Meu anúncio não vende! O que posso estar fazendo de errado?

Uma das perguntas que mais escutamos por aqui é “criei minha loja no Mercado Livre, mas meu anúncio não vende. E agora?”. […]

Uma das perguntas que mais escutamos por aqui é “criei minha loja no Mercado Livre, mas meu anúncio não vende. E agora?”. É mesmo uma situação frustrante e que, se não resolvida com velocidade, pode prejudicar o desempenho do seu negócio a curto e a longo prazo.

Para os empreendedores iniciantes, é ainda mais delicado. As limitações no orçamento e a falta de conhecimento das estratégias de marketing fazem com que os danos sejam maiores. Isso porque cada venda concretizada é uma vitória. Por outro lado, a falta delas pode inviabilizar seu negócio, sendo necessário fechá-lo.

Por isso, é importante compreender quais os motivos que fazem com que seu anúncio não venda. Pode ser desde uma foto com baixa resolução a um preço impraticável. Reunimos as principais razões para você se precaver. Acompanhe!

Por que o meu anúncio não vende?

Para que o seu anúncio venda, é preciso que tenha tráfego. Ou seja, pessoas que acessam sua publicação. Quanto mais usuários visitarem seus anúncios, maiores serão as suas chances de sucesso. Segundo uma pesquisa feita pela Digitalks, a taxa média de conversão de um e-commerce é de cerca de 1,33%.

Isso quer dizer que mesmo que o seu anúncio receba cerca de 1.000 visitas por semana, somente 13 delas se tornarão vendas. Em plataformas de marketplace, as taxas são um pouco melhores. No entanto, dependendo da forma com que você se comunica e os cuidados com a sua estratégia, os números continuarão baixos ou até menores.

Logo, é importante estar atento a todos os detalhes. Veja a seguir alguns motivos que fazem com que você não venda mesmo recebendo visitas no Mercado Livre.

Fotos com baixa resolução

Comprar online se tornou um processo mais seguro, fato. Entretanto, existem pessoas que se prendem a cada detalhe para ter certeza de que estão fazendo uma boa compra — e mais do que isso: de que não estão caindo em um golpe. Nesse sentido, fotos de qualidade e com boa resolução são um recurso necessário. Elas permitem que o consumidor veja o produto com mais clareza.

Além disso, trazem mais profissionalismo para a sua loja, visto que demonstram um cuidado a mais com a divulgação. Pense enquanto consumidor: de quem você prefere comprar, da empresa que as fotos mostram detalhes do que vende ou daquele que a imagem é só um borrão? Provavelmente, a primeira opção.

Você pode estar se perguntando agora: “meu anúncio não vende devido às fotos, mas não tenho um celular top de linha. E agora?” Para solucionar a situação, uma boa câmera já é suficiente. Sempre antes de tirar as fotos, limpe as suas lentes e priorize a iluminação natural e locais iluminados.

Características incompletas ou falta de clareza

As características incompletas ou a falta de clareza podem ser tão prejudiciais quanto uma foto com resolução ruim. Ao abrir o seu anúncio, corre o risco de o consumidor não compreender totalmente a sua solução ou, até mesmo, não saber o que você vende. Como resultado, ele só sairá da sua página e irá para a próxima.

Portanto, é fundamental que você seja claro e objetivo com o que quer vender. Dê o máximo de detalhes possíveis, mas sempre de forma simples.

Descrição sem estratégia

Uma descrição sem estratégia gera falta de interesse. Ao abrir o seu anúncio, seu consumidor pensará “por que comprar isso?”.

Uma dica que damos sempre para quem quer vender mais é entregar uma solução na descrição. Uma loja de óculos de grau, por exemplo, não vende somente óculos, mas também a oportunidade de ver o mundo com mais nitidez e aproveitar os detalhes da vida.

Isso também vale para as suas redes sociais e outros canais de comunicação. Não venda só um produto. Venda uma solução e uma transformação real que tenha valor.

Reputação ruim na plataforma

Para consumidores que pretendem comprar com você pela primeira vez, a reputação é um dos fatores que mais pesam nas suas decisões. No livro Marketing 4.0, o renomado especialista de marketing Philip Kotler explica que estamos em uma era na qual as pessoas dão mais valor às opiniões de outras pessoas

Logo, mesmo com a melhor das propagandas, se os seus consumidores falam mal da sua solução, a tendência é que os futuros compradores tenham dúvidas se podem confiar em você. Algumas formas simples, porém efetivas, de resolver a situação são investir em fidelização e pensar em uma estratégia de pós-venda.

Preço muito diferente dos concorrentes

Existem dois cenários relacionados ao preço que podem fazer com que o seu anúncio não venda. O valor mais alto faz com que você se torne a segunda opção. Já o valor mais baixo gera desconfianças a respeito da qualidade do seu produto.

Para vender um artigo mais caro, é preciso que você entregue benefícios. Para isso, evidencie a superioridade da sua solução. Já para o mais baixo, opte pela sinceridade e/ou provas sociais que demonstrem que o seu consumidor pode confiar em você.

Qual a importância de resolver a situação rapidamente?

Quanto mais rápido você resolver a situação, menores serão os impactos para as suas vendas, tanto em um sentido de melhorar seus resultados, como evitar prejuízo. Em outras palavras, isso aumenta as suas taxas de conversão, reduz os seus gastos para atrair clientes e aumenta a eficácia das ações.

O seu dinheiro começa a valer mais em um cenário digital. Você tem o controle da sua estratégia de marketing e do que é preciso para otimizar o seu desempenho. Posto isso, assim que identificar um problema, busque a solução.

O que pode ser feito com resultados imediatos?

O primeiro passo é aplicar as sugestões que apresentamos no tópico com os motivos para o seu anúncio não vender. Depois disso, com as correções feitas, você pode impulsionar seus resultados a partir de conteúdos de valor nas redes sociais e do tráfego pago.

Assim sendo, primeiramente, utilize as redes sociais ao seu favor. Transforme as suas mídias em um espaço de divulgação, mas só tome cuidado para não exagerar. Para mais, integre a sua loja no Mercado Livre com o seu e-commerce. Dessa forma, você melhora os resultados de ambas as plataformas.

O tráfego pago, que são os anúncios, podem ajudar a aumentar o seu número de visitas. Os anúncios em redes sociais e no Google Ads, quando configurados de forma correta, podem ser ótimos aliados. Com pequenos investimentos, você já consegue ter resultados.

Ao longo deste artigo, buscamos responder à dúvida: “criei minha loja no Mercado Livre, mas meu anúncio não vende. E agora?”. Mesmo tendo visualizações, os motivos para isso são variados, desde fotos de baixa resolução e características incompletas a preço muito diferente dos concorrentes. Em todos os casos, é essencial resolver a situação antes que seja tarde demais.

O que conversamos faz sentido para você? Deixe nos comentários as suas dúvidas e observações sobre o tema!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário