Mercado de luxo no e-commerce: setor deverá movimentar R$ 29 bilhões até 2023

O setor de vendas online ganhou a atenção dos brasileiros e diferentes nichos estão investindo nele. Até mesmo o mercado de luxo, não ficou de fora dessa nova tendência! Confira detalhes sobre esse nicho em ascensão dentro do e-commerce brasileiro.

Em 2021, o setor de e-commerce bateu verdadeiros recordes e a aceitação do público está cada vez maior, mas será que isso também acontece com as marcas de luxo?

Esse mercado vem crescendo bastante, e segundo a consultoria Euromonitor International, por exemplo, é possível que o setor movimente cerca de US$ 388 bilhões a nível mundial até 2025.

Mercado de luxo no Brasil irá movimentar R$ 29 bilhões até 2023

No Brasil, esse mercado também está em plena ascensão, onde as estimativas são positivas.

Para se ter uma ideia, a pesquisa nos mostra que até 2023 esse setor movimente cerca de R$ 29 bilhões no país. E indo um pouco além, em 2025 o consumo digital no país irá representar 30% do total.

Por que marcas de luxo possuem certa resistência ao e-commerce?

Sabemos que investir em um e-commerce de nicho tem suas vantagens e desvantagens.

Dessa forma, algumas marcas ainda acreditam que, podem não proporcionar a exclusividade que esse tipo de público exige e claro, merece através do e-commerce.

Como escolher um nicho de e-commerce? Confira nosso e-book completo e gratuito sobre o assunto, e escolha o nicho certo para trabalhar em 2022!

O que fazer para mudar essa ideia?

Algumas dicas podem ser essenciais para quem quer investir neste mercado em 2022, se for o seu caso, separamos as principais delas a seguir.

Tenha um site luxuoso e prático

Ao recepcionar esse cliente em uma loja física, por exemplo, ela possivelmente atenderia um padrão luxuoso que esse público normalmente está acostumado.

Portanto, ao levar essa experiência para um site, ele precisa se assemelhar ao mesmo conceito.

Dessa forma, promova uma experiência de compra completa para este cliente, oferecendo um site seguro, uma navegação facilitada e intuitiva, além é claro, de um ambiente virtual elegante.

Invista nas vendas ao vivo

Neste mercado, o fator atenção ao cliente é ainda mais importante.

E para driblar a distância que o e-commerce parece ter em certos momentos, as vendas realizadas através de lives commerce vieram para suprir essa necessidade.

Portanto, tenha um consultor disponível para auxiliar esses clientes através de vídeos chamadas, por exemplo, ou promova eventos elegantes para mostrar uma coleção nova ao vivo.

Dúvidas sobre vendas ao vivo? Confira esse guia completo gratuito! Live commerce: como estruturar a sua Live Shop para vender ao vivo?

Velocidade na entrega dos itens

As entregas destes produtos, devem ser realizadas de forma rápida e discreta. E claro, tome muito cuidado com a logística responsável por essas entregas.

Afinal, para fornecer a melhor experiência, é necessário lembrar que há muito público fora das capitais do país, por exemplo.

Dessa forma, é essencial garantir uma qualidade de entrega em todo o Brasil.

Embalagem de luxo

Investir em embalagens do tipo premium para esse público é ideal, e acredite, quando eles gostam de um produto/atendimento eles se tornam clientes fiéis às marcas e podem trazer novos clientes para o seu negócio, por meio de indicações.

O ideal é tomar cuidado com esses detalhes, pois o contrário também acontece, o que pode afetar a imagem da sua marca, caso haja algum problema no meio desse longo processo.

Atendimento personalizado

Falamos há pouco sobre a entrega, e imagine se isso fosse feito de uma forma não tradicional.

Eu explico. Se sua loja, por exemplo, tivesse um funcionário muito bem vestido, que entregasse essas encomendas à mão, como se fosse um chofer exclusivo ou algo do tipo.

Parece diferente, porém, faz muito sentido para esse tipo de público.

Essa entrega diferenciada, não só faria esse cliente ter uma experiência de compra incrível, como também daria a sensação dele estar recebendo um presente, não é mesmo? Pense sobre isso!

E claro no pós-venda garanta um atendimento exclusivo com uma equipe muito bem treinada que possa ajudar esse cliente com qualquer dúvida/insatisfação sobre o produto ou serviço ofertado.

Oferecer uma experiência omnichannel também é indispensável nesse tipo de atendimento, e o cliente deve escolher como e onde quer ser atendido.

Tenha uma marca sustentável

E por último mas não menos importante, ter uma marca que se preocupa com questões ambientais é essencial para este mercado.

Por isso, invista nesses detalhes tão importantes. Seja na escolha de matéria-prima de suas embalagens ou produtos ou até mesmo na redução de emissão de (CO2) na hora de realizar sua entrega.

O importante é garantir essa preocupação com o meio ambiente. Lembrando que os clientes estão cada vez mais atentos e optando por marcas conscientes.

Então, o que achou sobre esse mercado? Muito interessante não é mesmo? Lembrando que ele está apenas no início de sua jornada digital, então há muita margem de crescimento. Se for para você, invista nesta oportunidade sem medo!