Descubra agora o que influencia na confiança do consumidor online
Facilite o atendimento ao cliente em sua loja virtual!

Como os micro-momentos influenciam na jornada de compra do cliente

Publicado em: • Última Atualização:

Você sabia que é a partir dos micro-momentos que as marcas têm uma oportunidade decisiva de causar impactos positivos em seus clientes?

Atualmente faz parte do hábito de compra dos consumidores um desejo de pesquisar, perguntar e buscar o maior número de informações possíveis sobre produtos. 

Essas pequenas mudanças no modo de consumo, definidas pelo Google como micro-momentos, são os curtos espaços de tempo que definem a tomada de decisão acerca da compra de um produto.

São as empresas que entendem o comportamento do potencial cliente em cada micro etapa da jornada de compras que estão mais preparadas para suprir as demandas do usuário e, consequentemente, ter mais sucesso nas vendas.

Como entender os micro-momentos

Esses pequenos momentos da jornada de compras do consumidor acontecem normalmente estimulados pelo uso de celulares. Os smartphones atualmente nos conectam de maneira ágil, fornecendo informações ilimitadas, além de imediatismo nas ações.

A partir dessa nova forma de consumir de maneira “mobile”, o usuário não está mais limitado a determinados momentos de compra, como por exemplo, quando a compra virtual era realizada apenas no desktop. Agora, qualquer hora é hora de comprar, basta você acessar seu celular. O ato de comprar se tornou mais impulsivo e influenciado pelas necessidades do momento.

As etapas de um consumidor, e os diversos micro-momentos que ele absorve ao longo do tempo, contribuem para que ele tome uma determinada ação. Essas etapas podem ser divididas, segundo o  Google, em 4 micro-momentos:

1. “I want to know” (eu quero conhecer / saber)

Podemos dizer que nessa etapa é onde a pessoa está buscando saber mais sobre algo. O consumidor irá procurar por informações sobre esse assunto que ouviu em algum lugar, seja para estudo, conhecimento geral ou trabalho. 

Geralmente, nesse estágio ele ainda não quer comprar ou consumir nada, quer apenas conhecimento ou informação mesmo.

2. “I want to go” (eu quero ir)

Já nesse momento o consumidor deseja ir até algum lugar que tenha o que ele precisa, para isso, recorre ao Google para pesquisar sobre locais próximos, como chegar, horário de funcionamento, entre outros. 

Nesse tipo de busca, consultas relacionadas a mapas e direções, a pessoa pode buscar diretamente pelo nome de um local, por uma cidade, bairro ou rua.

3. “I want to buy” (eu quero comprar)

Esse é o principal momento para o e-commerce, justamente por ser a etapa na qual os potenciais clientes com intenção de compra estão concentrados. 

É um tipo de busca relacionada a uma intenção de compra. Geralmente, o usuário pesquisa coisas específicas com intenção de comparar preços e lojas para optar pela compra. Por exemplo: “notebook apple preço” ou ainda “TV led LG”.

4. “I want to do” (eu quero fazer)

No caso do “I want to do”, o usuário tem o desejo de aprender a fazer algo. Nesse momento as pessoas que estão em busca de mais informações sobre determinada atividade irão recorrer, na maioria das vezes, aos vídeos por serem de fácil consumo.

Como aplicar os micro-momentos no marketing

Portanto, do ponto de vista do consumidor, os micro-momentos podem ser pensados como necessidades instantâneas, ações que ocorrem a qualquer momento. 

Com essa informação, o desafio dos profissionais de comunicação e marketing passa a ser o de descobrir o momento exato para inserirem suas mensagens.

Empresas que querem investir no relacionamento com seus consumidores precisam saber que os micro-momentos são o novo campo de batalha para conquistar os corações, as mentes e a carteira dos clientes.

A primeira dica para elaborar uma campanha pensando nos micro-momentos é conhecer muito bem o seu público-alvo, descobrir como é a jornada deles, quais termos eles mais utilizam na hora de realizar a busca e analisar quais as intenções que existem por trás dessas pesquisas.

Depois, você precisará identificar um padrão de comportamento, e se possível tirar o melhor proveito disso, produzindo um conteúdo que seja de fato útil para atrair usuários.

Para realmente fazer uso dos micro-momentos você precisará ter suas páginas otimizadas para dispositivos móveis. Desse modo, esteja atento a fatores como:

  • velocidade de carregamento das páginas;
  • experiência do usuário e design responsivo;
  • uso da tecnologia Accelerated Mobile Pages (AMP).

Com o mundo cada vez mais conectado, a atenção é um dos recursos mais difíceis de se conseguir dos usuários. É cada vez mais claro que os micro momentos são um grande diferencial nas estratégias de marketing de negócios de sucesso.

Gostou deste post? Continue se informando sobre o mundo do e-commerce comigo!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como os micro-momentos influenciam na jornada de compra do cliente
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.