito.

No caso do e-commerce de nicho, ele segue tendências de mercado e busca resolver as necessidades de consumo que são criadas ao longo do tempo, atuando em pequenas particularidades do consumidor e não com o intuito de “vender para todo mundo”.

Quando você oferece uma loja virtual especializada em algo que o consumidor gosta e tem hábitos que demandam esses produtos, ele passa a ser um comprador fiel, o que garante a recorrência e o marketing orgânico.

Quais as suas vantagens?

De um modo geral, o nicho de mercado para e-commerce é a solução ideal para aumentar as vendas e satisfazer as necessidades dos clientes. Além disso, as vendas por segmento oferecem outras diversas vantagens para o seu negócio. Confira a seguir as principais!

Relacionamento com o cliente

Um dos principais benefícios em criar um e-commerce de nicho é poder construir um relacionamento mais sólido com os clientes. Por estar focado em tendências específicas de produtos, o empreendedor entende melhor as características e as necessidades do seu público. Dessa forma, baseadas no nicho de mercado, a criação do ambiente online, a comunicação e as estratégias de marketing se tornam ainda mais eficientes.

Aumento da fidelização

Podemos dizer que, com um melhor relacionamento, a fidelização dos clientes se torna mais fácil e mais eficiente, gerando um fluxo maior de vendas. Isso acontece, principalmente, porque os consumidores se sentem mais confortáveis e seguros em comprar um produto específico em um e-commerce de nicho do que perder tempo buscando pelo produto em sites de grandes redes varejistas.

Posicionamento da marca

Atuar em um mercado de nicho permite também que a marca assuma um posicionamento mais sólido no mercado, facilitando bastante o trabalho de comunicação com os clientes e a criação de uma imagem forte nesse segmento. Além disso, a marca acaba se tornando uma referência e passa a ser indicada por quem realmente entende do assunto, atraindo mais consumidores.

Descubra os segredos para posicionar sua Marca! Live: Posicionamento de Marca De A a Z – Online e Offline – Com Felipe Martins fundador do Portal Publicitário.

Vantagem competitiva

Definir um nicho de mercado ajuda a manter a competitividade do seu e-commerce, não necessariamente pela venda de produtos exclusivos, mas pelo foco em um público específico do mercado. Assim, a segmentação possibilita que a empresa desenvolva ações de marketing conforme os interesses de cada grupo de clientes e use de maneira otimizada seus recursos financeiros.

Como escolher o segmento para atuar?

Agora que você já conhece o que é o nicho de mercado para e-commerce e quais as suas vantagens, é hora de escolher o segmento de atuação. Aqui, é importante lembrar que, com um nicho de mercado bem definido, os investimentos do seu negócio podem ser direcionados para o lugar certo: a atração do seu cliente ideal.

Por isso, não deixe de prestar atenção aos detalhes e seguir as dicas que separamos para você. Veja!

Analise as suas afinidades e preferências

O primeiro passo para escolher o segmento de atuação é definir um nicho de mercado que você tenha afinidade. Mesmo que não tenha um conhecimento aprofundado sobre o assunto, procure vender aquilo que acredita ser interessante e que você goste.

Provavelmente, você conhecerá um pouco sobre o mercado e saberá o que os consumidores estão buscando (até porque você é um deles). Além disso, seguindo sua preferência, você terá mais segurança para tomar decisões e para verificar do que seu público precisa.

Determine o público-alvo

Definir o público a ser atingido é um aspecto básico e fundamental para delimitar o seu segmento de mercado. Por isso, antes de mais nada, determine para quem você pretende vender os seus produtos, qual o seu poder de compra, seus interesses, faixa etária, sexo e outras características relevantes para traçar o perfil do consumidor.

Conheça o mercado de atuação

Para se tornar um especialista em um nicho, é preciso dominar aquele mercado a fundo. Existe uma infinidade de possibilidades para atuar no comércio eletrônico, mas, como dito anteriormente, a única forma de prosperar como empreendedor é tendo paixão pelo seu mercado.

Portanto, estude bem o ramo do negócio, ou seja: quem são os clientes? Quem são os fornecedores? Quem são os concorrentes? Qual a frequência de compra? O que os clientes procuram? Qual o tíquete médio? Entre outros detalhes importantes.

Avalie os possíveis concorrentes

Em geral, quando você define um nicho de mercado, é porque existem poucas marcas oferecendo uma solução adequada para um público que demonstra aquela necessidade. Porém, esse cenário pode ser bastante utópico.

Por isso, pesquise a existência de outros concorrentes, fique atento ao volume de competidores e as ferramentas utilizadas por eles. Se tem pouca concorrência e você apresenta um diferencial promissor, não deixe de investir. Caso contrário, talvez seja melhor procurar outro nicho.

Confira também: como ser diferente dos meus concorrentes? – Live com Felipe Martins fundador do Portal publicitário.

Com essas dicas sobre os nichos de mercado para e-commerce, é possível segmentar sua área de atuação e definir estratégias de vendas focadas no público-alvo. Sem dúvida, ter esse conhecimento facilitará a definição do seu nicho de mercado.

Esperamos que você tenha entendido as vantagens de explorar um nicho de mercado para e-commerce e que suas vendas online sejam um sucesso. Se gostou do nosso conteúdo, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário