Marketplace de nicho: 4 maiores vantagens de investir

O comércio digital está crescendo muito no Brasil, com aumento de faturamento a cada ano. Um dos grandes responsáveis por esse crescimento […]

O comércio digital está crescendo muito no Brasil, com aumento de faturamento a cada ano. Um dos grandes responsáveis por esse crescimento são as plataformas de marketplaces, incluindo o marketplace de nicho. Se você ainda não sabe como funciona esse modelo de negócio, está deixando de agregar inúmeras vantagens para a sua loja virtual.

Basicamente, o marketplace de nicho é um shopping virtual que procura atender a demandas mais específicas do mercado ao reunir vendedores de um determinado nicho de atuação. Em outras palavras, ao contrário do marketplace tradicional, que trabalha com múltiplas categorias de produtos, o marketing de nicho busca atrair um público já segmentado.

Para pequenos lojistas, que começam um negócio com baixo investimento de capital, entrar em um marketplace de nicho pode significar aumentar as chances de atingir os clientes em pouco tempo. Ficou interessado? Veja, a seguir, as 4 maiores vantagens de investir nessas plataformas.

1. Público mais qualificado

O grande desafio de uma loja virtual é educar seu público e, assim, criar uma base de usuários qualificados para fechar vendas. A grande vantagem dos marketplaces de nicho é que essas plataformas canalizam para as lojas consumidores que já estão qualificados para fechar compras, que estão em busca das marcas que oferecem a melhor solução.

Um público qualificado é formado por consumidores que reconhecem suas dificuldades e estão em busca de marcas que possam ajudá-los. No funil de vendas, eles estão localizados na terceira parte, no fundo do funil, pois formam um grupo mais seletivo do que o topo e o meio do funil.

Vale ressaltar que as estratégias para educar os consumidores e conduzi-los no funil de venda leva tempo, exige planejamento e investimento em blog, redes sociais, anúncios etc. Nessa jornada de compra, o objetivo é fazer o consumidor passa de um visitante (também chamado de suspect) para alguém interessado no seu produto e finalmente um cliente.

Quem atua dentro de marketplaces de nicho deve continuar investindo em estratégias para qualificar o público e tornar seu e-commerce cada vez mais atrativo para o tráfego orgânico. No entanto, essas plataformas sem dúvidas apresentam a vantagem de colocar a loja em contato com consumidores prontos para comprar e se tornar clientes fidelizados.

2. Redução de custos para as empresas

Atuar em um marketplace de nicho também traz alguns benefícios financeiros para os lojistas. Isso acontece por um motivo muito simples: as ações de uma loja serão voltadas para um público menor e mais disposto a comprar. Essa vantagem ganha ainda mais relevância quando são explorados nichos promissores ou com baixa concorrência.

Se a loja se concentra em atingir em um número menor de pessoas, as chances de resultados positivos são maiores, por isso são reduzidos os custos com ações. Se o lojista quiser investir na estratégia de links patrocinados, por exemplo, ele pode conseguir um valor reduzido com o uso de palavras-chave com baixa demanda.

É importante mencionar que, para ter sucesso em marketplaces de nicho, as estratégias precisam se basear no conhecimento atualizado do público. Se o objetivo é atingir consumidores segmentados, é crucial conhecer suas necessidades relacionadas à solução oferecida pela loja. Sem esse conhecimento, as estratégias de atração, mesmo que demandem um custo menor, não serão efetivas para atrair os clientes.

Outro detalhe que faz a diferença para os lojistas conseguirem aproveitar as vantagens dessas plataformas é escolher bem o nicho de atuação. Isso é um fator determinante, pois vai direcionar suas estratégias e mostrar se o seu público está em marketplaces para consumidores (B2C) ou de empresas para empresas (B2B).

A escolha do nicho está basicamente calcada nos consumidores finais — quem são eles, o que valorizam e como atingi-los. A partir disso, você poderá ter uma segmentação mais forte, com ações de marketing mais baratas e efetivas.

3. Mais chances de ganhar destaque

Embora a concorrência dentro dos marketplaces de nicho seja acirrada, a possibilidade de trabalhar com um público seletivo permite que a loja tenha mais chances de ganhar destaque e construir uma reputação online, sendo reconhecida como uma autoridade para os clientes. Isso é construído, principalmente, quando a loja oferece um excelente atendimento.

Um consumidor que nunca comprou no comércio digital sente a falta de um atendimento pessoal que o ajude a tirar dúvidas e a escolher o melhor produto. Perceber que não terá esse tipo de suporte dentro de um marketplace pode desestimulá-lo a fazer compras. Cabe aos lojistas aproveitar a segmentação dos marketplaces de nicho para investir em um atendimento personalizado.

Muitas empresas deixam de oferecer esse suporte e acabam perdendo clientes fiéis. Por isso, essa é uma ótima maneira de se destacar dentro dos marketplaces. Tire dúvidas que chegaram por e-mail, sugira produtos de acordo com as necessidades do cliente e seu histórico de consumo, e não deixe de lado a comunicação no pós-venda.

4. Vantagem do mobile

O número de compras online efetuadas pelo celular cresceu nos últimos anos. Hoje, quase metade dos brasileiros já compra pelo smartphone com regularidade. Diante disso, é importante que o lojista tenha, no mínimo, um site responsivo, adaptado para todos os dispositivos e capaz de atender às compras efetuadas por aparelhos móveis.

Também é importante se integrar a marketplaces que tenham esse recurso, de modo que as vendas da loja também cresçam pelo mobile. É um fator que deve ser considerado na hora de optar ou não por entrar em marketplaces.

Por fim, vale ressaltar que um aspecto que precisa ser considerado na decisão de integrar um marketplace de nicho: o posicionamento da marca. Afinal, é importante que a loja ofereça atributos que a diferenciem das suas concorrentes. Uma marca bem posicionada em um canal de vendas voltado para um público segmentado tem grandes chances de ganhar destaque e, assim, construir autoridade no seu nicho de atuação.

Se você chegou até aqui e quer aprender mais sobre como se destacar nessas plataformas, separamos uma videoaula completa sobre o assunto. Flávia Navas, gerente de marketplace no Grupo Netshoes, vai ensinar para você como começar uma estratégia em marketplace de nicho: acesse o conteúdo, é 100% gratuito!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário