Pesquisar
Close this search box.

Marketing viral: o que é, vantagens e como utilizar a estratégia para vender mais

Marketing viral é uma estratégia utilizada por diversas empresas para promover seus produtos ou serviços através da rápida disseminação de informações e mensagens por meio das redes sociais. O objetivo é criar um conteúdo atraente que seja compartilhável para que se espalhe rapidamente e alcance um grande público.
Marketing viral

Principais tópicos

É muito provável que você já tenha ouvido falar de marketing viral, ou tenha sido impactado por esse tipo de conteúdo.

Isso porque esses conteúdos se espalham com muita velocidade e alcançam proporções gigantescas.

Portanto, é muito importante que as empresas entendam mais sobre o marketing viral para aproveitar as diversas vantagens que ele pode oferecer para uma estratégia de marketing digital.

Mas é preciso saber como fazer da forma certa para que o conteúdo viralize.

Pensando nisso, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Não deixe de conferir!

O que é marketing viral?

O marketing viral é uma estratégia de marketing digital muito utilizada nas redes sociais e em outros canais de comunicação online para divulgar uma mensagem de forma rápida e eficaz.

O objetivo principal do marketing viral é fazer com que uma mensagem ou conteúdo se espalhe de forma natural, onde os próprios usuários da rede façam o compartilhamento da mensagem.

Quando os usuários da rede, ajudam a passar a mensagem por meio do compartilhamento ou reproduzindo o conteúdo em suas próprias páginas, a tendência é que esse conteúdo tenha um alcance muito maior e uma visibilidade extraordinária.

O que pode ser muito bom para um e-commerce que quer alcançar um público maior.

Isso acontece, pois o algoritmo das plataformas de mídias sociais, percebe esse conteúdo como muito relevante para a sua audiência, o que aumenta o alcance exponencialmente.

O termo “viral” é oriundo de vírus, onde o alto potencial de se espalhar por meio da interação entre as pessoas acontece.

Mas, por mais eficiente e eficaz que o marketing viral possa ser, é importante compreender que não é nada fácil fazer com que um conteúdo ou mensagem alcance milhares, ou até milhões de pessoas.

É fundamental que a mensagem passada, bem como a campanha de marketing, seja criativa, impactante, desperte a curiosidade e tenha um alto poder de identificação com um público engajado.

Quais são as vantagens de produzir um conteúdo viral?

Se ainda não está fácil entender as vantagens que a viralização de uma mensagem ou conteúdo pode gerar para a estratégia, separamos algumas das principais a seguir. Não deixe de conferir!

Maior alcance e visibilidade

Um dos grandes benefícios do marketing viral é o alcance e a visibilidade que essa estratégia pode gerar.

Isso ocorre porque, quando um conteúdo consegue “viralizar”, ele acaba sendo compartilhado por muitas pessoas.

Quando muitos usuários fazem o compartilhamento desse conteúdo, a marca alcança um número gigantesco de visualizações, o que aumenta a probabilidade de mais pessoas conhecerem a empresa.

Maior engajamento

Quando um conteúdo consegue o poder de se tornar viral, as chances de engajar milhares de pessoas são muito grandes.

Afinal, quando um conteúdo é compartilhado e comentado por um número muito grande de pessoas, esse conteúdo pode gerar um sentimento de pertencimento e grupo.

Com esse sentimento, os usuários que se identificam com a mensagem passada tendem a sentir o desejo de fazer parte dessa “onda viral”.

O que faz com que eles compartilhem, interajam, curtam e realizem outras ações para pertencerem ao conteúdo que está sendo disseminado.

Baixo custo

De maneira geral, o custo para que um conteúdo consiga viralizar é muito pequeno.

Ainda mais se fizermos uma comparação com outras estratégias de publicidade ou marketing digital, como anúncios pagos e parcerias com influencers.

Por mais que exista um investimento inicial para a produção de conteúdo viral, ele ainda é muito inferior aos outros modelos apresentados.

Se ele realmente se tornar viral, o custo-benefício é muito grande, bem como o ROI da ação.

Aumento das vendas

Como já é possível perceber, se um conteúdo demanda baixo investimento e pode alcançar um número muito grande de potenciais clientes que estão altamente engajados.

Sendo assim, é muito provável que a empresa consiga aumentar significativamente a sua receita de vendas.

Fortalecimento da imagem da marca

Quando uma campanha de marketing viral é bem-sucedida, ela pode gerar uma imagem muito positiva para a marca.

Afinal, os usuários que aderirem à mensagem viral tendem a perceber a mensagem como criativa, engraçada, empática, que defende uma causa e muito mais.

Essa percepção gera um sentimento de alto valor, que junto com outras características, somam um conjunto muito importante para a construção do branding da empresa.

Segmentação do público-alvo

Dependendo do tipo da mensagem, existe boa chance dela ajudar na segmentação do público-alvo da marca.

Afinal, o compartilhamento depende do conteúdo e da mensagem, que devem fazer parte do universo da empresa e despertar o interesse do público.

Esses fatores podem ajudar a direcionar os esforços de marketing para criar campanhas voltadas para esse público, o que aumenta muito a eficiência das ações realizadas.

Geração de leads

O marketing viral também pode ser uma boa forma de gerar mais leads para a empresa.

Já que os usuários que se identificam com a mensagem ou conteúdo podem ser estimulados a entrar no funil de marketing da empresa, por meio de chamadas para ação (CTAs).

A partir do momento que entrarem no funil da empresa, basta que sejam nutridos até que estejam suficientemente qualificados para serem abordados pelo time de vendas da empresa.

Aumento da autoridade de marca

Quando uma campanha tem a capacidade de viralização, ela pode ajudar muito a empresa a se estabelecer como uma autoridade no seu nicho de mercado.

Isso porque ela deve criar um conteúdo que se relacione com o seu nicho.

Dessa forma, o grande alcance e a boa percepção dos usuários que aderiram ao conteúdo viral farão com que ela seja percebida como autoridade no seu assunto.

Essas são características fundamentais para que um negócio alcance melhores resultados e uma posição de destaque em relação à concorrência.

Elementos fundamentais para um marketing viral

Existem alguns elementos que devem fazer parte do conteúdo e da mensagem para que aumentem muito as chances de viralização. Confira nas linhas a seguir!

Identifique elementos comuns ao público

Um ponto muito importante é entender o comportamento comum entre os usuários e clientes do seu nicho de mercado.

Algumas das principais plataformas de mídias sociais, como Pinterest e o Instagram, disponibilizam funcionalidades que indicam os temas em alta, bem como o comportamento dos usuários da rede.

Tendo como exemplo o Google Analytics, é possível descobrir diversos insights sobre os usuários que visitam a sua página online, como site e blog.

Assim, ficará mais fácil mapear os conteúdos, temas e mensagens que os usuários tiveram maior interação.

Crie uma sensação de exclusividade

Outro aspecto fundamental para criar um marketing viral é que ele deve ser um assunto que passe a sensação de exclusividade para a sua audiência.

Isso porque é preciso fazer com que um grupo determinado de pessoas se identifique com ele.

Conteúdos e mensagens muito genéricos não teriam a capacidade de engajar e criar uma comunidade em torno deles.

Como exemplo, uma conta do Instagram que fala sobre tecnologia e inovação poderia buscar inspiração em assuntos do momento, como o Chat GPT e outras formas de inteligência artificial.

Aproveitar para criar conteúdos com a capacidade de viralizar um assunto em um certo grupo de pessoas, sempre será uma boa ideia.

Estimule o compartilhamento

Outro elemento muito importante para criar um marketing viral é estimular o compartilhamento desse conteúdo.

Afinal, mesmo um conteúdo perfeito não tem a capacidade de se propagar sem um estímulo prévio.

Ou seja, é fundamental incentivar e estimular os usuários e visitantes a realizarem uma ação específica que faça parte do planejamento da estratégia.

Existem técnicas de otimização de conversões que devem ser implementadas nessa estratégia.

Desafios do marketing viral

Apesar de oferecer diversas vantagens, o marketing viral também apresenta alguns desafios e riscos para as empresas.

Portanto, é preciso conhecer esses desafios para estar preparado. Confira abaixo alguns deles.

Falta de controle sobre a mensagem

Uma característica marcante do marketing viral é a sua imprevisibilidade e a falta de controle sobre a mensagem que será compartilhada pelos usuários.

Isso pode ser um risco para as marcas, já que uma mensagem mal interpretada ou distorcida pode gerar reações negativas que comprometem a reputação da marca e as vendas em geral.

Dificuldade de medir os resultados

Outro ponto fraco do conteúdo viral é a falta de capacidade de mensurar os resultados.

Como já sabemos, as métricas são fundamentais para entender o comportamento e os resultados das ações de marketing digital.

Portanto, uma mensagem que alcançou proporções gigantes, como é característica dos conteúdos que viralizam, pode ser difícil de mensurar. Assim, não é possível medir o ROI, as vendas e muito mais.

Dependência de timing e sorte

Como o marketing viral é imprevisível e também conta com a sorte, já que depende do compartilhamento espontâneo dos usuários, essa estratégia depende, na maioria dos casos, de sorte e timing.

Com isso, fica difícil prever se um conteúdo se tornará viral, o que pode fazer com que os esforços do time de marketing sejam prejudicados.

Exposição a críticas

A exposição a críticas negativas é outro ponto que deve ser considerado quando o objetivo da estratégia é a viralização.

Isso porque, ao mesmo tempo que ela gera uma repercussão muito grande para a empresa, essa repercussão pode ser negativa.

Uma campanha mal interpretada ou mal planejada pode gerar prejuízos consideráveis para qualquer tipo de negócio.

Em 2017, por exemplo, a marca de refrigerantes Pepsi lançou uma campanha que utilizou o tema de protestos sociais da época para incentivar o consumo da bebida.

A ação gerou sentimentos revoltosos nas redes, por considerar a ação insensível, gerando prejuízos para a marca.

Dificuldade em manter a continuidade

Como já mencionamos, é comum que o poder de viralização dependa de sorte.

Portanto, quando uma campanha se torna viral, pode ser muito difícil contar com os mesmos resultados para outras ações de marketing.

Ao contrário de outras táticas, o marketing viral é difícil de medir, entender os resultados e, portanto, de ser reproduzido.

Como fazer marketing viral

Apesar das dificuldades em criar uma campanha viral, existem algumas práticas que podem aumentar as chances de um determinado conteúdo alcançar um grande número de pessoas. Confira quais são!

Defina um público-alvo

Como é preciso que um grupo grande de pessoas compartilhe a mensagem para que ela se torne viral, o primeiro passo é identificar o perfil do público que se deseja alcançar.

Isso porque é fundamental que esse grupo se identifique e tenha um sentimento de pertencimento.

Para tanto, é possível usar a persona do seu negócio, fazer benchmarking e buscar por padrões comportamentais em nichos e empreendimentos que falem do mesmo assunto que o seu conteúdo.

Seja criativo e impactante

Como também já vimos, a criatividade e uma mensagem de impacto ajudam muito e são características comuns dos conteúdos virais.

Portanto, é muito importante unir essas características. Trate de um assunto relevante, defenda uma causa, crie uma sátira, realize uma analogia a algum assunto em alta, entre outras possibilidades.

Além disso, é importante que o conteúdo tenha qualidade e seja bem produzido.

Escolha a rede ideal para a mensagem

Existem muitas redes de mídias sociais disponíveis no mercado e as empresas já estão sabendo como se posicionar em cada uma delas. Isso, porque existem particularidades e especificidades em cada uma.

Logo, é fundamental conhecer essas plataformas para entender em qual delas a mensagem tem maior possibilidade de propagação.

Afinal, um conteúdo viral que tem o humor como tema e fale de um assunto relacionado a uma série em alta, pode não performar muito bem em uma rede como o LinkedIn.

Crie um bom conteúdo visual

Os conteúdos visuais estão cada vez mais presentes no cotidiano das mídias sociais, tanto é que esse é um dos formatos mais utilizados pelos usuários, marcas e influencers.

Portanto, é interessante focar nesse tipo de formato para criar conteúdo viral. Existem muitas opções para criar um conteúdo visual de poder, como fotos, vídeos, carrossel, Reels, entre outros.

Use gatilhos e CTA

É preciso estimular o compartilhamento do conteúdo para fazer um bom marketing viral.

Por isso é tão importante usar estratégias que incentivem os usuários a realizarem alguma ação, como o uso dos botões de compartilhamento, call-to-action, gatilhos mentais e muito mais.

No mundo digital, o óbvio pode não ser tão perceptível para os usuários, o que demanda por ações de persuasão e incentivo de comportamento.

Monitore o desempenho

Por mais que mostramos que a capacidade de análise e mensuração é um dos desafios do marketing viral, ainda é importante acompanhar os resultados que são possíveis de serem mensurados.

Logo, fique atento às menções de marca, ao número novo de visitantes que entram em contato com a conta comercial da empresa e tudo o mais que for possível e fizer sentido para os seus resultados.

O papel das redes sociais no marketing viral

O marketing viral é muito associado ao uso das redes sociais, não à toa.

As plataformas de mídia social contam com milhões de usuários ativos diariamente, oferecendo uma oportunidade única para as empresas alcançarem um público muito grande.

Esse volume de usuários que utiliza as mídias sociais todos os dias permite que um conteúdo seja compartilhado milhares de vezes em um período muito curto, o que outras plataformas não conseguiriam fazer.

O marketing viral associado às redes sociais permite que esse conteúdo seja propagado com apenas um clique por usuários, alcançando uma rede muito grande.

Outro ponto forte das redes sociais para o marketing viral é que elas disponibilizam cada vez mais ferramentas para que qualquer usuário possa criar conteúdos rapidament.

Tudo isso, de forma criativa, envolvente e atraente, que consigam realmente chamar a atenção de outras pessoas.

Outra grande vantagem é que as plataformas de mídia social permitem uma segmentação muito aprofundada da persona do negócio.

Com os anúncios, essa segmentação pode ser ainda mais específica, o que faz com que o conteúdo seja entregue para muitas pessoas que tenham real interesse no conteúdo.

Essas, como já vimos, são algumas características fundamentais para que um conteúdo tenha a capacidade de viralização. Mas também existem desafios para quem quer viralizar nas redes.

Isso porque, ao mesmo tempo que existem milhões de usuários, também existem milhares de criadores de conteúdo de todos os tipos, nichos e segmentos.

Portanto, é um desafio conseguir chamar e reter a atenção dos usuários das redes para que acessem e interajam com o conteúdo até que ele tome proporções gigantes.

Além disso, as redes também estão em constante mudança e os algoritmos também, o que pode dificultar a previsão de cenários futuros.

Logo, o ideal é acompanhar as tendências e estar sempre buscando conhecer as novidades.

O marketing viral é uma das estratégias mais populares do marketing digital, mas ainda existem muitos mitos e equívocos sobre essa técnica.

Neste artigo, vamos explorar alguns dos mitos e verdades sobre o marketing viral para ajudar as empresas a entender como essa estratégia funciona e como elas podem usá-la para alcançar o sucesso.

Mitos e verdades sobre o marketing viral

Por ser um assunto relativamente novo, existem mitos e verdades que permeiam o universo do marketing viral. Pensando nisso, separamos alguns para você conferir a seguir!

O marketing viral é um processo espontâneo e imprevisível

Muitas pessoas acreditam que o marketing viral é uma questão de sorte e que as campanhas virais simplesmente acontecem de forma espontânea.

No entanto, o marketing viral é uma estratégia cuidadosamente planejada e executada.

As campanhas virais são criadas com um objetivo claro em mente e são projetadas para engajar e motivar os usuários a compartilhar a mensagem da marca.

O marketing viral depende do envolvimento do público

Embora as campanhas de marketing viral sejam criadas pelas marcas, é o público que as torna virais.

O sucesso de uma campanha de marketing viral depende do envolvimento dos usuários.

É importante que a mensagem da marca seja interessante e relevante para o público-alvo, e que incentive as pessoas a compartilhá-la com seus amigos e seguidores nas redes sociais.

O marketing viral é gratuito

Algumas pessoas acreditam que o marketing viral é gratuito e que as campanhas virais se espalham organicamente na internet sem custo para a empresa.

No entanto, as campanhas de marketing viral geralmente requerem um investimento significativo em tempo, recursos e criatividade.

Além disso, muitas vezes é necessário pagar por publicidade nas redes sociais para aumentar o alcance da campanha.

O marketing viral é apenas para empresas grandes

Algumas pessoas acreditam que apenas as grandes empresas têm os recursos e a capacidade de criar campanhas de marketing viral eficazes.

No entanto, empresas de todos os tamanhos podem usar o marketing viral para alcançar o sucesso.

O marketing viral é uma estratégia altamente flexível e pode ser adaptado para atender às necessidades e objetivos de uma ampla gama de empresas.

Exemplos de marketing viral para te inspirar

Para auxiliar nesse momento de começar a criar conteúdos com alto potencial de viralização, separamos alguns exemplos de campanhas que tomaram proporções virais. Confira!

Blendtec: campanha “Will It Blend?”

Essa campanha se tornou viral em 2006, chamada de ” Will It Blend” graças a uma série de vídeos que mostravam o fundador da empresa, Tom Dickson, triturando coisas estranhas em um liquidificador Blendtec.

Os vídeos foram compartilhados milhões de vezes nas redes sociais e ajudaram a aumentar as vendas da Blendtec em 700%.

Blendtec: campanha "Will It Blend?"

Dove: campanha “Real Beauty Sketches”

A campanha da Dove Real Beauty Sketches ou Retratos da Real Belez, foi lançada em 2013.

Ela se tornou viral graças a um vídeo emocional que mostrava mulheres sendo retratadas em desenhos com base em suas próprias descrições e, em seguida, em desenhos baseados nas descrições de outras pessoas.

O vídeo foi compartilhado milhões de vezes nas redes sociais e ajudou a aumentar a conscientização da marca da Dove.

Red Bull: campanha “Stratos”

A campanha da Red Bull, de 2012, envolveu o skydiver Felix Baumgartner saltando de uma cápsula estratosférica a 39 quilômetros acima da Terra.

O evento foi transmitido ao vivo no YouTube e se tornou um dos eventos mais assistidos na história da plataforma, ajudando a aumentar a conscientização da marca da Red Bull.

Red Bull: "Stratos"

O marketing viral pode ser uma estratégia muito eficaz para aumentar a presença de marca, engajar o público, aumentar as vendas e muito mais.

Quando feito da maneira certa e por meio de uma estratégia eficiente e planejada, é possível aumentar muito as chances de um conteúdo viralizar.

Mas, para que isso seja possível, é fundamental conhecer mais sobre essa estratégia, saber como executá-la, bem como ter conhecimento do uso das plataformas de mídias sociais.

Use os exemplos que mostramos sobre o marketing viral para se inspirar e começar agora mesmo a aumentar o alcance da sua marca.

Conheça agora mesmo outras poderosas estratégias que podem alavancar as suas vendas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Tray tem tudo que você precisa para escalar seu negócio!

Abra sua loja na Tray

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!