7 dicas de negócios inovadores para empreender em 2021

Abrir o negócio próprio é um sonho cada vez mais comum para as pessoas que desejam empreender. Além disso, os negócios inovadores […]

Abrir o negócio próprio é um sonho cada vez mais comum para as pessoas que desejam empreender. Além disso, os negócios inovadores estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores. Esse tipo de empreendimento é extremamente vantajoso e já está prontamente atestado pelo mercado consumidor.

Contudo, é preciso conhecer quais são as principais tendências e saber como implementá-las de maneira eficiente. Alimentação saudável, delivery, soluções tecnológicas e lojas online são algumas das possibilidades. Portanto, é preciso conhecer as tendências e saber como inovar no ano de 2021.

Neste artigo, separamos algumas tendências de negócios inovadores para os próximos anos. Não deixe de conferir!

1. Venda de alimentos por delivery

A venda de alimentos é um dos ramos que está sempre em crescimento. O setor de gastronomia é indispensável, pois supre necessidades básicas e, por motivos diversos, o preparo diário de refeições pode não ser uma opção para algumas pessoas.

As entregas de alimentos em domicílio já vêm acontecendo há alguns anos. Porém, vimos nos últimos meses um crescimento exacerbado de empresas que inovaram e alcançaram resultados impressionantes com a entrega de alimentos.

As opções culinárias são diversas, e a possibilidade de utilizar ferramentas digitais para divulgar e entregar esse produto facilita e disponibiliza o serviço para todos. Seja qual for a sua especialidade, busque facilitar os pedidos e as entregas e garantir uma presença consolidada nos canais de comunicação que os clientes desejam.

2. Alimentação plant-based

Uma forte tendência que vem mostrando resultados expressivos é a alimentação baseada em plantas. Muito associada ao veganismo ou vegetarianismo — premissas nas quais o consumo de derivados animais é eliminado —, a alimentação baseada em plantas vai um pouco além.

Ela segue uma linha de raciocínio muito similar aos modelos vegetariano e vegano: sucos e alimentos que tem como matéria-prima as plantas, sem o consumo de produtos de origem animal. Contudo, o cuidado com a saúde é o fator motivacional desse segmento da gastronomia. Tudo que é consumido visa suprir as necessidades do organismo e ainda se reverter em benefícios para a saúde.

Essa tendência dos negócios inovadores é bastante atrativa, pois o cuidado com a alimentação já conquistou um público estabelecido e atestado. Portanto, mesmo que a ideia principal do negócio não seja baseada no plant-based, é importante cogitar a possibilidade de adicionar algumas opções ao seu cardápio.

3. Infoprodutos

Pela facilidade de disseminar conteúdos relevantes e interessantes utilizando meios digitais bastante difundidos, os infoprodutos ganham destaque no ano de 2021 e são uma tendência para a criação de negócios inovadores.

Para quem detêm algum conhecimento específico e aprofundado sobre determinado assunto, criar materiais ricos e poder comercializá-los por meio da internet é uma vantagem competitiva e uma oportunidade acessível e eficiente.

Presenciamos, no último ano, um forte crescimento de aulas diversas (acadêmicas, motivacionais, de práticas saudáveis e alimentação), e um número cada vez maior de pessoas buscando por esses materiais. Portanto, produza vídeos, e-books, webinars e videoaulas que possam ser adquiridos em qualquer parte do mundo e disseminados por meio de aplicativos, blogs ou sites.

4. Soluções digitais customizadas

Um dos setores que mais cresce é o de produtos digitais que oferecem soluções específicas para problemas e necessidades do mercado. Justamente por sanar deficiências em determinados setores ou empresas, essa é uma forte tendência para os próximos anos.

As opções de soluções são variadas e podem alcançar nichos muito produtivos. Aplicativos para entrega de produtos, bem como para a mobilidade, arquitetura, turismo e lojas online são algumas das possibilidades. Esse modelo de negócio visa otimizar o planejamento, a produção ou a entrega de produtos e serviços.

O foco deve ser em entender o mercado e suas necessidades para entregar soluções que realmente atendam empresas e consumidores e resolvam seus problemas. A customização deve ser prioridade, já que personalizar serviços e produtos é uma tendência crescente.

5. Drones

O mercado de drones é outra opção rentável e que têm forte demanda no mundo dos negócios. São variadas as possibilidades de trabalho para quem domina essa ferramenta tecnológica. Cada vez mais pessoas buscam se especializar e entregar um serviço de qualidade e com eficiência.

Os drones servem para diversos setores: mapeamento de áreas, rastreamento geográfico, segurança, produção de conteúdos visuais e muito mais. Já existem produtos acessíveis e materiais diversos para quem deseja dominar essa tecnologia e alcançar bons resultados.

6. Dropshipping

O dropshipping é uma forte tendência, pois oferece produtos de qualidade por preços muito mais acessíveis. A ideia é intermediar produtos importados e conectá-los a potenciais clientes. Esse modelo é extremamente rentável por não necessitar de espaço físico e nem de estoque de produtos.

Muito pelo contrário, os modelos de dropshipping são totalmente digitais e as lojas de revenda são online. Portanto, produtos que são vendidos em lojas físicas no Brasil costumam ter um valor maior do que aqueles ofertados nesse modelo. Para iniciar no ramo, é preciso contactar produtores que se interessam por dropshipping e criar um canal digital para alcançar potenciais compradores. A produção e entrega fica por conta do comerciante estrangeiro.

7. E-commerce

As lojas online e o comércio virtual já são bastante conhecidos pelos consumidores. Por não necessitarem de espaços físicos e nem de estoque, na maioria dos casos, os riscos e os custos para manter o negócio são bastante reduzidos.

Quase todos os produtos comercializados podem aderir ao modelo virtual — e isso já acontece bastante. Produtos de beleza, saúde, fitness e até alimentação já são comercializados em ambientes online e sua eficiência é comprovada pelo mercado atual.

Dica extra: a importância do planejamento para negócios inovadores

Se você se interessou por algum dos modelos de negócios inovadores apresentados neste artigo ou se motivou mais para iniciar o seu, é importante entender a necessidade de um bom planejamento para que tudo ocorra da maneira planejada.

Entender as legislações vigentes para cada negócio, montar um roteiro com metas de curto e longo prazos e analisar todos os resultados obtidos são fatores indispensáveis para manter a saúde financeira do negócio e conquistar os lucros desejados.

Mesmo os negócios inovadores necessitam de uma estratégia de implementação e produção. Portanto, pesquise o mercado e entenda tudo que é necessário para a abertura do negócio. Além disso, conheça bem o público consumidor, busque pelas fontes financeiras necessárias para tirar o projeto do papel e saiba fazer uma boa estratégia de marketing e vendas.

Os negócios inovadores estão cada vez mais presentes no cotidiano dos consumidores e muitas vezes nem são tão perceptíveis. A tecnologia já faz parte do dia a dia das pessoas, e elas estão buscando por serviços e produtos que sejam eficientes, atendam suas necessidades e ofereçam facilidades de aquisição. Logo, busque o que mais se alinhe às suas expectativas e saiba fazer um bom planejamento.

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos como este, siga nossas redes sociais e se mantenha atualizado. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário