Mobile Marketing: O Que é e Como Utilizar Na Sua Estratégia

Você sabia que o Brasil em 2018 chegou ultrapassar a marca de 208 milhões de smartphones? Isso, nos revela que há pelo menos um smartphone para cada habitante no país e esse número pode aumentar ainda mais, segundo pesquisas a expectativa é cheguemos a 236 milhões de aparelhos até o ano de 2019.

Os usuários brasileiros utilizam mais de 72% do tempo online em algum dispositivo móvel, ficando atrás apenas do México e da Indonésia. Nos Estados Unidos os minutos excedem mais de 1 bilhão por mês, os americanos passaram a utilizar 2x mais no mobile do que no desktop, 30% dos usuários espanhóis da internet não usam mais desktop e o Reino Unido registrou o maior número de minutos por mês investidos no mobile durante o ano.

Pensando nesse público conectado a todo momento e em qualquer lugar, é difícil imaginar uma estratégia de marketing sem passar pelo mobile, por isso vamos mostrar nesse artigo como você pode utilizar o Mobile Marketing em seu negócio. Confira!

Afinal o que é marketing mobile?

É um conjunto de estratégia utilizando ferramentas e ações voltadas tanto para smartphones, smartwatch, smart TV, tablets, cartões inteligentes e computadores vestíveis.
Veja, algumas das várias ações mais utilizadas e populares são destacadas abaixo:

Site Responsivo

Uma das primeiras coisas a se fazer antes de começar uma campanha de marketing mobile é tornar seu site responsivo, isso nada mais é que adaptar seu site em todas as plataformas mobile como: smartphones e tablets independente da marca e tamanho da tela, para o Google sites responsivo são priorizados para o ranquear nas pesquisas orgânicas.

SMS e MMS

O mobile marketing tem crescido muito nos últimos anos, apresentado várias inovações além das mais conhecidas como sms e mms.O que é um sms e mms? Provavelmente o sms é mais conhecido dos dois, nele é possível mandar mensagem de texto de até 160 caracteres, já o mms é a uma versão melhorada do sms, onde seu diferencial é enviar imagens,áudios e até vídeos curtos além disso o mms pode mandar mensagem de texto de até 30 mil caracteres.

Essa a popularização do mms está ligado diretamente com a evolução dos celulares que começaram a ter câmeras e com a melhoria dos hardware.

Existe algumas vantagens de usar o sms ou mms em uma estratégia de marketing, uma delas é a de plataforma rastreável onde você pode facilmente rastrear quem abre sua mensagem, qual link eles clicaram e quem ignorou sua mensagem. Outro ponto a se destacar é a interatividade que torna possível obter um feedback dos seus destinatários rapidamente, por meio de um toque rápido no botão de ‘resposta’.

Terceiro ponto, é a entrega imediata ao usuário, no geral, marketing mobile é muito rápido se comparado com outros mecanismo de divulgação, outra vantagem é o toque pessoal no qual você envia uma mensagem de texto via aparelho móvel, isso te dá a possibilidade de personalizar a sua mensagem, com ele você pode compartilhar uma breve história ou link para alguma fonte onde os destinatários poderão ter alguma experiência pessoal ou ver um estudo de caso.

O que é um QR code?

Uma outra maneira de estratégia de mobile marketing é a de qr code. A maneira mais simples de explicar o qr code é citando um exemplo clássico, o código de barra de produtos, no qual é feito uma leitura daquele código de barra onde ele trás todos os dados registrado do produto. É praticamente a mesma funcionalidade do qr code, só que para gerar um qr code o usuário precisa de gerador um software específico e para ser lido esse código é necessário um celular com câmera e a instalação de aplicativo para leitura.

Como usar o qr code em uma estratégia de marketing?

Utilizando o QR Code para direcionar seu cliente direto à página desejada, melhorando a propagação de link da empresa. Entre as diversas possibilidades, você pode fazer um anúncio em um jornal, revista ou em um cartaz, pode direcionar o seu público-alvo para as suas redes de comunicação na internet.
Essa é uma integração necessária e muito importante para você se tornar relevante no mercado, integrando todas as tecnologias.

O que é Mobile Payment?

Mobile Payment é conhecida com pagamento ou transferência móveis, no qual são recebidas com dispositivos móveis. De uma maneira mais simplificada, você pode usar o pagamento móvel em vez de dinheiro, cheque ou cartões de crédito. Podendo também, usar pagamentos móveis como uma alternativa aos cartões de crédito porque é mais conveniente e seguro.

Como usar o mobile Payment no marketing?

Embora os pagamentos móveis possam parecer apenas uma outra maneira de aceitar dinheiro, assim como cheques e cartões de crédito, acho que você começará a enxergar a integração que outras formas de pagamento não oferecem. É difícil se integrar à conta corrente de alguém, mas em um dispositivo móvel carregado com banco de dados, GPS e bússola, você tem o resultado de um programa de fidelidade consciente com a capacidade de oferecer promoções de fidelidade e vantagens de clube e associação um tipo de abordagem de carteira eletrônica.

Produção de Vídeos

A produção de vídeos é a grande sacada do marketing digital e do mobile marketing no momento. O vídeo consegue atrair mais tráfego de pessoas que podem compartilhar o conteúdo em outras plataformas, tendo um maior poder de atração do usuário e engajamento do que um simples texto ou imagem.

Pesquisas realizadas pela Logan, multinacional especializada em marketing mobile, constatou que o investimento publicitário em mobile pode atingir 52,9% do montante destinado a digital no Brasil em 2018. Esse número pode chegar à 77,5% até 2022.

Outro ponto a ser destacado na pesquisa da Logan, é que propagandas para vídeo tem sido um dos preferidos em mobile na América Latina, já que a criação de anúncios nesse formato dobrou de 2016 a 2017.

A pesquisa ainda estima que os investimentos em mídia no Brasil em 2018 devem crescer US$ 2,53 bilhões neste ano, mantendo o país no primeiro lugar da região com 44,7% do share latino-americano e em sexta colocação mundial.

Estima-se que o investimento total em mídia na América Latina chegue a US$ 38,04 bilhões neste ano, um crescimento de 8,7% em relação à 2017, representando 6,1% do investido globalmente.

O YouTube é um bom exemplo de plataforma de compartilhamento de vídeos, mais de 1,5 bilhões de pessoas assistindo todo mês, a média de horas assistidas por dia é de mais 1 bilhão. O mobile ainda representa 60% do tempo total de exibição do YouTube.
Principais Plataformas de vídeos:

  • Youtube
  • Vimeo
  • Facebook
  • Instagram

Porque produzir vídeos para a internet?

Olhando para o cenário de hoje, em que as pessoas estão conectadas o tempo inteiro em algum tipo de dispositivo móvel, faz com que as pessoas utilize ainda mais as plataformas de vídeos.

Bluetooth Marketing

O Bluetooth Marketing é um dos destaques do Mobile Marketing, ele pode trazer o melhor custo benefício entre todas as ferramentas descrita aqui.
Através desta tecnologia, um vendedor como exemplo pode ser avisado sobre as preferências do cliente – a partir de informações sobre suas últimas compras – e tornar o atendimento personalizado. O recurso também permite disponibilizar, por exemplo, um cardápio online para proporcionar mais agilidade e eficiência no atendimento em restaurantes e bares.

Práticas recomendadas para uma boa campanha de mobile marketing

Boas práticas são sempre bem vindas, principalmente quando agente fala de mobile marketing onde toda hora você recebe um sms ou e-mail indesejável, os tópicos abaixo irá mostrar as principais recomendações das boas práticas.

  • Seja claro e conciso: os dispositivos móveis têm telas pequenas, o que significa que as palavras devem ser usadas com moderação. Anúncios desordenados e lotados apenas levarão os usuários a rolar pelo passado. Quando se trata de dispositivos móveis, é melhor manter as coisas simples.
  • Otimizar para local: lembre-se de que uma em cada três pesquisas em dispositivos móveis tem intenção local. Os usuários costumam usar dispositivos móveis para complementar suas interações mundanas imediatas – onde está o posto de gasolina mais próximo? Existe um café nas proximidades que tenha wi-fi? Otimize o marketing móvel local para garantir o alinhamento com as consultas dos usuários.
  • Considere o seu público-alvo: o tipo de público-alvo que você deseja alcançar deve influenciar o tipo de anúncio para celular que você usa. Eles são gamers? Em seguida, tente aproveitar os anúncios no jogo. Eles são jovens e conhecedores de tecnologia? Posts Promovidos no Facebook para celular podem ter maior probabilidade de chamar sua atenção.
  • Experimente estratégias diferentes: há muito espaço para experimentação quando se trata de marketing móvel. Não tenha medo de testar algumas extensões de anúncio com suas campanhas avançadas do Google AdWords. Tente a extensão de anúncio do Ofertas do Google ou a extensão clique para ligar e veja como elas funcionam para você.
    Avalie seus resultados: Experimentar é ótimo, mas não adianta tentar novas técnicas se você não estiver acompanhando seus resultados para ver o que funciona eo que não funciona. Experimente o nivelador do Google AdWords para ver o desempenho dos seus anúncios PPC para celular.

Campanhas avançadas do Google AdWords

O Google lançou Campanhas aprimoradas para todos os usuários do Google AdWords, integrando opções de publicidade para dispositivos móveis à publicidade on-line clássica do Google AdWords.

As campanhas avançadas permitem que os anunciantes gerenciam seus lances do Google AdWords em vários dispositivos em uma única campanha, em vez de criar campanhas separadas para celular e para computador.

Os anunciantes do Google AdWords, podem simplesmente usar os anúncios da Rede de Pesquisa do Google que já usam, em seguida definir lances para ajustar para dispositivos móveis.

Para aumentar os lances para dispositivos móveis, os usuários podem definir um ajuste de lance positivo, como + 20%. Um ajuste de lance de -10% reduz o lance em 10% para dispositivos móveis.

Imagem das campanhas avançadas via siteproppc.com

É do interesse do Google tornar o marketing para celular mais fácil para os anunciantes – o Google gera uma grande quantidade de receita com anúncios para celular.
As campanhas avançadas do Google permitem que os anunciantes gerenciam lances em vários dispositivos, locais e horários com facilidade. Alguns anunciantes podem optar por oferecer lances mais altos para usuários em dispositivos móveis que estão dentro de um determinado intervalo de sua loja ou podem querer fazer lances apenas em dispositivos móveis durante o horário de funcionamento da loja, as campanhas avançadas tornam isso uma possibilidade fácil para os anunciantes.

Extensões de anúncios para celular do Google

A criação de anúncios da Rede de Pesquisa para celular com o Google também permite aproveitar as excelentes extensões de anúncio para celular do Google, que incluem recursos como:

Links para sites para celular : os links para sites para celular facilitam o acesso dos usuários de dispositivos móveis a páginas específicas do seu site sem precisar se locomover. Os links do site são especialmente úteis no marketing para dispositivos móveis, pois são muito mais convenientes para usuários em dispositivos móveis.

Sitelinks para celular no Google AdWords

Extensão de anúncio para celular click-to-call: a extensão click-to-call coloca um botão de “chamada” diretamente abaixo de um anúncio. Clicar no botão gera automaticamente o número de telefone de uma empresa no dispositivo móvel de um usuário.

Embora essa prática extensão de anúncio facilite o contato dos usuários com a sua empresa e direcione o usuário para baixo do acompanhamento de conversão, é melhor que a extensão de anúncio para celular clique para ligar seja exibida quando sua empresa estiver aberta e puder responder às perguntas telefone.

Extensões de chamada para celular do Google AdWords

Ofertas do Google para celular: a extensão de anúncio para celular do Google Offers permite que os anunciantes publiquem uma oferta de desconto ou um cupom abaixo do anúncio. Essas ofertas especiais podem capturar a atenção de usuários que, de outra forma, poderiam ignorar um anúncio.

Ofertas do Google para celular

Extensão de anúncio de clique para transferir: a extensão de anúncio de download com um clique é semelhante ao recurso clique para ligar, mas em vez de gerar um número de telefone, clicar no botão “download” leva os usuários à página de download do pré app selecionado.

Extensões de anúncios locais:
As extensões de anúncio locais são provavelmente as extensões mais importantes para dispositivos móveis, considerando que 1 em cada 3 pesquisas para dispositivos móveis tem intenção local.

Considerando quantas pesquisas em dispositivos móveis são perguntas em busca de uma solução local, o marketing móvel local precisa ser um aspecto essencial de sua estratégia para dispositivos móveis, essas extensões de marketing para celular locais geralmente envolvem um número de telefone ou um link para o Google Maps.

Espero que esse artigo tenha ajudado você! Caso tenha alguma dúvida, basta deixar um comentário abaixo que eu mesmo estarei respondendo. Um abraço e até a próxima.

Curtiu? Compartilhe!

Mobile Marketing: O Que é e Como Utilizar Na Sua Estratégia
5 (100%) 1 voto

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

3 Comments on Mobile Marketing: O Que é e Como Utilizar Na Sua Estratégia

Edilson disse : Guest Report a week atrás

Opa Wellington, boa tarde, e muito bom texto, mas no meu caso que quero iniciar no e-commerce e tenho 50 anos, é um pouco difícil assimilar tanta tecnologia, alem disso vou começar pelo sistema de DROP SHIPPING. Resumindo, um passo de cada vez. Ah sou MEI, tenho CNPJ e já encontrei dificuldades por não possuir inscrição estadual. O pequeno empresário sofre...e muito...abç.

Guilherme Pina disse : Guest Report a week atrás

Excelente explicação. Objetiva!

Juliana Nadamoto disse : Guest Report 2 weeks atrás

Muito bom! Vai me ajudar muito.