Métricas do Instagram: 13 principais para mensurar o sucesso do seu perfil!

Métricas do Instagram são os principais indicadores de desempenho de um perfil na Rede Social. Com base em dados coletados frequentemente conseguimos identificar a performance das publicações e dos stories, além de vermos métricas de engajamento e alcance. Essa é a melhor maneira de mensurar o sucesso de um perfil no Instagram.

Para quem trabalha com vendas online, marketing digital e redes sociais, analisar métricas é crucial.

As métricas demonstram o desempenho das estratégias em números exatos, o que permite aos marketeiros e empreendedores saber o que está ou não funcionando.

Para facilitar o acesso a essas informações, o Instagram, que é uma das principais redes sociais da internet, disponibiliza dados relevantes sobre o desempenho dos perfis.

As métricas do Instagram são essenciais para criar relatórios de desempenho do perfil e aprimorar as estratégias já utilizadas na rede.

Aqui, separamos as 13 métricas do Instagram que você precisa ficar de olho.

Mas, antes, vejamos mais sobre a importância de acompanhar os resultados do seu perfil na rede.

Qual é a importância de acompanhar as métricas do Instagram?

As métricas revelam o que seu público do Instagram gosta e o que não gosta. Com essas informações, você pode fazer mais aquilo que funciona.

Se você ficar de olho nas análises do Instagram, aprenderá com quais tópicos, temas e formatos o seu público mais interage e como aumentar o número de seguidores do perfil.

O ideal é que você use essas informações para embasar a sua criação de conteúdo na rede.

Ao analisar as métricas do Instagram regularmente, você não precisará reinventar constantemente a roda quando se trata de conteúdo.

Em vez disso, poderá fazer postagens de alto desempenho anteriores, ajustá-las um pouco e dar a elas uma nova vida.

Quais são as principais métricas do Instagram?

Confira uma lista com 13 métricas que não podem ficar de fora da análise de resultados do seu perfil no Instagram.

1. Impressões

As impressões indicam o número de vezes que a sua postagem foi exibida para os usuários do Instagram, independentemente se eles interagiram ou não.

A métrica está disponível para todos os formatos de conteúdo: post no Feed, Reels, Stories ou Instagram Videos.

Olhando para esse dado, você pode analisar o quão bem você está promovendo seu conteúdo na rede.

O uso estratégico de hashtags é uma das melhores maneiras de aumentar o número de impressões, porque elas permitem que o seu conteúdo alcance um público amplo.

Preste muita atenção em cada uma de suas postagens para saber quais tendências fazem o número de impressões aumentar.

Você encontrará seu alcance e taxa de impressão na opção Insights no perfil comercial do Instagram.

Métricas do Instagram - impressões

2. Alcance

Se você tem o objetivo de alcançar um número alto de usuários com os seus conteúdos, vale a pena se concentrar em aumentar o alcance do seu perfil.

O alcance no Instagram se refere à quantidade de perfis que viram sua postagem.

Para melhorar os seus resultados com essa métrica, otimize as hashtags dos posts aplique chamadas de ação (calls-to-action, ou CTAs) relevantes para o seu público e publique nos horários em que os usuários estão mais engajados.

Esses e outros fatores podem impactar diretamente o alcance de uma postagem. Por isso, vale a pena ficar atento a qualquer alteração que possa contribuir para aumentar ou diminuir suas métricas.

Você pode se perguntar as diferenças entre as métricas de alcance e impressões.

Simples: o alcance é o número de visualizações por perfil em uma postagem, já as impressões são o número total de visualizações, ainda que uma mesma pessoa a tenha visto várias vezes.

Focar em aumentar o seu alcance é o melhor jeito de melhorar o reconhecimento da sua marca em cada postagem ou story.

Para conferir a métrica, o primeiro passo é alterar o perfil para uma conta comercial ou de criador de conteúdo. Feito isso, abra o Instagram e toque no ícone com três linhas na parte superior da tela para selecionar a opção Informações.

Na aba Conteúdo, você poderá visualizar o alcance de posts feitos nos últimos 2 anos e os seus stories publicados nos últimos 14 dias.

Métricas do Instagram - Alcance

3. Engajamento no Reels

De vídeos tutoriais a lançamentos de produtos, os Reels são divertidos e podem ajudar a aumentar o reconhecimento da marca.

E o melhor de tudo é que você consegue acompanhar métricas importantes do desempenho dos vídeos, como comentários, curtidas, salvamentos, alcance, reproduções e interações.

Além disso, é possível acompanhar o número de usuários que visualizaram o vídeo e o número de vezes que o vídeo foi reproduzido.

Métricas do Instagram - Engajamento no Reels

4. Conteúdos com melhores desempenhos

Outro indicador na lista de métricas do Instagram é rastrear quais postagens do seu perfil comercial estão tendo um bom desempenho e os motivos.

Descubra por qual razão os conteúdos estão tendo um alto número de curtidas, comentários, compartilhamentos, alcances ou impressões.

É por causa do grande número de hashtags que você usa nas postagens ou por causa daquele gato em suas fotos?

Certifique-se de encontrar o motivo para que você possa continuar aplicando a mesma estratégia nas postagens futuras.

Conteúdos com melhores desempenhos - Instagram

5. Horários ativos

As marcas precisam saber quando seu público do Instagram está mais ativo para encontrar os melhores momentos de fazer postagens na rede.

Você encontrará essas informações no botão Insights que está presente nos perfis comerciais do Instagram.

Nessa seção, você pode clicar para visualizar dados classificados por conteúdo, atividade e público.

Selecione Público para ver os dados sobre seus seguidores, incluindo os períodos em que eles acessam a rede, a localização deles, sua faixa etária e gênero.

Tenha em mente que se você organizar o calendário de postagens de acordo com os horários ativos, será relativamente mais fácil ganhar a atenção e as opiniões do público.

Horários ativos - Instagram

6. Melhores hashtags

Não é segredo que postagens com hashtags ganham mais engajamento do que aquelas sem.

No entanto, além de saber como usar esse recurso de maneira eficaz, você pode usá-lo como métrica de avaliar o desempenho do seu perfil.

Você pode, por exemplo, guardar uma lista de todas as hashtags que obtiveram mais engajamento nas suas postagens.

No geral, são as hashtags com maior número de seguidores que trazem mais engajamento para sua conta.

Ao encontrá-las, você pode começar a postar os conteúdos corretos com elas para que suas postagens alcancem mais pessoas.

Você não precisa de nenhuma ferramenta para identificar as hashtags mais populares e acompanhar os resultados. Basta procurar a própria hashtag e ver quantas postagens aparecem.

Métricas do Instagram - Hashtags

7. Crescimento do perfil

Acompanhar o crescimento do seu perfil ajuda a entender quais conteúdos estão ajudando a atrair seguidores e quais conteúdos resultam em unfollows.

Se você compartilhou uma série de postagens com o mesmo estilo ou temas parecidos e obteve um aumento no número de seguidores, isso pode ser uma forte indicação de que essas postagens estão fazendo sucesso com um público mais amplo.

Contudo, a contagem de seguidores não é uma questão muito preocupante, porque essa métrica tende a flutuar bastante devido a vários motivos.

Além disso, um público em menor número, mas mais engajado com a sua marca, tende a gerar resultados positivos.

Afinal, é muito mais provável que um público engajado compre os produtos da sua marca, dê feedbacks constantes e compartilhe as suas postagens nas redes sociais.

Para acompanhar essa métrica de perto, você pode usar ferramentas que contam os seguidores do Instagram em tempo real.

O exemplo mais conhecido é o Instastatistics, um site que realiza a análise constante e em tempo real da quantidade de pessoas que seguem um perfil por meio de dados estatísticos.

Crescimento do perfil - Métricas do Instagram

7.1 (Bônus) Crescimento do número de close friends

Muitas marcas e influencers também utilizam uma estratégia com o Melhores Amigos do Instagram.

Essa feature pode ser utilizada tanto como uma estratégia de Marketing e um benefício para aqueles mais engajados com a sua marca, como também como uma forma de monetização do Instagram.

Além do crescimento de Melhores Amigos é importante ficar de olho nas visualizações e nas reações dos Stories.

Entenda melhor como utilizar o Close Friends do Instagram para vender mais!

8. Vendas

Quando o Instagram introduziu o recurso de loja dentro da rede, ela deu um passo gigantesco tanto no mundo do e-commerce.

Contudo, quando os usuários chegam ao seu catálogo e visualizam os seus conteúdos, não significa necessariamente que eles comprarão algo automaticamente.

Então, você quer ter certeza de que os seus consumidores estão fazendo mais do que apenas bisbilhotar o seu perfil?

Se sim, inclua a métrica de conversão em vendas para identificar quantos usuários da base que acompanham os seus conteúdos estão realmente comprando algo.

Ao incluir o percentual de vendas em sua lista de métricas, você poderá entender se um conteúdo teve um impacto direto nas suas vendas no Instagram e qual é exatamente esse impacto.

9. Visitas ao perfil

A métrica de visitas ao perfil, disponível apenas para usuários de contas comerciais, consiste em quantas pessoas visualizaram seu perfil em um período.

Podemos interpretar o resultado dessa métrica assim: ela informa quantas pessoas acham suas postagens atraentes o suficiente para clicar no seu perfil e se seus CTAs estão funcionando ou não.

Quanto maior for o seu alcance no Instagram, maior será o número de visitas ao seu perfil.

Então, se você perdeu o hábito de produzir conteúdo ultimamente ou deixou de inserir hashtags nas postagens, pode ser isso que tenha feito suas visitas diminuírem.

Para verificar essa métrica, faça o seguinte: acesse a página do seu perfil e você verá o número na parte superior da tela, logo abaixo do nome de usuário.

visitas do perfil

10. Toques na bio

A maioria dos usuários do Instagram prefere ficar dentro da rede, deslizando a tela e se envolvendo com os conteúdos que mais gostam.

Então, quando as pessoas clicam no link na sua bio e dão uma olhada no seu site ou formulário de inscrição, isso é um grande passo.

A métrica de “toques na bio” mede justamente o número de usuários que realizam essa ação.

Você consegue acompanhá-la na aba Atividade, que fica logo abaixo de “Visitas ao perfil”.

11. Posts salvos

O número de posts salvos é uma métrica importante do Instagram, pois informa qual conteúdo seu público considera valioso o suficiente para consultar mais tarde.

Normalmente, esse conteúdo é educacional ou informativo. Por exemplo, um post de tutorial, passo a passo ou dicas e truques.

No caso de usuários com perfil comercial, é possível descobrir o número exato de pessoas que salvaram seu post, embora o Instagram não revele o nome dos usuários.

Você só precisa selecionar a postagem no seu feed, clicar em Informações e checar o número de salvamentos logo abaixo do ícone da bandeira.

Salvamentos Instagram

12. Compartilhamento

Essa é uma métrica básica do Instagram que informa qual conteúdo seu ressoou tanto com seus seguidores que eles desejam compartilhá-lo com seus amigos, familiares e colegas.

Assim como as postagens salvas, gerar compartilhamentos em uma postagem é um grande negócio.

Isso significa que seu post tocou alguém. Geralmente, o compartilhamento acontece porque o post é relacionável, bem-humorado, controverso ou inspirador.

Se você não estiver com poucos conteúdos compartilhados, pergunte a si mesmo se está criando conteúdo verdadeiramente compartilhável do Instagram!

Compartilhamentos Instagram

13. Comentários

A comunidade em torno do seu perfil é construída na seção de comentários — é onde as conversas acontecem e os relacionamentos florescem…

Por isso, trata-se de uma métrica importante para o seu sucesso do seu perfil do Instagram.

Existem várias estratégias no Instagram que você pode colocar em prática para engajar os seus seguidores a ponto de eles deixarem um comentário nos seus posts.

Por exemplo, sempre inclua um CTA em suas como:

  • “comente abaixo”
  • “deixe um emoji”
  • “compartilhe sua opinião”
  • “marque um amigo”.

Além disso, pense em como você deseja que seus seguidores se sentem ao ler suas legendas e certifique-se de que elas sejam pessoais, promocionais, educacionais ou inspiradoras.

Comentários Instagram

Com qual frequência analisar as métricas do Instagram?

Podemos dizer que não existe uma frequência “correta” para todos os casos.

No geral, entrar nas informações do Instagram com a maior regularidade possível é a melhor maneira de aprender, otimizar e melhorar sua estratégia na rede.

No entanto, se você estiver procurando por uma orientação específica, verifique se está analisando suas métricas do Instagram pelo menos uma vez por mês.

É importante saber que muitos dados sobre desempenho desaparecem após 90 dias. Portanto, se você quiser acompanhar quais temas e formatos estão ressoando melhor com seu público, coloque um lembrete em seu calendário.

Chegamos ao final da nossa lista com as 13 principais métricas do Instagram. Como vimos, não existe um tempo padrão para acompanhá-las de perto!

Se você é um usuário ativo do Instagram e quer melhorar os seus resultados na rede, acompanhe as métricas o máximo de vezes possível.

Quer mais dicas para bombar no Instagram? Baixe o guia grátis da Escola de E-commerce sobre como integrar os seus produtos ao Instagram!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário