Como funciona o marketing sazonal e como investir nessa estratégia?

Vendas é um dos nossos assuntos preferidos aqui no blog, principalmente estratégias de vendas para e-commerce, pois sabemos que técnicas e ferramentas […]

Vendas é um dos nossos assuntos preferidos aqui no blog, principalmente estratégias de vendas para e-commerce, pois sabemos que técnicas e ferramentas que o empreendedor pode aplicar no ambiente digital estão em constante mudança e sofisticação. Por isso, vamos falar hoje sobre uma das estratégias mais essenciais: o marketing sazonal.

A expressão logo chama atenção por conta da palavra “sazonal”, que usamos com frequência para definir estratégias de marketing e vendas. Se você ainda não está familiarizado com ela, saiba que quando falamos de uma data ou compromisso sazonal, estamos falando de algo temporário, que acontece em uma época específica.

Por isso, a palavra “sazonalidade” é constantemente utilizada para falar de produtos ou serviço com relevância em determinada época do ano. É com base nessa ideia que os negócios investem em marketing sazonal.

Neste artigo, para demonstrarmos como você pode planejar campanhas incríveis e lucrativas com o marketing sazonal, vamos, primeiro, dar um passo para trás e apresentar mais detalhes sobre o que é como funciona o marketing sazonal.

O que é marketing sazonal?

Marketing sazonal é o conjunto de estratégias de marketing usado para gerar mais vendas em determinada época do ano. Essa estratégia funciona com base na ideia de que um produto ou serviço tem mais vendas em determinados períodos e menos vendas em outros.

Com base nessa análise, que varia de acordo com os produtos e serviços, os negócios conseguem aproveitar todo o potencial de vendas dos melhores momentos do ano e se planejarem para enfrentar os momentos de baixa.

Um negócio que vende roupas de frio, por exemplo, passa por um bom volume de vendas nos meses de verão e não deve esperar a mesma demanda dos clientes no inverno. Nesse caso, com a estratégia de marketing sazonal, o negócio pode criar, por exemplo, kits de produtos e aplicar preços diferenciados para conquistar espaço no mercado durante qualquer temporada.

O marketing sazonal bem aplicado permite que os empreendedores não sofram com estoque parado e consigam demonstrar o valor de suas mercadorias aos clientes em períodos de baixo volume de vendas. Isso é importante tanto para quem já atua no mercado quanto para quem ainda está pensando em montar seu próprio negócio.

Como planejar campanhas de marketing sazonal?

Agora que você entendeu a importância da sazonalidade e como funciona o marketing sazonal, vamos trazer algumas ações que não podem ficar de fora da sua estratégia de vendas.

Selecione as datas especiais para a sua campanha

A primeira etapa é a seleção das datas que a campanha de marketing sazonal vai acontecer. É importante que sejam períodos estratégicos para seu negócio, quando as vendas têm grande potencial de aumento.

As datas selecionadas variam de acordo com os nichos de atuação. Se o seu negócio trabalha com itens de papelaria, por exemplo, os meses de volta às aulas são cruciais.

Planeje as campanhas com antecedência

Selecionadas as datas, chega o momento de planejar as ações. Faça isso com meses de antecedência, pois atingir os clientes e convencê-los leva tempo, sem falar do fato de que você precisa levantar ideias, pensar na criação de promoções, reunir as ferramentas etc.

Defina as parcerias e os canais de relacionamento

Encontre fornecedores para entrar em acordo e conseguir garantir aos clientes promoções, vales-presentes e descontos, sem cair no prejuízo financeiro.

Além disso, invista em ações que usem a automação ao seu favor, como softwares de e-mail marketing e landing page, e canais de relacionamento eficazes, como blog e as redes sociais preferidas da sua persona.

Crie uma mensagem para a campanha

Para toda campanha de marketing sazonal, é importante se basear em uma mensagem específica, capaz de mobilizar sentimentos que farão os clientes darem o próximo passo na jornada de compra e interagirem com seu negócio.

Tenha um cronograma definido

Planejar tudo com antecedência vai permitir que você crie um cronograma completo, com os horários de cada campanha, os canais que receberão as publicações, uma data de início e final.

Analise o desenvolvimento da campanha

A parte mais minuciosa da estratégia de marketing sazonal não se encerra no planejamento. É preciso acompanhar os números das publicações e o relacionamento com os clientes para fazer ajustes no meio do caminho. Tenha como base métricas de desempenho importantes e não hesite em fazer modificações no planejamento original.

Qual é o real impacto do marketing sazonal para os negócios?

Vimos até aqui tudo o que você precisa saber para criar uma campanha de marketing sazonal do zero. Interprete já as ações com base no orçamento, na estrutura e nos objetivos do seu negócio, pois lembre-se de que o fator antecedência é muito importante para o sucesso desse tipo de estratégia.

Porém, antes de passar para sua próxima pesquisa, gostaríamos de esclarecer mais sobre a importância do marketing sazonal, porque é natural perceber que os momentos mais badalados do ano geram aumento nas vendas, mas não são todos que vão além disso.

Não são todos que planejam os mínimos aspectos de suas campanhas, e um número ainda menor vai além de Natal, Dia dos pais, Dia das mães e outras datas tradicionais.

Nesse ritmo, muitos empreendedores não tiram total proveito das vendas ao longo do ano e, quando passam por um pico no número de vendas, estão, na verdade, surfando em uma onda muito baixa comparado ao real potencial de venda de seus negócios.

Com um planejamento profundo de marketing sazonal, é possível ter uma previsibilidade em relação ao número de vendas e pensar em campanhas, promoções e lançamentos que podem trazer mais clientes em épocas com históricos de baixa lucratividade.

Mais do que planejar e executar bem todas as estratégias, você viu que é muito importante acompanhar o desenvolvimento da sua campanha de marketing sazonal. É a melhor forma de se adaptar a problemas encontrados no meio do caminho e dar continuidade à ação. Com os cuidados que explicamos neste artigo, vai ser mais fácil obter melhores resultados.

Sabia que a Escola de E-commerce é a central de conteúdos relacionados ao desenvolvimento de lojas virtuais? Se você quiser receber periodicamente nossas novidades por e-mail, assine já a nossa newsletter!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário