Como utilizar o marketing de conteúdo para otimizar meu tráfego? Veja 4 dicas!

Desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo é uma das principais maneiras de otimizar o tráfego do site do seu e-commerce. Com […]

Desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo é uma das principais maneiras de otimizar o tráfego do site do seu e-commerce. Com o planejamento e a produção de materiais de valor para a sua audiência, você ainda pode gerar mais oportunidades de negócio.

Para tanto, explicamos a seguir de que modo o marketing de conteúdo contribui para atrair mais visitantes para a sua página e aproximar a sua clientela. Também detalhamos 4 dicas essenciais para colocar em prática na sua empresa. Confira!

Por que a produção de conteúdos pode otimizar o seu tráfego

O marketing de conteúdo é uma estratégia direcionada para o desenvolvimento de materiais relevantes para o público da sua empresa. O principal objetivo é engajar e aumentar a sua carteira de clientes e de clientes em potencial. O seu negócio também consegue gerar autoridade e formar um relacionamento com os consumidores.

Para isso, o marketing de conteúdo tem como base o chamado inbound marketing, que busca atrair a atenção da audiência de uma forma menos invasiva. Com isso, diferentemente de outras estratégias de marketing, nesse método, o foco é cativar o seu cliente de maneira sutil.

De acordo com o Content Trends 2019, aproximadamente 86,7% dos usuários do Google usam o buscador para encontrar informações relevantes para os seus problemas. Dessa maneira, o marketing de conteúdo permite que os usuários da web cheguem até o site da sua empresa por meio de materiais que entreguem soluções para as suas dores.

4 dicas para potencializar o tráfego do seu site com marketing de conteúdo

Se você quer usufruir desses benefícios e impulsionar o tráfego do site da sua empresa, deve começar com um diagnóstico da situação da sua marca e definir as suas personas. Bem como é necessário planejar a diversificação de conteúdos para cada uma das fases do funil de vendas. Saiba mais!

1. Conheça a sua marca

Inicialmente, é fundamental fazer um diagnóstico de marketing da sua marca. A partir dessa avaliação, você pode traçar os objetivos do seu e-commerce de maneira mais clara. Por isso, comece entendendo qual é a identidade da sua empresa.

Para delimitar o perfil do seu negócio, é importante investir na definição da visão, da missão, dos valores e do posicionamento da sua companhia. Se esses princípios já foram estabelecidos, avalie se é necessário fazer alguma mudança.

Depois é importante saber quais são os objetivos do seu negócio. Já que você pretende aumentar o tráfego do site, analise a performance que o seu site apresenta atualmente e determine metas realistas de onde quer chegar.

2. Defina as personas

Não adianta iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo para o seu e-commerce sem saber quem são as suas personas. Esse é um conceito que corresponde ao perfil do cliente ideal da sua empresa.

Nesse sentido, é necessário estruturar as suas personas com dados como nome, hábitos de consumo de informações, ocupação e objetivos de vida. Com esse nível de detalhamento, dá para adotar táticas mais assertivas de comunicação com esse grupo. 

É fundamental compreender quais são os problemas dessas personas, com o propósito de construir conteúdos interessantes para elas. Se a sua empresa vende cosméticos para a pele, pode definir como uma das personas Carla, de 30 anos, administradora, que tem pouco tempo livre, gosta de ler blogs sobre beleza e usa as redes sociais para se informar.

Para chegar às personas, é bom contar com uma pesquisa. Você pode encaminhar questionários a sua rede de leads com perguntas como o cargo, os desafios da sua rotina, as suas preferências pessoais e os hábitos de compra.

3. Diversifique os formatos do conteúdo

Outro ponto importante é a necessidade de gerar conteúdo para as diferentes fases do funil de vendas. No topo, está a fase de descoberta. Inicialmente, a sua audiência busca apenas se informar sobre um assunto e não tem conhecimento de que há um problema a ser solucionado.

Com isso, a audiência ainda não criou um relacionamento com o seu e-commerce. Isso quer dizer que o conteúdo deve ser informativo e não utilizar nenhum conteúdo publicitário. Bons exemplos para essa fase são os vídeos e os posts de blogs explicativos.

No meio do funil, a sua persona está no estágio de consideração. Dessa maneira, já tem conhecimento sobre um problema e busca formas de resolvê-lo. Ao elaborar conteúdos para essa fase, a sua empresa pode criar barreiras a exemplo de formulários para baixar e-books.

Por fim, o fundo do funil é o momento em que a audiência já avalia a possibilidade de adquirir o seu produto e precisa de informações para ajudá-la a decidir. É possível apostar em conteúdos com depoimentos de clientes e cases de sucesso da sua marca.

4. Produza webinars

Os webinars são seminários transmitidos ao vivo, com o objetivo de esclarecer um determinado tema. Um ponto positivo desse tipo de conteúdo é que também pode ser aproveitado como referência para produzir outros materiais, a exemplo de e-books. 

Além disso, os webinars servem para construir uma imagem de autoridade da sua marca sobre um assunto. Você pode criar conteúdos desse tipo para a fase do meio de funil, com intuito de apresentar soluções para um determinado problema. De outro modo, também dá para criar webinars para o fundo do funil, mostrando como usar o seu produto, por exemplo.

Tenha consistência na sua estratégia de marketing de conteúdo

Por fim, você precisa investir na postagem de conteúdos com frequência para potencializar o tráfego do seu site. Desse modo, defina um calendário para a produção e a publicação dos materiais. Assim também não deixe de avaliar constantemente o resultado da sua estratégia de conteúdo.

Em conclusão, vimos como é possível incrementar o tráfego do site do seu e-commerce com o marketing de conteúdo. Entre as principais recomendações para alcançar esse objetivo, estão conhecer bem a sua marca, diversificar os formatos de conteúdo e produzir webinars.

Gostou de aprender dicas de marketing de conteúdo para o seu negócio? Aproveite para seguir a gente nas redes sociais e receber mais materiais relevantes como esse!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário