Segurança na loja online: uma checklist para evitar fraudes
5 motivos para você integrar sua loja virtual a Amazon

Marketing de conteúdo para e-commerce: saiba como fazer

Publicado em: • Última Atualização:

Marketing de conteúdo: essa tem sido a escolha de milhares de lojas virtuais para atrair consumidores qualificados. E, obviamente, não é à toa! Saiba desde já: marketing de conteúdo para e-commerce funciona — e muito bem. O que ainda falta para alguns lojistas é compreender a estratégia por completo e efetivamente colocá-la em prática. Pronto para começar a aproveitar os benefícios do marketing de conteúdo para e-commerce? Veja como!

Do que exatamente estamos falando?

Uma estratégia de marketing de conteúdo consiste em produzir conteúdo útil e relevante direcionado ao grupo de consumidores que o negócio quer conquistar. A intenção final é atrair usuários que podem vir a se tornar clientes em um futuro não muito distante.

O marketing de conteúdo funciona porque o consumidor de hoje está à frente da sua própria jornada de compra. Quando descobre que tem uma necessidade, logo aciona uma ferramenta de buscas online (como o Google) e passa a zapear por uma série de sites até encontrar aquilo que procura.

Nesse primeiro momento, o usuário nem está tão interessado na solução em si, mas sim em saber como resolver o problema que vem enfrentando. Se a televisão queima, ele vai procurar qual é o melhor aparelho para se comprar no momento, quais são os preços, os recursos, as funcionalidades, a reputação do fornecedor, entre outras informações do tipo.

É isso mesmo que você acabou de entender: o que seu consumidor precisa é de informações que o ajudem a fazer a melhor escolha — no caso, comprar da sua empresa. E é aqui que o marketing de conteúdo entra!

Ao criar conteúdo de qualidade, que responda às principais dúvidas do público, você se transforma em uma fonte confiável de informações. O consumidor percebe que você entende do mercado e está pronto para responder a qualquer pergunta, estabelecendo uma relação de confiança com sua marca.

Aí, de fonte de conhecimento confiável a e-commerce preferido, é apenas um passo — ou alguns cliques! Fortalecendo essa relação, sempre que precisar do que você oferece, o primeiro pensamento que virá à cabeça desse consumidor é comprar na loja virtual em que confia: a sua.

Como funciona o marketing de conteúdo para e-commerce?

Quem vive de páginas de produtos e não necessariamente de conteúdos extensos pode pensar que essa estratégia de marketing não é uma boa ideia para e-commerces. Por outro lado, quem já investiu sabe: funciona mesmo.

E aqui vai um dado importante para comprovar: e-commerces que investem em marketing de conteúdo têm uma taxa de conversão de 2,9%, enquanto os que não têm amargam um índice de conversão de menos de 0,5%. Obviamente, seria bem interessante multiplicar as vendas, não acha?

Empresas que investem em estratégia de conteúdo têm 6 vezes mais resultados que as demais, sendo que 50% delas acredita que conteúdo personalizado é o melhor caminho para atingir o sucesso. Além disso, o marketing de conteúdo para e-commerce custa 62% menos que o marketing tradicional e atrai 3 vezes mais leads.

Deixando os números um pouco de lado, vale dizer que o marketing de conteúdo para e-commerce fortalece a reputação online da loja e, quando bem otimizado com técnicas de SEO, tem o poder de alavancar o posicionamento do site nos resultados orgânicos. Chegando à primeira página do Google, mais pessoas entram em contato com seu e-commerce e mais oportunidades de negócios surgem.

Além de tudo isso, investindo em uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce, o custo de aquisição de clientes da loja virtual diminui e o negócio passa a ter um desempenho global melhor.

E como fazer marketing de conteúdo para lojas virtuais?

Chegamos agora à parte prática da nossa conversa. Depois de conhecer a teoria do marketing de conteúdo e os principais benefícios que essa estratégia pode oferecer, nada melhor que aprender a fazer acontecer, certo? Acompanhe!

Crie um blog para sua loja virtual

O blog é o ponto de partida para uma estratégia de marketing de conteúdo, pois é onde você centralizará os materiais produzidos. Para melhorar o posicionamento do site, mantenha o blog integrado a ele! Você também pode apostar na integração com as redes sociais para, assim que publicar um novo post, ele ser distribuído automaticamente em suas páginas. Não tem como pular essa etapa, já que tudo parte daqui!

Entenda as necessidades do público

Para qualquer setor, a verdade é uma só: marketing de conteúdo exige planejamento. No caso específico dos e-commerces, o ponto de partida é compreender o que seus consumidores buscam na internet. Quais são seus maiores problemas? Que barreiras enfrentam no dia a dia? Comece encontrando essas respostas.

Transforme dúvidas em soluções

Nessa etapa, prepare-se para transformar todos os questionamentos do seu público em algum conteúdo que possa ser consumido na internet — como blog posts, vídeos, tutoriais, webinars, infográficos e whitepapers. Procure ser versátil nessa escolha, já que alguns usuários gostam de ler, outros preferem ouvir e outros gostam é de ver o que pode ser feito para solucionar seus problemas.

Corra atrás de visibilidade para seu conteúdo

Conteúdo parado não gera resultados. É como comprar um livro e guardá-lo em uma gaveta ou deixá-lo na estante. Anote aí: conhecimento foi feito para circular. Portanto, compartilhe seu conteúdo nas redes sociais, o megafone da internet. Essas plataformas têm o poder de fazer qualquer conteúdo realmente interessante viralizar! Só tenha o cuidado de selecionar bem as redes nas quais pretende marcar presença. Afinal, mais importante que ser arroz de festa, estando em todos os lugares, é estar na festa certa — onde seus clientes estão.

Monitore o desempenho de cada material

O marketing de conteúdo para e-commerce é um processo contínuo: você publica um conteúdo hoje e vai monitorando seu sucesso. Quando estiver perdendo força, o material original pode ser transformado em outras peças de comunicação, aumentando assim seu valor ao longo do tempo. Um e-book pode virar um infográfico, um infográfico pode se transformar em whitepaper, um whitepaper vira um vídeo e assim por diante.

O monitoramento é feito com base no número de acessos, interações, menções, compartilhamentos e engajamento. Existem ferramentas que fazem esse acompanhamento por você, como o Google Analytics no site ou o Facebook Insights na rede social. Caso o desempenho do conteúdo não corresponda ao esperado, você pode realizar testes A/B, modificando título, CTA, imagem, entre outros elementos que possam fazer diferença na percepção dos usuários.

Dê continuidade à estratégia de marketing de conteúdo

Como dissemos, marketing de conteúdo é um processo que não para nunca — ou não deveria parar. Manter a frequência e a consistência das postagens é fundamental para elevar a performance do e-commerce. Se você para de atualizar as páginas da sua loja, ela pode perder posicionamento nos mecanismos de busca. Se deixa de publicar nas redes sociais, perde visibilidade e engajamento da audiência. Se deixa de se comunicar por e-mail marketing, acaba no esquecimento.

Diante disso, nossa dica final é: não pare nunca! Mantenha o ritmo, siga construindo seu know-how online. Quanto mais conteúdo você tiver disponível na internet, maiores se tornam as chances de ter um e-commerce sempre movimentado.

E se quer ficar de olho em mais dicas sobre marketing de conteúdo para e-commerce, siga nossos perfis nas redes sociais para acompanhar as novidades!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Marketing de conteúdo para e-commerce: saiba como fazer
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.