Conheça 6 canais de atendimento ao cliente que sua Loja Virtual precisa ter
Remarketing: o que é e como ele pode beneficiar um e-commerce?

Mudanças no Instagram: quais são e como elas podem interferir em um negócio?

Publicado em: • Última Atualização:

O Instagram é a segunda rede social de maior sucesso na atualidade, ficando atrás apenas do Facebook. Aliás, de olho nessa popularidade toda é que o Face resolveu comprar o Insta em 2012. No Instagram são compartilhadas cerca de 80 milhões de fotos diariamente, impactando nada menos que 400 milhões de usuários. Sua atuação tem sido tão surpreendente que pesquisas indicam que o engajamento por lá é 10 vezes mais efetivo que no Facebook, 54 vezes mais que no Pinterest e 84 vezes mais que no Twitter. Bem impressionante, não acha?

Está aí pensando o que você tem a ver com tudo isso? Simples: seguindo a mesma linha do Facebook, recentemente foram anunciadas mudanças no Instagram. E essas mudanças podem afetar o seu negócio! Então que tal conhecê-las agora mesmo e já se preparar?

Quais são essas mudanças?

Perfil para empresas

Até o momento, 48,8% das marcas estão presentes no Instagram com perfis exatamente iguais aos dos usuários. Entretanto, identificando a necessidade de aproximar marcas e clientes com mais qualidade, a rede social passará a ter perfis distintos para usuários e empresas. Nesse novo perfil empresarial, será possível inserir um botão de contato ao lado do botão de seguir, aumentando as chances de que um usuário acesse seu site ou qualquer outra plataforma de comunicação direta com sua marca.

Também será possível inserir o endereço físico do negócio, aumentando a visibilidade e o engajamento de públicos locais, aqueles que se identificam com sua região de atuação. Por fim, será possível categorizar o empreendimento, melhorando a segmentação de negócio e o direcionamento das postagens para audiências mais específicas.

Apresentação do conteúdo

Atualmente, a timeline do Instagram é ordenada cronologicamente, certo? Mas em breve ela assará a ser organizada com base nos interesses de cada usuário. Dentre todas as mudanças no Instagram, essa é a que vem gerando mais polêmica, já que reduz o alcance orgânico de muitas empresas e faz com que seja preciso investir mais em publicidade para aparecer.

Por outro lado, empresas que têm um bom nível de engajamento de sua base de seguidores não deverão sofrer com essa alteração, já que a quantidade de interações determinará a classificação das postagens em timelines alheias. O que você deve fazer é produzir conteúdo visual de qualidade e fomentar a participação, atraindo a atenção da sua audiência e dialogando com seus seguidores.

Patrocínio nas publicações

A verdade é que as mudanças no Instagram trazem muitas facilidades para quem maneja bem essa rede social. Uma delas envolve a possibilidade de impulsionar publicações a partir do smartphone, diretamente do aplicativo.

Hoje em dia, toda a gestão de anúncios no Instagram é feita por meio da ferramenta Business Manager, do Facebook. Por isso é que essa mudança tem sido vista como uma melhoria considerável na gestão dos anúncios e da publicidade de modo geral no Instagram.

Instagram Stories

Uma boa novidade que vem com todas as mudanças no Instagram é o Instagram Stories, uma ferramenta semelhante ao Snapchat, por meio da qual você pode compartilhar fotos e vídeos por 24 horas. Como a publicidade perde força cada vez mais rápido, é importante desenvolver estratégias pontuais, que realmente deem um up nas interações da sua página e atraiam a atenção de mais usuários. Tal ferramenta é ideal para esse tipo de ação, já que permite que você lance concursos e promoções expressas, com prazo curto de validade.

Estratégias usadas no Instagram Stories podem gerar um alto nível de engajamento e viralização, dando notoriedade à sua marca. A personalização dessas publicações com emojis e textos pode movimentar ainda mais suas publicações, consequentemente trazendo melhores resultados.

Análise de dados

Também vem aí uma ferramenta que ajudará a mensurar o desempenho da sua empresa na rede social: o Instagram Followers Analytics. Com esse recurso, será possível identificar mais precisamente quem é o público da empresa, qual é sua faixa etária, sua região e seu gênero, além dos horários em que há maior atividade na rede social. Deve ser implementado também o Instagram Post Analytics, ferramenta de análise de dados que tem por objetivo medir o desempenho das postagens, mostrando o número de impressões, de visualizações, interações e engajamento, dentre outras estatísticas que ajudarão a aprimorar sua estratégia.

Esses 2 novos recursos devem se espelhar na já existente ferramenta de análise de dados do Facebook. Portanto, se você já tem alguma familiaridade com o Facebook Insights, provavelmente não encontrará dificuldades em se adaptar.

Como contornar os percalços?

Considerando que as mudanças não podem ser combatidas, o que você pode fazer é enxergá-las como oportunidades para aprender mais a respeito do seu público e melhorar sua estratégia de conteúdo nessa rede social. Sendo assim, aqui vão algumas dicas para aproveitar melhor as mudanças no Instagram:

Aprofunde o conhecimento sobre suas personas

Entenda o que seu público no Instagram realmente espera de você, sem subestimar ou supervalorizar suas expectativas. É possível até mesmo criar um comitê de seguidores, com os mais ativos ou influenciadores, para desenvolver melhores estratégias.

Pergunte à sua audiência o que ela valoriza, como gosta de interagir, que tipo de conteúdos gostaria de ver no seu perfil. Com esses dados em mãos, revise as características de suas personas, monitore o comportamento da sua audiência nas redes sociais e, basicamente, procure se aprimorar.

Preze pela qualidade do conteúdo

Mais qualidade e menos quantidade: esse deve ser o lema para que você continue obtendo sucesso no Instagram. Dedique tempo à elaboração de boas imagens e vídeos, coloque-se no lugar dos seus seguidores e avalie se você gostaria de cada uma das peças que está criando.

Além disso, vá em busca de informação para agregar às suas imagens, eduque, informe e entretenha sua audiência. O poder da comunicação visual é fascinante se você souber o que seu público busca no Instagram, oferecendo a partir daí uma experiência personalizada.

Esteja aberto a mudanças

Instagram, Facebook, Twitter e todas as demais redes sociais estão evoluindo conforme o comportamento dos usuários. Portanto, cabe a você também se adaptar a essas transformações para potencializar o poder da sua marca e atrair mais simpatizantes para a empresa em cada plataforma.

Em um primeiro momento, algumas das alterações até podem não parecer muito vantajosas, mas é preciso entender que agora é a hora de colocar a criatividade em ação, a fim de contornar as barreiras e fazer dessas mudanças seu diferencial dentro do Instagram.

Não tem como fugir: as mudanças no Instagram chegaram para ficar e vão afetar todos os tipos de empreendimento. Então o que você acha de ajudar mais gente a lidar com elas? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Mudanças no Instagram: quais são e como elas podem interferir em um negócio?
1 (20%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.