Drive-to-store: por que este conceito merece atenção?
7 vantagens de vender material escolar em uma loja virtual

O que o Marcelo Tas tem para falar sobre o seu cliente?

Publicado em: • Última Atualização:

Olhos atentos seguidos por risos fáceis, conquistados pelo carisma de uma das figuras mais conhecidas da TV brasileira. Marcelo Tas dispensa apresentações, sua palestra no Tray E-commerce Conf, não. 

Entre uma piada e outra, Tas passeia pela história da comunicação conectando passado, presente e futuro de maneira provocativa, despertando a autocritica em cada expectador.

A comunicação na aceleração digital

A comunicação faz parte do processo humano desde o início. Entretanto, os primeiros registros que se têm sobre comunicação escrita datam de 8.000 a.C., com as pinturas rupestres. Por volta de 1450, na Alemanha, Gutenberg desenvolve a prensa de tipos móveis e dá base para a revolução comunicacional que nos trouxe até aqui, assim como para todas as mudanças que ainda estão por vir. 

Para Marcelo Tas, essas mudanças acontecem na velocidade do instantâneo e quem vai apontar qual caminho o seu negócio deve seguir é o cliente, já que o papel de mero expectador ocupado por esse indivíduo ficou para trás.

Ele abre sua palestra citando dois exemplos: o ex-presidente brasileiro Getúlio Vargas, e o presidente russo, Vladmir Putin. Sobre Getúlio, Tas comenta sobre o controle que ele exercia nos meios de comunicação ao divulgar sua imagem; já Putin, mesmo à frente de um regime autoritário, não pôde controlar a veiculação de um pôster com seu rosto maquiado, virando manchete em todo mundo. 

A recado que ambos passam, segundo o palestrante, é que a comunicação na era digital não pode ser controlada como no passado, pois a demanda por ela surge do usuário e é ele quem delimita quais serão os próximos passos. 

Marcelo Tas e o CQC

Com toda experiencia profissional adquirida ao longo dos anos de carreira não poderiam faltar exemplos pessoais na palestra de Marcelo Tas. Entre anedotas dos seus mais célebres programas ele conta como o programa CQC, um de seus trabalhos mais conhecidos na TV, ganhou tanta repercussão.

Logo que o programa foi lançado, Marcelo passou a acompanhar as redes sociais – especialmente o Twitter – para avaliar a percepção do público acerca dos conteúdos exibidos. 

Conversando com seus seguidores, descobriu que muitos deles utilizam as reportagens do CQC como fonte primária de informação, especialmente em política. 

Munido desses dados e em conjunto com a emissora detentora do semanal, ajustou a linguagem do programa e o elevou ao patamar jornalístico, disparando em audiência. 

Isso, diz, só foi possível pois o caminho a percorrer veio do expectador. Conhecer a experiência do consumidor e aprender com ela é a chave para o sucesso de qualquer negócio. 

3 formas de estar mais próximo do seu cliente

O cliente é quem tem o poder de mostrar a realidade ao redor do seu negócio. Para estreitar o relacionamento com ele e melhorar a comunicação, coloque em prática as dicas abaixo:

  • Aplique a metodologia do NPS 

O NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia utilizada para receber feedbacks sobre os produtos ou serviços oferecidos e garantir a satisfação do cliente. Por meio de pontuações dada a empresa, os clientes são divididos em detratores, neutros e promotores. O trabalho está em entender e solucionar a situação na qual se encontram os detratores e melhorar a experiência dos neutros. 

Você pode conferir mais sobre o funcionamento dessa metodologia no tópico Net Promoter Score neste post.

  • Esteja nas redes sociais 

As redes sociais são hoje os melhores canais para conversar com o seu cliente. Esteja presente nesses espaços e interaja sempre que possível com os usuários. Lance enquetes sobre seus produtos, compartilhe a experiência de outros clientes e trate todos os comentários recebidos como uma oportunidade de fazer o seu negócio crescer. 

Aqui você encontra outras dicas de como melhorar a comunicação com o seu cliente, aumentando a satisfação do seu atendimento. 

  • Seja objetivo, nunca agressivo

Durante sua palestra, Marcelo Tas salienta a importância de conhecermos o viés do nosso cliente, a fim de evitar debates desnecessários e comprometermos a imagem do negócio. 

Para isso, ouça com atenção aquilo que o cliente tem a dizer e procure não encarar um comentário negativo como ataque pessoal. Entenda a situação e busque resolve-la de modo objetivo, evitando novas situações de estresse. 

Do ocorrido, tire o aprendizado e use-o para colocar o seu negócio no caminho certo. 

Confira um trecho da palestra “A comunicação na aceleração digital”

 

O Tray E-commerce Conf

O evento de e-commerce Tray E-commerce Conf passou por seis cidades, em três estados do país. A última edição de 2019 será em São Paulo, dia 29/10, no Shopping Frei Caneca. Junto com Sandro Magaldi estarão o jornalista e apresentador Marcelo Tas, Alex Moro, Alexandre Nogueira, Gilmar Theobald, representantes dos marketplaces Amazon e B2W, entre outros especialistas. 

Você pode garantir seu ingresso com 50% de desconto clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

O que o Marcelo Tas tem para falar sobre o seu cliente?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *