Como montar uma loja virtual de pet shop

Depois de 2020, sem dúvida, abrir uma loja virtual é um dos negócios mais rentáveis que um empreendedor pode imaginar.  Sendo assim, […]

Depois de 2020, sem dúvida, abrir uma loja virtual é um dos negócios mais rentáveis que um empreendedor pode imaginar. 

Sendo assim, aqui mostraremos o passo a passo de como montar uma loja virtual de Pet Shop.

Por que montar uma loja virtual de Pet shop? 

De fato, um Pet Shop online pode trazer muito lucro! 

E isso se deve ao fato de que, a cada ano que se passa, mais animais são adotados. Afinal, muitos casais — e pessoas que moram sozinhas, optam por ter um pet ao invés de ter um bebê. Devido à falta de tempo para se dedicar ao filho e limitação financeira. 

Embora as famílias invistam muito no bem-estar de seus pets, crianças ainda requerem muito mais atenção e recursos. 

Desta forma, muitos pais e mães de pets surgem todos os dias no país, fazendo com que o seguimento siga em constante crescimento

Por esse motivo, abrir um Pet shop online tem tudo para dar muito certo!

Defina o leque de produtos que serão vendidos 

Após definir seu segmento de atenção, é hora de escolher os produtos que serão vendidos. 

Esse é o momento de encontrar fornecedores e fazer as melhores negociações. Entretanto, lembre-se de uma regra básica do e-commerce: jamais seja dependente de um só fornecedor. Pois, tudo o que acontece com ele, impactará em seu negócio. 

Além disso, especialmente no nicho de Pet shop, é importante estar atento às necessidades do público. A maioria das lojas virtuais com artigos para animais concentram toda a sua energia em produtos para cachorros. Você até encontra uma coisa ou outra para outros animais, mas o foco é sempre aos cães. 

Salvo lojas criadas exclusivamente para atender cães, é muito importante que sua loja virtual de Pet Shop tenha diversidade nos produtos. 

Inegavelmente, com o aumento considerável de famílias alugando e comprando apartamentos, a procura por animais de menor porte tem crescido muito: gatos, pássaros, roedores, peixes e até répteis.

Por esse motivo, para um Pet Shop online se manter atualizado e em alta, é importante atender diversos tipos de público!

Escolha sua plataforma de E-commerce 

Agora que você já sabe quais produtos serão vendidos em sua loja e qual a dinâmica do negócio, é a hora de escolher sua plataforma de e-commerce.

Todavia, essa é uma parte essencial do processo, pois, através dela é que suas vendas serão realizadas.

Contudo, opte por uma plataforma que atenda as necessidades de seu projeto, tenha planos que acompanhe o crescimento da sua loja, seja um sistema completo de gestão e tenha integrações nativas com marketplaces. 

Ou seja, com integrações nativas, você não precisará pagar um HUB a parte para integrar seu Pet Shop online com os maiores sellers do Brasil.

Tema ou layout personalizado? 

Essas escolhas andam juntas, pois, uma depende da outra. 

Além de escolher sua plataforma de e-commerce, é importante considerar se o layout será personalizado ou será um tema. 

Temas prontos podem ser comprados direto da plataforma escolhida. São instalados de forma rápida e prática, sendo, em sua maioria, abertos para modificações e personalizações. Além disso, a economia de tempo e investimento é considerável. Entretanto, a estética de sua loja não será 100% original. 

Já os layouts personalizados costumam criar maior identificação com o cliente, pois, são pensados e criados exclusivamente para sua loja e para persuadir seu público-alvo. Por outro lado, é uma opção que encarece o projeto e pode levar meses até ficar 100% pronto. 

E qual a melhor opção? Depende! Tudo vai depender de sua possibilidade de investimento e prazo para colocar a loja no ar. 

Cadastro de Produtos

Tudo certo com os produtos, plataforma e layout? Chegou a hora de colocar a mão na massa! 

O cadastro de produtos é parte fundamental para o sucesso de sua loja virtual. 

Árvore de categoria 

Antes de cadastrar os produtos, será necessário criar as categorias onde eles se encaixarão. 

Por isso, invista um tempo para realizar sua árvore de categoria e cadastrá-la. É importante que ela siga uma hierarquia e faça sentido para quem estará navegando por sua loja. Vamos a um exemplo! 

Departamento: Gatos 

Categoria: Brinquedos

Subcategoria: Arranhadores 

Mais um! 

Departamento: Cachorros

Categoria: Ração 

Subcategoria: Ração Cachorro Castrado

Percebeu? Pode parecer difícil no começo, mas depois fluirá com bastante naturalidade. 

Título 

O título do produto deve dar todas as informações essenciais para receber o clique.

Neste caso, descarte informações que não sejam tão relevantes e as deixe para complementar a descrição do produto. 

Além disso, tente trabalhar hierarquia também no título, colocando a palavra-chave no início e as demais informações em seguida: 

Certo: Ração Gato Castrado Marca X Sabor Peixe 10kg

Errado: Marca X Gato Castrado Ração 10kg Sabor Peixe

Descrição 

Em uma loja física temos o vendedor. Aquele que mostra o produto, explica os detalhes, demonstra as vantagens e insere o produto na vida do cliente. 

Logo, em uma loja virtual, temos a descrição de produto. Ela é quem será responsável por realizar ou não a venda. De fato, é possível que o cliente entre em contato por algum canal de atendimento para esclarecer dúvidas. Mas, o ideal é que todas as informações estejam na descrição. 

A descrição deve ser detalhada, explicar os benefícios e vantagens do produto, dizer o porquê aquele produto será um diferencial para a vida do pet e inseri-lo na vida do cliente através do imaginário. 

Além disso, é essencial que a descrição repita algumas vezes (de duas a três vezes) a palavra-chave

Imagem

É muito provável que seus fornecedores já entreguem produtos com fotos prontas. 

Entretanto, é um diferencial e tanto ter suas próprias fotos. Isso porque, suas fotos não serão iguais às de muitos concorrentes que possuem o mesmo fornecedor e você terá a chance de investir em fotos de maior qualidade. 

Se esse for o seu caso, procure um fotógrafo especializado em tirar fotos de produtos. Assim, você terá: fotos de diferentes ângulos, close em detalhes, imagem de alta qualidade e, consequentemente, maior chance de vendas. 

Lembre-se de que, a maioria dos pets são sim tratados como filhos, então, quanto mais detalhes seu Pet Shop online proporcionar aos tutores, melhor!

Planejamento de Marketing

O marketing será parte fundamental para fazer com que sua loja seja conhecida pelo público. 

Sendo assim, o ideal é criar uma ação de lançamento com investimento em mídias pagas. 

Após o período de lançamento, crie um calendário de marketing digital com ações e mídias para continuar a divulgação. 

Analise seus resultados em diferentes canais de vendas e mensure o investimento para cada um deles, boas opções são: redes sociais (Facebook Ads e Instagram Ads), Googles Ads, WhatsApp, remarketing, e-mail marketing e quem sabe, Youtube Ads.

Siga investindo em mídias pagas para manter a saúde de seu negócio. Afinal, quem não é visto, não é lembrado! 

Para te ajudar nesta jornada, baixe nosso e-book e aprenda a vender pela internet do zero!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário