Precificação de produtos: você sabe como fazer de forma correta?
Como criar um plano de marketing para e-commerce

Melhores práticas de Design e usabilidade para sua loja virtual em 2019

Publicado em: • Última Atualização:

O Design é um dos fatores de uma loja virtual que unidos a outros pontos, como uma boa plataforma, fazem o sucesso de um e-commerce. Ao chegar a sua loja virtual, a primeira coisa que o usuário vê, é o seu design, isso ocorre em questão de segundos e é nessa fração de tempo que ele decide se vai ficar ou não.

Um design ruim de uma loja virtual induz um visitante a fechar a janela e continuar a pesquisa, ele nem perde tempo olhando para as informações que estão lá. Facilidade na navegação, design funcional e atraente, informações visivelmente organizadas atraem o olhar e conquistam o tempo do usuário, que hoje é o que mais se disputa no mundo web.

Para conquistar além do olhar de quem visita seu site, é necessário trazer funcionalidade, para que ele clique e tenha engajamento na navegação, siga os próximos passos e realize uma compra.

O aumento da quantidade de lojas online deve ser a motivação para a constante busca de melhorias. Um dos grandes segredos para destacar-se dentre os concorrentes é manter seu design atualizado e com as melhores funcionalidades que o mercado oferece.

Criamos este post listando as principais tendências de Design para você aplicar em sua loja virtual em 2019.

Tendências para você aplicar na sua loja em 2019

Design plano

Em 2017 os layouts passaram por algumas mudanças e uma delas foi a presença de sites com um design limpo e simples, sem exageros. Essa mudança se deu por conta de a necessidade dos sites atingirem boa velocidade de carregamento e pela procura de obter melhor desempenho em dispositivos móveis.

Projetos considerados de design plano são aqueles que visam alcançar carregamento rápido. Esse modelo foi muito desenvolvido em 2017 por conta de que atende as boas práticas de SEO, que foram muito frisadas em 2018. Por ter um carregamento mais rápido, os mecanismos de busca os classificam como sites com boa qualidade, o que melhora o posicionamento nos rankings.

Um design plano não se baseia em fazer algo simples e sem graça, mas sim em aplicar técnicas minimalistas, com foco nas partes importantes da loja virtual, de forma organizada. Cores vivas, bordas nítidas, espaços abertos, imagens simples, todos esses pontos alinhados trazem para o usuário um ambiente agradável, onde ele navega com facilidade e tende a fazer com que os visitantes permaneçam na página.

Essa técnica irá continuar presente em 2019 por apresentar grandes vantagens no desempenho da loja, tanto esteticamente, quanto pela usabilidade e como dito, por ser um atalho para ter um bom SEO.

Formas e linhas

As formas geométricas estarão presentes em muitos layouts em 2019. Retângulos, círculos, triângulos irão compor a estética das páginas, além de aparecer também formas assimétricas. Esse conceito é um meio termo entre o minimalismo e o design plano que busca por dinamismo e equilíbrio.

Formas geométricas simples podem trazer equilíbrio para uma página, podem estabelecer também hierarquia e organização visual. O fator da versatilidade e dinamismo é o que faz esse modelo ser tendência, os usuários buscam por essa estética agradável.

As formas têm poder também de provocar emoções e sentimentos nos usuários que você gostaria que eles sentissem ao navegar. Retângulos, por exemplo, representam estabilidade, já os círculos são unitários e representam totalidade, os triângulos e formas que se utilizam de mais de três vértices dão a ideia de dinamicidade e movimento.

Grade quebrada e assimetria

Todas as formas de construir um layout são sempre pensadas visando a melhor experiência do usuário. Utilizar formas e formatos diferentes agradam os olhos dos visitantes porque dão direcionamento de navegação.

Essa prática é usada há décadas nas construções de design, em layouts, páginas web, jornais e anúncios. Alinhamento e consistência é que fazem designers apostarem nesses formatos, além de quebrar o padrão dos layouts de lojas já existentes.

Esse tipo de layout ajuda o usuário a se envolver com a página, direcionando-os ao que é mais importante. Cores, formatos, texturas, imagens são técnicas usadas para que o usuário se envolva e vá para o lugar certo, mas de uma forma mais interativa, dinâmica e mais envolvente, levando-os a clicar em botões.

Grades quebradas e a assimetria persistem em 2019, pois trazem novas experiências e quebram a monotonia presente nos demais sites.

Mobile first

O design responsivo é aquele projetado para desktop, mas que se adaptam a telas de dispositivos móveis. Ele primeiro é projetado para o computador e depois um design responsivo é projetado. O mobile first consiste em projetar primeiro o mobile antes de criar uma versão para desktop.

A demanda de usuários que navegam pela internet por meio dos dispositivos móveis aumentou e ultrapassa o uso dos desktops. Diante dessa realidade as lojas virtuais estão aumentando suas vendas via mobile.

Assim, o desenvolvimento dos layouts adota uma nova forma de planejar as páginas: o mobile first.

Algumas vantagens em adotar essa prática são a melhor organização do conteúdo; maior praticidade para aplicar técnicas que correspondem ao comportamento dos usuários diante os dispositivos móveis; o conteúdo adaptado ao tamanho da tela; interações voltadas ao touch screen e detalhes que caracterizam a relação entre o usuário e os dispositivos móveis, que certamente se diferenciam das interações usuário/computador.

Em 2019 esse modelo de produção será mais praticado pelos designers, isso de acordo com a demanda vinda dos usuários em relação aos segmentos das lojas.

Vídeos e micro animações

Uma das tendências mais praticada, é a multimidialidade trabalhada nos layouts. Os vídeos tomaram conta das redes sociais e atraem a atenção dos usuários, sendo um dos formatos que mais geram engajamento.

Imagine-se que um vídeo em uma página deixaria o carregamento mais lento, mas é comprovado que páginas que usam desse recurso, convertem mais.

A vantagem em utilizar os vídeos de fundo, é primeiro o fato de que atrai o olhar do cliente rapidamente, e que você pode transmitir uma mensagem que talvez textos não fariam com tanta facilidade.

Assim, o seu usuário permanece na sua página por mais tempo, o que te gera um tempo médio melhor, que influencia no SEO. Os vídeos transmitem uma mensagem com rapidez e eficácia maior.

Além de usado como fundo da página, ele pode ser institucional, apresentando um produto ou falando mais sobre a história da sua empresa. Outro ponto é no qual o vídeo transmite melhor uma ideia, do que textos, além de ser mais interativo e não ter a necessidade de rolagem para baixo.

As micro animações também estão presentes nas lojas virtuais e estarão presentes ainda mais em 2019. Da mesma forma que lojistas gostam das interações por onde passam, irão exigir o que tem de mais novo também no seu negócio. As animações oferecem uma navegação intuitiva, que ajuda o usuário a percorrer um caminho satisfatório.

Uma indicação de carregamento da página, um botão que muda de cor, um menu que se expande quando clicado, todas essas pequenas interações são agradáveis para o cliente, que se sente no caminho certo quando vê uma animação.

Compras e pesquisas por voz

O comportamento do consumidor já vem mudando em relação a realizar pesquisas por comando de voz. O hábito de dizer “Ok, Google” está integrado ao cotidiano das pessoas. Isso interfere diretamente nos termos de pesquisas que são criados para alimentar o SEO de um site ou loja virtual.

Aplicações como Siri da Apple, Alexa da Amazon, ou o Google Assistant, já caminham para essa integração entre lojas virtuais por comando de voz. As pesquisas apontam que para os próximos anos, 70% das pesquisas sejam feitas por voz.

O papel do design nesse caminho para as pesquisas por voz é estruturar a página para que ela responda as pesquisas dos usuários, de forma que os conteúdos a serem dispostos, correspondam a necessidade do usuário e atenda as práticas de SEO.

A prática do comendo de voz é tanto um hábito a vir se firmar para os usuários como para os profissionais, esse comportamento tende a crescer ano a ano.

Todas as previsões para 2019 são baseadas em trazer as melhores experiências para os usuários, de acordo com o comportamento praticado por ele mesmo. Cada ação tomada para manter-se atualizado necessita passar por testes e pela aprovação do público e assim ser consolidada realmente, tendo em vista o objetivo final que são as conversões.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Melhores práticas de Design e usabilidade para sua loja virtual em 2019
4.9 (97.33%) 30 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *