Marketplace de nicho: o que é e quais as vantagens desse modelo de negócio?

Diferente do marketplace tradicional, o marketplace de nicho é um ambiente focado em determinado nicho de mercado, e isso promove uma entrega muito mais assertiva ao consumidor. Confira os detalhes desse tipo de negócio!

O marketplace de nicho é uma alternativa muito eficiente às tradicionais plataformas de marketplace para as empresas que se especializam em um único nicho.

Afinal, o marketplace de nicho alcança uma parcela de mercado muito mais qualificada e interessada nas soluções da sua marca.

Essas são apenas algumas das vantagens de atuar nesse mercado, dentre muitas outras.

Por mais que seja uma plataforma com menos usuários do que as tradicionais, as possibilidades de realizar bons negócios e aumentar o posicionamento da marca no mercado consumidor é muito grande.

Esse é um dos fatores que fazem com que o marketplace de nicho seja tão atraente para milhares de negócios.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura pois neste artigo, falaremos tudo sobre marketplace de nicho.

Não deixe de conferir!

O que é marketplace de nicho

O marketplace de nicho é uma plataforma que permite que consumidores e empresas comercializem produtos que pertencem a um mesmo nicho de mercado.

Portanto, de maneira similar ao tradicional e já conhecido marketplace, o marketplace de nicho permite a comercialização de produtos que são de um mesmo nicho e segmento.

Quem atua nessa modalidade de marketplace, com foco em nichos específicos, costuma ter menos acessos do que o tradicional modelo.

Apesar disso, é possível conversar com consumidores muito mais propensos à compra, já que estão em uma plataforma de compra e vendas específica.

Como exemplo de marketplace de nicho, podemos utilizar uma plataforma que se especializou na comercialização de produtos e artigos esportivos.

Com a visibilidade certa, essa plataforma vai atrair empresas que atuam nesse único nicho de mercado, o de artigos esportivos.

Esse tipo de marketplace também costuma atrair os interessados nas vendas C2C.

Afinal, um consumidor que deseja vender um tapete de yoga sabe que as chances de encontrar uma pessoa interessada nesse produto esportivo é muito maior em um marketplace de nicho.

A mesma lógica pode ser aplicada a um consumidor que deseja comprar produtos esportivos.

Esse consumidor sabe que as chances de encontrar exatamente o que ele procura é muito maior em um marketplace de nicho, já que não terá que filtrar ou ignorar os produtos que não se relacionam com artigos esportivos.

Nichos de mercado para e-commerce: como escolher o segmento para atuar? Confira!

Diferença entre marketplace e marketplace de nicho

O marketplace de nicho é muito semelhante ao modelo tradicional. Para quem já está familiarizado com o comércio eletrônico e costuma vender ou comprar produtos na internet, o marketplace não é nenhuma novidade.

A modalidade de marketplace de nicho funciona como uma plataforma que faz a intermediação entre compradores e vendedores de um mesmo segmento de negócio.

Assim como no modelo mais tradicional, o marketplace de nicho também pode ser feito nas categorias de C2C, ou seja, consumidores vendendo um produto para outro consumidor; ou B2C, onde empresas disponibilizam produtos para os clientes.

Portanto, a única diferença entre os dois modelos é que o marketplace de nicho é totalmente focado em um segmento de mercado muito específico e nichado.

Em vez de comercializar diversos produtos, em todas as categorias, como a Amazon e o Mercado Livre, o marketplace de nicho comercializa apenas produtos de um mesmo segmento, como produtos alimentícios ou do segmento de tecnologia.

Como exemplo de um marketplace de nicho muito conhecido, podemos citar o iFood, que permite que milhares de empresas atuem na plataforma, contanto que sejam empresas da área alimentícia.

O marketplace de nicho pode ser ainda mais específico do que o exemplo que apresentamos.

É possível que seja uma plataforma para oferecer apenas produtos e empresas de comida fitness, por exemplo.

Como vender em marketplace? Confira o passo a passo para ter sucesso nessa estratégia de vendas!

Vantagens do marketplace de nicho

O marketplace de nicho oferece as mesmas vantagens que o modelo tradicional.

Contudo, por ser uma plataforma com produtos de nicho e público mais específico, é possível colher algumas vantagens competitivas para empresas que vendem apenas um tipo de produto.

Esse modelo é uma excelente alternativa para implementar uma estratégia de crescimento e expansão da marca.

Afinal, quem deseja iniciar as operações em um marketplace convencional disputará espaço e recursos com grandes empresas e com os principais players do mercado varejista.

Quando a comercialização de um produto é mais específica, é possível entender muito mais sobre o público e dialogar com um público muito mais propenso a se interessar pelas soluções que a sua marca oferece.

Para ficar ainda mais fácil de compreender os benefícios de atuar em uma plataforma de vendas com foco em nichos de mercado, separamos as principais vantagens desse modelo de negócios. Confira a seguir!

Marketing mais eficiente

Como já mencionamos, quando a empresa trabalha com um nicho específico, é muito mais fácil aplicar as estratégias de marketing com maiores chances de sucesso.

Isso ocorre porque a comunicação é muito mais específica com um público de nicho.

Afinal, é mais fácil entender quais são as necessidades e desejos de um público específico e criar uma comunicação que dialoga diretamente com um nicho de mercado.

Menor concorrência

Quando os empreendimentos se dedicam a comercializar diversos produtos, de segmentos e nichos variados, a chance de alcançar uma fatia de mercado é muito maior.

Contudo, o negócio estará concorrendo com inúmeras empresas de diferentes setores.

Além da grande concorrência, será preciso criar estratégias para conversar com pessoas com diferentes desejos, aumentando a necessidade de investimento em marketing e vendas.

Portanto, o marketplace de nicho diminui a concorrência e estreita a relação com o consumidor.

Preços mais atrativos

Como a empresa vai estar negociando com um nicho específico, com menos concorrentes e sem a necessidade de grandes investimentos em marketing e vendas, os preços praticados podem ser mais competitivos e atraentes para o público consumidor.

O marketplace de nicho também possibilita que os lojistas entendam mais sobre os clientes, aperfeiçoando a estratégia de marketing e mapeando uma jornada de compras muito mais eficiente.

Com isso, é possível investir esforços para aumentar o ticket médio dos clientes, bem como realizar o cross selling.

Maior qualidade

Quando um negócio é especializado em determinado serviço ou produto, ele tende a oferecer uma qualidade muito maior, além de se tornar referência no segmento em que atua.

Portanto, essa empresa entende o seu público e sabe o que eles precisam e como eles gostam de consumir determinado produto.

Essas informações possibilitam que o lojista entregue produtos com qualidade superior, bem como uma experiência de compras mais completa.

Consumidores mais qualificados

Como estamos falando de uma plataforma de comercialização de nicho, as chances de encontrar clientes realmente interessados nos seus produtos é muito maior.

Afinal, quando uma empresa de artigos esportivos se posiciona em um marketplace desse nicho, ela vai se comunicar com clientes que acessaram uma plataforma de vendas de produtos e artigos esportivos.

Esse cliente está muito mais qualificado, já que buscou por um marketplace de artigos esportivos para realizar negócios com a sua empresa, que é especialista em artigos para esporte.

Desafios do marketplace de nicho

Por mais que seja extremamente vantajoso atuar nesse modelo de negócios, existem alguns desafios para os empreendedores que optam por esse tipo de marketplace. Veja abaixo!

Menor alcance

Os marketplaces de nicho tendem a contar com uma base de usuários muito menor do que os do modelo tradicional.

Afinal, o marketplace convencional abrange uma infinidade de produtos e segmentos, o que atrai um número muito maior de consumidores.

Menos visibilidade

As ações de marketing e as estratégias planejadas para o marketplace de nicho tendem a contar com uma visibilidade menor do que as empregadas no marketplace tradicional.

Isso ocorre porque o esse modelo conta com uma base de usuários muito menor.

Apesar de serem muito mais qualificados, as ações serão percebidas por menos potenciais clientes.

Boas práticas para começar um marketplace de nicho

Para quem deseja começar a atuar nesse segmento de mercado, é fundamental fazer pesquisas e entender algumas das boas práticas para começar o negócio da maneira certa.

Para auxiliar nessa tarefa, preparamos algumas dicas. Confira abaixo.

Avalie o nicho escolhido

Entenda muito bem sobre o mercado consumidor, fornecedor e concorrente. Afinal, já existem empresas atuando na mesma plataforma e nicho.

Logo, os consumidores que acessam esse marketplace já têm uma jornada de compra preestabelecida, bem como os fornecedores que já atuam no mesmo mercado.

Pesquise o público-alvo

Entender o público consumidor é fundamental para qualquer negócio.

Dessa forma, é possível entregar os produtos que eles desejam, na hora que eles desejam e da maneira certa. Logo, faça pesquisas para traçar a persona ideal do seu negócio.

Ofereça soluções de pagamento

Um grande fator para que as taxas de conversão de vendas sejam positivas é oferecer uma diversidade nas opções de pagamento.

Os clientes online já contam com essa possibilidade ao buscar por uma empresa, e esse ainda pode ser um grande diferencial competitivo para o seu negócio.

Alguns marketplaces de nicho do mercado

A Connect Parts é considerada a maior loja virtual de acessórios e peças para carros da América Latina.

Ela é um exemplo claro de um marketplace de nicho que deu certo!

marketplace de nicho

Outro marketplace que faz muito sucesso é Bandup! especializado na venda de produtos do universo Geek.

Ou seja, seu público é fascinado por personagens de quadrinhos, bandas variadas e muito mais, sucesso garantido para o púbico amante deste tipo de arte!

Está precisando de um produto esportivo? Algo assim tão especifico, pode ser encontrado em um marketplace de nicho.

O Sportbr, por exemplo, é uma marca que vende os mais diversos itens esportivos.

Nessa loja virtual, você encontra desde vestuários a suplementos, tudo o que você precisa para praticar esportes com conforto e segurança.

marketplace de nicho

O marketplace de nicho é uma potente estratégia de vendas para os negócios que atuam com um produto de nicho.

Afinal, essas plataformas atraem consumidores com necessidades e desejos específicos que podem ser atendidos pelos seus produtos.

Portanto, pesquise o mercado e entenda bem o público desse negócio para realizar boas ações nessa plataforma.

As vantagens para quem se posiciona no marketplace de nicho são inúmeras, como preços mais competitivos, consumidores mais qualificados, menos concorrência e melhor aproveitamento das estratégias de marketing.

Se este artigo foi útil para você, compartilhe agora mesmo e faça com que outras pessoas não tenham mais dúvidas sobre o assunto.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário