Mobile marketing: o que é, como funciona e vantagens de usar

Na era digital de hoje, os dispositivos móveis tornaram-se parte integrante do nosso dia a dia. Como resultado, o mobile marketing emergiu […]

Na era digital de hoje, os dispositivos móveis tornaram-se parte integrante do nosso dia a dia. Como resultado, o mobile marketing emergiu como uma ferramenta poderosa para empresas que buscam alcançar e se envolver com os clientes.

Esse tipo de marketing aproveita a onipresença dos dispositivos móveis para entregar mensagens relevantes e direcionadas diretamente aos consumidores.

Neste guia, você encontra tudo o que precisa saber sobre o mobile marketing, incluindo dicas práticas para adotar essa estratégia no seu e-commerce. Acompanhe!

O que é mobile marketing?

Mobile marketing é uma estratégia que envolve a entrega de mensagens de marketing por meio de tecnologias móveis, como smartphones, tablets, wearables, entre outros.

Ele envolve a criação de campanhas de marketing que visam especificamente os consumidores em dispositivos móveis.

Como um componente do marketing digital, ele emprega muitas das mesmas táticas, mas muitas abordagens aproveitam as propriedades únicas dos dispositivos móveis.

O ecossistema de mobile marketing inclui anúncios em sites e aplicativos móveis.

Mas vai além dos paradigmas tradicionais de marketing digital para explorar recursos centrados em dispositivos móveis, como SMS, MMS e segmentação por proximidade.

O marketing móvel se enquadra no ecossistema do marketing digital. Como tal, são principalmente os profissionais de marketing que usam as ferramentas envolvidas na execução de campanhas para celular.

Esta é uma tecnologia relativamente nova que vem ganhando força nos últimos anos, à medida que os dispositivos móveis se tornam mais difundidos.

Varejistas, redes de supermercados, restaurantes e empresas de viagens/hospedagem estão usando tecnologias móveis para transformar a forma como comercializam e interagem com os clientes.

Os profissionais de marketing precisam ficar particularmente atentos aos novos desenvolvimentos em tecnologia móvel para que possam permanecer competitivos.

Além é claro, de entender como os consumidores usam dispositivos móveis (por exemplo, assistentes de voz para agendamento de compromissos, aplicativos de varejo para retirada em lojas físicas etc.).

Como funciona o mobile marketing?

O mobile marketing é uma forma complexa de marketing, com vários fatores envolvidos.

Pode incluir o envio de SMS para promover seus produtos/serviços ou o envio de notificações push por meio de aplicativos.

Também pode englobar anúncios em aplicativos móveis ou até o direcionamento para ofertas ou serviços via QR Codes.

Há também o mobile marketing de proximidade, que funciona alertando os usuários móveis sobre a vizinhança de um provedor de serviços com base na localização do usuário.

A chave para entender como o mobile marketing funciona é saber que a publicidade móvel não tem como alvo a demografia tanto quanto o comportamento do consumidor.

Embora a demografia desempenhe um papel importante, o comportamento do usuário é o que impulsiona a publicidade móvel.

Outro elemento que influencia o mobile marketing é o que podemos chamar de “snack”, que pode ser definido como períodos curtos em que os usuários estão em seus dispositivos móveis para verificar mídia ou mensagens.

Os profissionais de mobile marketing geralmente criam conteúdo que é facilmente consumível e gratificante para marcar pontos dos usuários.

Mesmo um fator como o tamanho da tela de um dispositivo é importante no mobile marketing.

Por exemplo, o marketing direcionado a usuários de tablets é mais interativo e apresenta mídia rica, enquanto o marketing direcionado a usuários de smartphones é mais informativo e apresenta recursos mais simples.

Vantagens do mobile marketing para o seu negócio

Um dos principais benefícios do mobile marketing é sua capacidade de atingir um público grande e crescente de usuários de dispositivos móveis.

Ele permite que as empresas entreguem mensagens direcionadas aos clientes com base em sua localização, interesses e comportamentos, resultando em taxas de engajamento e conversão mais altas. Mas, não é só isso.

Taxas de conversão mais altas

O mobile marketing também é altamente eficaz na geração de conversões, pois oferece uma experiência de compra conveniente e perfeita para os clientes.

Com a capacidade de fazer compras diretamente de seus dispositivos móveis, é provável que os clientes concluam as transações, resultando em aumento de vendas e receita para as empresas.

Taxa de Conversão: O que é e como aumentá-la na sua loja virtual!

Melhor envolvimento do cliente

O mobile marketing também permite que as empresas melhorem o envolvimento do cliente, entregando mensagens relevantes e personalizadas diretamente aos clientes.

Ao entender suas necessidades e preferências, as empresas podem criar campanhas direcionadas que impulsionam o engajamento, criam fidelidade à marca e impulsionam a repetição de negócios.

Soluções de marketing econômicas

Outra vantagem do mobile marketing é sua relação custo-benefício.

Com uma ampla gama de ferramentas de mobile marketing gratuitas ou de baixo custo disponíveis, as empresas podem atingir um grande público sem gastar muito.

Isso torna o mobile marketing uma solução altamente econômica para empresas de todos os tamanhos.

Imediatismo

Quando suas mensagens de marketing online são enviadas para desktops ou laptops, pode ser que o consumidor não tenha a chance de vê-las por algum tempo.

Com um smartphone, o comportamento do consumidor é diferente. As notificações push móveis podem tirar proveito disso.

Por exemplo, um aplicativo de notícias pode enviar instantaneamente notícias relevantes e de última hora. Ou uma loja de varejo pode anunciar uma liquidação de um dia.

Alcance omnichannel

O mobile marketing pode parecer um processo unificado, mas o termo abrange vários canais, oferecendo muitas maneiras eficazes de alcançar os consumidores.

A maior parte do tráfego dos sites hoje em dia vem de telefones celulares, por exemplo. Além disso, há aplicativos móveis, para uma experiência personalizada.

Os QR Codes em locais externos ou impressos podem ser lidos pelos smartphones direcionando para ofertas e outras informações, para dar mais um exemplo.

Dependendo do comportamento e do histórico do seu cliente em potencial, você poderá criar uma estratégia móvel que os alcance com a mensagem certa, no lugar certo e na hora certa.

6 ações de mobile marketing e como aplicá-las

Quando você está planejando criar sua estratégia de mobile marketing, há várias opções a serem consideradas.

Algumas das ações mais comuns incluem marketing por SMS, para mídia social, baseado em localização, proximidade e para aplicativo. Veja como você pode adotá-las.

1. SMS Marketing

O marketing por SMS é o marketing por meio de mensagens de texto. Também é conhecido como marketing de mensagem de texto ou marketing de texto.

Esta é uma estratégia de mobile marketing baseada em permissão, na qual as marcas enviam promoções, ofertas, cupons e outros alertas diretamente para os telefones dos clientes em potencial por meio de mensagens de texto de 160 caracteres ou menos.

Uma das razões pelas quais o marketing por SMS é uma estratégia de publicidade móvel tão poderosa é porque as mensagens de texto têm alta taxa de entrega, abertura e engajamento. As estatísticas mostram que:

  • as taxas de abertura de SMS variam de 90 a 99%;
  • 90% das mensagens SMS são abertas em 3 minutos;
  • as taxas de cliques podem ser mais que o dobro do e-mail.

Provavelmente porque a maioria das pessoas tem seus telefones com eles a maior parte do tempo e porque recebem notificações push para mensagens de texto recebidas, tornando-as mais difíceis de ignorar.

Como as mensagens de texto são muito curtas, muitos profissionais de marketing incluem um link onde os destinatários podem obter mais informações sobre o produto ou um código que aciona uma mensagem de acompanhamento.

Uma prática recomendada para o marketing por SMS é evitar o uso excessivo; essa tática é mais eficaz para promoções urgentes.

2. Serviço de mensagens multimídia (MMS)

Assim como o marketing por SMS, o marketing por MMS também usa uma rede celular para enviar mensagens, mas inclui conteúdo multimídia como imagens, vídeo e áudio.

O conteúdo MMS é geralmente mais longo do que o conteúdo SMS (o MMS pode ter até 1600 caracteres contra 160 para SMS).

As cobranças de dados podem aumentar o custo do marketing de MMS, já que as mensagens multimídia, por padrão, envolvem anexos de arquivos.

Eles também podem custar mais ao consumidor se não tiverem um plano de mensagens de texto ilimitado.

3. Marketing para mídias sociais

Muitos proprietários de smartphones os usam para acessar as mídias sociais.

Globalmente, o Meta, por exemplo, tem bilhões de usuários ativos mensais, com Facebook, YouTube, WhatsApp e Instagram.

Com todos esses usuários em um só lugar, faz sentido usar a mídia social como uma de suas principais estratégias de mobile marketing.

A mídia social facilita a criação de uma conexão pessoal com seus clientes por meio de comentários e mensagens.

Você também pode aumentar o conhecimento da marca e aumentar suas conversões com referências e recomendações de clientes.

Embora algumas empresas optem por se concentrar em postagens orgânicas de mídia social, é cada vez mais comum usar publicidade em mídia social para garantir que você alcance os clientes certos.

Algumas opções incluem:

  • anúncios do Facebook ou postagens impulsionadas (promovidas);
  • tweets promovidos no Twitter;
  • pins compráveis ​​ou promovidos no Pinterest;
  • anúncios do LinkedIn ou postagens promovidas.

Normalmente, essa estratégia de mobile marketing permite criar um público com informações demográficas e definir metas, orçamentos e duração da campanha.

4. Marketing baseado em localização (GPS)

O marketing baseado em localização usa a função GPS em smartphones para ajudar os profissionais de marketing a mostrar promoções e conteúdo relevante de acordo com a localização dos usuários.

Às vezes, o marketing baseado em localização é chamado de segmentação geográfica ou marketing de geolocalização.

Esse tipo de marketing resulta em mais engajamento e melhor resposta, porque é mais relevante para onde os usuários móveis estão e o que estão fazendo.

Por exemplo, você pode mostrar uma promoção de um restaurante para alguém que esteja na área e incentivá-lo a visitar o restaurante.

5. Marketing de proximidade

O marketing de proximidade é outra forma de marketing baseado em localização.

Isso permite que você use o Bluetooth para descobrir onde estão os clientes em potencial e direcioná-los com promoções apropriadas.

Um exemplo disso é o marketing beacon, que depende de dispositivos físicos habilitados para Bluetooth dentro ou perto das lojas.

Eles enviam sinais de curto alcance para dispositivos móveis, que as pessoas veem quando estão perto de sua localização.

6. Marketing para aplicativos

Profissionais de marketing inteligentes não podem ignorar o mercado de aplicativos.

Alguns dos principais incluem TikTok, Instagram, Facebook, WhatsApp e Telegram — mas existem centenas de milhares de outros, e é por isso que a publicidade no aplicativo se tornou uma estratégia importante de mobile marketing.

Os tipos de publicidade no aplicativo incluem:

  • exibir publicidade como banners que aparecem na parte superior ou inferior da tela do celular;
  • publicidade nativa, que são promoções criadas para imitar o ambiente do aplicativo;
  • anúncios em vídeo;
  • anúncios intersticiais, que aparecem entre as ações do aplicativo. Por exemplo, às vezes esses anúncios aparecem ao passar de um nível de jogo para outro.

Melhores práticas para usar o mobile marketing

O mundo do mobile marketing está mudando tão rápido que pode ser um desafio acompanhar as tendências futuras, mas existem práticas eficazes que podem garantir o sucesso da sua estratégia.

Cuide da experiência do usuário

Quando se trata de design móvel, não há mais espaço para erros — a experiência do usuário é fundamental.

Para acompanhar as expectativas dos usuários (e garantir que sua empresa não fique para trás), certifique-se de que todas as partes de seu site para celular sejam otimizadas e fáceis de usar para que os usuários se sintam à vontade para interagir com sua marca em qualquer lugar.

Pense em campanhas mobile first

Essa estratégia consiste em usar uma abordagem que prioriza o celular para desenvolver conteúdo valioso e, em seguida, direcioná-lo para seu site por meio de anúncios para celular.

Você segmenta usuários com conteúdo relevante com base em onde eles estão em seu ciclo de compra, levando a taxas de conversão mais altas.

Crie campanhas somente para aplicativos

Você pode usar essa estratégia para gerar downloads ou garantir que os usuários interajam com seu aplicativo móvel regularmente.

Ela também cria ótimas oportunidades para fidelizar os usuários que já possuem um aplicativo instalado em seu smartphone ou tablet.

Use notificações push com sabedoria

As notificações push são uma maneira perfeita de manter as pessoas informadas sobre novos eventos ou ofertas de sua marca.

São uma ferramenta de engajamento super útil que não interrompe o dia a dia dos usuários com atualizações constantes em seus celulares.

As marcas usam notificações push para ficar no topo da mente dos usuários, aumentando o reconhecimento e a lembrança da marca.

Use serviços baseados em localização e georreferenciamento

As pessoas adoram usar aplicativos que as ajudam a encontrar empresas locais com facilidade. Eles também adoram poder acessar informações locais e personalizadas quando estão fora de casa.

Os serviços baseados em localização permitem que você crie anúncios locais que aparecem apenas em determinadas áreas ou em determinados horários com base na localização GPS de seus clientes.

O georreferenciamento permite que você crie anúncios específicos que aparecem apenas quando os clientes entram ou saem de um determinado local ou área.

Fique de olho no engajamento nas mídias sociais

As plataformas de mídia social são grandes oportunidades para empresas que buscam expandir seu alcance e se envolver com os clientes.

Também ajuda a alcançar clientes que, de outra forma, não conheceriam sua marca ou produtos.

A maneira mais eficaz de fazer isso é criar conteúdo envolvente e promovê-lo em plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube (para citar apenas alguns).

Como surgiu o mobile marketing?

Agora que abordamos a definição de mobile marketing e as melhores práticas para adotá-lo, vamos falar sobre como chegamos até aqui.

A história do mobile marketing e da publicidade móvel começou com o ping do SMS, que foi inventado em 1992 no Reino Unido.

Este canal permaneceu intocado por profissionais de marketing e anunciantes até os anos 2000.

Um provedor de notícias finlandês decidiu promover suas últimas manchetes de notícias por meio de SMS.

Essas mensagens incluíam publicidade e foi dessa forma que o mobile marketing começou e os profissionais de marketing passaram a experimentar esse novo canal.

Na época em que o uso e a propriedade de dispositivos móveis eram abundantes entre as pessoas, os profissionais de marketing estavam acostumados a atingir os consumidores em seus dispositivos móveis e a experimentar novos canais e formatos de anúncios.

Assim, a transição para novas formas e maior investimento em mobile marketing foi o próximo passo lógico.

A publicidade móvel se desenvolveu em várias formas diferentes e distintas, incluindo MMS marketing, notificações push, marketing baseado em aplicativo, mobile marketing no jogo, marketing baseado em localização, anúncios de pesquisa móvel, QR Codes e anúncios de imagem móvel.

A era dos aplicativos móveis

A publicidade e a sociedade moderna não pararam de se transformar, pois os aplicativos ainda não haviam entrado no jogo até 2005.

Steve Jobs abriu a primeira app store com apenas 500 aplicativos. Desde então, explodiu para o número de 1,6 milhão disponíveis hoje, sendo a segunda maior loja de aplicativos.

Isso mostra o uso avassalador de aplicativos e, portanto, a necessidade de os profissionais de marketing anunciarem neles para atingir seu público.

A maioria dos profissionais de mobile marketing não perdeu essa chance e a publicidade no aplicativo começou e ganhou destaque.

Isso provou ser eficaz para o anunciante, em termos de reconhecimento da marca, aquisição de usuários e outros KPIs de marketing e publicidade.

Tendências em mobile marketing para os próximos anos

Há muitas tendências de marketing móvel a serem observadas, mas, para um crescimento sustentável nesse setor em constante mudança, aqui estão 3 das principais.

Vídeos

Os vídeos são mais envolventes e mais bem recebidos do que outros tipos de conteúdo.

Com inúmeras plataformas móveis para escolher, criar uma estratégia de marketing de vídeo para sua marca não é apenas vantajoso, mas vital.

Esse aumento no marketing de vídeo móvel foi amplamente acelerado devido à pandemia de covid-19, quando o consumidor global foi forçado a adotar a cultura de compras online.

Além disso, os usuários tendem a compartilhar vídeos mais do que qualquer outro tipo de conteúdo. O conteúdo compartilhado tem melhor valor de autenticidade e leva a grandes aumentos no engajamento.

A chave para um bom conteúdo de vídeo é entender adequadamente seu público-alvo e focar os vídeos em torno de um tema central para que sua marca seja instantaneamente distinguível de todas as outras que eles percorreram. É importante que você:

  • produza vídeos curtos (30 a 60 segundos), especialmente para sites de mídia social;
  • termine com uma chamada à ação impactante;
  • desenvolva variações do mesmo anúncio em vídeo e meça o sucesso de cada uma.

Marketing para TikTok

Todos nós testemunhamos o aumento da popularidade do TikTok nos últimos dois anos, com a plataforma alcançando a posição número 1 em downloads de aplicativos móveis em 2020.

Embora seja normal que as tendências subam e caiam, não parece que o TikTok vá desacelerar.

O potencial de publicidade na rede social é enorme e muitas empresas já estão lucrando com:

Personalização de conteúdo

Um grande problema enfrentado pela maioria dos profissionais de marketing móvel é se destacar da multidão. Uma pessoa pode visualizar muitos anúncios por dia.

Quando os clientes em potencial virem seu anúncio, você deseja que eles se lembrem dele ou, com sorte, ajam de acordo com ele.

Divulgar o conteúdo certo, na hora certa, para o cliente em potencial certo pode melhorar a eficiência do gasto com anúncios.

O mobile marketing pode influenciar fortemente o comportamento dos compradores e aumentar seu envolvimento com sua marca.

Se você administra um e-commerce ou precisa que seus clientes se inscrevam em um novo serviço, divulgar será muito mais fácil se você tiver uma abordagem de marketing focada em se conectar com seu público-alvo.

Se você estiver interessado em personalizar o conteúdo de seu anúncio para celular, aqui estão três áreas principais que você pode usar para segmentar os usuários:

  • localização: separe os usuários com base na geografia para fornecer serviços e produtos relevantes;
  • compras anteriores: use os hábitos de compras anteriores para oferecer descontos em itens que você sabe que eles são atraídos;
  • data e hora: otimize a hora de envio de notificações para quando o cliente estiver mais acessível.

A importância dos dispositivos móveis na vida do consumidor não vai parar de crescer.

As empresas que tiverem uma estratégia de mobile marketing robusta implementada poderão colher os benefícios, bem como obter a vantagem do pioneirismo quando se trata de futuros avanços tecnológicos.

No entanto, vale reforçar que as melhores estratégias têm algumas coisas em comum: são inovadoras, ousadas e fora da caixa. Elas combinam várias estratégias diferentes em um plano coeso.

E já que estamos falando em estratégias para aumentar suas vendas, continue com a gente aqui no blog e entenda tudo sobre varejo 4.0!