Como escolher as melhores redes sociais para divulgar loja online?
Perfil empreendedor: saiba se você tem as características necessárias

Saiba como impulsionar os resultados de marketing para PME

Publicado em: • Última Atualização:

O sucesso obtido pelas lojas virtuais no Brasil comprova que as condições nunca foram tão favoráveis para as pequenas empresas. Hoje elas têm como estruturar o seu negócio e também fazer a divulgação sem gastar uma fortuna. Para aproveitar as oportunidades, contudo, é preciso entender o que está por trás do Marketing para PME.

Você sabe quais são as estratégias que podem ser adotadas para aumentar o tráfego na sua loja e a taxa de conversão? Fique atento às dicas que preparamos para o post de hoje, específico para quem tem um e-commerce de pequeno porte e está interessado em aprimorar os seus resultados.

Comece pelo planejamento

Você já deve ter lido sobre isso, mas vamos reforçar: planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia. O improviso não funciona nessa área. Sem saber aonde você quer chegar, como poderá escolher o melhor caminho?

Na prática, isso significa que você precisa começar sua estratégia de marketing com a definição dos objetivos para o seu negócio no curto, no médio e no longo prazos. Para isso, reúna o maior volume de informações possível sobre o seu segmento e o público que você pretende abordar.

Fique atento: a própria internet é uma excelente fonte de consulta. Leia tudo o que encontrar sobre o seu setor. Vale visitar os sites dos concorrentes para entender como trabalham, e não deixe de consultar também as páginas das associações do setor, bem como as publicações especializadas da área.

Por mais que pareça tentador, não dá para fazer o planejamento do negócio olhando apenas para as suas necessidades. Elas precisam ser relacionadas com as condições do mercado.

Escolha um público-alvo específico

Este é um erro bem comum no dia a dia das pequenas empresas: acreditar que pode “vender para todo mundo”. Se o produto ou serviço está disponível na web, é óbvio que qualquer um pode comprá-lo. Porém, saiba que todo negócio tem um público prioritário, aquele que vale a pena ser trabalhado porque vai render resultados melhores.

Pense nisso: se você pudesse reunir um grupo de clientes num local para fazer a apresentação do seu produto, quem você convidaria? Até para oferecer o tratamento adequado, você teria que privilegiar algumas pessoas, correto? Quem seriam elas?

É este o raciocínio que deve ser levado em consideração na hora de definir seu público-alvo. Considere o perfil das pessoas que têm mais chances de comprar o seu produto e foque suas ações nesse grupo. No momento de desenvolver as estratégias, fica mais fácil quando temos essa visão mais “personalizada”.

Aproveite a automação de marketing

O que não faltam são ferramentas digitais para ajudar as empresas na organização e na divulgação de seus negócios. Engana-se quem pensa que a automação de marketing serve apenas para as grandes operações ou que adotá-la implica em “robotizar” suas atividades.

Primeiro, há diversas ferramentas que custam pouco e oferecem até funcionalidades gratuitas. Ou seja, pequenas empresas podem — e devem — apropriar-se desses recursos para melhorar o processo de compra na loja, a comunicação e a divulgação do negócio

Com os softwares adequados você ganhará mais eficiência nas tarefas rotineiras e sobrará mais tempo para que você se dedique ao que mais interessa: a satisfação do cliente.

Um exemplo básico? O envio de e-mail com ofertas promocionais. A personalização é essencial neste tipo de ação, mas não tem sentido gerenciar as informações ou fazer o envio de forma manual. Por que não deixar que a plataforma identifique o perfil da pessoa que visitou a loja e encaminhe a mensagem adequada?

Foque no atendimento ao consumidor

Uma boa estratégia de Marketing para PME deve ser baseada no atendimento das demandas do cliente, por isso dedique atenção especial para a forma como responderá às exigências do público.

Isso implica disponibilizar vários canais para o contato é o consumidor quem decide como quer se comunicar com a loja — e garantir que nenhum questionamento fique sem resposta. Para realizar bem esta tarefa, não deixe também de monitorar as citações feitas sobre a empresa nas redes sociais.

O consumidor hoje não tem mais um papel passivo na relação que estabelece com as empresas e temos que respeitar essa nova dinâmica do mercado se quisermos elevar nossas taxas de conversão.

Ofereça experiências personalizadas

Quanto mais você conhecer o seu cliente, mais sucesso terá para proporcionar para ele uma experiência mais agradável. Isso não tem relação apenas com a oferta feita, mas também com a navegabilidade do site, as opções de contato disponibilizadas, os canais de atendimento e mesmo as alternativas de pagamento e de envio das mercadorias.

Nem sempre é preciso adotar estratégias mirabolantes para encantar o seu cliente. No caso da comunicação, por exemplo, com uma boa ferramenta de automação de marketing é possível programar o envio de mensagens personalizadas, que tranquilizem o cliente em relação à entrega do produto.

Tenha um site responsivo

Ainda pensando em como atender às demandas dos clientes (lembre-se que o ideal é trabalhar para superar suas expectativas), não deixe de investir em sites responsivos, ou seja, adequados para todos os tipos de dispositivos.

E não se engane, os números de acesso via celular só crescem, e já representam boa parte do tráfego de várias plataformas digitais.

Escolha das redes sociais certas

Hoje não é possível abrir mão das redes sociais. No passado isso podia ser um diferencial, mas as iniciativas nessa frente tornaram-se básicas no Marketing para PME. Elas são eficazes para fechar vendas diretas? Depende do segmento, mas, de qualquer forma, elas cumprem outras funções que, no médio e longo prazos, vão reverter positivamente para os resultados do negócio.

Além de ajudar a dar mais visibilidade para o nome da sua loja virtual, esses canais podem ajudar a melhorar o nível de conhecimento que você tem sobre o seu cliente e facilitam a interação com o seu público.

Mas fique atento: é preciso priorizar as redes sociais mais adequadas para o seu negócio e investir seriamente nelas, respeitando as suas especificidades. Não caia no erro de apenas “replicar” conteúdos ou de ignorar a importância da atualização.

É fácil estruturar uma boa estratégia de Marketing para PME? Não, mas é possível fazer isso se você entender a importância do assunto e dedicar ao estudo a atenção merecida. Quanto mais experiência, mais facilidade você terá para lidar com essas demandas que, comprovadamente, terão um impacto positivo nos seus negócios.

Gostou do artigo? Tem interesse em mais dicas sobre como cuidar da operação da sua loja virtual? Siga nossas redes sociais (Facebook, LinkedIn e Twitter) e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Saiba como impulsionar os resultados de marketing para PME
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.