Marketing de Afiliados: O que é, como funciona e como iniciar nesse modelo de negócio!

O Marketing de Afiliados funciona como um acordo comercial onde alguém fica responsável por divulgar um produto de uma marca e em troca recebe comissões sob suas vendas. Para a divulgação, o afiliado poderá usar diversos canais, o importante é que essa divulgação impulsione as vendas do produtor. Descubra como começar e ganhar dinheiro com esse modelo de negócio!

O marketing de afiliados já é uma prática de vendas online muito utilizada, mas que ainda gera bastante dúvidas em relação ao seu conceito.

A possibilidade de trabalhar em casa sem grandes investimentos e com reais chances de obter uma boa renda atrai muitos interessados nesse modelo de negócios.

No entanto, ainda que as vantagens sejam grandes e as plataformas disponíveis para trabalhar com marketing de afiliados sejam bem otimizadas e eficientes, é preciso entender mais a fundo sobre esse modelo de negócio.

É preciso conhecer algumas técnicas que ajudam a se destacar nesse mercado tão concorrido como o de marketing de afiliados .

Se você quer saber tudo sobre o marketing de afiliados para começar a trabalhar com essa estratégia e conquistar bons resultados, este artigo é para você. Não deixe de conferir nas próximas linhas!

O que é o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é uma das modalidades de empreendedorismo digital que vêm ganhando muito destaque entre os usuários de redes que querem faturar sem precisar, necessariamente, abrir uma empresa.

Isso porque o marketing de afiliados é baseado em uma interação comercial onde uma pessoa faz a divulgação de produtos para uma marca, em troca de uma comissão pelas vendas realizadas oriundas dessa divulgação.

A pessoa que se torna um afiliado desempenha um papel muito parecido com os tradicionais representantes comerciais, que precisam intermediar as vendas entre uma empresa e os consumidores finais.

A principal diferença e uma das grandes vantagens é que toda essa intermediação é feita por meio de canais digitais.

Isso potencializa muito os resultados de vendas, bem como os ganhos que esses profissionais conseguem obter.

Como funciona o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados, apesar de necessitar de conhecimentos e estratégias bem elaboradas, funciona de forma bem simplificada.

Para resumir, basta que uma determinada empresa lance um produto que pode ser vendido na internet ou que seja um infoproduto.

Para ajudar na divulgação e comercialização desses produtos, a empresa procura por afiliados, que são pessoas comuns que podem ajudar na divulgação desses produtos.

Portanto, ao se tornar um afiliado, a pessoa deve encontrar e utilizar os recursos que tem em mãos, como redes sociais e outras plataformas por exemplo.

Para divulgar esses produtos e conseguir realizar um número grande de vendas. Quanto maior as vendas, maiores são os ganhos.

Quando uma venda é realizada por um canal de comunicação de um afiliado, ela é feita por meio de um link personalizado que identificará esse afiliado.

Essa identificação ajuda que as comissões sejam contabilizadas de maneira justa e condizente com as vendas de cada afiliado.

O valor pago pelo afiliado não é um número fixo. É preciso entender a capacidade de cada afiliado para definir qual será a porcentagem final.

É bastante comum contabilizar diferentes números e métricas de desempenho da estratégia do afiliado, para que seja estipulado o quanto cada um vai receber com essa troca comercial.

Quais são as vantagens de trabalhar com marketing de afiliados?

Existem muitos benefícios de trabalhar com o modelo de afiliados, tanto para as empresas quanto para os profissionais que serão responsáveis pela divulgação e vendas desses produtos.

Confira abaixo, as principais vantagens de ser um afiliado. Vamos lá!

Não é preciso desenvolver um produto

Uma das principais vantagens é poder comercializar produtos online sem precisar se preocupar com a produção e criação de produtos.

Isso porque o mundo online já está cheio de produtos sendo vendidos e muitas soluções aparecem a cada dia.

Portanto, quando você se torna um afiliado, você pode fazer parte desse universo comercial repleto de oportunidades que é o mundo online.

Mas não precisa se preocupar com toda a cadeia produtiva que envolve a fabricação de um produto.

Baixo investimento inicial

Como a produção não é preocupação do afiliado, o investimento inicial não precisa contabilizar a matéria-prima, mão de obra, questões legais e legislativas.

O investimento inicial do afiliado é para criar, gerenciar e manter os canais e plataformas necessários para a divulgação e venda dos produtos.

Flexibilidade para trabalhar

Assim como muitos empreendedores digitais, o marketing de afiliados permite que o empreendedor tenha total liberdade e flexibilidade para trabalhar em qualquer horário ou local que desejar.

Com um acesso à internet e equipamentos para gerenciar os canais de comunicação, o trabalho pode se tornar bem flexível.

Ainda mais se o profissional souber utilizar as ferramentas de automação que otimizam os resultados e simplificam os processos.

Controle sobre os ganhos

Como o faturamento desse profissional é diretamente ligado à quantidade de vendas feitas pelos seus canais, é muito mais fácil gerenciar e controlar os ganhos.

Afinal, ao longo do mês e com base nas vendas feitas, o afiliado pode saber exatamente quanto será o faturamento daquele mês e pode se programar com base nessa informação.

Quem pode fazer parte do marketing de afiliados?

De modo geral, qualquer pessoa pode se tornar um afiliado, desde que tenha conhecimentos de estratégias de marketing digital, marketing de conteúdo e marketing de afiliados.

Isso porque para fazer a divulgação dos produtos de outras empresas, você vai precisar contar com redes sociais, blogs, sites e plataformas especializadas em vender produtos com essa metodologia (separamos um tópico mais a frente para apresentar essas plataformas).

De modo geral, é possível fazer parte dessa troca comercial de marketing de afiliados de 3 maneiras. Confira!

Produtor

O produtor é o empreendedor ou empresa que cria e fabrica os produtos que serão vendidos.

Logo, ele é responsável pela criação dos produtos de qualidade e que resolvam as necessidades dos consumidores.

Essas empresas buscam por parceiras com afiliados para aumentar a visibilidade dos produtos e conseguir gerar mais vendas.

Isso porque, com essa estratégia, elas conseguem minimizar os gastos com mídias pagas e anúncios que podem custar caro.

Afiliado

O afiliado é o representante comercial online dos produtos que o produtor faz. Ele é um dos responsáveis pela divulgação dos produtos nas redes e plataformas.

O objetivo final é conseguir gerar mais vendas e faturar mais por meio das comissões estabelecidas entre ele e a marca.

Essa é uma forma vantajosa de ganhar dinheiro na internet, porque o afiliado pode vender diversos produtos, de diferentes produtores, para uma audiência muito grande.

Além disso, a carteira de clientes do afiliado contempla os clientes finais do produto, intermediários, empresas e pessoas físicas, tornando o leque de potenciais compradores muito grande.

É claro que tudo dependerá do tipo de produto que será divulgado.

Cliente

O cliente não poderia ficar de fora porque ele é o grande responsável por fazer tudo acontecer.

O consumidor é quem determinará o funcionamento da operação, que depende de vendas diretas em boas quantidades.

Portanto, esse cliente será o foco do produtor e do afiliado.

O afiliado precisa entender o perfil desse cliente para definir as plataformas e redes que melhor vão dialogar com eles, bem como planejar conteúdos que possam converter o potencial cliente em um cliente efetivo.

Quais são as melhores plataformas para afiliados?

São muitas as plataformas que permitem que o marketing de afiliados seja realizado.

Agora que você já sabe mais sobre essa importante metodologia de vendas online, é fundamental conhecer as principais plataformas que permitem a venda no modelo de afiliados. Confira!

Hotmart

A Hotmart é uma das plataformas de referência quando o assunto é marketing de afiliados.

Isso porque ela oferece toda a estrutura para venda, principalmente de cursos online.

Esse é um produto digital muito procurado e comercializado na internet.

Essa plataforma ainda oferece milhares de cursos online, o que se torna um recurso muito importante e eficiente para os usuários que estão procurando por cursos online.

Isso, inclusive, faz com que ela seja muito procurada, sendo um diferencial para quem quer melhorar as vendas.

Monetizze

Além de permitir a exposição e divulgação de infoprodutos e outros produtos, a Monetizze permite uma integração muito importante com o Google Analytics, o que a torna muito eficiente na conversão de clientes.

Essa ferramenta auxilia na gestão dos produtos dos afiliados e ainda oferece informações atualizadas e relevantes sobre o empreendimento.

Com isso, o afiliado conta com métricas importantíssimas para melhorar o desempenho das vendas.

Eduzz

A Eduzz é outra referência para o marketing de afiliados, porque oferece uma boa estrutura e fornece um recurso para que os vendedores recuperem os carrinhos abandonados e as vendas perdidas no geral.

Assim, é possível combinar as estratégias de marketing com recursos que ajudem a minimizar a perda de leads.

Ao identificar por que os clientes estão deixando de comprar, você consegue investir em estratégias que resolvam esse problema.

Afilio

A Afilio já iniciou as suas operações com uma estratégia ousada para atrair potenciais usuários.

O cliente só precisa realizar algum pagamento quando os resultados reais de vendas surgem.

Portanto, ela permite que só seja desembolsado algum valor depois que conversões de vendas foram otimizadas.

Esse fator gerou uma confiança maior por parte dos clientes, atraindo cada vez mais usuários para a plataforma.

JivoChat

O JivoChat também faz parte dessa lista, porque é um dos programas de afiliados mais vantajosos.

Essa ferramenta disponibiliza um chat e o recurso de callback para melhorar o desempenho de seus usuários.

Além disso, é possível contar com outros recursos, como a integração com os diferentes canais de comunicação dos afiliados, seus sites, blogs e redes sociais.

Outro ponto interessante é que o JivoChat é recorrente e oferece 30% da mensalidade dos clientes que se inscreverem.

Lomadee

Outra boa opção é o Lomadee. Aqui, é permitido registrar uma conta para expor e divulgar diferentes produtos físicos e várias marcas já reconhecidas pelos consumidores.

Muitas marcas grandes estão presentes nessa plataforma, como Americanas, Submarino, Netshoes e muito mais.

O valor da comissão paga depende de cada anunciante.

Também é oferecida a opção de comissão por clientes e vendas realizadas, e é preciso ter uma conta Bcash para receber o valor referente à comissão.

Amazon Associados

A Amazon também permite um programa de afiliados com o Amazon Associados. Nesse modelo, as comissões são pagas conforme as vendas realizadas que podem ser de até 15% do valor do produto vendido.

Um benefício é que se um consumidor chegar no Amazon Associados por meio de um link de afiliados e fizer mais de uma compra, esse afiliado vai receber 15% do valor de cada produto vendido.

É claro, vender em uma plataforma que carrega o nome da Amazon gera credibilidade e confiança nos clientes.

Magazine Luiza

Outra marca que carrega um nome de peso e que disponibiliza espaço para os afiliados é o Parceiro Magalu.

A plataforma oferece excelentes recursos para você divulgar diferentes produtos para os milhares de usuários que acessam a ferramenta.

Ela é um pouco diferente do que as demais, mas tem um funcionamento simplificado.

Basta se inscrever na plataforma, montar a loja virtual de forma intuitiva e começar a vender os seus produtos. A plataforma faz toda a logística de entrega e de relacionamento com os clientes.

Udemy

A Udemy é outra plataforma voltada para cursos online que já tem muita credibilidade no mercado.

Além de disponibilizar recursos totalmente voltados para divulgação e vendas de cursos online, ela ainda oferece muitos treinamentos para melhorar os resultados de seus afiliados.

Para melhorar o gerenciamento das comissões recebidas e a receber, a plataforma oferece uma interface completa para você fazer o acompanhamento dos seus anúncios e vendas.

11 dicas para iniciar no marketing de afiliados

Para quem já entendeu o quão vantajoso é trabalhar com o marketing de afiliados, é chegado o momento de saber como começar nesse mercado e quais são as principais dicas para alcançar bons resultados com essa estratégia. Confira11 dicas para começar.

1. Escolha o programa de afiliados

É preciso escolher um programa de afiliados que seja ideal para o seu modelo de negócios.

Com as ferramentas que apresentamos anteriormente, você consegue decidir qual o melhor modelo para as suas vendas online.

2. Defina o seu produto

Principalmente para quem está começando, escolher um produto é fundamental para conquistar boas vendas, já que você vai conseguir focar um público específico e criar os conteúdos voltados para esse produto.

3. Entenda o seu público

Ao definir o seu produto, você consegue conversar com um público que esteja realmente interessado nesses produtos.

Logo, a segmentação acontece e se torna possível entender muito mais sobre a persona do seu negócio, suas dores, desejos e necessidades.

4. Estabeleça um modelo de atuação

O modelo de atuação é o conjunto de estratégias de marketing que serão utilizadas para auxiliar nas vendas e alcançar um público interessado nos produtos que você está comercializando online.

Logo, é o momento definir os canais de comunicação, a linguagem utilizada, como será a imagem do seu negócio e muito mais.

5. Crie uma identidade

Para que as vendas sejam boas, o afiliado deve conseguir vender “melhor” do que a própria marca.

Portanto, é preciso confiar no seu produto e criar estratégias que mostrem que você tem uma identidade de marca que é referência nos produtos que vende.

Afinal, por que a identidade visual de uma empresa é tão necessária?

6. Vire uma referência

Quando a sua identidade for construída você vai precisar ser uma referência nos assuntos e nos produtos que você vende.

A internet já está com muitos vendedores e marcas falando sobre os produtos que você vai vender.

Portanto, é preciso entregar conteúdos de valor para mostrar que você é o mais indicado para fazer negócios.

7. Esteja presente nos canais certos

Os canais certos são aqueles em que o seu público está presente.

Logo, depois de definir o seu público, construa uma presença sólida nos principais canais que eles se encontram.

Blogs, sites, redes sociais, entre outras. É nesses espaços que a sua identidade é construída e você se torna uma referência.

8. Divulgue os seus canais

Com a presença certa nos canais que mais fazem sentido para o seu negócio, é fundamental investir na divulgação desses canais.

Logo, além de bons conteúdos que sejam relevantes para a sua audiência, faça promoções e divulgue os seus canais de forma paga.

9. Faça anúncios

Os anúncios pagos são excelentes maneiras de investir na divulgação dos seus canais e dos seus produtos.

Isso porque os anúncios permitem uma segmentação muito refinada e um alcance dos conteúdos para o público certo.

Assim, as chances de você conquistar novos potenciais clientes fica muito maior.

10. Invista nos seus conteúdos

Tanto para os conteúdos orgânicos quanto para pagos, planejar e dedicar esforços para a criação desses materiais é um dos caminhos para o sucesso.

Como já dissemos, a concorrência nas vendas online é muito grande e bons conteúdos é uma das maneiras de criar um diferencial eficiente.

Live com especialista: Melhores conteúdos para atrair novos seguidores com Jaque Ollibar.

11. Analise os resultados

Para todas as ações de vendas e marketing, um acompanhamento dos resultados é indispensável.

Somente com boas métricas e KPIs precisos você vai entender o que está dando certo e o que precisa ser alterado.

A boa notícia é que muitas ferramentas apresentadas neste artigo contam com um sistema de analytics que auxilia muito nessa tarefa.

O marketing de afiliados é uma excelente maneira de ganhar dinheiro pela internet e muitas pessoas já se deram conta disso.

Isso porque trabalhar com esse modelo de vendas oferece muitas vantagens, como um investimento inicial baixo, flexibilidade de horário, a não necessidade de criar um produto, limite geográfico inexistente e muito mais.

Além disso, já existem muitas plataformas e ferramentas focadas no marketing de afiliados que oferecem boa visibilidade e recursos diversos.

No entanto, é fundamental utilizar as boas práticas apresentadas neste artigo para quem está iniciando possa conquistar bons resultados.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário