Marketing digital para e-commerce: Dicas e estratégias

O e-commerce ganhou ainda mais força nos últimos anos. Acelerado pelo isolamento social iniciado em 2020, comprar online passou a não ser […]

O e-commerce ganhou ainda mais força nos últimos anos.

Acelerado pelo isolamento social iniciado em 2020, comprar online passou a não ser apenas uma opção, mas por alguns períodos, a única opção disponível.

O resultado disso foi que uma grande fatia da população que não estava acostumada a comprar online, percebeu comodidade e agilidade no formato. Consequentemente, esse público passou a fazer mais compras pela internet.

Mas, para destacar o seu negócio, em meio a milhares de lojistas e marketplaces, é importante entender um pouco sobre marketing digital e quais ferramentas podem auxiliar o seu negócio online. 

Neste artigo separamos alguns pilares importantes que se referem ao marketing digital e algumas estratégias para aplicá-lo ao seu negócio. 

O que é marketing digital?

O marketing digital, nada mais é do que ações de divulgação do seu produto e da sua marca online. Seja através de conteúdo de blog, redes sociais, email marketing e até WhatsApp. Absolutamente tudo o que foca no seu negócio e canais com divulgação online faz parte destas ações.

O objetivo é sempre aproximar os negócios de seu público-alvo, já que a tendência de usuários conectados à internet só tende a aumentar.  

Considerando o momento, pode-se dizer que é uma estratégia indispensável para a sobrevivência dos negócios, assim como a atração de novos consumidores e fidelização de público. A criação da presença digital de um negócio é obtida através de ações de marketing. 

Reforçar a marca e ganhar maior confiança do consumidor

Pensando também na digitalização do mercado, dos meios de consumo e da mudança de comportamento do consumidor, que passa a ser cada vez mais omnichannel, é imprescindível reforçar a marca em ações de marketing digital nas redes sociais e também através dos anúncios de venda.

Com a modalidade de venda através das redes sociais, é importante que os canais de comunicação não sejam mais vistos somente como divulgação, mas sim, como recurso de venda direta ao cliente

A presença em canais variados é o que dá ao consumidor opções de compra e também reforça a confiança da marca com o cliente. As marcas online precisam oferecer a melhor experiência possível na jornada de consumo online, pensando em marketing de conteúdo, para se relacionar ainda mais com o cliente. 

Imagens, vídeos e depoimentos de outras pessoas sobre o produto — seja no marketing de influência ou mesmo nas avaliações de clientes, também são ferramentas importantes como pilares de divulgação do negócio. 

Dicas e outras estratégias

Quando o consumidor pesquisa no Google por um produto específico, o ranqueamento da ferramenta trará em ordem alguns anúncios. É importante posicionar o seu anúncio em páginas iniciais para que o consumidor clique no seu anúncio antes de efetuar a compra. 

Estar em destaque no Google exige cuidados nas descrições dos anúncios, fotos e links o que está dentro de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Vale lembrar que o SEO dá certo trabalho e os resultados demoram um pouco para aparecer. No entanto, investir na otimização para as buscas orgânicas costuma render bons frutos. Certamente essa é a melhor alternativa do Marketing Digital para gerar tráfego, ou acessos, dentro do seu e-commerce. 

Outra estratégia interessante é utilizar as ferramentas do Google Ads, o tráfego pago no Google. Você pode trabalhar basicamente de três maneiras: Campanhas de Palavras-Chave, Campanhas de Display (geralmente usadas para remarketing) e campanhas de vídeo para YouTube. 

Também se encaixa dentro do leque de estratégias de marketing digital para e-commerce a utilização do Google Shopping, que ajuda o seu anúncio a aparecer e criar campanhas com objetivos definidos. 

Marketing digital para vender mais 

O crescimento do negócio depende de diversos fatores, e as estratégias de marketing digital são importantes para que o consumidor encontre seus produtos com facilidade de acordo com a sua busca — o que também contribui para uma melhora na jornada de compra do cliente.

Quando o negócio investe em marketing digital ele deve estar preparado para vender mais, por isso, é importante também contar com um sistema de gestão ERP para fazer a integração do seu negócio com os canais de venda e também processos de estoque e logística de entrega. 

Antes de tudo, é importante realizar análises de mercado e criar um plano de marketing digital compatível com o seu negócio, a fim sempre de extrair o melhor de cada ação. 

Com mais anúncios efetivos, maiores são as chances de conversão de vendas no e-commerce. A tecnologia deve ser utilizada a favor do seu negócio. As estratégias devem variar conforme o seu nicho de atuação, público alvo e também ir se modificando para ter maior capilaridade no universo de vendas online. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário