Seu sonho é uma loja virtual de acessórios femininos? Veja como começar!
Como encontrar bons fornecedores de produtos para uma loja virtual?

O poder das mulheres no e-commerce brasileiro

Publicado em: • Última Atualização:

Além da coragem ao empreender, a participação das mulheres enquanto consumidoras também cresceu em relação ao ano passado.

A primeira grande data comemorativa do ano é o Carnaval, mas logo depois da folia, vem o Dia Internacional da Mulher que apesar de ainda não representar um período de vendas tão expressivas quando comparado a datas mais tradicionais como o Dia da Mães, Dia dos Namorados e Natal, tem sinalizado de maneira muito clara algumas tendências de consumo – e também de empreendedorismo – feminino relacionados ao e-commerce no Brasil.

Há três anos o Mercado Livre, em parceria com o Ibope Conecta, mostrou que até 50% das mulheres à frente de negócios online acreditavam em bons negócios para o seu empreendimento no ano seguinte.

O mesmo estudo mostrou que as mulheres também têm mais coragem na hora de arriscar e  inovar. Na época, cerca de 20% delas haviam pedido demissão do emprego antigo para iniciar um negócio online. Entre os homens, mais receosos, esse percentual era de 15%.

Consumo

Em outro estudo mais recente, desta vez do ano passado, mostrou que elas também se destacam do outro lado da tela. O 38º Webshoppers, estudo realizado pelo Ebit, mostrou nos resultados do e-commerce brasileiro do primeiro semestre de 2018, que as mulheres já são 51,5% dos compradores na internet e, ainda que isso não represente necessariamente o reforço de estereótipos, o mercado de saúde, perfumaria e beleza ultrapassou o setor da moda e passou a liderar o ranking de pedidos.

Este mercado representou um total de 35,7% das vendas em e-commerce de janeiro a junho de 2018 e teve um faturamento 45% maior que em 2017. O estudo do Ebit é a principal referência para os profissionais do segmento.

Outro documento que aponta para a importância da mulher no e-commerce brasileiro é o Relatório do Comportamento do Consumidor Online em 2018, produzido pela Social Miner, em parceria com a NeoAssist.

Em sua última edição, o relatório mostrou que os meses de março e maio foram os que obtiveram melhor performance de vendas no primeiro semestre do ano passado, representando, respectivamente um volume de 8,9% e 6,7% no volume de vendas do ano.

O mês de março, inclusive, só perde para datas como a Black Friday e o Natal.

Muito mais que a força feminina na movimentação da economia, especialmente aquecendo o mercado do comércio eletrônico brasileiro, esses números servem como um sinal de oportunidade para que empreendimentos que trabalhem com e-commerce aproveitem a oportunidade para alavancar seus negócios.

O próximo Dia Internacional da Mulher já está à porta e se sua marca trabalha com algum produto ou serviço que se relaciona com esta data, aproveite para investir neste momento, preparando-se inclusive também para o Dia das Mães.

Não esqueça de elaborar um bom planejamento e de se atentar para qual tipo de benefício sua Loja pode oferecer: cupons de desconto, frete grátis, brindes especiais, embalagens para presente, combos de produtos e serviços.

Aposte na customização (do produto ou das embalagens) e na experiência do consumidor na hora da entrega. Um bilhete de agradecimento com uma mensagem especial pode fazer toda a diferença.

A divulgação também é super importante. Que tal integrar suas ações de venda com a sua presença nas redes sociais? Crie uma identidade visual única e toda especial para a data, explore ferramentas como e-mails marketing e landing pages. Se for o caso, experimente também parcerias com influenciadores digitais.  

Não esqueça de preparar o seu estoque, este ponto merece, inclusive, atenção especial. Verifique e atualize constantemente a disponibilidade de seus produtos. Atraso de entregas, confusões de pedidos e indisponibilidade de produtos estão entre as piores experiências na hora de comprar pela internet.

Gostou das informações e dicas deste texto? Comente e compartilhe as suas experiências conosco também. Não deixe de acessar meus outros artigos  para ler mais sobre este e muitos outros assuntos relacionados ao varejo digital.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

O poder das mulheres no e-commerce brasileiro
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *