E-commerce B2B e B2C: quais são as diferenças na estratégia de vendas?
Evolução digital: o que é e por que importa para o empreendedor?

Mercado de moda online: o que é preciso para se destacar?

Publicado em: • Última Atualização:

Mesmo com a crise econômica, o mercado de moda se mantém aquecido. Para você ter uma ideia, a previsão para o setor em 2017 era de movimentar mais de 135 bilhões de reais por aqui. E seja pela venda de grandes varejistas ou mesmo de pequenos empreendedores, grande parte desse volume vem do e-commerce.

Investir em moda online pode, assim, ser uma boa ideia. Mas aí vem a dúvida: como conseguir se destacar da concorrência, que é cada vez mais acirrada, para ter sucesso? Pensando justamente nisso, resolvemos listar tudo o que você precisa fazer para que seu e-commerce brilhe no mercado de moda online. Confira!

Conheça o mercado

Assim como tantos outros, o mercado de moda online também vive de tendências. Por isso, manter-se atualizado é o mínimo que você deve fazer para continuar competitivo. O empreendedor de moda precisa acompanhar o trabalho dos concorrentes, desde as grandes marcas até os competidores do mesmo porte, a fim de conhecer as práticas de venda, divulgação e, claro, as peças e os acessórios que estão em alta.

Para isso, fique sempre de olho em publicações especializadas do setor, como revistas, blogs e canais do YouTube. Também participe de eventos corporativos voltados para empreendedores da área e para e-commerces em geral. Fora isso, sempre que possível, procure cursos de gestão ou vendas para continuar melhorando seu conhecimento!

Opte por um nicho

São várias as possibilidades existentes dentro do mercado de moda online. É possível apostar em roupas infantis ou em peças para o público plus size, por exemplo, sem falar nas tradicionais fatias de mercado simplesmente voltadas para o universo masculino ou feminino.

A definição de um nicho de atuação possibilita uma gestão mais simples e realmente focada do negócio. Assim, se você sabe que seu público é plus size, já consegue definir táticas de venda e marketing direcionadas. Além disso, o foco em um nicho específico possibilita uma escolha (e consequente gestão) precisa de fornecedores, além, claro, da própria escolha de produtos — como falaremos a seguir.

Capriche no mix de produtos

A definição do nicho de mercado também configura um passo importante para a composição do mix de produtos. Afinal de contas, a partir daí, você saberá quais peças, acessórios e calçados têm alta demanda do seu público-alvo. Com essas informações em mãos, é só escolher!

Aqui, no entanto, são necessários alguns cuidados. O principal é não se deixar levar pela vontade de vender de tudo, concentrando seus esforços na comercialização de itens específicos. Existem, por exemplo, lojas especializadas em camisetas estampadas ou em saias bordadas. Trabalhar com uma diversidade controlada de peças significa investir na economia da gestão do estoque e até mesmo de marketing!

Trabalhe com metas

Vamos ser sinceros: são poucas as pessoas que realmente gostam de trabalhar com números. Contudo, como estamos falando de um negócio, não podemos deixar de reforçar a importância de uma gestão baseada em dados.

É preciso ter métricas para monitorar processos-chave da sua loja online, como a quantidade de visitas e o custo das conversões, o volume de abandonos de carrinho, o tempo médio de entrega e assim por diante. Com essas informações, você consegue avaliar a saúde do negócio.

A partir dessa análise, é possível criar metas para o crescimento do negócio. Trata-se, portanto, de uma oportunidade de planejar o crescimento real do seu e-commerce, avaliando estratégias que podem fazer os números melhorar de forma consistente. Você não vai querer perder essa chance, certo?

Invista em marketing

Graças à competitividade do mercado de moda online, ser visto é o primeiro desafio. Assim, todo investimento em marketing é bem-vindo. E você pode começar pelo celular, viu?

O Instagram, por exemplo, é uma excelente ferramenta de divulgação para seus produtos — especialmente após a implementação dos stories. Então capriche no conteúdo e nas fotos, inclusive avaliando a contratação do serviço de um profissional. Mas também produza para outras redes sociais, como o Facebook. Pode ser uma boa ideia investir em posts patrocinados na rede, pois o custo é baixo e as visualizações aumentam bem.

Para aumentar o tráfego orgânico (sem pagar por propagandas), invista em conteúdo para atrair público. Um blog que dê dicas para vestir crianças, por exemplo, pode ser uma boa maneira de fisgar os interessados em moda infantil. Lembre-se de que um blog pode demorar um pouco mais para dar resultados reais, mas, com conteúdo de qualidade, fará a diferença.

Faça da loja uma vitrine

Anote aí: seu site precisa ser tão atrativo quanto as peças que você vende. Já falamos sobre a importância de investir em fotografias de qualidade. Como essas imagens serão usadas tanto em peças de marketing quanto na própria loja, por isso, por que não considerar a contratação de fotógrafos e modelos?

Lembre-se de que as imagens de um site devem ser bem dimensionadas e de boa qualidade, ao mesmo tempo que precisam ser leves para carregarem rapidamente. Também tenha atenção aos demais elementos gráficos da loja, como as cores e fontes usadas.

Além das imagens, é preciso cuidar do conteúdo relacionado. Produza descrições claras sobre cada produto, especialmente em relação aos tamanhos e tecidos. É importante que o site também tenha uma tabela especificando os moldes usados — ou seja: quais são as medidas de peças P, M e G.

Foque no atendimento

Não basta investir em marketing e em um bom site. Também é preciso ter um atendimento diferenciado para se destacar em meio à concorrência do mundo da moda online. Comece interagindo de forma rápida com seus contatos em redes sociais. Perguntas no Instagram ou Facebook, por exemplo, precisam ser respondidas de forma breve.

Também tenha um telefone e e-mail de contato para solucionar dúvidas e, em especial, problemas. É extremamente comum que clientes acionem o lojista em caso de problemas. E esses problemas não se restringem a defeitos! Pode ter a ver com a compra de um número errado, por exemplo, causando dores de cabeça para comprador e lojista.

Escolha a plataforma certa

Por fim, não se esqueça de investir em uma boa infraestrutura tecnológica para sua loja virtual. Hoje em dia, é possível contar com plataformas totalmente voltadas para o e-commerce. Esse tipo de solução merece atenção por ser ao mesmo tempo simples e poderoso.

Uma boa plataforma permite que você crie uma loja exclusiva com base em templates prontos, além de poder agregar controle de estoque e de meios de pagamento, se conectarem às redes sociais e até mesmo se integrar a sistemas de gestão corporativa. Uma solução eficiente consegue automatizar tarefas de forma simples, com o sistema sendo controlado em um dashboard acessível inclusive por meio de dispositivos móveis.

Por fim, se quer receber mais informações para se manter competitivo no mercado de moda online, não deixe de assinar a nossa newsletter! Assim você receberá as novidades do nosso blog em primeira mão, diretamente na sua caixa de entrada!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Mercado de moda online: o que é preciso para se destacar?
5 (100%) 1 voto

One thought on “Mercado de moda online: o que é preciso para se destacar?


  1. Agradeço as dicas. Já tenho loja virtual e ML, mas ta tudo muito amador e provisório. Possuo loja física as mais de vinte anos e pretendo investir em loja virtual de forma mais profissional em um futuro breve. Estou em Porto Seguro Ba e aqui as coisas acabam ficando um pouco limitadas em relação a fornecimento. Mas no momento estou investindo em conhecimento sobre o assunto e ainda preciso levantar um certo capital para investimento, mas eu chego lá.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.