7 erros cometidos ao abrir uma loja online para ter renda complementar
Primeiros passos: como divulgar loja online para atrair clientes?

Quais são os melhores mercados para trabalhar com vendas online?

Publicado em: • Última Atualização:

Atualmente, as vendas online representam um mercado bastante promissor no Brasil. Em 2016, o faturamento do e-commerce somou 53,4 bilhões de reais, representando um crescimento de 11% em relação a 2015. Para 2017, a expectativa envolve um faturamento de 59,9 bilhões de reais, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Devido aos resultados pra lá de positivos do segmento, com a oportunidade de um trabalho lucrativo e flexível, não é de se admirar que muitos profissionais têm considerado a abertura de uma loja virtual. Nesse cenário, porém, acabam surgindo muitas dúvidas. Que tal começarmos pela avaliação do nicho de atuação? Afinal, alguns mercados têm se destacado como mais vantajosos para as vendas online, proporcionando mais segurança para o investimento realizado.

Com o aumento do uso da internet para a realização de compras, diversos segmentos têm apresentado resultados promissores. E como consequência do aumento da segurança das transações, o público que compra online também se diversificou, abrindo espaço para investimentos nas mais variadas áreas. Mas então onde exatamente focar? Pois confira agora mesmo os melhores mercados para trabalhar com vendas pela internet!

Moda e acessórios

O segmento de moda e acessórios foi o que mais cresceu em 2015, conseguindo manter os bons resultados no último ano. Acredite: são inúmeras as oportunidades oferecidas para quem investe no setor.

A diversidade de produtos para investimento nesse mercado permite que haja espaço para investimentos dos mais variados, indo desde roupas infantojuvenis, moda adulta, plus size, masculina e feminina, além de acessórios. Também é possível pesquisar novas tendências, como os brechós online, que atuam com peças seminovas a um preço mais acessível. Aliás, já reparou como essa opção tem sido bastante requisitada?

Itens para pets

Sabia que o setor de petshop está entre os mercados que mais crescem no Brasil? Ao mesmo tempo, a área não tem sido muito bem explorada na internet. Por isso e pelo constante aumento no gasto das famílias com seus queridos pets, o segmento apresenta um grande leque para expansão online.

Ao optar por esse mercado, é possível trabalhar com uma variedade enorme de produtos, que vão de ração e petiscos a roupas e acessórios. Também é importante trabalhar com estratégias de marketing para divulgar a marca e atrair aqueles clientes que estão pesquisando soluções na internet.

Equipamentos eletrônicos

Acredite ou não, o setor de eletrônicos foi o terceiro que mais faturou no e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2015, abocanhando 12% do faturamento total com apenas 5% dos pedidos! A lógica é simples: o segmento oferece uma melhor margem de lucro graças ao valor elevado dos produtos.

Um dos cuidados a serem tomados ao iniciar um investimento nesse nicho diz respeito à competitividade com empresas grandes, o que exige que o vendedor tenha bons diferenciais de preço e condições de pagamento.

Artigos infantis

Faça chuva ou faça sol, o mercado infantil continua movimentando bilhões a cada ano. E as boas notícias não param por aí! Hoje em dia, as lojas virtuais têm sido uma opção cada vez mais procurada por pais que buscam facilidade na hora de montar ou renovar o enxoval.

Devido à imensidão de possíveis artigos para se trabalhar, o mais indicado é investir em determinadas categorias de produtos — como roupas, brinquedos ou fraldas, por exemplo. Ainda vale ressaltar um diferencial importante para aumentar as vendas online quando o assunto é o segmento infantil: agilidade na entrega. Então invista nesse ponto!

Produtos de arte

Quando fala-se em investir no mercado de arte no e-commerce, muitos profissionais já pensam no produto artístico finalizado. No entanto, uma oportunidade de atuação são os materiais usados em galerias e ateliês, como pincéis, bisnagas de tinta, aquarelas, quadros etc.

Isso não impede que o profissional queira trabalhar com produtos de arte. Atualmente, cresce a procura por trabalhos de artistas independentes ou cooperativistas e as lojas virtuais surgem como uma vitrine única para divulgação e comercialização desses trabalhos manuais e fabricados em pequena escala.

Casa e decoração

Ao pesquisar sobre a venda online de produtos para casa e decoração, é possível encontrar uma grande diversidade de categorias de mercadorias. Por isso, o vendedor pode optar tanto por se especializar em uma categoria com a qual se identifica como variar as ofertas para tentar atingir um público mais amplo.

Para você ter uma ideia, no primeiro semestre de 2015, as vendas desse mercado representaram 7% do faturamento do e-commerce no Brasil, o que mostra a grande adesão do público na compra de itens para a casa pela internet. Não seria ótimo garantir uma fatia desse bolo?

Para se destacar dos concorrentes nessa área, uma boa opção é investir em especialização. O que acha de trabalhar com venda de tapetes importados, de cortinas das principais marcas do mercado ou de atuar com itens de decoração feitos à mão, por exemplo? Mas também é possível atuar com um pouco de cada coisa, destacando-se nesse caso pela variedade.

Cosméticos e perfumaria

Saiba desde já: o setor de cosméticos e perfumaria é responsável por um significativo volume dos pedidos feitos online. E por mais que o segmento também seja um dos que possuem maior adesão de empresários, a alta concorrência não impede o crescimento de novas lojas virtuais.

Ao optar por essa área, o fundamental é trabalhar com variedade de produtos, oferecendo diversas marcas aos consumidores. Além disso, sempre destaque a originalidade das mercadorias, viu? Pelo fato de o nicho ter alta rotatividade de produtos falsificados, trabalhar com marcas originais e enfatizar esse diferencial é uma oportunidade e tanto para atrair consumidores.

Saúde e suplementos

A venda de produtos na área de saúde exige que as orientações da vigilância sanitária sejam cumpridas. Mas esse passo a mais definitivamente não impede o investimento no setor! A facilidade para efetuar as compras e os preços muitas vezes mais acessíveis fizeram com que as vendas online desses produtos aumentassem bastante.

Um diferencial importante ao trabalhar com essa área envolve a agilidade da entrega. Afinal, dependendo do tipo de compra, o consumidor espera receber o produto até mesmo no próprio dia! Para atender a essa necessidade, é claro que a logística da loja virtual deve ser aprimorada. No caso dos suplementos alimentares, a internet oferece principalmente diferenciais de preço em relação às lojas físicas. Portanto, buscar diversidade nas opções e vantagens nos preços e nas formas de pagamento permite que o e-commerce saia na frente dos concorrentes.

Tesouros regionais

Algumas regiões se diferenciam por oferecer produtos típicos, atraindo turistas e um público interessado em especialidades. Nesse caso, a tradição, a qualidade e a experiência da marca são atrativos à parte. Assim, para alcançar bons resultados, é necessário investir pesado em divulgação, pois o público interessado nos produtos é mais limitado.

Nesse cenário, a venda online surge como uma oportunidade para os consumidores terem acesso a uma marca regional sem exigir o deslocamento até aquele local específico. No caso de produtos regionais perecíveis, são necessários cuidados especiais com o transporte e a entrega das mercadorias.

Como você pôde ver, o e-commerce oferece diversas oportunidades de investimento para profissionais interessados em empreender em um negócio online. Independentemente do setor escolhido, o fundamental é unir uma área promissora para vendas com um segmento que seja do interesse do vendedor.

Pronto para investigar a fundo o cenário do e-commerce antes de partir para um investimento? Acredita que mais pessoas terão interesse nesse tema? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e instigue seus amigos sobre essa oportunidade de negócio!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Quais são os melhores mercados para trabalhar com vendas online?
Avalie esse artigo!

2 Comentários em: Quais são os melhores mercados para trabalhar com vendas online?



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *