Afinal, qual é o melhor horário para postar no Instagram?

Saber o melhor horário para postar no Instagram é essencial para gerar engajamento com o público e melhorar o volume de vendas […]

Saber o melhor horário para postar no Instagram é essencial para gerar engajamento com o público e melhorar o volume de vendas da empresa. O aplicativo tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, o que é um número exorbitante, pois corresponde a 1/7 da população do planeta.

No entanto, essa quantidade absurda de usuários não significa que é fácil manter um engajamento com o público, pois as empresas investem pesado na rede. Por isso, saber o melhor horário para as postagens é essencial, pois tem os períodos de maior alcance.

Neste post, vamos falar sobre a importância de saber o melhor horário para postar no Instagram e dar dicas de como aproveitar esses períodos para gerar engajamento com sua audiência. Acompanhe!

Qual é a importância de saber o melhor horário para postar no Instagram?

Até 2016, todas as postagens apareciam em ordem cronológica no feed da rede social. Mas, depois de algumas mudanças, a exibição dos conteúdos depende mais do algoritmo do Instagram. Isso significa que há uma sequência lógica que define o que será exibido a todos os seguidores de seu perfil.

Dessa forma, nem tudo que é postado pela empresa será visualizado pela audiência. As publicações que possuem mais curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques no botão “salvar”, logo após serem postadas, serão enxergadas como mais relevantes. Sendo assim, serão exibidas para mais pessoas.

No entanto, para obter um bom engajamento, é necessário saber em quais horários os usuários estão mais ativos na rede. Dessa forma, é possível criar um calendário de postagens eficiente.

Quais são os melhores horários para postar no Instagram?

Um estudo realizado pela Sprout Social, em 2019, indica os melhores horários para publicar na rede social. Lembrando que a análise foi feita considerando dados globais.

  • Melhores horários para postagem: quarta-feira, às 11h, e sexta-feira, entre 10h e 11h;
  • melhor dia para postagem: quarta-feira;
  • pior dia da semana: domingo;
  • dias e horários com mais engajamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h;
  • dias e horários com menos engajamento: diariamente, após as 17h e antes das 5h.

Então, de acordo com a análise, o melhor horário para postar seu conteúdo no Instagram é entre as 14h e 15h. Os finais de semana e a noite são períodos ruins.

Conteúdos postados às 5h de terça a sexta-feira geram bastante engajamento. Esse fato ocorre porque as pessoas têm o hábito de checar o Instagram logo quando acordam.

O horário de almoço, que ocorre geralmente entre 11h e 15h, também é um período que apresenta bons resultados.

No entanto, outro levantamento realizado pela Later, ferramenta de marketing para Instagram, mostrou dados diferentes. De acordo com o estudo feito pela ferramenta, os melhores dias e horários para postar na rede social são:

  • domingo: 7h, 8h e 16h;
  • segunda: 6h, 10h e 22h;
  • terça 2h: 4h e 9h;
  • quarta: 7h, 8h e 23h;
  • quinta: 9h, 12h e 19h;
  • sexta: 5h, 13h e 15h;
  • sábado: 11h, 19h e 20h.

De acordo com o estudo da ferramenta, o melhor horário para postar no Instagram é entre 9h e 11h. O levantamento foi realizado em 2019, considerando mais de 12 milhões de posts.

Como definir os melhores horários para postar no Instagram?

Apesar dos dados mostrados, podemos dizer que não existe um melhor horário para postar no Instagram. Isso porque, em primeiro lugar, as pesquisas não foram feitas com seu público. Em segundo, esse fator vai depender de seu nicho de atuação.

A seguir, vamos dar algumas dicas de como saber os melhores horários para postar seu conteúdo e gerar engajamento com sua audiência.

Analise as informações do Instagram Insights

A melhor hora para postar no Instagram é quando seu público está online. Então, para saber quando isso ocorre, basta usar a ferramenta de análise no aplicativo. Por isso, é importante ter um perfil comercial.

A ferramenta mostra dados importantes como o real alcance das postagens, a idade dos usuários, o local e horário que o público mais acessa.

Para acessar o Instagram Insights, é só fazer login na plataforma e depois clicar no botão com “três linhas horizontais paralelas”. Então, escolha a opção “informações”, depois, “público”, “seguidores” e, enfim, “hora”.

Conheça o comportamento de seu público

Gerar conteúdo de valor não é suficiente. É preciso entender os hábitos e costumes do consumidor de sua empresa. Ao conhecer seu público, você tem melhores informações sobre seus desejos e suas necessidades. A análise do perfil de seus seguidores também ajuda a identificar em quais dias e horários eles estão mais ativos na rede social.

Descubra a região demográfica de seu público

Para fazer um bom calendário de postagens, vale considerar a região demográfica de sua audiência. Isso porque, no Brasil, há fusos horários diferentes. Por exemplo: a cidade de Rio Branco tem diferença de duas horas para o horário de Brasília.

Então, na hora de escolher o melhor horário para postar no Instagram, é fundamental levar essa diferença em consideração. Mas isso para o caso de você ter um negócio online que atende a todo o território brasileiro.

Faça testes A/B

Mesmo todos os estudos em mão sobre os horários de pico do Instagram e o uso da ferramenta de análise da rede social não são suficientes para definir o melhor horário das postagens. Você terá que fazer testes para observar quando um conteúdo obteve mais engajamento.

Para descobrir o melhor dia e horário para alcançar sua audiência, faça a mesma postagem em datas e horas diferentes. Experimente repetir a publicação entre três e cinco vezes.

Analise a concorrência

Analisar os dias e horários que seu concorrente faz as postagens também é um método eficiente de descobrir o melhor horário para postar no Instagram. No entanto, é importante observar as postagens que geram mais engajamento. Se você está começando seu negócio, essa estratégia vai ajudar muito a definir o melhor momento de interagir com seu público.

Se você tem um produto similar a empresas que já têm um grande número de seguidores, não perca a oportunidade de monitorar a concorrência para criar seu próprio calendário de postagens.

Essas foram nossas dicas para você escolher o melhor horário para postar no Instagram. Como você viu, isso pode variar bastante e não adianta seguir os horários citados nos estudos, pois há o risco de não funcionar para seu negócio. O importante é gerar conteúdo de valor e criar um bom relacionamento com sua audiência. Dessa forma, suas vendas só vão crescer cada vez mais.

Agora que você já sabe como escolher a melhor hora para publicar no Instagram, é o momento de descobrir como aumentar as vendas na rede social.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário