Marketing de Influência: como isso pode ajudar o seu e-commerce?

O Marketing de Influência é uma ótima estratégia para e-commerces. Saiba o porquê a seguir! E aí, qual o seu influencer favorito? […]

O Marketing de Influência é uma ótima estratégia para e-commerces. Saiba o porquê a seguir!

E aí, qual o seu influencer favorito?

Hoje todos sabemos que a divulgação por meio de influenciadores digitais é algo que acontece e que é uma ótima estratégia para conquistar clientes. Essa estratégia tem nome: Marketing de Influência.

O que são influenciadores digitais?

Influenciadores digitais, ou digital influencers em inglês, são pessoas que alcançam um certo destaque na internet em algum canal de comunicação, como as redes sociais e os blogs. Como eles alcançam um estimado prestígio do público, são considerados como referência e acabam interferindo no comportamento e na decisão de compra das pessoas que o seguem.

Basicamente, um influenciador trabalha recebendo propostas comerciais de empresas para divulgação de produtos, marcas etc. Isso quer dizer que um influenciador digital é uma “pessoa comum”, youtuber, blogueiro e outros, que recebe um pouco mais de destaque que os outros usuários dentro da web, recebendo também a atenção de uma parcela do mercado que pode ser interessante para a sua empresa.

Já parou para pensar sobre isso? Que tal persuadir seus futuros clientes com o marketing de influência?

Persuadindo clientes por meio da influência digital

A grande sacada é aproveitar do carisma e do poder de persuasão dos influenciadores para que os seguidores que compactuam com aquele universo sejam convencidos a usar o seu produto ou a sua ideia. Afinal, é muito mais fácil acreditar em alguém que você já conhece do que em um comercial de TV, por exemplo.

Como eles já têm a confiança dos seguidores, podem indicar seus serviços e produtos para este público. Por isso, é legal aproveitar desse espaço e usar do Marketing de Influência em benefício do seu e-commerce. 

Além dos influenciadores digitais “famosinhos”, também é possível trabalhar com o Marketing de Influência com os próprios clientes. Por exemplo, você pode compartilhar aquele post que seu cliente escreveu sobre o produto que comprou, pode publicar posts sobre as avaliações da sua página, dos feedbacks positivos, etc.

Segundo a BrightLocal, 50% dos consumidores entrarão em seu site após serem influenciados. Ainda entrarão em contato com a sua empresa ou farão outra ação depois de ler um review positivo sobre você/loja virtual. Há várias maneiras de se trabalhar com Marketing de Influência. E, hoje é muito fácil de se encontrar brechas no mercado para esse tipo de estratégia. 

Não é à toa que muitas lojas virtuais estão apostando em formas de se trabalhar com o Marketing de Influência. Por isso, vou te passar a seguir alguns argumentos certeiros para você começar agora mesmo a procurar um influencer digital para representar a sua loja. Acompanhe comigo:

Por que lojas virtuais devem apostar em Marketing de Influência?

Em 2019, especialistas em marketing fizeram um estudo chamado ‘The Influencer Marketing Hub’ que comprovou que a cada dólar investido em Marketing de Influência, a empresa fatura mais de 5 dólares. Trata-se de um número bem relevante para pensarmos a respeito.

Além disso, o Marketing de Influência te oferece algumas vantagens, como um maior tráfego para a sua loja virtual, mais conversões, mais leads, mais clientes e um crescimento no reconhecimento e na credibilidade acerca da sua marca. Interessante, não é mesmo?

Não bastasse tudo isso, a facilidade de se trabalhar com essa estratégia é muito compensadora, e as possibilidades são muitas. Algumas grandes lojas virtuais usam até os próprios vendedores como influenciadores, mostrando produtos em tempo real enquanto o consumidor assiste do outro lado da telinha. Mas, para lojas menores, também é muito fácil usar as redes sociais para isso.

Como encontrar o melhor influenciador

O Marketing de Influência é realmente uma estratégia valiosa para alavancar as vendas da sua loja virtual. Mas, não pense que é só fazer e está pronto. No marketing, tudo tem que ser bem pensado para que realmente dê certo.

Sendo assim, antes de apostar todas as suas fichas em algum influenciador que você conhece, é preciso planejar muito bem como vai acontecer toda a estratégia. Isso porque é necessário escolher o influenciador certo, pois é ele quem estará representando a sua marca.

Para começar a dar os seus primeiros passos com o Marketing de Influência, é essencial também pensar em qual é o seu objetivo com aquela ação. Para isso, você precisa pesquisar quais canais de comunicação são os mais acessados pelos seus clientes. Com certeza, uma equipe de marketing digital especialista no assunto saberá te conduzir com a melhor escolha para as suas campanhas de Marketing de Influência.

Depois, perceba se o universo ao qual o influencer pertence e se comunica com as suas personas, com a sua visão e missão, enfim, com todo o conjunto de características que permeiam a sua marca. 

Lembre-se de conferir quantos seguidores o influencer tem e a qualidade da produção de conteúdo que o mesmo se disponibiliza a fazer. Claro que se você for uma grande marca, é melhor apostar em influencers com abrangência nacional e com mais de 10 mil seguidores. Contudo, para os pequenos empresários, é possível ser mais certeiro na escolha, até mesmo com influencers com em torno de 2 ou 3 mil seguidores, se o perfil conseguir alcançar o público que você deseja — aquele que está na sua cidade e que ainda não conhece a sua marca, por exemplo.

Feito isso, é só entrar em contato com o influencer e aplicar a sua estratégia. Alguns influencers cobram um valor para produzir o conteúdo, além de receber o produto da marca. Entretanto, há também aqueles que apenas topam fazer a troca do conteúdo pelo produto, como uma espécie de parceria. Tudo dependerá do orçamento disponível em sua empresa.

Um bom influencer saberá te passar resultados e insights para as próximas ações. E, a partir daí, é interessante que a sua marca separe uma parcela do seu orçamento para investir nesse tipo de campanha, e quem sabe ir trabalhando com outros influencers. Mas, com certeza, o sucesso é garantido!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário