Quer saber como se destacar nos marketplaces de moda? Veja aqui!

Os marketplaces se consolidaram nos últimos anos como ótimos canais de vendas. Além das inúmeras vantagens oferecidas aos lojistas, eles passam mais […]

Os marketplaces se consolidaram nos últimos anos como ótimos canais de vendas. Além das inúmeras vantagens oferecidas aos lojistas, eles passam mais segurança aos consumidores e otimizam a pesquisa na internet. Dentre os nichos em crescimento, os marketplaces de moda têm movimentado boa parte do e-commerce brasileiro.

Moda é a segunda categoria mais bem avaliada pelos clientes no comércio digital e a primeira entre aquelas que mais satisfazem os consumidores do país, segundo dados recentes do Estudo de Satisfação do E-Consumidor. Diante disso, é esperado que o mercado continue em franca expansão nos próximos anos, atraindo cada vez mais empreendedores.

Hoje, os principais marketplaces de moda no país são Kanui, Netshoes, Dafiti e Zattini. São plataformas que atraem um público já segmentado, que está à procura de itens de moda para comprar. Nesse sentido, os lojistas que mais investem em estratégias para se diferenciar da concorrência são aqueles que mais canalizam clientes para seus produtos. Para ajudar você nessa tarefa, separamos neste post algumas dicas valiosas. Confira!

Fazer fotos de boa qualidade

Gostamos de recomendar o uso de fotos de qualidade para se destacar dentro dos marketplaces, afinal, esse é um dos primeiros contatos que o usuário tem com o seu anúncio. No entanto, quando falamos de consumidores de moda, principalmente nos marketplaces, a qualidade das fotografias ganha ainda mais importância.

Saiba que uma boa foto representa fielmente as características do produto que está à venda. Ele deve ser apresentado fora da embalagem e a partir de diferentes ângulos que destaquem os melhores detalhes. Para que o usuário consiga observá-lo bem, o fundo das fotos precisa ser bem iluminado e, de preferência, da cor branca.

Você não precisa ser um especialista para tirar boas fotografias dos seus produtos, basta evitar alguns erros comuns que transmitem amadorismo e, consequentemente, tiram credibilidade do seu negócio. Por exemplo, não tire as fotos pelo celular, pois a resolução da câmera costuma ser muito baixa. Dê preferência para câmeras mais sofisticadas.

Outro erro é tratar as fotos com efeitos de aplicativos e inserir legendas: use as fotos originais, sem edição. Além disso, escolha um ambiente adequado, com um fundo neutro e boa iluminação. Prefira tirar as fotos durante o dia para aproveitar a luz do sol, pois assim você não corre o risco de criar sombras e mudar a tonalidade original do produto.

Ter uma descrição detalhada dos produtos

O anúncio precisa ganhar a confiança do consumidor dentro dos marketplaces de moda. Uma boa estratégia para conseguir esse objetivo é apresenta o máximo de informações do produto, de maneira organizada e sequencial. Dessa forma, você estimula que o usuário leia até mesmo as informações mais técnicas do produto colocado à venda.

Um bom texto de descrição tem uma linguagem simples, é conciso e escaneável. Essa parte do seu anúncio precisa ser um complemento das imagens, de modo que o usuário consiga reconhecer os atributos do produto analisando foto e texto. Também é importante prezar pela correção gramatical para não gerar qualquer tipo de estranhamento.

Para criar descrições excelentes, pense nas possíveis perguntas que o seu cliente faria antes de comprar o produto anunciado. Antecipe-se com a apresentação das respostas de maneira simples e direta. Na hora de apresentar informações mais técnicas do produto, você pode organizá-las no formato de checklist para facilitar a leitura.

Definir uma política de frete competitiva

Os consumidores de moda estão sempre atrás de novidades, um dos fatores que fazem esse setor movimentar boa parte do e-commerce brasileiro. Por essa razão, esse público é muito propício a estratégias de atração e fidelização. Nesse sentido, informações claras sobre o frete e preços em conta podem fazer sua empresa se destacar dos concorrentes e fechar mais vendas.

Se não é possível oferecer frete grátis, defina uma política de frentes com preços competitivos, que não fogem muito da média encontrada em outras empresas que atuam no marketplace de moda. Faça com que o consumidor, ao clicar num anúncio, veja uma tabela de frete das transportadoras com as quais sua empresa tem parceria.

Sem a tabela de fretes, o consumidor não consegue saber quais são as condições de envio de cada produto, como preço, prazo e empresa responsável pelo transporte. Isso aumenta a chance de ele consultar produtos da concorrência para saber se lá pode encontrar uma política de fretes definida.

Investir no excelente atendimento

Vender no comércio digital não é apenas colocar anúncios de produtos à venda e esperar os clientes efetuarem o pagamento — e isso vale tanto no e-commerce quanto nos marketplaces. Para usuários que nunca fizeram uma compra pela internet, um atendimento pessoal para fazer escolhas e tirar dúvidas faz muita falta. Saber que não haverá esse tipo de suporte dentro dos marketplaces pode desestimulá-lo a continuar uma compra.

Então, se chegou um e-mail com dúvidas de um consumidor, você ou sua equipe deve dar a atenção necessária para responder às perguntas e até oferecer outros produtos de acordo com o interesse que foi manifestado. Além disso, não se esqueça de que o atendimento também inclui o pós-venda, que é o relacionamento após o cliente ter efetuado a compra.

Não espere que ele venha lhe dar feedback sobre a experiência de compra, envie uma mensagem, pergunte se o produto chegou em boas condições e se era o que ele esperava. Esse também é o momento de checar problemas como atraso no recebimento, produtos enviados para os destinatários errados e danificações.

Muitos vendedores não gostam de lidar com o pós-venda, mas é justamente o pós-venda que vai fazer com que sua empresa ganhe destaque. Não deixe de estimular que o cliente deixe sua avaliação pública na plataforma para que outros usuários se certifiquem do bom serviço que você oferece.

Para que a sua experiência nos marketplaces de moda produza resultados expressivos, comece pelas dicas apresentadas neste post. Lembre-se de sempre acompanhar o que e como os seus concorrentes estão anunciando, pois, isso vai ajudar você a perceber tendências do setor que merecem ser testadas pela sua empresa.

Se você está começando no comércio digital ou já tem alguma experiência, aproveite para continuar a visita ao nosso blog e aprofundar seus conhecimentos. Temos mais dicas valiosas para potencializar seus resultados. Fique de olhos nos posts da Escola de E-commerce!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário