Marketing e Vendas: a necessidade de alinhamento e união para a conquista de resultados

Nos dias de hoje, os consumidores têm um vasto acesso às informações e, sendo assim, pesquisam muito antes de concretizar a ideia […]

Nos dias de hoje, os consumidores têm um vasto acesso às informações e, sendo assim, pesquisam muito antes de concretizar a ideia de comprar um produto e serviço. 

Essa realidade faz com que o Marketing e as Vendas estejam completamente alinhados dentro do fluxo de trabalho de uma empresa. As metas de ambas as equipes precisam estar entrelaçadas e conectadas, e seus objetivos, mais esclarecidos o possível. Afinal, todos querem o melhor para a empresa, não é mesmo? 

Confira agora algumas dicas que podem ser valiosas para alinhar os resultados entre as equipes de Venda e Marketing: 

1) Reuniões sazonais; 

Fazer com que as equipes se encontrem regularmente pode ajudar a construir uma relação amistosa entre as equipes. Além disso, ambos os times podem ajudar uns aos outros com insights; enquanto a equipe de marketing pode se comprometer a contribuir para novas estratégias para a equipe de vendas, esta por sua vez pode contribuir muito com sugestões ao time de marketing. Afinal, quem melhor que os vendedores para analisar o perfil, as potencialidades e sentimentos de cada cliente?

Não há um número definido. Você pode reuni-los uma vez a cada 15 dias ou mensalmente; o que importa é que as reuniões tenham um rendimento esperado e que as equipes saiam com insights e direcionamentos: ou seja, que seja boa para ambas as partes. 

2) Torne os dados unificados 

Todos sabemos da importância dos dados para uma equipe. Imagina só se as equipes de marketing e vendas visualizarem os dados juntos? Ao unificar o acesso aos dados, as equipes conseguirão entender quais produtos carecem de maior cuidado, quais estão vendendo mais, quais possuem um investimento maior. A partir disso, portanto, poderão constantemente realinhar estratégias e percepções, potencializando resultados de maneira mais rigorosa e criteriosa.

3) Atuação em sincronia 

Não raramente a equipe de marketing pensa em campanhas a partir de um recorte específico. No entanto, o sucesso almejado dependerá de um diálogo entre as equipes, já que o time de venda precisa ser informado sobre tudo para a concretização de tudo o que foi pensado. Se as equipes atuarem em sintonia, o resultado das campanhas serão muito melhores e você irá perceber isso na maneira como conquista novos clientes: com muito mais facilidade.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário