Marketing Digital para pequenas empresas: como começar?

Certamente, muitos pequenos empreendedores acreditam que as estratégias de marketing digital sejam direcionadas apenas para grandes negócios.  Afinal, não possível investir em […]

Certamente, muitos pequenos empreendedores acreditam que as estratégias de marketing digital sejam direcionadas apenas para grandes negócios. 

Afinal, não possível investir em Marketing Digital sendo proprietário de uma pequena papelaria ou um Pet Shop em seu bairro. Correto? Errado!

Não se engane! O Marketing Digital é essencial para pequenas empresas

Ainda mais, com o marketing digital tão acessível para todos os negócios — você verá como através deste conteúdo, é possível começar investindo pouco e aumentar muito suas vendas. Chegando, inclusive, a possibilidade de vender para todo o país

Seja para quem já possui um pequeno negócio ou para quem deseja saber como abrir o próprio negócio, o ideal é começar com a segmentação de mercado. 

O que é segmentação de mercado? 

O marketing digital proporciona infinitas possibilidades! 

Assim, justamente por ser um mundo tão abrangente, a segmentação de mercado e público-alvo é fundamental. 

Certamente, há quem insista em falar que o marketing digital para pequenas empresas não funciona, pois, ele já fez e não deu certo. De fato, é provável que realmente não funcione se a empresa não souber para quem ela deseja vender. 

Esqueça essa de: eu quero vender para todo mundo! Nem para quem produz arroz e feijão, os alimentos mais consumidos pelos brasileiros, isso faz sentido. Você pode ter um público amplo, mas nunca, vender para todo mundo. 

Sendo assim, a segmentação de mercado entra em ação. Antes de iniciar suas estratégias, é importante traçar o perfil de seu público para direcionar suas campanhas. Afinal, faz sentido anunciar para casais sem pets, uma promoção de banho e tosa? 

Algumas perguntas para se fazer: 

  • Qual a idade do meu público? 
  • São homens e mulheres? 
  • São solteiros ou casados? 
  • Com ou sem filhos? 
  • Possuem animais de estimação? 
  • Com qual frequência compram produtos do meu segmento?
  • Onde eles estão? 
  • Vou vender de forma regional ou nacionalmente? 
  • Quais são seus hobbies? 
  • Quais suas maiores dores, dúvidas e preocupações? 
  • O público é o decisor da compra ou apenas influenciador? 
  • Qual rede social mais utilizada? 

Antes de mais nada, é importante ressaltar que essas são perguntas genéricas para traçar o perfil desse consumidor ideal. Entretanto, é essencial incluir perguntas que façam sentido para seu negócio.

Esse perfil bem definido, será a chave para a criação de conteúdo e anúncios. Porém, como em todo caso, há variação de público e isso não é um problema. O importante é identificar a maioria. 

Posteriormente, é a hora de conhecer canais de vendas importantes para sua estratégia de marketing digital. 

Como vender pelo WhatsApp

De acordo com seu público, você deve gerar conteúdo para a divulgação. 

No WhatsApp, geralmente, os conteúdos são menos informativos e mais comerciais. Entretanto, é importante garantir que o cliente esteja satisfeito em receber seus conteúdos através do aplicativo. 

Além disso, podemos considerar as ações a serem tomadas caso o cliente se interesse por um conteúdo enviado ou, ele mesmo, entre em contato com sua loja. 

Atendimento rápido 

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas. 

Caso o cliente tenha contactado a loja através dele, ele espera uma resposta rápida. Para o consumidor acostumado com a correria do dia a dia, é imprescindível que o serviço ou produto contactado seja tão rápido quanto sua necessidade. 

Com toda certeza, se sua loja demorar para responder, esse possível cliente entrará em contato com o seu concorrente. 

Esse atendimento deve ser rápido e eficiente. Cuide para que os funcionários nessa função sejam perspicazes, atenciosos, pacientes e com boa interpretação de texto

No entanto, garanta esse atendimento dentro do período de trabalho da loja. Fora do horário e dias de folgas, é importante que o cliente seja compreensivo. Para isso, deixe uma mensagem automática de ausência. 

Utilize WhatsApp Business

E como deixar uma mensagem automática de ausência? Com o WhatsApp Business

Além desta funcionalidade, o WhatsApp Business conta com diversos recursos para agilizar o atendimento, como: mensagem da saudação, etiqueta de status do cliente, respostas prontas e catálogo de produtos. 

Sem dúvidas, o atendimento ficará muito mais rápido e profissional. 

Crie seu catálogo de produtos

Não importa se a empresa seja grande ou pequena, sempre haverá dúvida em relação ao preço e produtos. 

Para encurtar esse caminho, crie no perfil de sua loja no WhatsApp, seu catálogo de produtos. Assim, o cliente conseguirá ver tudo o que está disponível e quais são os preços ofertados. 

Facebook para empresas

Se perguntando como usar o Facebook no marketing digital para pequenas empresas? Aqui está a resposta! 

Seguindo o perfil de seu público, gere conteúdo que agregue valor a sua marca. Dê dicas, instruções, sugestões e mostre seus produtos na prática. Além disso, vale a pena também anunciar seus produtos e promoções.

Imagens no feed 

Um dos formatos para se usar são as imagens. 

Elas podem ser tiradas dos produtos, bastidores da loja, novas mercadorias e muito mais. Além disso, é possível criar peças de design mais comerciais, com preços e detalhes.

Outro conteúdo interessante, é criar um carrossel de informações, ou, uma foto para chamar atenção e uma descrição com um bom conteúdo. Neste caso, de publicações não comerciais, lembre-se de informar algo que seu público gostaria de receber. 

Vídeos 

Os vídeos possuem maior alcance no Facebook, isso é um fato. 

Sendo assim, vale investir em vídeos que complementam sua estratégia de marketing. Entretanto, não é necessário que se trate de grandes produções. Apenas garanta um conteúdo de qualidade

Buscando o exemplo do Pet Shop no início do conteúdo, um bom vídeo seria mostrando a técnica para cortar as unhas de gatos sem machucá-lo ou o processo cuidadoso de banho e tosa de um cão. Com certeza isso conquistaria um tutor!

Nos vídeos, não se preocupe em vender. Se preocupe em agregar valor ao seu serviço ou produto. 

Publicações patrocinadas

Após gerar conteúdo através de imagens e vídeos, é hora de direcionar o investimento. 

Não é necessário usar o Facebook Ads em todas as publicações. Entretanto, é importante que a estratégia conte com essa ferramenta para alcançar mais pessoas.

Neste ponto, é importante destacar, que as informações de público serão fundamentais para maior assertividade das campanhas.

Instagram para empresas 

O Instagram está cada vez mais presente na vida dos brasileiros.

Inclusive, muitos usuários estão abandonando o Facebook e direcionando seu tempo apenas ao Instagram. Por isso a importância de saber onde seu público está navegando. 

Imagens no feed

As imagens do Instagram tem basicamente a mesma proposta das imagens para o Facebook. Entretanto, o Instagram é muito mais visual. Logo, evite descrições longas e conteúdos extensos. 

Ao passar informações, opte por dicas rápidas

Além disso, é possível utilizar o Instagram Shopping, caso você tenha uma loja virtual e sua conta for um perfil comercial. Com ele, você marca os produtos na imagem e o cliente é direcionado diretamente para a página de vendas.

Contudo, o feed do Instagram está ficando em segundo plano em questão de audiência. Grande parte dos usuários preferem ver os stories. 

Stories 

Os stories são fotos ou vídeos de até 15 segundos, mas que podem ser gravados em sequência. Ficam disponíveis pelo período de 24 horas no perfil. 

Pela rapidez e imediatismo das publicações, ganhou a atenção dos usuários e também para quem gera conteúdo. 

Desta forma, os stories do Instagram são ideias para tudo! Tutoriais rápidos, exibição de novas mercadorias, preparação dos produtos, interação com os usuários (através de enquetes, caixinha de perguntas etc) e também para anunciar promoções exclusivas. 

Uma dica importante: se você é empreendedor, não tenha vergonha de aparecer nos stories para falar com seu público. Cada vez mais o consumidor quer, e precisa, ter contato com pessoas e não apenas com uma marca!

Publicações patrocinadas

O Instagram também precisa de um “gás” para entregar as publicações. 

Conseguir seguidores e uma audiência fiel, não é uma tarefa fácil. Claro, é possível conquistar esse público de forma orgânica, entretanto, o processo será muito lento.

Se você é um empreendedor que deseja vender mais, é indispensável patrocinar suas melhores publicações com o Instagram Ads. Assim como Facebook, direcionando para o público certo. 

Além disso, vale a pena abrir seus horizontes para atingir um público ainda maior: vendendo pela internet e entregando para todos os lugares do Brasil. 

Como montar uma loja virtual

Com todos os acontecimentos de 2020, é impossível não cogitar levar seu negócio para o online

Aliás, se você tem uma loja física e utilizar nossas dicas de Marketing Digital, você já estará vendendo online. 

Entretanto, a diferença de ter uma loja virtual é muito grande. Com ela, não é necessário “atender” todos os clientes que entrarem na loja ou se interessarem por seu produto. Pois, se o trabalho de marketing for bem feito, muitas vendas são feitas sozinhas. 

Um e-commerce agiliza o processo, gera maior demanda para seu negócio e aumenta de forma escalonável seu faturamento. 

Aprenda a criar um e-commerce de sucesso do zero e venda seus produtos para todo o Brasil!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário