Mercado de luxo: como montar um negócio de sucesso para esse setor tendência dos próximos anos!

O e-commerce de luxo sofreu resistência das marcas que atuam no mercado de luxo. O maior motivo, foi por acreditarem que essa […]

O e-commerce de luxo sofreu resistência das marcas que atuam no mercado de luxo.

O maior motivo, foi por acreditarem que essa modalidade diminuiria a percepção da marca e comprometeria o valor agregado que os espaços físicos geravam para os consumidores do setor.

Contudo, essa não se mostrou uma realidade, pelo contrário.

A aceitação foi bastante eficiente e as marcas perceberam a necessidade de se posicionarem online.

Portanto, para que essa estratégia funcione, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens de inserir o negócio no e-commerce de luxo, bem como as boas práticas para conquistar o sucesso no mundo online.

É isso que você verá neste artigo. Não deixe de conferir!

O que é mercado de luxo?

Mercado de Luxo no e-commerce

O mercado de luxo é constituído por marcas e produtos considerados de alta qualidade e que contam com produtos de alto valor de mercado, ofertados a um grupo exclusivo de consumidores.

Portanto, como esse mercado era acessível apenas a um seleto grupo de pessoas, com alto poder aquisitivo, houve uma resistência muito grande para aderir ao comércio eletrônico.

Isso ocorre porque a maioria das empresas de luxo conhecidas acreditava que o valor agregado ao produto se perderia.

Já que a experiência de compra desse mercado, caracterizada por atendimento de alta qualidade em ambiente de conforto e sofisticação, não aconteceria no mundo digital.

Com isso, os clientes do mercado de luxo não se sentiram exclusivos e prestigiados para fazer a aquisição de produtos caros.

Vantagens do e-commerce de luxo

Esse mercado, que há anos movimenta bilhões em receitas e vendas, confere alguns benefícios e vantagens para as marcas que passaram a atuar no ambiente online.

Veja abaixo algumas das principais vantagens de atender a esse exigente público nos canais digitais da empresa. Vamos lá!

Baixa competitividade

Assim como no universo das vendas físicas, a competitividade desse setor é bem menor do que comparada com o mercado de produtos de menor valor.

Afinal, mesmo que o acesso aos e-commerces de luxo seja possibilitado para todos os consumidores, são poucos os que podem consumir dessas marcas.

Portanto, a quantidade de lojas virtuais de luxo é menor também no mundo online.

Maior possibilidade de vendas

Diferentemente dos espaços físicos, a experiência de compras de alta qualidade e com sofisticação pode atender a um número maior de consumidores.

Afinal, é possível atender a todos os clientes que acessarem a página online, com a mesma qualidade que o atendimento individual.

Nas lojas físicas, isso não é possível.

Diminuição dos custos

Os custos que envolvem uma experiência de luxo nos e-commerces é consideravelmente menor do que os custos necessários para oferecer a experiência de compras condizente com o valor dos produtos comercializados.

Logo, por mais que exija maiores cuidados e recursos que uma loja online convencional, a redução dos custos é sem dúvida uma grande vantagem para o mercado de luxo digital.

Desafios do mercado de luxo

Assim como em todas as modalidades de negócios, o e-commerce de luxo enfrenta desafios que devem ser superados.

Confira a seguir alguns desses desafios.

Segurança

Por se tratar da venda de produtos de altíssimo valor, é preciso garantir que as informações bancárias dos clientes sejam mantidas com muito sigilo e segurança.

Além disso, a marca deve garantir que a compra realizada será entregue mantendo a qualidade, sofisticação e eficiência dos espaços físicos.

As compras online tendem a gerar maior desconfiança para os consumidores.

Com produtos de altos valores, a segurança na experiência de compras deve se tornar uma prioridade dos e-commerces de luxo.

Qualidade

Manter a qualidade no atendimento online, com a mesma eficiência, sofisticação e glamour do espaço físico, é sem dúvidas um dos principais desafios das marcas que aderiram ao e-commerce de luxo.

Afinal, a experiência de compras é um fator decisivo, e o público desse segmento tende a ser muito mais exigente.

Portanto, é preciso investir em ferramentas digitais que ofereçam comodidades em todas as etapas da compra.

Tendências para iniciar no e-commerce de luxo

Como vimos, esse mercado apresentou números satisfatórios para as empresas do segmento, bem como forte adesão do mercado consumidor.

Logo, as tendências para o setor começaram a aparecer, e soluções eficientes surgiram para que o e-commerce de luxo continue a crescer.

Vamos às principais tendências do setor.

Experiência personalizada

Assim como nos espaços físicos, o atendimento para o mercado de luxo deve ser personalizado.

Afinal, os produtos são de alto valor e exigem uma experiência condizente com o preço.

Portanto, em toda a jornada de compra, o e-commerce deve utilizar as inovações tecnológicas para atender esse consumidor.

Layout intuitivo e responsivo, atendimento via diferentes canais e boa experiência pós-compra, são algumas das demandas desse mercado online.

Realidade virtual

Uma maneira eficiente de usar as tecnologias disponíveis para oferecer um atendimento personalizado e diferenciado é a realidade virtual.

Afinal, com essa ferramenta, é possível que o cliente tenha uma percepção muito mais realista do produto que está adquirindo.

Atendimento omnichannel

O atendimento, bem como a jornada de compras, não deve ficar limitado apenas a um canal.

Para que a personalização seja garantida, o e-commerce de luxo deve atender os clientes nos canais em que eles mais se sintam à vontade.

Além disso, com as vendas omnichannel, existe a possibilidade de oferecer um atendimento 24 horas, com qualidade, sofisticação e personalização.

Confira também: Omnichannel: o que é e como aplicar essa estratégia de diferentes canais em seu negócio!

Inteligência Artificial

A utilização da Inteligência Artificial, combinada com o Machine Learning, possibilita às marcas entenderem o comportamento dos clientes nos canais online e ajuda a mapear a jornada de compra digital.

Com isso, os e-commerces de luxo passam a entender o que os clientes desejam comprar e como preferem fazer as compras.

Esses dados ajudam os gestores a direcionarem esforços e recursos para as ações que geram resultados positivos.

Os e-commerces de luxo são tendência para o mercado de luxo e a aceitação desse tipo de loja já vem se mostrando satisfatória e eficiente.

Afinal, os números das vendas estão em ascensão no Brasil e no mundo.

Portanto, é preciso entender as principais tendências para quem deseja iniciar as operações no mundo online e conhecer os benefícios do e-commerce de luxo.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos como este, curta agora mesmo as nossas páginas no Facebook, YouTube, Spotify e Instagram.

Rated 0 out of 5
4 de março de 2022

sem duvida custo e beneficio sao os fatores a favor de quem quer entrar nesse mercado

wanderson

Deixe seu comentário