Marketing digital para empreendedores: como utilizar essa estratégia para vender mais?

Conhecer as estratégias de marketing digital para empreendedores faz diferença principalmente para quem quer começar um negócio ou é iniciante nessa área. […]

Conhecer as estratégias de marketing digital para empreendedores faz diferença principalmente para quem quer começar um negócio ou é iniciante nessa área. Assim, dá para direcionar de uma maneira assertiva as iniciativas, a fim de atrair consumidores e garantir mais vendas.

Para ajudar você nesse sentido, explicamos a seguir o que é marketing digital e alguns dos conceitos mais importantes. Também detalhamos a importância do marketing digital para empreendedores e citamos algumas dicas para aplicar no seu negócio. Boa leitura!

O que é marketing digital

O marketing digital pode ser definido como a soma de estratégias usadas para vender os seus produtos ou serviços em ambientes digitais. Essa tática pode ser utilizada por pessoas, empreendedores, empresas de vários portes, instituições e governos.

Do mesmo modo, essas estratégias podem se concentrar em diferentes canais digitais, a exemplo de sites, blogs, redes sociais, e-mail, entre outros. A escolha desses meios depende dos objetivos de cada empresa, bem como do público que deseja atingir.

Quais são os principais conceitos de marketing digital

Dentro dessa área, há alguns conceitos que contribuem para a implementação das estratégias. Confira!

Persona

A persona corresponde a um perfil de cliente ideal, com características e necessidades específicas. Para entender melhor esse termo, consideremos o exemplo de uma loja online de lingerie.

Ao definir as suas personas, você pode chegar ao perfil de Joana, de 33 anos, que adora moda e usa as redes sociais para se informar. Além de conhecer as tendências para se vestir bem, ela também prioriza o conforto das peças que usa.

Funil de vendas

Já o funil de vendas corresponde ao caminho que o consumidor percorre durante o processo de aquisição do seu produto ou serviço. Com isso, o topo do funil leva em conta a descoberta de um problema. O meio corresponde ao reconhecimento e à consideração. Já o fundo do funil consiste na decisão final de compra.

Leads

Leads são consumidores em potencial. Representam os contatos que demonstraram interesse no que a sua empresa vende. Por meio de uma estratégia de marketing, é possível iniciar um relacionamento com esse possível cliente até atraí-lo para uma oportunidade de negócio.

Por que o marketing digital para empreendedores é importante

É comum que, quando um empreendedor ainda está abrindo um negócio, não tenha conhecimento de como vender e como atrair os compradores. No entanto, é fundamental aprender sobre marketing digital para se inteirar das necessidades da sua audiência e planejar ações que correspondam às suas preferências.

Essas estratégias auxiliam a não perder tempo e recursos com iniciativas que não estão relacionadas com o seu público. Também é possível medir a performance das ações de marketing digital executadas pelo seu negócio e melhorar a experiência dos consumidores para garantir a fidelização.

Como turbinar as vendas do seu negócio com o marketing digital para empreendedores

Entre as principais recomendações para empreendedores que querem ver as vendas chegarem mais longe, estão a definição de personas, a produção de conteúdo relevante para o funil de vendas, o planejamento das ações e o acompanhamento dos dados. Entenda mais adiante.

Defina a sua persona

Inicialmente, é bom fazer uma pesquisa nas redes sociais para entender algumas questões relacionadas à sua persona. Veja os perfis de concorrentes e confira quais são as dores dos consumidores atendidas pela concorrência e aquelas que ainda não são.

Também confira quais são os temas mais discutidos pelas empresas e quem são os clientes em sua maioria (idade, gênero, profissão etc.). Você ainda pode verificar os principais objetivos e valores da sua persona. Há ainda algumas ferramentas que podem ajudar a entender o seu público, como o Google Analytics.

Produza conteúdo para o funil de vendas

Com as suas personas definidas, você pode começar a produzir conteúdo para as etapas do funil de vendas. Para a primeira fase, que consiste na descoberta de um problema, o conteúdo deve ser mais amplo, destinado a quem ainda não tem conhecimento sobre um determinado assunto.

Desse modo, você pode produzir posts de blogs, infográficos, postagens em redes sociais, entre outros materiais. No meio do funil, além dos posts de blog, os e-books são estratégias interessantes. Por último, o fundo de funil pode envolver a criação de webinars e cases de sucesso.

Ofereça conteúdo relevante

Para oferecer um conteúdo de qualidade, faça uma pesquisa de mercado e compreenda de que modo a sua audiência busca informações. Saiba também o tipo de linguagem que a sua persona usa, para que a comunicação da sua empresa funcione do jeito mais adequado. Um conteúdo relevante também deve carregar a identidade da sua marca.

Planeja as ações

O planejamento é um dos principais pontos que levam ao sucesso das estratégias de marketing digital. Sem isso, a sua empresa não garante a consistência necessária para colher os resultados dessas iniciativas.

Portanto, comece definindo os objetivos da sua marca e as prioridades dela. Assim, você pode elaborar um calendário para a produção de conteúdo, conforme as necessidades do seu negócio. 

Acompanhe os dados

Não adianta planejar e executar ações de marketing digital sem acompanhar os resultados correspondentes. Por meio desse acompanhamento, a sua empresa vai conhecer as iniciativas que estão no caminho certo e aquelas que precisam de ajustes. 

Esses números podem ser observados por meio de ferramentas das próprias redes sociais, por exemplo. Assim, é possível medir métricas como o alcance de postagens, o engajamento e o crescimento do perfil.

Também dá para acompanhar as métricas de marketing relativas à receita e às vendas. Dentre elas, estão a taxa de retenção de clientes, que se trata dos consumidores que retornaram à sua loja para fazer novas compras.

Você também pode mensurar o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), o qual avalia o valor do investimento necessário para conquistar um cliente. Outra métrica importante é o ticket médio, que é quanto o consumidor gasta em média na sua loja.

Com base no que foi apresentado, você viu a importância de não deixar de lado as ações de marketing digital para empreendedores, a fim alavancar o seu negócio. Também conferiu alguns conceitos de marketing e como aplicar dicas importantes para o sucesso das vendas da sua loja.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais para que este conteúdo ajude mais pessoas!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário