Conheça 5 estratégias de marketing para vender nas redes sociais!

Usar estratégias de marketing para vender nas redes sociais é uma saída atrativa para quem quer alcançar resultados, mas não tem verba […]

Usar estratégias de marketing para vender nas redes sociais é uma saída atrativa para quem quer alcançar resultados, mas não tem verba suficiente para investir em meios de comunicação mais caros, como rádio e outdoor.

Com o propósito de ajudar você a gerar mais vendas com as redes, explicamos a seguir 5 estratégias que não podem faltar na utilização dessa ferramenta para o seu negócio. Confira!

Como as redes sociais podem atrair mais clientes para o seu e-commerce

Para você ter uma ideia do alcance das redes sociais, podemos ter em vista os dados do relatório realizado pelo We Are Social e Hootsuite. O número de pessoas que usam essas ferramentas no país alcançou 140 milhões no ano passado. Isso significa que 66% da população brasileira está conectada às redes. 

Por isso, as redes são importantes aliadas para que a sua marca chegue a mais pessoas. No entanto, é importante considerar que, para atrair clientes, a presença da sua empresa nas redes precisa de uma estratégia estruturada. Desse modo, será possível desenvolver o engajamento do seu público, segmentar os anúncios e gerar mais conversões.

Assim, também dá para aproveitar esse recurso com o propósito de se aproximar da audiência e conhecer melhor as suas necessidades. De outra maneira, as redes sociais ainda permitem o monitoramento da estratégia de marketing, a fim de otimizar os resultados do seu e-commerce.

5 estratégias de marketing para vender nas redes sociais

Você pode construir a presença da sua loja online nas redes com o uso de alguns métodos, a exemplo da elaboração de conteúdo relevante para o público e da criação de uma identidade visual apropriada para a sua marca.

O uso do social commerce e o estímulo da interação com os usuários são outros pontos essenciais. Veja mais detalhes adiante!

1. Aposte em conteúdo de qualidade

É fundamental divulgar os produtos da sua marca nas redes sociais, assim como as ofertas disponíveis. No entanto, para manter a atenção da sua audiência, é necessário investir em conteúdos que sejam pertinentes para as demandas dos usuários.  

Nesse sentido, você pode ter como base a sua persona, que é o perfil ideal do seu cliente. Desse modo, elabore materiais que proponham soluções para as suas dores, bem como informem e promovam entretenimento.

Uma boa recomendação também é criar um calendário editorial a fim de organizar a publicação de conteúdos tanto orgânicos quanto patrocinados.

Esse cronograma pode ajudar a estruturar as postagens nas redes de maneira adequada com os objetivos do seu e-commerce e tornar a sua estratégia consistente.

2. Estimule o engajamento com os seguidores

Uma das principais vantagens de usar as redes sociais na estratégia de marketing do seu negócio é a possibilidade de interação com os usuários. É possível estimular o engajamento com o uso de Call to action (CTA), que pode ser traduzido como chamada para ação.

Com isso, a fim de incentivar a participação, você pode convidar o seu público para comentar, salvar e compartilhar as suas postagens, por exemplo. Outra dica interessante é realizar concursos culturais, que além de aumentar o engajamento, também pode atrair novos seguidores para a sua página.

É importante ter em mente que as redes sociais não são ambientes para que a sua marca fique falando sozinha. Portanto, também não deixe de responder às questões do seu público e aproveite para tirar insights dessas conversas.

3. Utilize o social commerce

Também pode ser vantajoso para a sua loja usar o social commerce, recurso que serve para promover transações de um e-commerce de forma integrada. Esse mecanismo permite que a sua empresa venda diretamente para o seu cliente por meio da rede social.

O usuário não precisará acessar o aplicativo ou o site da sua marca a fim de adquirir um de seus produtos e dá para fechar a compra sem sair das redes. Assim, é possível usufruir de um impulso mais imediato para a compra.

4. Elabore uma identidade visual

Pense nas marcas que você mais admira e consome atualmente. Consegue se lembrar quais são as cores associadas a essas empresas? É provável que isso aconteça por conta de uma identidade visual bem definida. Nas redes sociais, a estratégia não deve ser diferente caso pretenda que o seu e-commerce seja lembrado pelas pessoas.

Portanto, delimite uma paleta de cores para as postagens da sua página. Você pode considerar os tons usados que são usados na logo e o propósito da comunicação da sua empresa.

É importante levar em conta ainda as características do seu público, a fim de estabelecer um diálogo coerente por meio da linguagem visual. Também é possível adotar o uso de um padrão para os filtros das imagens alinhado com as intenções da sua loja virtual.

5. Analise as métricas

Mais um ponto fundamental é conferir os indicadores de desempenho das redes sociais com frequência. Desse jeito, é possível entender onde a sua empresa está falhando e tentar reverter a situação.

Assim como dá para compreender quais são as ações que dão mais resultados, a fim de inspirar novas estratégias. Essas métricas não dizem respeito somente a número de seguidores e de curtidas das suas publicações.

No Instagram, a exemplo, também é importante analisar o alcance das publicações, o número de salvamentos, de visualizações e de comentários. De outro modo, ainda dá para acompanhar métricas como o número de visitas ao perfil, cliques no site e impressões.

Utilize as estratégias adequadas para cada rede social

As quatro redes sociais mais usadas do país são o YouTube, o WhatsApp, o Facebook e o Instagram. No entanto, o seu negócio pode não ter capacidade de desenvolver a presença em todas elas, principalmente se estiver no começo.

Por isso, você pode definir quais dessas ferramentas correspondem às metas de comunicação com a audiência do seu e-commerce. Primeiro, saiba em qual rede social o seu público está ativo. Também considere a sua equipe e os recursos disponíveis para investir.

Com base no que foi apresentado, você viu de que maneira é possível desenvolver estratégias de marketing para vender nas redes sociais. Entre as principais dicas, estão utilizar o social commerce, estimular o engajamento com os seguidores e investir em uma identidade visual.

Gostou de aprender como aplicar estratégias de marketing para vender nas redes sociais? Assine a nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos como esse!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário