Confira 5 melhores dicas para ter sucesso com marketplace online

O marketplace online é um shopping virtual que visa simplificar a pesquisa do usuário interessado em um produto específico, ao reunir em […]

O marketplace online é um shopping virtual que visa simplificar a pesquisa do usuário interessado em um produto específico, ao reunir em uma única plataforma lojas que trabalham com preços competitivos e garantem mais segurança. Já o empreendedor é beneficiado com a redução de custos com marketing e o aumento da sua visibilidade.

Para pequenos lojistas que começam um negócio com baixo investimento de capital, entrar em um marketplace pode significar aumentar drasticamente as chances de atingir os clientes em pouco tempo. No entanto, devido à grande competitividade dentro dessas plataformas, é importante investir em diferenciais para conquistar seu espaço.

São diversas lojas atuando no mesmo site! Então, se você quer se destacar na Amazon, na Americanas, no Submarino ou em qualquer outro marketplace online, confira nossas dicas a seguir!

1. Categorize os produtos

A categorização deve ser um dos primeiros passos para vender seu produto em um marketplace online. Os usuários normalmente fazem pesquisas no site a partir de filtros, uma vez que isso diminui o tempo de procura. No entanto, seus produtos só serão encontrados pelos filtros se eles forem categorizados com antecedência no marketplace.

Se isso não for realizado, o usuário não encontrará seu produto ao utilizar um filtro, o que aumenta a chance de ele ir para os concorrentes e, consequentemente, fazer você perder vendas. Esse ainda é um erro muito comum, principalmente entre aqueles que estão começando com a loja virtual.

Para não correr o risco de não ser encontrado dentro do marketplace, é preciso saber como categorizar os produtos. Antes de qualquer coisa, faça uma pesquisa das mercadorias semelhantes às suas e verifique a categorização que elas utilizam. Isso vai lhe dar uma noção das categorias em que seus produtos se encaixam.

É normal que muitos produtos anunciados pertençam a duas ou três categorias diferentes. Se isso acontecer com seu negócio, além da categoria principal, use tags para indicar categorias relativas. Por exemplo, muitos eletrodomésticos podem se encaixar na classificação de eletrônicos e itens de cozinha. Essa estratégia vai fazer com que os seus produtos sejam encontrados em resultados de diferentes buscas.

2. Crie descrições simples e informativas

Os usuários de marketplaces estão cada vez mais exigentes, em busca de dados e imagens de qualidade dos produtos. Portanto, não faça da descrição um aspecto secundário dos seus anúncios. O usuário quer uma compreensão completa sobre o que está sendo ofertado. Quando isso acontece, evita-se que ele precise tirar dúvidas antes de dar andamento à jornada de compra.

Para que isso aconteça, evite informações desnecessárias e desatualizadas. A ideia é usar uma linguagem simples e prezar ao máximo pela concisão, principalmente ao informar detalhes técnicos. Mostre todos os benefícios que o cliente terá com o produto, deixando a descrição alinhada com o que está em destaque nas fotos do anúncio.

3. Trabalhe com frete atrativo

O alcance de um marketplace online permite que usuários de diferentes regiões do país tenham acesso aos seus anúncios. Por conta disso, o valor do frete e o prazo de entrega se tornam fatores determinantes que o cliente analisa para fechar uma compra ou não. Se as tarifas estiverem altas ou o tempo de entrega muito extenso, seus produtos serão evitados.

Tenha uma política de frentes que seja competitiva com as outras marcas. Isso é um diferencial para que o cliente opte pelos seus produtos sem hesitar. Em cada anúncio, o cliente deve ser apresentado a uma tabela de tarifas e prazos, de modo que ele saiba rapidamente o valor que precisará arcar com frete e o tempo que esperará pela sua mercadoria.

Os preços precisam considerar a média praticada pela concorrência, pois só dessa forma o produto se tornará realmente atrativo. Além disso, os prazos precisam ser respeitados. Caso contrário, a plataforma de marketplace pode estabelecer punições para seu negócio. O produto que não chega ao cliente no tempo esperado dificulta a fidelização no futuro.

4. Tenha uma precificação competitiva

Qualidade e preço são as primeiras características que são procuradas quando o cliente busca um produto no marketplace online. Se o preço estiver muito acima da média da concorrência, a tendência é que o produto se torne logo uma opção descartada, mesmo se outros aspectos estiverem em conta, como valor do frete e tempo de entrega.

Portanto, fazer uma boa precificação aumenta a atratividade dos seus produtos. Para ter a melhor oferta, é importante monitorar mercadorias semelhantes dos concorrentes e observar como eles fazem a precificação. Essas informações vão servir de orientação na hora de ajustar os valores dos seus produtos.

Já que os usuários procuram produtos mais baratos, estude a possibilidade de trabalhar com preços menores do que a concorrência. É importante fazer essa avaliação considerando sua cadeira produtiva, inclusive os valores dos fornecedores, para reduzir custos e ofertar preços mais acessíveis, mas sem sair no prejuízo.

5. Use fotografias de qualidade

As fotografias usadas nos anúncios são fundamentais na tarefa de gerar o desejo de comprar o seu produto. Imagens com boa qualidade, feitas por profissionais, passam credibilidade e segurança ao usuário do marketplace. Quando a fotografia é de baixa qualidade e editada de maneira amadora, o cliente pode desconfiar e pensar duas vezes se deve fechar negócio com você.

Não se esqueça de conferir as normas que os marketplaces apresentam em relação a tamanhos específicos, ângulos, fundo branco e cores, por exemplo.

Além de usar as melhores estratégias, procure evitar erros comuns, como: não solicitar feedback do cliente sobre a experiência de compra com o seu negócio, ter um conhecimento raso ou pouco objetivo sobre o público-alvo e não considerar as particularidades de cada plataforma de marketplace.

Agora você já tem tudo que precisa para melhorar seus resultados no marketplace online. Se o seu negócio ainda não está presente nas principais plataformas, conheça as vantagens de investir nesses canais de vendas. Muito planejamento, pesquisa de mercado e conhecimento do seu público farão você sair na frente da concorrência!

Se você gostou das dicas, o que acha de compartilhá-las com sua rede de contatos? Poste este conteúdo na sua melhor rede social para despertar o interesse de mais pessoas e veja o que seus colegas têm a dizer sobre o assunto!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário